[TRPG] Lâmina Invisível (CdP)

Espaço para mostrar o material criado por você, de contos a desenhos. Leia e comente sobre as criações dos colegas do fórum!
Avatar do usuário
Haxes
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:11

[TRPG] Lâmina Invisível (CdP)

Mensagem por Haxes » 29 Jan 2017, 12:07

Oi gente, tudo bem?

Entrei no fórum recentemente (a alguns minutos) e gostaria de compartilhar com vocês uma classe de prestígio que bolei alguns dias atrás: o combatente sagaz mestre dos ataques de oportunidade, o Lâmina Invisível (realmente não consegui pensar em um nome melhor :/)

Lâmina Invisível

Num mundo onde os guerreiros escolhem armas enormes e pesadas, vestindo-se de latas pesadas e chamativas, um tipo especial de combatente opta pela sutileza e astúcia no combate.

Este é o Lâmina Invisível.
Estes guerreiros são mestres da finta, manejando armas leves com precisão cirúrgica e utilizando-se de técnicas que minam as fraquezas do inimigo. Escondendo suas pequenas armas sob suas roupas, o Lâmina é especialista em aproveitar-se das brechas na guarda de seu oponente, se posicionando em pontos estratégicos e atacando com golpes rápidos e precisos. Contra ele todo cuidado jamais é suficiente, e quando ver o brilho de suas lâminas já é tarde.

Pré-Requisitos
Tendência: Qualquer não Leal.
Perícias: Enganação 8 e Iniciativa 8.
Talentos: Acuidade com Arma, Fintar Aprimorado, Reflexos de Combate.

Pontos de Vida por Nível: 4 + modificador de Constituição.

Habilidades de Classe
Ataque Furtivo: Você sabe aproveitar a distração do inimigo para atingi-lo em pontos vitais. Quando atinge um alvo desprevenido ou flanqueado com um ataque corpo-a-corpo com armas leves, você causa +1d6 pontos de dano adicional. No 5º nível, e a cada 4 níveis subsequentes você recebe +1d6 adicional.

Primeiro Sangue: O Lâmina Invisível é especialista em iniciar combates, de preferência para que terminem logo. Em seu primeiro turno que for atacar um oponente, este oponente é considerado desprevenido nesta rodada. Esta habilidade funciona apenas contra inimigos que tiveram resultado no teste de Iniciativa inferior ao Lâmina.

Cuidado onde Anda: Do 2º nível em diante, sempre que um inimigo se mover dentro de seu alcance de ataque corpo-a-corpo, você pode realizar um ataque contra este oponente como uma reação. Esta habilidade funciona apenas caso ataque com uma arma leve, e o adversário é considerado desprevenido para este ataque.

Evasão: A partir do 2º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre nenhum dano se for bem-sucedido. Você ainda sofre dano normal se falhar no teste de Reflexos. Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando armadura média ou pesada.
Caso já tenha recebido Evasão através de outra classe, ao invés disso, você recebe Evasão Aprimorada.

Astúcia de Combate: No 3º nível, a experiência do Lâmina Invisível o permite notar brechas na guarda do adversário – e usar essas brechas a seu favor. Sempre que enfrenta um adversário desprevenido sua penalidade na classe de armadura aumenta para -5, mas apenas contra seus ataques com armas leves. No 5º nível, e a cada 2 níveis subsequentes essa penalidade aumenta em -1.

Técnica de Luta: No 3º nível e a cada 3 níveis subsequentes você recebe um talento de combate adicional.

Fintar Rápido: Do 4º nível em diante o Lâmina pode utilizar a Finta como uma ação livre. Você continua podendo realizar apenas uma finta por rodada.

Defesa Sagaz: A partir do 5º nível o Lâmina Invisível adiciona seu modificador de Inteligência em sua CA. Este bônus não pode ser aplicado caso esteja vestindo armaduras médias ou pesadas.

Agilidade Mortal: Do 6º nível em diante sempre que um oponente realiza uma ação padrão ou de rodada completa dentro de seu alcance de ataque corpo-a-corpo você pode fazer um ataque corpo-a-corpo com arma leve contra este oponente como uma reação. O inimigo é considerado desprevenido para este ataque.

Evasão Aprimorada: A partir do 7º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre dano algum se for bem-sucedido, e sofre apenas metade do dano se falhar. Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando armadura média ou pesada.
Caso já tenha obtido esta habilidade você recebe no lugar Técnica de Luta.

Finta Relâmpago: Do 7º nível em diante o Lâmina Invisível adiciona seu modificador de Inteligência nos testes de Enganação para fintar, e esta manobra passa a afetar todos os oponentes adjacentes.

