Escritor Iniciante: Como você publicaria seu livro?

Espaço para conversas sobre literatura.
Igor André
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Abr 2017, 16:35
Localização: Cabo Frio
Contato:

Escritor Iniciante: Como você publicaria seu livro?

Mensagem por Igor André » 07 Abr 2017, 17:18

Boa tarde, rapaziada.

Faz bastante tempo desde a última vez em que estive por aqui. Mas já que estamos em tempos de recomeço, vide o renascer triunfal da DB, decidi regressar ao antigo lar tal qual um filho prodigo. E trouxe comigo uma questão que realmente acredito que seja relevante para muitos dentre nós que escrevem regularmente e gostariam de ver suas obras publicadas:

Qual caminhos vocês consideram ser o melhor para publicar seu material?

É provável que o debate passe por objetivos particulares, tais como retorno financeiro ou reconhecimento. E a intenção é que reflitamos sobre todos eles a fim de tentar chegar quem sabe a um melhor caminho tanto para quem produz, quanto para quem quer ter acesso à novos materiais e autores.

Vou tomar a liberdade de citar meu caso particular como um mero estudo de caso:

Escrevi um livro e deixei em "stand by" por alguns meses, exceto pelas constantes edições e revisões até que por fim decidir publicá-lo. Optei por uma produção
independente, impressão de uma tiragem (bastante) limitada em gráfica, pagando do meu bolso.

Nimb rolou bons dados e eu consegui recuperar a grana do investimento. Depois decidi publicar o material na íntegra na internet para quem quisesse apreciar. E ficou nisso.

Na época fiquei bastante satisfeito com o resultado, foi, afinal, a realização de um sonho. Porém, hoje estou no processo de finalização do segundo e não estou me sentindo mais tão a vontade para fazer a mesma coisa que fiz com o primeiro. Digo, não dá exata MESMA forma. Talvez, dividir o material em capítulos e ir publicando aos poucos em um blog, site ou algo do gênero, mas não estou seguro que esta seja a melhor tomada de decisão.

Exatamente por isso vim aqui, pois talvez (provavelmente com certeza) há outros aqui passando por situação parecida com a minha e gostaria de ouvi-los.

Abraço!
Igor André Pereira dos Santos
(@ordemnocaos)
Autor orgulhoso do livro de A Derradeira Caçada e do conto "Tempo de Reencontro" apresentado no Crônicas de Tormenta Vol. 2

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Escritor Iniciante: Como você publicaria seu livro?

Mensagem por Armageddon » 11 Abr 2017, 19:02

Opa =D

Eu nunca tive coragem (e nem a grana) pra bancar um livro por conta própria, e também não estou com o tempo sobrando pra organizar um financiamento coletivo. O que fiz foi colocar um livro na Amazon e esquecer ele lá. Se não me engano, vendi umas cinco cópias no último ano =D
Imagem

Defensor
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jun 2018, 17:51

Re: Escritor Iniciante: Como você publicaria seu livro?

Mensagem por Defensor » 06 Jun 2018, 16:23

Fala Igor =)

Estou voltando a trabalhar com roteiros depois de alguns anos parado com isso e tem vindo o mesmo questionamento. E penso que poderia sim ser mais interessante divulgar os capítulos paulatinamente em um blog, seja pessoal ou sobre o assunto, para ir gerando público. Penso em fazer o mesmo, mais pelo fato de saber que bancar um projeto do bolso sem marketing e sem muito "nome" é um investimento muito arriscado, até pela quantidade de material que podemos achar aos montes por aí.

Investir em capital social nesse momento é tão importante quanto os meios de publicação em si.

Avatar do usuário
LordThwor
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Set 2017, 07:08

Re: Escritor Iniciante: Como você publicaria seu livro?

Mensagem por LordThwor » 25 Ago 2020, 15:00

Buenas, pessoal!

Estou há bastante tempo afastado do fórum, mas creio que este assunto é, de certa forma, atemporal. Eu tenho observado e acompanhado alguns escritores (em especial de conteúdo ficção) e posso te dizer que percebo alguns caminhos interessantes para o escritor iniciante.
Três caminhos que vejo serem os mais comuns. Procurar uma editora é o caminho mais tranquilo para a produção. Tem um investimento bem razoável, mas você não se ocupa com muita coisa além de escrever e depois divulgar.
Ser independente tem uma questão de custo baixo, mas muito trabalho envolvido com a produção. Gera resultados legais, com divulgação
Fazer crowdfunding dá certo e tem editoras que vivem desta modalidade. A chave para conquistar a meta: divulgação.
Os escritores iniciantes que tenho visto com algum sucesso investem em si mesmos nas redes sociais. Instagram, facebook, twitter, telegram e afins. Colocam vídeos comentando obras ou notícias em seus blogs ou páginas sobre sua história e personagens. Um outro meio interessante é fazer parte de comunidade de escritores. Em geral, se apoiam mutuamente pelas divulgações de livros. Seja impresso ou digital. Essa semana mesmo, acompanhei uma autora que conseguiu esgotar a tiragem inicial do seu livro durante a pré-venda. Consegui esse resultado usando o twitter.
Espero ter contribuído.

Responder

Voltar para “Literatura”