Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Área reservada à divulgação de livros e outros textos, quer estejam à venda ou gratuitos. É permitido um único post por livro. Aproveite para se apresentar!
Renato A. Lima
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jan 2020, 12:49

Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Renato A. Lima » 13 Jan 2020, 10:55

sketch_capa_despertar_03.jpg
sketch_capa_despertar_03.jpg (243.97 KiB) Exibido 1087 vezes
Despertar – O Renascimento, é o primeiro livro escrito por Renato A. Lima, e marca o início de uma série de ficção distópica. Mas afinal, o que é ficção distópica?
Distopia representa a antítese da utopia, e pode ser conceituada como um lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação. Deste modo, uma ficção distópica pode representar um mundo pós-guerra, totalmente destruído por armas nucleares, ou até mesmo um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, monstros ou alienígenas.

Mas na obra em questão não existem seres fantasiosos e assustadores, como zumbis nazistas almejando a volta e ascensão do Terceiro Reich, ou monstros sanguinários que se alimentam de carne humana. O livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, e, assim como outros do gênero, explora a imensidão do vazio e da solidão, assim como outros temas mais “humanos” propriamente ditos.

Já no início do livro, nos deparamos com essa perspectiva, pois o protagonista, ao qual esqueceu suas memórias do passado (inclusive seu próprio nome), desperta de um longo sono após permanecer em estado criogênico dentro de uma cápsula, e um dos primeiros sentimentos que lhe atormenta é justamente o da solidão e do abandono. Logo, ele descobre que o lugar é chamado de Laboratório Cinco, ao qual pertence a uma corporação misteriosa chamada “Awakening”.

A partir deste ponto, a história se ramifica e se enche de mistério. Mesmo depois de 360 páginas, recheadas de personagens carismáticos, antagonistas abomináveis, reviravoltas espetaculares e lugares encantadores, muitas das dúvidas e questões relacionadas ao livro ainda permanecem em aberto.

Uma das questões do livro que chama a atenção é o medo do desconhecido que permeia entre os personagens, sempre caminhando entre eles como sombras na escuridão. É de se imaginar que, em um mundo desconhecido e aparentemente desolado, as pessoas passem a temer o que lhes cerca e o que elas desconhecem, e se tornem propensas a inventar crenças e superstições absurdas. Desta forma, criam-se brechas para a ignorância e a alienação, semelhante ao que ocorrera na Idade Média.

O livro aborda a alienação e o fanatismo religioso com ênfase, mostrando do que as pessoas são capazes de fazer quando tem suas crenças, que tratam com tanta devoção, perturbadas. Questões filosóficas e críticas sociais também são abordadas, temas como o existencialismo, a manipulação, a ganância, a moral e a ética.

Renato A. Lima levou quatro anos para finalizar a história, e publicou com a Editora Viseu, tendo influências de vários autores e culturas distintas. Formado em História, ele introduziu várias referências historiográficas e filosóficas na sua obra, tornando-a um prato cheio, tanto para quem gosta de ficções e distopias em geral, quanto para quem gosta de livros científicos e de temáticas mais sombrias e realistas.

A versão física do livro “Despertar – O Renascimento” pode ser adquirida na página da Editora Viseu, no link:
https://www.eviseu.com/pt/livros/1216/despertar/

Versão digital na Amazon:
https://www.amazon.com.br/Despertar-Ren ... B081B8W1SP

Página no facebook:
https://www.facebook.com/RenatoLimaDespertar/
Editado pela última vez por Renato A. Lima em 15 Jan 2020, 13:37, em um total de 5 vezes.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Richardsl » 14 Jan 2020, 11:34

Coloca a imagem da capa para facilitar.

Agora algumas críticas que espero serem construtivas:
O texto muito longo expondo as razões do autor fazer essa obra me fez parecer que estava lendo uma resenha para o ensino médio. Gostaria que só tivesse as partes onde a obra se vende.

