Tutorial para diagramação em Microsoft Word #1

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
Farrel Kautely
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2020, 19:42

Tutorial para diagramação em Microsoft Word #1

Mensagem por Farrel Kautely » 05 Fev 2020, 21:54

Saudações, galera!

Sou diagramador há um bom tempo. Hoje sou profissional, e embora já não utilize o Word para fazer minhas diagramações, utilizo-o para fazer pré-diagramações, quando preciso saber a média de quantidade de páginas que o livro terá (para fazer orçamentos, por exemplo) ou quando estou escrevendo. Minhas diagramações geralmente são feitas em InDesing, com o auxílio do Photoshop em alguns casos.

Acontece que o InDesing é profissional e pago. Possui ferramentas melhores e produz documentos finais para impressão de melhor qualidade, principalmente em livros com ilustrações e imagens, coloridas ou não.

Mesmo assim, não vejo sentido alguém que não vai trabalhar com diagramação investir num curso de InDesing, e esses conhecimentos que tenho sobre o Word podem ser úteis não apenas para diagramar um livro físico, mas também dissertações, trabalhos dos mais variados, e sei lá mais o quê. As aplicações são numerosas.

Se você quer uma diagramação mais elaborada, contratar um diagramador (inclusive, não cobro caro) é sempre uma boa ideia.

Mas se seu livro não é lá muito complexo (embora eu pretenda mostrar como colocar ilustrações via word no terceiro ou quarto post) e quer se aventurar, este tutorial pode ajudar você.

Nesta primeira parte falo da formatação mais básica: tamanho das páginas e da fonte. E prometo que nas próximas postagens não vou enchê-lo com introdução.

~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~ // ~º~

Imagem


O menu de configurações fica no topo do programa. Cada uma das opções (página inicial, inserir, layout, referências, correspondências, revisão e exibição) tem uma série de opções e ferramentas.

Sugiro que sempre defina o tamanho da página e a margem primeiro. Os tamanhos de livro padrão são, em largura de altura:

- 14cm X 21cm (meu favorito)
- 16cm X 23cm (recomendo para romances grandes, com maior quantidade de páginas)

Há outros, é claro. Infantis, então, são ainda mais variados. Logo, se quer diagramar seu próprio livro, pegue os que tem em casa, veja qual tamanho gosta mais, meça com uma régua, se for o caso, de modo a saber qual será o tamanho do seu livro antes de começar a diagramar.

Sabendo as dimensões que lhe agradam, é na aba Layout de página que você irá começar configuração:


Imagem


Você pode clicar tanto em margens quanto em tamanho para essa configuração. O word oferece configurações padrões, mas você deve ir em margens personalizadas ou mais tamanho de papel para definir as suas próprias.

Um menu será aberto. Aqui não tem segredo. Por padrão, indico que coloque margem de 2cm tanto nas laterais quanto no topo e no rodapé. Reforço a ideia de que você tem de ter essas coisas em mente antes de começar. Alterar depois de já ter tratado de boa parte do texto pode dar um trabalho considerado.


Imagem


Na aba papel você irá configurar o tamanho das páginas, e pode acompanhar no modelinho inferior as proporções. O word sempre apresenta as dimensões do papel A4 por padrão. As demais opções aqui, além das definições do tamanho, estão ligadas à impressão, coisa que não diz respeito ao diagramador.


Imagem


Na aba layout você pode configurar o tamanho do rodapé e do cabeçalho. Indico colocar apenas 1cm em cada, além de escolher diferenciar as páginas pares das páginas ímpares. As configurações dessa aba não são importantes para este primeiro tópico, mas serão úteis em futuros.


Imagem


Clicando em OK, seu arquivo terá a estatura que seu futuro livro terá. Agora vamos configurar a fonte, de forma a padronizar.

Para isso, votaremos à aba página inicial, onde há a configuração do estilo.


