Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por gataflecha » 09 Jan 2020, 10:33

lordsckar escreveu:
09 Jan 2020, 10:26

Eu queria um trampo desses! Dividiria esse tempo ocioso entre escrever e desenhar.
Eu trabalhava com Photoshop e uma mesa digitalizadora, então né... Hehehe

No começo eu aproveitava só no horário de almoço. Depois comecei a aproveitar o tempo ocioso, já que as vezes largavam a gente sem fazer nada em certos dias (eu aproveitei pra ler alguns livros também).

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Richardsl » 09 Jan 2020, 12:55

Duda Vila Nova escreveu:
09 Jan 2020, 06:14
Karen Soarele escreveu:
08 Jan 2020, 19:20
Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Fechar só na hora de escrever e abrir pra acompanhar o Diário de Escrita.
UM café é a parte mais difícil pra mim. A não ser que seja UMA garrafa de café... hehehe
Faço parte desse grupo. Uma garrafa de café, duas de água, uma de chá e ainda umas taças de vinho para arrebatar...

Marcos de Queiroz
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:41

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Marcos de Queiroz » 09 Jan 2020, 13:13

Eu procuro dividir meu tempo de escrita em sessões - exemplo: 2 horas diárias de escrita, divididas em 4 sessões de 20 minutos, com 10 minutos de folga entre cada sessão. Para tanto, estabeleço o tempo diário de escrita no horário em que já percebi ser mais produtivo para mim (no caso, após as 21 horas). Por fim, defino um sistema de recompensas toda vez que cumpro minha meta semanal. Pode ser uma sessão de cinema de um filme que acabou de lançar, maratonar uma série no streaming, comprar uma guloseima ou me presentear com a compra de um livro que há muito queria ler.

Avatar do usuário
lordsckar
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:57
Localização: Chapecó-SC
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por lordsckar » 09 Jan 2020, 16:21

Marcos de Queiroz escreveu:
09 Jan 2020, 13:13
Eu procuro dividir meu tempo de escrita em sessões - exemplo: 2 horas diárias de escrita, divididas em 4 sessões de 20 minutos, com 10 minutos de folga entre cada sessão. Para tanto, estabeleço o tempo diário de escrita no horário em que já percebi ser mais produtivo para mim (no caso, após as 21 horas). Por fim, defino um sistema de recompensas toda vez que cumpro minha meta semanal. Pode ser uma sessão de cinema de um filme que acabou de lançar, maratonar uma série no streaming, comprar uma guloseima ou me presentear com a compra de um livro que há muito queria ler.
Adorei a ideia do sistema de recompensas. Assim a coisa fica com menos cara de trabalho. :D
"Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais" - Sirius Black

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Duda Vila Nova » 10 Jan 2020, 11:31

lordsckar escreveu:
09 Jan 2020, 16:21
Adorei a ideia do sistema de recompensas. Assim a coisa fica com menos cara de trabalho. :D
Eu tô procurando escrever em cada espacinho de tempo que tenho ocioso. Porque além das atividades laborais, ainda tem o "segundo emprego" e eu não abro mão de ter tempo com o filho. Por isso optei por meta em palavras escritas. Mas já estou revendo. De repente eu renderia melhor se eu estabelecer meta em tempo dedicado a escrita.

Avatar do usuário
rookvalente
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:10
Localização: Mogi Das Cruzes
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por rookvalente » 11 Jan 2020, 01:22

Karen Soarele escreveu:
08 Jan 2020, 19:20
Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Escutei em algum canto:
"Whisky para escrever, café para corrigir."

Tenho playlists de acordo com a temperatura, a velocidade e a dinâmica da cena. Deixar o celular longe, é uma exigência tácita.

