[TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Espaço para mostrar o material criado por você, de contos a desenhos. Leia e comente sobre as criações dos colegas do fórum!
Avatar do usuário
Muffin
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Dez 2016, 20:23

[TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por Muffin » 10 Mar 2017, 13:48

Olá, olá, para todos os usuários do fórum. Venho por meio deste lhes passar um pequeno trabalho que eu comecei a fazer nestes últimos dois meses junto de meu grupo de RPG. Já jogávamos Tormenta RPG há alguns anos, e eu me coloquei a fazer esta adaptação por diversão (que originalmente, seria apenas uma adaptação das classes). Meu grupo gostou bastante de jogá-la, e meio a ideia de compartilhá-la com outros grupos que poderiam gostar de jogar.

Para aqueles que não conhecem, Ragnarök Online foi um MMORPG que ganhou grande popularidade pelos anos de 2005~2006 no Brasil, sendo também o primeiro MMO a ser totalmente traduzido para o português. Ele é distribuído pela Level Up Games desde 2004, e se mantém estável até hoje.


A adaptação trás 25 classes (divididas em classes básicas, primárias e secundárias), 8 talentos, 1 novo modelo, 19 magias e regras para tornar o jogo mais fiel ao original possível, sem tirar o ar original de Tormenta RPG.
http://www.mediafire.com/file/0af6cz7wq ... 20+1.2.pdf


Críticas e opiniões serão totalmente bem-vindas, tal como qualquer dúvida que possa haver.

Marquezini
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2017, 01:39

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por Marquezini » 17 Mar 2017, 01:08

Parabéns pela adaptação, me impressionei com a qualidade do trabalho! Seria bem interessante que também tivesse uma parte dedicada a falar um pouco mais sobre o universo do jogo :D

Eu fiquei com uma dúvida na parte da Durabilidade de Armaduras e Escudos, até porque também tô vendo de incorporar um sistema parecido nas minhas mesas de jogo. A matemática do jogo não fica meio esquisita com esse esquema de redução de danos pela metade? Digo, os personagens do Tormenta RPG já são bem bombados, imagino que os da sua adaptação tenho herdado essa característica do sistema, e todos eles receberiam somente metade do dano enquanto estivessem usando armaduras? O escudo também reduz pela metade, deixando um total de 1/4, caso esteja utilizando uma armadura e um escudo? Imagino que as lutas fiquem muito fáceis assim, não?

Outra coisa, é bem complicado reduzir os PVs de um Escudo de Corpo que recebe metade do dano e ainda possui uma Redução de Dano 30. Então, supondo que o personagem leve um dano de 70 pontos, o que já seria bem alto, ele tomaria 35 pontos, o escudo os outros 35 pontos, mas com uma redução de 30 ele perderia apenas 5 PVs ficando com 95? Não tá um pouco forte demais não?

Por último, como essa regra ficou em jogo? A galera tinha a disposição direitinho de ficar anotando os PVs perdidos por eles e pela armadura?

Abraço.

Avatar do usuário
Muffin
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Dez 2016, 20:23

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por Muffin » 18 Mar 2017, 14:00

Marquezini escreveu:Parabéns pela adaptação, me impressionei com a qualidade do trabalho! Seria bem interessante que também tivesse uma parte dedicada a falar um pouco mais sobre o universo do jogo :D

Eu fiquei com uma dúvida na parte da Durabilidade de Armaduras e Escudos, até porque também tô vendo de incorporar um sistema parecido nas minhas mesas de jogo. A matemática do jogo não fica meio esquisita com esse esquema de redução de danos pela metade? Digo, os personagens do Tormenta RPG já são bem bombados, imagino que os da sua adaptação tenho herdado essa característica do sistema, e todos eles receberiam somente metade do dano enquanto estivessem usando armaduras? O escudo também reduz pela metade, deixando um total de 1/4, caso esteja utilizando uma armadura e um escudo? Imagino que as lutas fiquem muito fáceis assim, não?

Outra coisa, é bem complicado reduzir os PVs de um Escudo de Corpo que recebe metade do dano e ainda possui uma Redução de Dano 30. Então, supondo que o personagem leve um dano de 70 pontos, o que já seria bem alto, ele tomaria 35 pontos, o escudo os outros 35 pontos, mas com uma redução de 30 ele perderia apenas 5 PVs ficando com 95? Não tá um pouco forte demais não?

