Postei no grupo do face, mas vou postar aqui também, que é para ficar mais fácil do pessoal encontrar depois.
COMENTÁRIO 1:
Crianças, pesquisem aí: “Marketing de conteúdo”. De nada.
COMENTÁRIO 2: (após pedirem para eu ser mais específica)
Vamos lá, existem quatro formatos de marketing de conteúdo nos quais o autor pode se especializar: texto (blog/medium), imagem (Instagram), áudio (podcast) e vídeo (YouTube). O primeiro passo é decidir qual deles funciona melhor pra você. Texto é o que dá menos trabalho, mas também menos retorno (ironicamente, mesmo sendo para um escritor). Vídeo é o que dá mais trabalho e mais retorno. O que você vai escolher depende da sua competência nessas áreas e, principalmente, da sua disponibilidade de tempo.
Depois, é hora de escolher o assunto. O melhor é você falar sobre o mesmo tema que escreve. Um bom exemplo é nosso amigo aqui o fórum, o Duda Vila Nova, que tem o livro "É todo um processo" e fala na internet sobre o mundo jurídico. Também temos a Patrícia Barboza que, ao lançar seu livro “Sai da internet, Clarisse!”, falava sobre o uso da internet por adolescentes. Um exemplo que na verdade aconteceu em ordem inversa: Nathalia Arcuri fala em seu canal sobre finanças pessoais e lançou um livro sobre... finanças pessoais! Combine seu livro e seu marketing de conteúdo, que essa é a dica de ouro.
Por outro lado, se não conseguir fazer essa combinação, você ainda pode falar sobre temas afins. Escolha um tema cujo público-alvo seja o mesmo do seu livro. Eu, por exemplo, escrevo literatura fantástica e faço marketing de conteúdo sobre temas nerds. Já fiz muitooooo podcast, muitos vídeos pro YouTube, muitas resenhas em texto, algumas fotos, tudo sobre cultura pop, especialmente resenhas de livros, filmes, videogame e boardgame. O público que consome o meu conteúdo é o mesmo que consome os meus livros.
Falar sobre o processo de escrita é legal para fazer amigos, mas não é muito útil se o seu objetivo for unicamente vender livros.
Escolhido o tema e o formato, entra um exercício de persistência. Seu conteúdo não vai fazer sucesso do dia pra noite. O Waldir L. Santos citou aqui que o pessoal comenta até post meu falando de maçã, mas ele não deve ter levado em conta que estou nessa desde 2012. Foi uma longa jornada de construção da minha figura pública. E uns dez posts sobre maçã, até a coisa engrenar.
Dicas finais:
• Em vez de começar um blog/canal/podcast do zero, é muito mais fácil entrar para a equipe de um site que já esteja funcionando. Assim, você já começa com algum público. Mas não adianta querer que a equipe faça as coisas por você. Você tem que surgir com o conteúdo já pronto para publicação.
• Post no Facebook e Twitter NÃO é marketing de conteúdo.