Como vocês definem suas metas de escrita?

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Marcos de Queiroz
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:41

Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Marcos de Queiroz » 16 Jan 2020, 10:51

Como vocês estimam suas metas de escrita para longo prazo? Por exemplo, quando inicia a escrita de um livro.

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Duda Vila Nova » 16 Jan 2020, 12:25

Eu estabeleço prazos para cumprimento de cada etapa do projeto. Como eu faria se fosse um projeto de iniciação científica ou pesquisa. Monto uma tabelinha com os meses e coloco um prazo para cada etapa.
.
E coloco "janelas" de um mês para antecipar ou adiar cada etapa sem me sentir culpado.
.
E parei de andar com mais de um projeto pessoal ao mesmo tempo. Um de cada vez funciona melhor pra mim.

Marcos de Queiroz
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:41

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Marcos de Queiroz » 16 Jan 2020, 13:06

Minha estratégia para definir a meta semanal de escrita para o próximo projeto literário - um livro, por exemplo - é a seguinte:

1º) A partir de uma premissa (ideia) desenvolvo o início da trama (prólogo) e o desfecho pretendido (epílogo) para a história;

2º) Vou encadeando sequencialmente os eventos críticos que preencherão a trama até atingir o seu clímax. Dedico um capítulo específico para cada um destes eventos - incluindo aquele que caracterizaria o clímax. Por exemplo, 18 (dezoito) capítulos;

3º) Já tendo uma média histórica de páginas por capítulo e de palavras por páginas, eu estimo um total de palavras que minha obra em elaboração teria. Exemplo: 10 páginas por capítulo; 20 capítulos (=1 + 18 + 1), com 200 palavras por página, resultando em 40.000 palavras (= 200 x 10 x 20);

4º) Tendo a data de previsão para lançamento da obra - exemplo: daqui a 10 meses, reservando os 2 (dois) últimos meses para revisões, leituras beta, arte da capa, etc. - chego ao número de palavras que devo escrever (mínimo) por semana. Neste caso: 40.000 palavras / (8 meses x 4 semanas por mês) = 1.250 palavras por semana.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Richardsl » 17 Jan 2020, 11:28

Duda Vila Nova escreveu:
16 Jan 2020, 12:25
Eu estabeleço prazos para cumprimento de cada etapa do projeto. Como eu faria se fosse um projeto de iniciação científica ou pesquisa. Monto uma tabelinha com os meses e coloco um prazo para cada etapa.
.
E coloco "janelas" de um mês para antecipar ou adiar cada etapa sem me sentir culpado.
.
E parei de andar com mais de um projeto pessoal ao mesmo tempo. Um de cada vez funciona melhor pra mim.
To aprendendo a fazer isso ainda. To cada vez mais ansioso e produzindo menos. A auto-ira está subindo cada vez mais.

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Duda Vila Nova » 18 Jan 2020, 11:17

Richardsl escreveu:
17 Jan 2020, 11:28

To aprendendo a fazer isso ainda. To cada vez mais ansioso e produzindo menos. A auto-ira está subindo cada vez mais.
Quando eu finalmente resolvi participar do Diário de Escrita eu coloquei 4 projetos que eu tava tocando ao mesmo tempo. Duas semana depois, engavetei dois deles. Três semanas depois engavetei mais um. Aí sim as coisas começaram a andar de verdade.
.
Fora isso, eu comecei a encarar a escrita mais como uma atividade de rotina, e não como "momentos mágicos de inspiração".
.
Hoje eu tenho uma data em que quero estar com o livro escrito Serão seis a sete contos, cada um entre 2500 a 5000 palavras. Coloco a quantidade de palavras por alto, então, divido 35.000 palavras pelas semanas que faltam até aquela data limite que eu defini, e tenho minha meta de palavra por semana.

Avatar do usuário
J. V. Teixeira
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jan 2020, 22:10

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por J. V. Teixeira » 18 Jan 2020, 11:41

Depende da parte do processo que eu estou.

Para escrever eu estabeleço uma meta de palavras semanais, minha base são 1.400 palavras, mas isso varia muito de semana a semana, pois depende muito de como vai estar a minha rotina de trabalho e de estudo, ou até mesmo da vida pessoal.

Como antes de escrever eu já faço todo um esqueleto de como será minha história dificilmente eu fico empacado em alguma parte.

Meu problema é na parte da revisão/reescrita, pois para isso preciso estar com a cabeça bem tranquila e ficar muito tempo na frente do computador, eu acho que assim eu desenvolvo melhor, por isso nessa parte do processo eu prefiro estabelecer metas semanais de horas, normalmente 3 horas.

Quando eu estou revisando algo eu sempre pego outro projeto e começo a escrever, mas quando sobra tempo, meu foco é sempre no meu “texto principal”.

Pra esse projeto paralelo eu não defino metas de início, pois trabalho nele quando dá, só passo a estabelecer metas para ele quando eu termino o “texto principal” que estou trabalhando.

Acho importante sempre estabelecer metas realistas de acordo com a minha realidade, pois atingir a meta semanal da gás para continuar.

Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por gataflecha » 19 Jan 2020, 21:22

J. V. Teixeira escreveu:
18 Jan 2020, 11:41

Meu problema é na parte da revisão/reescrita, pois para isso preciso estar com a cabeça bem tranquila e ficar muito tempo na frente do computador, eu acho que assim eu desenvolvo melhor, por isso nessa parte do processo eu prefiro estabelecer metas semanais de horas, normalmente 3 horas.

A parte da revisão é delicada mesmo. Comigo não adianta tentar fazer muito em um dia... Se pego muito pra revisar de uma vez, a atenção começa a cair e os erros começam a passar. Então não tem muito jeito, demora mesmo. Eu acabava intercalando a revisão com alguma outra atividade.
Cristiana Sbardella Tamamoto
Autora e ilustradora

E se o Dragão e a Feiticeira fossem os protagonistas da história?

Imagem

Avatar do usuário
Mateus Queiroz
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Jan 2020, 21:28

Re: Como vocês definem suas metas de escrita?

Mensagem por Mateus Queiroz » 24 Jan 2020, 11:06

Marcos de Queiroz escreveu:
16 Jan 2020, 13:06
Minha estratégia para definir a meta semanal de escrita para o próximo projeto literário - um livro, por exemplo - é a seguinte:

1º) A partir de uma premissa (ideia) desenvolvo o início da trama (prólogo) e o desfecho pretendido (epílogo) para a história;

2º) Vou encadeando sequencialmente os eventos críticos que preencherão a trama até atingir o seu clímax. Dedico um capítulo específico para cada um destes eventos - incluindo aquele que caracterizaria o clímax. Por exemplo, 18 (dezoito) capítulos;

3º) Já tendo uma média histórica de páginas por capítulo e de palavras por páginas, eu estimo um total de palavras que minha obra em elaboração teria. Exemplo: 10 páginas por capítulo; 20 capítulos (=1 + 18 + 1), com 200 palavras por página, resultando em 40.000 palavras (= 200 x 10 x 20);

4º) Tendo a data de previsão para lançamento da obra - exemplo: daqui a 10 meses, reservando os 2 (dois) últimos meses para revisões, leituras beta, arte da capa, etc. - chego ao número de palavras que devo escrever (mínimo) por semana. Neste caso: 40.000 palavras / (8 meses x 4 semanas por mês) = 1.250 palavras por semana.
Nossa mano. Meu primo tem toda uma fórmula matemática para definir metas.
Eu coloco 2.000 palavras por semana e vamos lá. :lol:

Responder

Voltar para “Papo de Autor”