Por último, como essa regra ficou em jogo? A galera tinha a disposição direitinho de ficar anotando os PVs perdidos por eles e pela armadura?

Abraço.
Agradeço muito por ter se dado ao trabalho de ter lido tudo o que coloquei, e também pelo elogio. Eu tinha a ideia de fazer uma parte assim mais para a frente (sempre que me dá na telha eu escrevo mais um pouco mais hahaha), mas queria dar liberdade para o mestre moldar como quisesse todo o cenário de Ragnarok.
Agora, respondendo as suas outras perguntas:

- Fica... Um pouco, sim. Talvez mais para o lado do mestre. Meus jogadores gostaram bastante da regra, principalmente porque as criaturas acabam tendo bastante vida por causa das outras regras, e batendo bastante. Isso acaba sendo balanceado pela outra regra de adaptação de monstros. E uma correção (que eu não tenho certeza se escrevi), quando você recebe um dano e está utilizando tanto a armadura quanto o escudo, deve escolher apenas um para receber a metade do dano por você. Os combates acabam por ficar bem parelhos, se colocar bem a ND.

- Sim, é um pouco forte demais. Na minha primeira versão da adaptação, as armaduras e escudos tinham a metade da RD total que possuem agora, mas eu logo notei um problema: com os monstros melhorados também, armaduras e escudos iriam quebrar rápido demais, e isso poderia acontecer no meio de uma masmorra e causar a morte de um jogador. Tendo aumentado isso, eu também diminuí a velocidade que os jogadores conseguem os zenys, assim eles deveriam ter cuidado com todas as lutas pois poderiam perder o item e não ter tempo/dinheiro para recuperar ele. E isso acontece até com itens mágicos poderosos, dando mais atenção para o cuidado dos itens.

- Meu grupo tinha bastante disposição, eles gostaram bastante de utilizar a regra como eu havia dito, mas utilizavam calculadoras para isto ou um caderno para anotações. Não sei se todos os jogadores iriam gostar de utilizar, é bem possível de jogar sem utilizá-la, mas iria dizer para montar os monstros naturalmente e não utilizar a regra extra para isto.

.C.a.r.l.o.s.
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Jun 2015, 12:18

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por .C.a.r.l.o.s. » 14 Abr 2017, 10:34

Cara, que massa *-* , ficou muito bem feita :shock:

Deu até vontade de jogar de novo (a última vez em que joguei Ragnarok foi a 12 anos atrás =D ... exatamente metade da minha vida !!!)

Alguma chance de vc adaptar tbm as classes T e 3rd ???????? Ia ser show de bola :lol:

PS: Eu nunca fui perito em regras, e to com o "conhecimento ragnarótico" desatualizado :D .... mas posso tentar ajudar nessa empreitada O/

Avatar do usuário
Muffin
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Dez 2016, 20:23

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por Muffin » 14 Abr 2017, 17:04

.C.a.r.l.o.s. escreveu:Cara, que massa *-* , ficou muito bem feita :shock:

Deu até vontade de jogar de novo (a última vez em que joguei Ragnarok foi a 12 anos atrás =D ... exatamente metade da minha vida !!!)

Alguma chance de vc adaptar tbm as classes T e 3rd ???????? Ia ser show de bola :lol:

PS: Eu nunca fui perito em regras, e to com o "conhecimento ragnarótico" desatualizado :D .... mas posso tentar ajudar nessa empreitada O/
Agradeço bastante pelo elogio. E posso compartilhar o sentimento, voltei a jogar Ragnarok por bastante tempo quando fiz essa adaptação junto de alguns amigos hahaha.

Eu estou trabalhando hoje em dia para uma nova atualização da adaptação, com algumas habilidades das classes revisadas e, também, as Transclasses. Elas serão uma regra opcional para o sistema, porque lidam com um 'atraso' para o personagem se tornar épico.

Mas... Sobre as Classes 3, eu acho que é meio impossível de fazer. Além de ser muito demorado de chegar até lá, teria que fazer algumas coisas extras que não seriam tão interessantes para um RPG de mesa. O que é uma pena, classes como Mecânico, Cavaleiro Rúnico e Bioquímico são muito divertidas de se jogar com.

