A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por gataflecha » 10 Jan 2020, 14:54

Eu já postei essa imagem em alguns grupos de facebook há um bom tempo e achei que seria interessante trazer pra cá pro pessoal discutir em torno do tema :)

Esse é um texto que não apenas fala como também demonstra a importância de se trabalhar com sentenças de diferentes tamanhos no texto. O original é em inglês, então tomei a liberdade de fazer uma tradução(Com as devidas adaptações pra manter o tamanho das frases sem perder o sentido do texto):


"Esta sentença tem cinco palavras. Aqui estão mais cinco palavras. Nenhum problema com sentenças assim. Mas muitas juntas são monótonas. Escute o que está acontecendo. A escrita está ficando maçante. O som dela é incômodo. É como um disco quebrado. O ouvido demanda alguma variedade.

Agora escute. Eu vario o comprimento da sentença, e eu crio música. Música. A escrita canta. Ela tem um ritmo agradável, uma cadência, uma harmonia. Eu uso sentenças curtas. E eu uso sentenças de tamanho médio. E, às vezes, quando estou certo de que o leitor está descansado, eu o envolvo com uma sentença de comprimento considerável, uma sentença que arderá com energia e construirá com todo o ímpeto de um crescendo, o rufar dos tambores, o choque dos címbalos — Sons que dizem “ouça isso, é importante”.

Então escreva com uma combinação de sentenças curtas, medias e longas. Crie um som que agrada o ouvido do leitor. Não apenas palavras. Escreva música."


PS: Se alguém tiver uma observação a fazer quanto à tradução, fique à vontade. Eu não sou tradutora profissional nem nada, mas tentei traduzir o melhor que pude, hehe.


Imagem
Cristiana Sbardella Tamamoto
Autora e ilustradora

E se o Dragão e a Feiticeira fossem os protagonistas da história?

Imagem

Avatar do usuário
lordsckar
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:57
Localização: Chapecó-SC
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por lordsckar » 10 Jan 2020, 16:03

Bah eu achei muito interessante! E é bem por aí, as vezes a gente deixa passar estes detalhes que podem ser cruciais para a pessoa continuar lendo o livro, ou não.

E a tradução ficou super bacana também! hehe
"Se você quer saber como um homem é, preste atenção em como ele trata quem é inferior a ele, não seus iguais" - Sirius Black

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por Richardsl » 10 Jan 2020, 16:13

Bom texto e boa dica. Escrever música...


Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por gataflecha » 10 Jan 2020, 19:48

Eu adoro quando o texto é gostoso de ler <3 Às vezes a ideia da trama até é boa, mas se o texto não é bem trabalho a gente cansa da leitura... Aí começa a virar um sacrifício que tu só encara porque quer ver como a história termina.

Avatar do usuário
rookvalente
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:10
Localização: Mogi Das Cruzes
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por rookvalente » 11 Jan 2020, 01:14

Escrever música...

Ebony & Ivory?
Aprendendo todo dia que não é porque me deram uma bagagem pra carregar, que eu não tenho a escolha de seguir sem ela.Só levo comigo o que é meu.

Avatar do usuário
Karen Soarele
Moderador
Mensagens: 39
Registrado em: 30 Set 2014, 13:18
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por Karen Soarele » 11 Jan 2020, 08:59

Esse exemplo é muito bom!

Importante lembrar também que um texto feito apenas de frases longas fica confuso e cansativo. Realmente, precisa haver variação.
Karen Soarele
Autora de literatura fantástica
SiteFacebookTwitterInstagramYoutube

Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por gataflecha » 11 Jan 2020, 10:28

Karen Soarele escreveu:
11 Jan 2020, 08:59
Esse exemplo é muito bom!

Importante lembrar também que um texto feito apenas de frases longas fica confuso e cansativo. Realmente, precisa haver variação.
Sim sim. Frase longa tem que vir no momento certo e não pode ter exagero. É que nem aqueles filmes em que o diretor enfia um monte de cenas de ação seguidas e o teu cérebro começa a simplesmente não processar mais o que está acontecendo. Além de perder o impacto, você fica anestesiado e para de prestar atenção.

Marcos de Queiroz
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:41

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por Marcos de Queiroz » 11 Jan 2020, 11:31

Julgo a verborragia como um dos maiores erros narrativos - seja no cinema, nos livros, nas séries televisivas, etc. - por, de igual forma, tornar a trama enfadonha, tirando a atenção do leitor/espectador. Ao submeter um determinado trecho escrito para uma auto-revisão, sempre me preocupo com esta questão.

Avatar do usuário
Luizfteodosio
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jan 2020, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: A importância de trabalhar o tamanho das sentenças.

Mensagem por Luizfteodosio » 11 Jan 2020, 13:31

Lembro-me que numa disciplina na Letras, em preparação para a monografia, a professora disse que havia um máximo de palavras ideal para uma sentença, mas não me recordo de quantas (creio que por volta de 20). Mais do que isso, o leitor pode começar a ter dificuldades para compreender o todo, o que exigiria do escritor um domínio sintático mais preciso. Realmente é bem melhor quando o escritor alterna os tamanhos, dando fluidez à prosa. Já vi textos em que o autor parece estar querendo emular uma suposta verborragia que é mais comum em autores clássicos de séculos passados, porém até mesmo estes autores clássicos, tipo Kafka e Dostoievski, conseguem dar ritmo aos seus textos com frases razoavelmente mais longas.

Responder

Voltar para “Papo de Autor”