Imagem


Sugiro configurar primeiro o padrão da fonte do seu texto, aquele que preencherá a maior parte do conteúdo. Clicando em cima do estilo normal com o botão direito do mouse, aparecerá uma série de opções. Clique em modificar para deixar da maneira que você quer.


Imagem

A caixa modificar estilo vai ser aberta. Destaquei por cores as seções que interessam ao diagramador aventureiro.


Imagem


Em vermelho podemos escolher entre as formatações padrões do word para modificar a partir delas, além de dar o nome que quisermos ao estilo.

Em verde temos a formatação padrão. Qual será a fonte, o tamanho, se em negrito, itálico ou regular.

Em roxo é possível definir o espaçamento entre linhas. É possível configurar outros espaçamentos além desses oferecidos aqui, mas estes são os padrões. As opções aqui são:

1ª sem espaçamento
2º espaçamento 1,5
3º espaçamento 2

(Para miolos de livros indico a primeira opção)

Em azul há a opção de espaçamento entre parágrafos. A primeira opção acrescenta e a segunda retira. Sugiro clicar na segunda até que não haja mais espaçamento. Exceto em letreiros de capítulos, talvez. Mas isso depende do que o diagramador pretende.

É possível acompanhar as modificações no quadro inferior da caixa de modificação de estilo, para saber como será aplicado.

Clicando em OK, o padrão do texto do seu livro será definido.

Você pode configurar os demais estilos, como o Titulo 1, por exemplo, que pode utilizar como os letreiros de capítulos do seu livro.


Imagem


Alguém pode achar que vale configurar apenas o estilo normal (ou o nome que você ser ao seu) e modificar a formatação dele no próprio texto, mas ter estilos próprios para cada tipo de trecho do seu texto é muito prático. Isso pode ajudá-lo a organizar um documento de texto muito extenso, com capítulos que possuam sub capítulos, por exemplo.

Veja, este é um print de um livro que estou escrevendo, em que há os capítulos principais divididos em subcapítulos. Para abrir a Janela de navegação no word, basta pressionar Ctrl+L. Na primeira opção temos navegar pelos títulos do documento:


Imagem


Navegar entre os capítulos fica muito mais fácil com essas configurações, e as implicações são variadas e práticas. O título 2 funciona como subcapítulo do título 1, e o título 3 como subcapítulo do título 2, e assim por diante.

A segunda aba da janela de navegação permite ver miniaturas das páginas, muito semelhante ao power point.


Imagem


A terceira aba é a de pesquisa. Ao escrever uma palavra aqui, aparecem todas as correspondentes ao longo do texto. Boa para encontrar um trecho e etc..


Imagem


Eu não tinha intenção de falar da janela de navegação neste tópico, mas achei que seria interessante. No próximo tópico falarei sobre como inserir numeração de páginas e quebra de páginas.

Espero que gostem, e que ajude alguém.

Avatar do usuário
rookvalente
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:10
Localização: Mogi Das Cruzes
Contato:

Re: Tutorial para diagramação em Microsoft Word #1

Mensagem por rookvalente » 07 Fev 2020, 00:26

Gostei e vou voltar. Principalmente para a configuração de tamanho de página, espaçamentos e parágrafo.
Mas as imagens não abriram.
Aprendendo todo dia que não é porque me deram uma bagagem pra carregar, que eu não tenho a escolha de seguir sem ela.Só levo comigo o que é meu.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Tutorial para diagramação em Microsoft Word #1

Mensagem por Richardsl » 07 Fev 2020, 12:12

As imagens não carregaram...

Avatar do usuário
Mateus Queiroz
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Jan 2020, 21:28

Re: Tutorial para diagramação em Microsoft Word #1

Mensagem por Mateus Queiroz » 07 Fev 2020, 13:07

Farrel, ótimo Tutorial, muito bem explicado, mas as imagens não carregam.
Poderia verificar e incluí-las novamente?

Responder

Voltar para “Papo de Autor”