Também deixo as abas de pesquisa abertas, ou salvas numa pasta rápida pra me re-ambientar na volta.
Mas o meu maior trunfo, é escrever quando todos já foram dormir e a casa é só minha... isso faz fluir.
Duda Vila Nova escreveu:
09 Jan 2020, 08:53
(brincadeira) derrube o sistema de processos do seu trabalho "pagante" e escreva ao invés de analisar processos. (/brincadeira)
Minha fila reclama de eu ir ao banheiro... imagina o rolo! kkkkk

Outra coisa que me ajuda, é definir uma rotina semanal. Assim, cabe toda a família (esposa, três filhos, cachorrinha o Naruto), cabe a pesquisa (livros, filmes, desenhos. Não a do Jiraya), correção e escrita.

E minha recompensa, é uma garrafa de Blue Label vazia, onde coloco notas quando acho que mereço. Já deve ter uns "quatro real" lá.
Aprendendo todo dia que não é porque me deram uma bagagem pra carregar, que eu não tenho a escolha de seguir sem ela.Só levo comigo o que é meu.

Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por iagoramonmoller » 14 Jan 2020, 23:55

Tenho dificuldade em gerir muitas coisas para fazer em um curto espaço de tempo. Minha dica, nesse sentido, é utilizar a Técnica Pomodoro. Faço clicos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. E aí vou alternando os ciclos entre as várias atividades que tenho para fazer, para não me atrapalhar com prazos e tal.

Outra coisa bacana, que a galera já comentou por aqui: gosto de deixar todas as coisas sobre a mesa - como chimarrão, uma bandejinha com frutas, água, etc. Aí não preciso ficar toda hora levantando para procr... pegar as coisas que preciso.
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Avatar do usuário
valberto
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Jan 2014, 23:58

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por valberto » 15 Jan 2020, 09:03

Karen Soarele escreveu:
08 Jan 2020, 19:20
Definitivamente, tem que fechar as redes sociais!
Um café também ajuda :D
Passei por isso ontem. Etava no meio de um combate com um troll sobre uma ponte e quando me dei conta estava discutindo com um amigo pleo face qual tinha sido o melhro coringa do cinema.

Avatar do usuário
Karen Soarele
Moderador
Mensagens: 39
Registrado em: 30 Set 2014, 13:18
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Karen Soarele » 15 Jan 2020, 09:21

iagoramonmoller escreveu:
14 Jan 2020, 23:55
Tenho dificuldade em gerir muitas coisas para fazer em um curto espaço de tempo. Minha dica, nesse sentido, é utilizar a Técnica Pomodoro. Faço clicos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. E aí vou alternando os ciclos entre as várias atividades que tenho para fazer, para não me atrapalhar com prazos e tal.

Outra coisa bacana, que a galera já comentou por aqui: gosto de deixar todas as coisas sobre a mesa - como chimarrão, uma bandejinha com frutas, água, etc. Aí não preciso ficar toda hora levantando para procr... pegar as coisas que preciso.
Ouvi falar muito bem dessa Técnica Pomodoro. Inclusive, o Eduardo Sporh usa.
Pra mim não funciona. Eu sou muito extrema em tudo, então quando ENTRO na história eu não saio mais. Prefiro passar horas concentrada no texto em vez de ficar parando o tempo todo.

Agora, o que funciona pra mim é a TÉCNICA GOELA ABAIXO. Uso quando estou cansada, sem inspiração e sem vontade de escrever. Funciona assim: Faço um café, sento a buzanfa na cadeira, fecho todas as redes sociais, coloco uma música instrumental no fone de ouvido, abro o arquivo e escrevo. "Ah, mas tá ficando uma droga" -- Não importa! Um texto ruim pode ser editado depois. Um texto inexistente não pode.
Karen Soarele
Autora de literatura fantástica
SiteFacebookTwitterInstagramYoutube

Avatar do usuário
Ronaldo Martins
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jan 2020, 11:24
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Dicas para otimizar o tempo da escrita.

Mensagem por Ronaldo Martins » 15 Jan 2020, 10:00

Alguém aqui já tentou usar o Scrivener?
"Você tem pesadelos com monstros, mas os monstros tem pesadelos comigo" - Dr. Who
www.facebook.com/aventurasdeumdepressivo

Responder

Voltar para “Papo de Autor”