Maestria de Combate: No 10º nível a proeza e astúcia do Lâmina Invisível chega a seu ápice. O oponente não pode através de nenhum meio evitar ficar desprevenido para o Lâmina Invisível, talentos como Mobilidade Perfeita ou habilidades como Esquiva Sobrenatural não funcionam contra ele. Além disso, uma vez por turno você pode sacrificar um de seus ataques de reação através das habilidades Cuidado onde Anda e Agilidade Mortal para tentar impedir um ataque feito por este oponente. Faça uma jogada de ataque com arma leve oposta pela jogada de ataque do adversário (como no talento Aparar), caso sua jogada seja maior o ataque é cancelado. A penalidade por estar desprevenido (-8) se aplica à jogada de ataque do oponente.


Lâmina Invisível
Nível --- BBA ---Habilidades de Classe
1º--------+0--------Ataque Furtivo +1d6, Primeiro Sangue
2º--------+1--------Cuidado onde Anda, Evasão
3º--------+2--------Astúcia de Combate (-5), Técnica de Luta
4º--------+3--------Fintar Rápido
5º--------+3--------Astúcia de Combate (-6), Ataque Furtivo +1d6, Defesa Sagaz
6º--------+4--------Agilidade Mortal, Técnica de Luta
7º--------+5--------Astúcia de Combate (-7), Evasão Aprimorada
8º--------+6--------Finta Relâmpago
9º--------+6--------Ataque Furtivo +1d6, Técnica de Luta
10º-------+7--------Astúcia de Combate (-8), Maestria de Combate



Então, o que acharam? Ruim? Bom? Precisa de nerf? Comentem, critiquem


*rola Furtividade e some*
Editado pela última vez por Haxes em 31 Jan 2017, 10:01, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: [TRPG] Lâmina Invisível (CdP)

Mensagem por LordVrikolaka » 29 Jan 2017, 14:19

Bom, eu vou pegar e analisar a classe. Eu já deixo claro: se eu acabar sendo meio duro ou até grosso, eu peço desculpas, não foi mesmo a intenção. Eu vou analisar tudo de forma simples e rápida, e fazer indagações diretas, e coisas que poderiam ser necessárias de mudanças. Não vou analisar nada que eu não tenha considerações específicas
Haxes escreveu:Pré-Requisitos
Bônus Base de Ataque: +5.
Tendência: Qualquer não Leal.
Perícias: Treinado em Enganação, Iniciativa e Percepção.
Talentos: Acuidade com Arma, Brecha na Guarda, Fintar Aprimorado, Foco em Arma (Adaga), Reflexos de Combate e Saque Rápido.
Tem vários problemas nos pré-requisitos: você exige seis talentos (porque Fintar Aprimorado exige Especialização em Combate) e BBA +5 numa classe que é pra ser "Especialista" (Essa classe tá com ladino estampado na cara).
Haxes escreveu:Primeiro Sangue: O Lâmina Invisível é especialista em iniciar combates, de preferência para que terminem logo. Em seu primeiro turno que for atacar um oponente, este oponente sempre é considerado desprevinido nesta rodada. Esta habilidade funciona apenas contra inimigos que tiveram resultado no teste de Iniciativa inferior ao Lâmina.
Então... Eu conversei com dois outros amigos que manjam do sistema, e até onde eles se lembram, essa habilidade "já existe e não existe no sistema por padrão". Porque tem ficha de NPC que faz isso, aquele guri do Desafio dos Deuses, o Bárbaro/Ladino, que eu não sei o nome, mas essa parte de "sempre considerado desprevinido na primeira rodada" não é citada em nenhuma outra parte do sistema que não seja a ficha desse guri. Então isso é um problema, pq fica numa área cinza, um "diz que me diz".
Haxes escreveu:Técnica de Adaga: No 2º nível e a cada 4 níveis subsequentes você recebe um talento de combate adicional da lista a seguir. Os pré-requisitos dos talentos ainda devem ser cumpridos, porém, níveis nesta classe de prestígio contam como níveis de Guerreiro para satisfazer pré-requisitos destes talentos:

Acerto Crítico Aprimorado, Adaga Sorrateira, Alcance Supremo, Aparar, Ataque Duplo, Ataque Preciso, Ataque em Movimento, Ataque Sagaz, Combater com Duas Armas, Combater com Duas Armas Aprimorado, Combater com Duas Armas Maior, Conhecimento de Golpes, Especialização em Arma, Especialização em Arma Aprimorada, Esquiva, Foco em Arma Aprimorado, Mestre em Arma, Mobilidade e Mobilidade Perfeita.

