Página 1 de 1

Discussão de estratégias para escritores nas redes sociais

Enviado: 13 Fev 2020, 21:09
por iagoramonmoller
Imagem

Oi, gente. Tudo bem?

Vocês utilizam as redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter para formar uma comunidade de leitores em torno do conteúdo que vocês produzem? Que estratégias utilizam nesse sentido? Como identificam e alcançam o consumidor ideal da literatura que vocês escrevem? Que tipos de conteúdo criam para interagir com esse público? Como analisam os resultados dessas estratégias?

A proposta é utilizarmos esse tópico para compartilhar experiências, dicas e materiais que ajudem os autores a atingirem um crescimento orgânico nas redes sociais, levando sua arte para mais pessoas e convertendo essas interações em vendas.

Re: Discussão de estratégias para escritores nas redes sociais

Enviado: 14 Fev 2020, 13:43
por Marcos de Queiroz
iagoramonmoller escreveu:
13 Fev 2020, 21:09
Imagem

Oi, gente. Tudo bem?

Vocês utilizam as redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter para formar uma comunidade de leitores em torno do conteúdo que vocês produzem? Que estratégias utilizam nesse sentido? Como identificam e alcançam o consumidor ideal da literatura que vocês escrevem? Que tipos de conteúdo criam para interagir com esse público? Como analisam os resultados dessas estratégias?

A proposta é utilizarmos esse tópico para compartilhar experiências, dicas e materiais que ajudem os autores a atingirem um crescimento orgânico nas redes sociais, levando sua arte para mais pessoas e convertendo essas interações em vendas.
Olá, Iago!

Busco sempre fazer campanhas interativas entre meus leitores nas Redes Sociais.

Hoje, por exemplo, iniciei uma concurso no Facebook e Instagram em forma competição. Aquele participante que mais pontuar nos diversos desafios a serem postados até a próxima semana no meu perfil no "Face" e no "Insta" ganhará um exemplar físico grátis - com frete incluso! - do meu livro "No rastro da iguana dourada", autografado e com dedicatória personalizada!

Como minha obra se trata de um suspense policial, batizei a campanha como "Siga as pistas". A ideia é que cada desafio reúna perguntas e atividades relacionados à trama (personagens, cenários, etc.)

Após o final deste concurso - previsto para se encerrar em 21/02 - eu compartilho esta experiência inédita para mim...

Re: Discussão de estratégias para escritores nas redes sociais

Enviado: 18 Fev 2020, 10:17
por Karen Soarele
Postei no grupo do face, mas vou postar aqui também, que é para ficar mais fácil do pessoal encontrar depois.



COMENTÁRIO 1:

Crianças, pesquisem aí: “Marketing de conteúdo”. De nada. 😂



COMENTÁRIO 2: (após pedirem para eu ser mais específica)

Vamos lá, existem quatro formatos de marketing de conteúdo nos quais o autor pode se especializar: texto (blog/medium), imagem (Instagram), áudio (podcast) e vídeo (YouTube). O primeiro passo é decidir qual deles funciona melhor pra você. Texto é o que dá menos trabalho, mas também menos retorno (ironicamente, mesmo sendo para um escritor). Vídeo é o que dá mais trabalho e mais retorno. O que você vai escolher depende da sua competência nessas áreas e, principalmente, da sua disponibilidade de tempo.

Depois, é hora de escolher o assunto. O melhor é você falar sobre o mesmo tema que escreve. Um bom exemplo é nosso amigo aqui o fórum, o Duda Vila Nova, que tem o livro "É todo um processo" e fala na internet sobre o mundo jurídico. Também temos a Patrícia Barboza que, ao lançar seu livro “Sai da internet, Clarisse!”, falava sobre o uso da internet por adolescentes. Um exemplo que na verdade aconteceu em ordem inversa: Nathalia Arcuri fala em seu canal sobre finanças pessoais e lançou um livro sobre... finanças pessoais! Combine seu livro e seu marketing de conteúdo, que essa é a dica de ouro.

Por outro lado, se não conseguir fazer essa combinação, você ainda pode falar sobre temas afins. Escolha um tema cujo público-alvo seja o mesmo do seu livro. Eu, por exemplo, escrevo literatura fantástica e faço marketing de conteúdo sobre temas nerds. Já fiz muitooooo podcast, muitos vídeos pro YouTube, muitas resenhas em texto, algumas fotos, tudo sobre cultura pop, especialmente resenhas de livros, filmes, videogame e boardgame. O público que consome o meu conteúdo é o mesmo que consome os meus livros.

Falar sobre o processo de escrita é legal para fazer amigos, mas não é muito útil se o seu objetivo for unicamente vender livros.

Escolhido o tema e o formato, entra um exercício de persistência. Seu conteúdo não vai fazer sucesso do dia pra noite. O Waldir L. Santos citou aqui que o pessoal comenta até post meu falando de maçã, mas ele não deve ter levado em conta que estou nessa desde 2012. Foi uma longa jornada de construção da minha figura pública. E uns dez posts sobre maçã, até a coisa engrenar.

Dicas finais:

• Em vez de começar um blog/canal/podcast do zero, é muito mais fácil entrar para a equipe de um site que já esteja funcionando. Assim, você já começa com algum público. Mas não adianta querer que a equipe faça as coisas por você. Você tem que surgir com o conteúdo já pronto para publicação.

• Post no Facebook e Twitter NÃO é marketing de conteúdo.

Re: Discussão de estratégias para escritores nas redes sociais

Enviado: 19 Fev 2020, 16:22
por Mateus Queiroz
Ótimas dicas.
Precisamos organizar e dividir bem o tempo entre nossos trabalhos formais (carteira assinada), escrita e produção desse processo de "marketing de conteúdo".

Disciplina e organização é tudo.

Re: Discussão de estratégias para escritores nas redes sociais

Enviado: 28 Fev 2020, 09:18
por gataflecha
Eu atraio eles com balinh... digo, com ilustrações :P

Tenho uma página de Facebook, um Instagram e um canal de Youtube (onde faço lives semanais sobre ilustração e outras técnicas artísticas). Embora essas páginas sejam sobre minha produção artística num geral, eu estou sempre comentando sobre as histórias e personagens que crio, então acaba gerando um interesse legal por parte do público.