Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
Waldirs
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jan 2020, 12:35

Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Waldirs » 08 Jan 2020, 14:40

Fala, escritores! Beleza?

Deixem suas dicas para otimizar o tempo (na maioria das vezes escasso devido a outras ocupações) que temos para escrever semanalmente.
Eu gosto de escutar aquelas músicas de foco disponíveis no YouTube, mas o que realmente me ajuda é deixar o celular em um lugar bem distante de onde eu estou escrevendo. Por incrível que pareça, eu não olho as redes sociais pelo notebook, só pelo celular (vai entender).

Avatar do usuário
Karen Soarele
Moderador
Mensagens: 39
Registrado em: 30 Set 2014, 13:18
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Karen Soarele » 08 Jan 2020, 19:20

Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Karen Soarele
Autora de literatura fantástica
SiteFacebookTwitterInstagramYoutube

Avatar do usuário
Zimmerer
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:47

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Zimmerer » 08 Jan 2020, 20:05

Kkkkkk Concordo com a Karen e acrescento algo. É muito legal ter alguma plataforma de postagem.
Não sei se funciona pra todo mundo, mas eu, por exemplo, preciso ser precionado, então costumo começar a publicar no wattpad, ou alguma plataforma q permita publicar um rascunho da história, isso me força a escrever, porque sempre vai ter alguém esperando pra ler o próximo capítulo kkkkkkk
Espalhe a palavra das estrelas! Conheça A crônica de Eastar

Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por gataflecha » 08 Jan 2020, 21:07

Também curto deixar umas músicas tocando (normalmente deixo trilhas sonoras ou essas playlists de foco).

Acho que não tenho taaanto problema com as redes sociais... É mais fácil eu desaparecer das redes porque ando escrevendo muito do que parar de escrever porque tô passando tempo demais no facebook. (na real, nem tenho muita paciência pra facebook... Eu só paro pra cutucar lá quando já tô cansada de escrever. Mas aí compensa mais simplesmente dar uma pausa e ir fazer outra coisa. Tipo desenhar, por exemplo... )
Cristiana Sbardella Tamamoto
Autora e ilustradora

E se o Dragão e a Feiticeira fossem os protagonistas da história?

Imagem

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Duda Vila Nova » 09 Jan 2020, 06:14

Karen Soarele escreveu:
08 Jan 2020, 19:20
Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Fechar só na hora de escrever e abrir pra acompanhar o Diário de Escrita.
UM café é a parte mais difícil pra mim. A não ser que seja UMA garrafa de café... hehehe

Avatar do usuário
lordsckar
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:57
Localização: Chapecó-SC
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por lordsckar » 09 Jan 2020, 08:28

Duda Vila Nova escreveu:
09 Jan 2020, 06:14
Karen Soarele escreveu:
08 Jan 2020, 19:20
Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Fechar só na hora de escrever e abrir pra acompanhar o Diário de Escrita.
UM café é a parte mais difícil pra mim. A não ser que seja UMA garrafa de café... hehehe
Um café não faz nem cócegas! Concordo contigo!
"Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais" - Sirius Black

Avatar do usuário
lordsckar
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:57
Localização: Chapecó-SC
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por lordsckar » 09 Jan 2020, 08:31

Além das músicas e do café eu adicionaria uma dica de definir uma meta de horas de escrita por dia. Mesmo que sejam alguns minutos. Eu recebi da Karen essa dica e me ajudou bastante porque consigo manter um ritmo na história mesmo tendo pouco tempo pra escrever.
"Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais" - Sirius Black

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Duda Vila Nova » 09 Jan 2020, 08:53

(brincadeira) derrube o sistema de processos do seu trabalho "pagante" e escreva ao invés de analisar processos. (/brincadeira)

Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por gataflecha » 09 Jan 2020, 10:22

Duda Vila Nova escreveu:
09 Jan 2020, 08:53
(brincadeira) derrube o sistema de processos do seu trabalho "pagante" e escreva ao invés de analisar processos. (/brincadeira)
Eu escrevia um bocado de coisa quando rolava tempo ocioso lá onde eu trabalhava... Eu fazia tratamento de imagem. As vezes eles demoravam pra enviar os produtos pro pessoal de fotografia e a gente ficava sem o que fazer. E não tinha acesso à internet hehe

Avatar do usuário
lordsckar
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:57
Localização: Chapecó-SC
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por lordsckar » 09 Jan 2020, 10:26

gataflecha escreveu:
09 Jan 2020, 10:22
Duda Vila Nova escreveu:
09 Jan 2020, 08:53
(brincadeira) derrube o sistema de processos do seu trabalho "pagante" e escreva ao invés de analisar processos. (/brincadeira)
Eu escrevia um bocado de coisa quando rolava tempo ocioso lá onde eu trabalhava... Eu fazia tratamento de imagem. As vezes eles demoravam pra enviar os produtos pro pessoal de fotografia e a gente ficava sem o que fazer. E não tinha acesso à internet hehe
Eu queria um trampo desses! Dividiria esse tempo ocioso entre escrever e desenhar.
"Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais" - Sirius Black

Responder

Voltar para “Papo de Autor”