Além disso, você se torna capaz de desferir ataques de corte com a adaga, e pode escolher entre perfuração e corte sempre que realizar um ataque.
Eu achei tosco isso. Dá logo um Talento de Combate pro cara. Porque eu tô falando isso? Porque a partir do momento que sair novos talentos que poderiam entrar na classe, você vai ser obrigado a ter que alterar a classe, pra ter que enfiar, e isso é uma dor de cabeça desnecessária, e você dando um talento de Combate adicional, simplesmente vai adicionar muito mais na build do jogador que tu "dar um talento de uma lista específica". Não é pra menos, que Tormenta aboliu essa ideia e nunca usou ela, exceto com Estilos de Combate. E como Estilo de Combate é uma situação completamente diferente... xD
Haxes escreveu:Astúcia de Combate: No 3º nível, a experiência do Lâmina Invisível o permite notar brechas na guarda do adversário – e usar essas brechas a seu favor. Uma vez por turno como uma ação padrão, faça um teste de Percepção de CD igual a CA de um adversário a até 9m de distância. Caso seja bem-sucedido, adicione o valor excedido no teste nas suas jogadas de ataque contra este oponente até o fim do combate, mas apenas para seus ataques com adaga. É possível realizar novos testes para maiores bônus nas jogadas de ataque, este bônus é o maior entre os testes realizados.
...Broken. Pra porra. Não sei se você anda muito pelo forum, mas é simplesmente muito fácil você aumentar Percepção até o talo. Um Elfo Abençoado de Khalmyr/Ladino Capanga Treinado em Percepção e com Boa Sabedoria (uns 14?), já vai alcançar 37 no Percepção usando a habilidade de Abençoado de Khalmyr, considerando Nivel 8 (que é o mínimo que tu precisa pra entrar na classe). Considerando um NPC de mesmo nível com uma CA média (CA 25 [10 + 8 da armadura completa +des+1 + 2 de escudo + 4 do meio nivel), essa habilidade, numa build simples de percepção sem gastar nenhum talento a mais pra isso, +12 nas jogadas de ataque. o.o

A única coisa que puxa essa habilidade pra baixo, é que só é usado em Adaga, uma das piores armas do jogo, mesmo pra combatentes de Acuidade c/Arma, mas mesmo assim, nada disso impede que você não comece a enfiar Ataque Poderoso Aprimorado, Ataque Duplo, Combater c/2 Armas, pra maximizar o dano...

Como eu mudaria?
"Uma vez por turno, eu posso gastar uma ação de movimento pra Prestar Auxílio no meu próprio ataque".
Pronto. Isso vai durar por uma rodada, porque é prestar auxílio, bombar prestar auxílio é extremamente difícil de fazer, e vai deixar a classe muito mais equilibrada.
Haxes escreveu:Sagacidade de Combate: A partir do 6º nível o Lâmina Invisível adiciona seu modificador de Inteligência em sua CA (este bônus não pode ser aplicado caso o usuário esteja vestindo armaduras médias ou pesadas) e testes de Percepção para a habilidade Astúcia de Combate, além disso, pode usar essa habilidade como uma ação de movimento.
Daí você quer dar mais coisas pra uma habilidade que vai dar uns bônus medonhos. E ainda transformar numa ação de movimento. A Int na CA não me incomoda muito, já que tu vai demorar pra pegar e tu não consegue entrar na classe com Mago, onde a habilidade iria realmente ficar poderosa demais...
Haxes escreveu:Finta Relâmpago: Do 7º nível em diante o Lâmina pode utilizar a Finta como uma ação livre, além disso, você adiciona seu modificador de Inteligência nos testes de Enganação para fintar. Você continua podendo realizar apenas uma finta por rodada.
Habilidade meio inútil em total honestidade, porque Finta é ruim. OK, usar como ação livre é decente, mas rolar enganação contra Iniciativa, literalmente a melhor perícia do sistema disparado... É. Eu tiraria. Isso não adiciona na eficiência da classe.
Haxes escreveu:Evasão Aprimorada: A partir do 7º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Refl exos para reduzir o dano à metade, você não sofre dano algum se for bem-sucedido, e sofre apenas metade do dano se falhar. Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando armadura média ou pesada.
Caso já tenha obtido esta habilidade pode escolher um talento adicional da lista de talentos da habilidade Técnica de Adaga, desde que cumpra com seus pré-requisitos.
Veja a habilidade Técnica de Adaga sobre a minha opinião sobre esse trecho em vermelho.
Haxes escreveu:Maestria de Combate: No 10º nível a proeza e astúcia do Lâmina Invisível chega a seu ápice, você pode utilizar a habilidade Astúcia de combate como uma ação livre. Além disso, em adição ao bônus nas jogadas de ataque, você recebe as seguintes vantagens, baseado na margem de sucesso do teste de percepção:

