Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
Mateus Queiroz
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Jan 2020, 21:28

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Mateus Queiroz » 15 Jan 2020, 10:13

Eu tento otimizar meu tempo de escrita durante a minha vinda para o trabalho.
Separo meu tempo de metrô para ler e para escrever.
Nas últimas duas semanas estava lendo "A Deusa no Labirinto" da nossa querida Karen,
e agora, já estou escrevendo. Escrevo pelo celular mesmo, com uma boa música de background
medieval. Depois, quando chego ao trabalho, passo tudo pro Word e corrijo.

Mas o que mais me motiva é a deixar o "verdinho" lá na planilha de metas no diário de escrita.

Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por iagoramonmoller » 15 Jan 2020, 15:12

Karen Soarele escreveu:
15 Jan 2020, 09:21
Ouvi falar muito bem dessa Técnica Pomodoro. Inclusive, o Eduardo Sporh usa.
Pra mim não funciona. Eu sou muito extrema em tudo, então quando ENTRO na história eu não saio mais. Prefiro passar horas concentrada no texto em vez de ficar parando o tempo todo.

Agora, o que funciona pra mim é a TÉCNICA GOELA ABAIXO. Uso quando estou cansada, sem inspiração e sem vontade de escrever. Funciona assim: Faço um café, sento a buzanfa na cadeira, fecho todas as redes sociais, coloco uma música instrumental no fone de ouvido, abro o arquivo e escrevo. "Ah, mas tá ficando uma droga" -- Não importa! Um texto ruim pode ser editado depois. Um texto inexistente não pode.
De fato, a Técnica Pomodoro funciona melhor para atividades que não me envolvem e dias de maior preguiça. É um forma de colocar a minha rotina goela abaixo. E entendo que não funciona para todo mundo. A maior vantagem que eu tenho visto é a utilização das pausas de 5 minutos para me alongar e levantar da cadeira (minhas costas têm agradecido).

Além disso, eu cresci enfurnado em um computador, sempre utilizando na perspectiva de diversão. Sendo assim, o meu local de trabalho é também o meu local de maior distração. Escrever nem sempre é divertido pra mim, até porque eu só trabalho fazendo freelas com texto (redação e revisão) e tenho as demandas da graduação e da Iniciação Científica. Aí uso essas estratégias e alterno entre as tarefas.

Mas, claro, quando consigo entrar no flow e me perder nas horas fazendo alguma ciosa, eu aproveito, porque é raro.
Ronaldo Martins escreveu:
15 Jan 2020, 10:00
Alguém aqui já tentou usar o Scrivener?
Já testei o software, achei interessante, mas nunca escrevi uma narrativa do início ao fim utilizando-o. Quero fazer essa experiência qualquer dia desses de novo.
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Avatar do usuário
Ronaldo Martins
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jan 2020, 11:24
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Ronaldo Martins » 15 Jan 2020, 15:44

Karen Soarele escreveu:
15 Jan 2020, 09:21
Ouvi falar muito bem dessa Técnica Pomodoro. Inclusive, o Eduardo Sporh usa.
Pra mim não funciona. Eu sou muito extrema em tudo, então quando ENTRO na história eu não saio mais. Prefiro passar horas concentrada no texto em vez de ficar parando o tempo todo.

Agora, o que funciona pra mim é a TÉCNICA GOELA ABAIXO. Uso quando estou cansada, sem inspiração e sem vontade de escrever. Funciona assim: Faço um café, sento a buzanfa na cadeira, fecho todas as redes sociais, coloco uma música instrumental no fone de ouvido, abro o arquivo e escrevo. "Ah, mas tá ficando uma droga" -- Não importa! Um texto ruim pode ser editado depois. Um texto inexistente não pode.

Pomodoro não funciona para escrever. Acaba quebrando o estado de flow e perdendo o foco. Melhor separar um bloco de 1 hora ou 1 hora e meia que você consegue se isolar e desligar tudo, sentar o bumbum e escrever rrrs
"Você tem pesadelos com monstros, mas os monstros tem pesadelos comigo" - Dr. Who
www.facebook.com/aventurasdeumdepressivo

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Richardsl » 17 Jan 2020, 11:24

Ronaldo Martins escreveu:
15 Jan 2020, 15:44
Karen Soarele escreveu:
15 Jan 2020, 09:21
Ouvi falar muito bem dessa Técnica Pomodoro. Inclusive, o Eduardo Sporh usa.
Pra mim não funciona. Eu sou muito extrema em tudo, então quando ENTRO na história eu não saio mais. Prefiro passar horas concentrada no texto em vez de ficar parando o tempo todo.

Agora, o que funciona pra mim é a TÉCNICA GOELA ABAIXO. Uso quando estou cansada, sem inspiração e sem vontade de escrever. Funciona assim: Faço um café, sento a buzanfa na cadeira, fecho todas as redes sociais, coloco uma música instrumental no fone de ouvido, abro o arquivo e escrevo. "Ah, mas tá ficando uma droga" -- Não importa! Um texto ruim pode ser editado depois. Um texto inexistente não pode.

Pomodoro não funciona para escrever. Acaba quebrando o estado de flow e perdendo o foco. Melhor separar um bloco de 1 hora ou 1 hora e meia que você consegue se isolar e desligar tudo, sentar o bumbum e escrever rrrs
Tenho a mesma opinião. Prefiro escrever por uns 40 minutos até uma hora. e depois uns 10-15 minutos de intervalo.

Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por iagoramonmoller » 19 Jan 2020, 14:22

Escrever que uma técnica "não funciona" é problemático. Funciona para mim e para o Spohr. Não funciona para o Ronaldo, para a Karen e para o Richard. É bom que nos conheçamos e saibamos o que efetivamente funciona para nós.
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Richardsl » 22 Jan 2020, 12:01

Sim, cada um tem suas técnicas. O importante é descobrir qual é a nossa e conseguir cair pra dentro.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Necross » 22 Jan 2020, 14:02

Alguma dica pra quem tá chegando nessa parte do forum?
Qual que seria o mais importante pra começar a ler. Depois do resultado do crônicas de Tormenta vol 3, fiquei mais animado ainda e mais disposta pra escrever.
Inclusive, se puderem me indicar links pra eu começar a ver certas coisas agradeço, tipo eu nem conhecia o Wattpad até hj de manhã, rs.
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Avatar do usuário
J. V. Teixeira
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:10

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por J. V. Teixeira » 23 Jan 2020, 09:49

Necross escreveu:
22 Jan 2020, 14:02
Alguma dica pra quem tá chegando nessa parte do forum?
Qual que seria o mais importante pra começar a ler. Depois do resultado do crônicas de Tormenta vol 3, fiquei mais animado ainda e mais disposta pra escrever.
Inclusive, se puderem me indicar links pra eu começar a ver certas coisas agradeço, tipo eu nem conhecia o Wattpad até hj de manhã, rs.
Tem muito material bom disponível de graça na internet para quem quer escrever.

Aconselho você a começar escutando o podcast “Os 12 Trabalhos do Escritor”, cada episódio é sobre um tema e conta com a participação de um escritor já publicado. Escuta todos os episódios antes de partir pra outro podcast, serão horas de estudo.

Aconselho também acompanhar as lives do Diário de Escrita nas quintas, lá estabelecemos metas de escritas semanais e isso nós estimula a ficar sempre escrevendo.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Necross » 23 Jan 2020, 10:06

Valeu!
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Responder

Voltar para “Papo de Autor”