Links úteis ao storytelling

Está escrevendo seu livro? Em processo de publicação? Entre aqui para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências! Espaço de discussão vinculado ao site Papo de Autor e à live Diário de Escrita.
Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

Links úteis ao storytelling

Mensagem por iagoramonmoller » 03 Mar 2020, 12:00

Oi, gente. Tudo bem?

Proponho este tópico para compartilharmos links que possam ajudar os autores do fórum a estruturarem suas histórias.

Para deixar tudo bem organizado, vamos postar um por resposta e sempre com uma breve descrição, ok?
Editado pela última vez por iagoramonmoller em 03 Mar 2020, 12:13, em um total de 1 vez.
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

TV Tropes

Mensagem por iagoramonmoller » 03 Mar 2020, 12:05

Imagem

Seja no uso de um arquétipo de personagem, um diálogo familiar ou uma característica previsível do enredo, há elementos narrativos que inevitavelmente se repetem no ato de contar histórias. E existe um lugar na internet onde todas as ideias recicladas são compiladas: o wiki TV Tropes, criado em 2004. [...] No TV Tropes, que se descreve como o “wiki devorador de toda a cultura pop”, uma comunidade dedicada de internautas examina produtos midiáticos dos mais diversos formatos (não apenas na TV, como indica o nome) e nacionalidades em busca de clichês, estereótipos ou, mais precisamente, “tropos”.

Link para acesso

Fonte: Nexo Jornal
Editado pela última vez por iagoramonmoller em 03 Mar 2020, 12:11, em um total de 2 vezes.
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Avatar do usuário
iagoramonmoller
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2020, 21:48
Localização: Novo Hamburgo, RS
Contato:

The Periodic Table of Storytelling

Mensagem por iagoramonmoller » 03 Mar 2020, 12:08

Imagem
"Contar histórias é uma técnica muito articulada que constitui a base de todos os tipos de relato e consiste de uma série de elementos que se ligam um ao outro. A partir desse conceito que nasce a maravilhosa visão de Jamer R. Harris, que foi inspirado na tabela periódica dos elementos químicos para atingir a tabela periódica do Storytelling.

Este não é apenas um infográfico cativante, mas um recurso fundamental para todos aqueles que querem se aprofundar em detalhes sobre os diferentes elementos que compõem uma história. Cada elemento dos fatos é clicável e conduz à sua descrição completa em um wiki. A riqueza de informações divididas em categorias amplas que permitem elementos se ligarem a moléculas que são nada mais do que histórias."

Link para acesso

Fonte: Blog do Ed
Escrevo. Estudo Letras. Aqui, compartilho conhecimentos, dúvidas e processos com outros autores. Tenho uma campanha que você pode apoiar.

Confira meu trabalho:
Campanha no Apoia.se | Blog | Instagram | Facebook | Twitter

Responder

Voltar para “Papo de Autor”