1 a 3: O oponente não pode evitar ficar desprevinido ou conceder ataques de oportunidade para o Lâmina Invisível, mesmo que habilidades, perícias ou talentos (como Esquiva Sobrenatural e Mobilidade Perfeita) digam o contrário.
4 a 6: Sempre que o oponente realizar uma ação de movimento para se mover dentro de sua sua área de ameaça (inclusive quando entra nela) é considerado desprevenido para o Lâmina Invisível, mas apenas na rodada que realizar a ação de movimento.
7 a 9: Sempre que o oponente atacar dentro de sua área de ameaça lhe concederá um ataque de oportunidade, desde que esse ataque seja realizado com adaga.
10+: Sempre que o oponente for alvo de um ataque (exceto os seus) lhe concederá um ataque de oportunidade, desde que esse ataque seja realizado com adaga.
Então. Lembra do que eu falei, do Astúcia de Combate, que Percepção é uma perícia extremamente fácil de otimizar? Então... Basicamente, você vai, com uma perícia de Percepção mais ou menos otimizada, tu vai alcançar o 10+ brincando, e basicamente, você não só vai ter 10+ nas jogadas de ataque, mas literalmente tudo que o cara fizer, vai causar AdO.

Ah é. Ataques de Oportunidade são uma regra opcional no Tormenta RPG. Então eu modificaria a habilidade, pra deixar ela pra mesas mais genéricas, onde AdO não é uma regra que está lá.

CONCLUSÃO:
A classe precisa de alguns ajustes MUITO pesados. Nos pré-requisitos, e nas habilidades. Eu, pessoalmente, tiraria a habilidade que tu usa Finta, porque a habilidade é fraca e não vai fazer diferença, e com isso, Fintar Aprimorado como pré-requisito. Também tiraria a Técnica de Adaga, pra dar simplesmente Talentos de Combate, talvez numa rating 3-6-9, porque 3-6-10 tá arbitrário e não faz sentido. Aliás, eu senti na moral, que essa classe tá com muito mais cara de uma Classe de Guerreiro do que de Ladino, uma coisa meio "Eu quis ser ladino mas mamãe não deixou", pelo quilo de talentos, bba alto, e tirando a habilidade Evasão/Evasão Aprimorada, ela não lembra em nada o Ladino. Tá mais parecida um Guerreiro de Faca que um Ladino mesmo.

Aliás: uma classe focada numa arma só é bem limitante, especialmente pra Adaga, de longe, uma das piores armas. Talvez, eu deixaria pra "Armas Leves". Isso daí daria opções maiores, como usar Wakizashis, usar Espadas Curtas, Martelos, ou mesmo Nunchakus e Sais (além de todas as armas que vem em suplementos). E, mesmo que queira manter a restrição de "só adaga", você tem que também levar em consideração o seguinte: e armas aparentadas de adagas? Pq afinal de contas, existem armas no manual do malandro que são basicamente adagas...

Avatar do usuário
Haxes
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Jan 2017, 11:11

Re: [TRPG] Lâmina Invisível (CdP)

Mensagem por Haxes » 29 Jan 2017, 17:05

Obrigado pela crítica!

A ideia do fintar, que é realmente uma habilidade ruim, é que em níveis avançados o inimigo não pode evitar ficar desprevenido ou conceder ataques de oportunidade, então isso daria um golpe a mais por rodada. E sim, escolhi adaga justamente porque é uma arma ruim, só que combina o estilo de combate que tentei passar pra ele. Então, poderia reduzir a BBA dele para +3/4 por nível, mudar a Técnica de Adaga para Técnica de Luta ou Estilo de Combate e reduzir os pré-requisitos, porém sem aumentar o dano. A ideia é colocar o oponente em uma situação onde tudo que ele faça conceda AdO, e tirar a habilidade Astúcia de Combate, já que concede bônus demais nas jogadas de ataque dele...

Talvez:

Astúcia de Combate: No 2º nível, quando o Oponente está desprevenido, sua penalidade na CA aumenta para -5. No 4º nível e a cada 2 níveis subsequentes a penalidade aumenta em 1 até um máximo de -8 no 10º nível. Esta penalidade se aplica apenas a seus ataques com adaga.

E os efeitos que dependem da margem do teste de Percepção são retirados e concedidos gradativamente por nível. Reduzir os pré-requisitos e ao invés de exigir BBA, exigir graduações em perícias, vou trabalhar nisso. E valeu :)



EDIT: A classe sofreu alterações.


Responder

Voltar para “Fan Fiction & Fan Art”