Planejamento de Personagens

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
Mateus Queiroz
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Jan 2020, 21:28

Planejamento de Personagens

Mensagem por Mateus Queiroz » 27 Fev 2020, 16:22

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma grande curiosidade em saber como os autores/escritores profissionais (e também os aspirantes ao profissionalismo) planejam seus personagens antes de começar efetivamente a escrita.
Essa é uma das minhas maiores dificuldades na hora de escrever. Planejo pouca coisa do personagem e ao longo da narrativa fico muito preocupado da essência dele se perder e acabar tomando alguma atitude contrária ao que era o planejado.
Até então, tenho dado muito certo, planejando apenas a história o geral, como um todo, me baseando nos 12 passos da Jornada do Herói, do Christopher Vogler, mas, às vezes, acho meus personagens rasos e sem muito conteúdo.

Preciso de ajuda.
Dicas.
Passo a passo.
Tutorial.
Qualquer coisa que ensine a estruturar um personagem antes de escrever a narrativa.

Avatar do usuário
Duda Vila Nova
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Set 2019, 08:14
Contato:

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por Duda Vila Nova » 27 Fev 2020, 16:32

Não tenho como ajudar. Meus personagens são construídos aos poucos, enquanto conto a história....

Avatar do usuário
Zimmerer
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:47

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por Zimmerer » 27 Fev 2020, 18:38

Acho q o primeiro passo é entender o comportamento dominante do seu personagem. Qual a característica principal dele? A partir disso, ele vai crescer na sua cabeça. Muita gente faz uma ficha com os dados dele: aspirações, medos, até trejeitos e preconceitos.
Eu sou muito como o Duda, meus personagens vão ganhando personalidade a medida que escrevo a história, então na fase de reescrita eu já tenho ele tão real na cabeça que consigo ver ao longo do texto se há algo errado em relação a ele.
Espalhe a palavra das estrelas! Conheça A crônica de Eastar

Avatar do usuário
gataflecha
Mensagens: 46
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:55
Contato:

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por gataflecha » 28 Fev 2020, 09:02

Uma coisa que gosto de fazer é esboçar cenas dos personagens interagindo e, a partir daí, ir refinando a personalidade deles (aliás, eu não escrevo as cenas da história linearmente... Costumo escrever pedaços do começo, meio e fim ao mesmo tempo. Faço isso até dentro de um mesmo capítulo. Então eu costumo fazer muitos testes de diálogo quando estou construindo a história). Quando escrevo esse tipo de teste, eu deixo o diálogo e as ações fluírem, sem me preocupar muito pra onde estão indo. Vou escrevendo o que me parece mais plausível e natural naquela situação, construindo a cena meio que no improviso, quase como se estivesse jogando uma partida de RPG comigo mesma :P

Às vezes, a gente idealiza o personagem de um jeito, mas ele acaba não funcionando como a gente espera, então esse tipo de teste me ajuda a estudar o personagem.

Mini Spoiler: Na trilogia que eu escrevi, tem um casal que, desde o início, eu tinha planejado inserir na história, mas estava com receio de que a química entre eles não funcionasse. Então, antes de começar a trabalhar a trama pra encaminhar o romance entre os dois, resolvi testar alguns diálogos e cenas com eles. Decidi que, se eu sentisse que não estava funcionando, simplesmente riscaria esse romance da história... (Não vou contar se funcionou :P )
Cristiana Sbardella Tamamoto
Autora e ilustradora

E se o Dragão e a Feiticeira fossem os protagonistas da história?

Imagem

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por Richardsl » 28 Fev 2020, 10:02

Duda Vila Nova escreveu:
27 Fev 2020, 16:32
Não tenho como ajudar. Meus personagens são construídos aos poucos, enquanto conto a história....
Os meus tb, embora faço fichas de RPG para saber o que meus personagens podem ou não fazer e tentando pegar algum traço de personalidade dele para me ajudar a colori-los.

Avatar do usuário
Vinho
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jan 2020, 19:07
Contato:

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por Vinho » 12 Mar 2020, 02:43

Uma dica old but gold, é observar as pessoas. Isso ajuda a deixar a personalidade dos personagens mais natural.
"Todo mundo tem direirto de fazer o que quiser. Desde que não encha a por#a do meu saco!" - Sr.K Lispector

Avatar do usuário
aylash
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Jun 2021, 17:38
Contato:

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por aylash » 21 Jun 2021, 22:03

Esse é um esquema pessoal que eu desenvolvi ao longo dos anos:

1. O passado do personagem:
definir a história do passado, ajuda a entender coisas importantes sobre ele, mesmo que isso não seja revelado na história. Por exemplo: se ele foi abusado, ele pode ter traumas, ou uma personalidade mais cuidadosa/arisca. Se ele teve uma vida fácil, ele pode tanto ser humilde, quanto ser extremamente arrogante, achando que sempre tudo virá de mão beijada pra ele. Crie um passado consistente, e isso irá tornar as ações do personagens mais coerentes e simples de deduzir, até mesmo pra, como vc disse, que o personagem não tenha ações incoerentes com sua personalidade.

2. Características físicas:
Um personagem interessante não precisa ser minuciosamente bem desrito, mas ressalte pontos incomuns como um jeito diferente como ele penteia o cabelo, como usa suas unhas, ou um brinco estranho que ele gosta de usar. deixe que a imaginação do leitor complete as entrelinhas, dê apenas o necessário para ele. Aqui, descreva alguns de seus trejeitos fisicos. A personagem sempre alisa os cabelos? Costuma estalar os dedos da mão? tem um cacoete de fala?

3. Pontos marcantes da personalidade:
Como vc criou um passado consistente no passo 1, esse passo será mais simples. Tente se imaginar na pele do personagem e defina como que ele lidou com os eventos que o trouxeram até aqui. O abuso que ele sofreu fez dele uma pessoa traumatizada, ou ele tomou aquilo como aprendizado? ele nunca perdoou seus abusadores, tornando-se rancoroso e vingativo, ou ele superou e tornou-se uma pessoa madura e calejada? Seu passado de luxo o fez uma pessoa capaz de enxergar a desigualdade social, ou ele é mais um arrogante querendo manter seu status?

4. Objetivos pessoais e motivação:
Com uma personalidade e um passado bem desenvolvido, pense no que motivaria essa personagem. O que ela quer atingir com sua vida? Quer ser um escritor de sucesso? um roqueiro? Um mago poderoso? Um bom samaritano? E como ela quer chegar lá?

5. Relações e conflitos:
Quem são seus amigos, aliados, inimigos, parentes, amantes, conhecidos? como ela se relaciona com quem conhece? e com quem não conhece? e com quem acabou de conhecer?

6. Crescimento e reviravoltas:
Essa parte é mais uma "prévia" do que vc imagina que irá acontecer com o personagem ao longo da história. por exemplo, se ele é um riquinho mimado que nasceu em berço de ouro, tvz vc planeje que ele venha a passar por um arco de redenção quando ele descobrir finalmente que sua família teve origens mais simples. Mantenha isso aberto, mas defina um foco, e o personagem terá um papel mais relevante na história.

E é isso, espero ter ajudado um pouco. Tudo de bom!
Aylash Windstorm
Autor e designer gráfico
Imagem
Sombras Divinas, meu livro de estréia, encontra-se já disponível!

Ant2022
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Out 2022, 08:33

Re: Planejamento de Personagens

Mensagem por Ant2022 » 20 Out 2022, 17:53

Obrigado, muito interessante

Responder

Voltar para “Papo de Autor”