Me incomodei com um parágrafo onde parece que se está empurrando uma interpretação da obra. Além de fazer uma correlação com a Idade Média que minha mente foi automaticamente buscar todas as dicussões que já tive sobre o assunto me fazendo sair da leitura do post completamente.

Além disso, tirando que o texto aborda questões existenciais, filosóficas e religiosas num mundo pós-apocalíptico, entendi mais nada. Não sei quem é o protagonista, qual o enredo em si nem qual o objetivo do livro.

Renato A. Lima
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jan 2020, 12:49

Re: Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Renato A. Lima » 14 Jan 2020, 12:31

Olá, agradeço pelas críticas. Estou tentando postar, e esse texto foi um quase um teste para ver o resultado. Gostaria de excluí-lo, mas também não sei como o faço. Quanto a imagem, se puder me ajudar a postar junto com a publicação, fcaria grato.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Richardsl » 14 Jan 2020, 14:11

Renato A. Lima escreveu:
14 Jan 2020, 12:31
Olá, agradeço pelas críticas. Estou tentando postar, e esse texto foi um quase um teste para ver o resultado. Gostaria de excluí-lo, mas também não sei como o faço. Quanto a imagem, se puder me ajudar a postar junto com a publicação, fcaria grato.
Não exclua o texto nem se envergonhe. Tudo pode se tornar aprendizado se vc conseguir/quiser. Procure falar da tua obra e porquê ela difere das demais. Não é necessário (geralmente) explicar o que é o gênero ou os termos técnicos da sua obra, geralmente os leitores do seu livro estarão procurando algo daquele gênero, então eles (provavelmente) já sabem tudo isso. Se for o caso responda às duvídas pontuais que surgirem.

E eu também sofro com isso. Já fiz 3 sinopses para meu primeiro romance e ainda acho ruim. Falar de nossas próprias obras é mais dificil do que falar das obras alheias porque deixamos um pedacinho nosso em cada obra.

Vou dar um exemplo para ver o que você acha:
Num mundo distópico/pós-apocalíptico a imensidão do vazio e do abandono atormenta o coração dos sobreviventes. "O protagonista (não sei como você o chama no livro)" desperta de um longo sono criogênico e, mesmo sem memórias, é abatido pela forte sensação de abandono.
Logo, ele descobre estar no Laboratório Cinco, pertencente à misteriosa corporação "Awakening". E, em sua jornada conhecerá lugares encantadores e pessoas incríveis e carismáticas. No entanto, nem todos os que cruzarão seu caminho desejam que ele descubra a verdade e os mistérios deste mundo.

Renato A. Lima
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jan 2020, 12:49

Re: Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Renato A. Lima » 15 Jan 2020, 13:34

Agradeço pelas dicas, certamente serão úteis em um futuro próximo. No caso, eu postei esse mesmo texto em um blog de literatura, e apenas o copiei para cá. Por isso falei que era praticamente um teste, visto que não redigi nada. Caso se torne uma publicação negativa, posso redigir outro texto, específico para o Papo de Autor. Aqui está a sinopse que fica na contracapa:
Após permanecer desacordado em uma cápsula de criogenia por tempo desconhecido, o protagonista, ao qual esqueceu suas memórias passadas, desperta em um laboratório misterioso chamado “Laboratório Cinco”.
Depois de sair do laboratório, ele encontra outras pessoas que sofreram o mesmo destino, e partilham da perda de memória. Juntos, eles precisam vencer as dificuldades de viver em um mundo desolado, e assim construírem novas memórias.
Mas esta não será uma tarefa fácil, pois há muitas coisas que eles desconhecem: o mundo já não é mais o mesmo, e muitos perigos os aguardam em suas jornadas.

Obs: não posso dar muitas informações, visto que qualquer coisa é spoiler.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Despertar - O Renascimento, Nova Série de Ficção Distópica

Mensagem por Richardsl » 15 Jan 2020, 16:16

Gostei da sinopse. Bom sucesso.


Responder

Voltar para “Divulgação de livros”