.C.a.r.l.o.s.
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Jun 2015, 12:18

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por .C.a.r.l.o.s. » 14 Abr 2017, 17:12

Entendo :D

Eu tava pensando em manter as transclasses e classes 3rd como uma evolução natural da progressão das classes 2nd, sem precisar rebornar e com menos níveis (talvez + 3 níveis cada). Com isso (e talvez até alterando a tabela de progressão de experiência para subir de nivel, diminuindo o xp necessário) elas seriam até "adaptáveis" XD)


PS >>> aproveitando pra corrigir um errinho: a habilidade Martelo de Thor do ferreiro não tem seu dano listado

e uma opinião: asura tá MUITO roubado (eu sei q é assim no MMO, mas pro rpg de mesa é preciso + equilibrio). Talvez se diminuir o multiplicador pra x25

fora isso: alguns errinhos de pontuação/digitação e palavras omitidas. Se vc quizer eu faço uma revisão ^^

E cara .... MUITO OBRIGADO por essa adptação, sério ... :lol:

Avatar do usuário
Muffin
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Dez 2016, 20:23

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por Muffin » 14 Abr 2017, 18:17

.C.a.r.l.o.s. escreveu:Entendo :D

Eu tava pensando em manter as transclasses e classes 3rd como uma evolução natural da progressão das classes 2nd, sem precisar rebornar e com menos níveis (talvez + 3 níveis cada). Com isso (e talvez até alterando a tabela de progressão de experiência para subir de nivel, diminuindo o xp necessário) elas seriam até "adaptáveis" XD)


PS >>> aproveitando pra corrigir um errinho: a habilidade Martelo de Thor do ferreiro não tem seu dano listado

e uma opinião: asura tá MUITO roubado (eu sei q é assim no MMO, mas pro rpg de mesa é preciso + equilibrio). Talvez se diminuir o multiplicador pra x25

fora isso: alguns errinhos de pontuação/digitação e palavras omitidas. Se vc quizer eu faço uma revisão ^^

E cara .... MUITO OBRIGADO por essa adptação, sério ... :lol:
Fazer revisões é a minha sina como pessoa... Se não for nenhum incômodo, agradeceria bastante se você fizesse. Pode me mandar uma PM com as suas revisões, também, quando pudesse.

Agora, sobre as habilidades: O Martelo de Thor era para, supostamente, causar o dano da arma do ferreiro naquela área... Me lembrarei de colocar isto quando estiver editando.
Já o Punho Supremo de Asura sofreu bastante mudanças da sua forma original que havia adaptado — é realmente uma habilidade forte, e fazer mudanças muito fortes nela poderia fazer personagens ficarem um pouco receosos de uparem um Noviço até o nível 10 apenas para poderem, então, virarem Monges. A forma atual dele é bem forte, talvez a habilidade que sozinha seja capaz de causar mais dano na adaptação inteira, mas ela também é bem complicadinha de ser usada. Você precisa estar com quatro Esferas Espirituais e com a Fúria Interior, o que consome um turno inteiro do alvo. Depois disso, fazer um teste de Meditação com CD 40 como uma ação completa, que não é baixo nem para um personagem com 20 níveis (considerando que o Monge teria o máximo de graduações, e 20 de Sabedoria, ele teria que tirar 12 ou mais no dado, o que é 40% de chance de falha). Após isso, teria que fazer um ataque de toque (sem o bônus da Fúria Interior) contra uma criatura (provavelmente MVP), que ainda poderia desviar. Considere, também, que ele pode ser impedido de chegar no MVP e que o Punho pode perder o poder, e basicamente deixar o Monge como um peso morto para os seus aliados. E que, mesmo que acerte, ele ainda é quase literalmente retirado do combate pelos efeitos que vem após. Eu acho que, tendo tudo isso, faz com que o dano que o Punho cause seja monstruoso (média de 1800 em uma explosão de dano impossível de ser desviada ou resistida), mas faz com que seja um último recurso que deve ser utilizado sabiamente. Ainda mais porque tem cooldown de uma semana inteira dentro do jogo, e precisa ser recarregado por um dia inteiro de meditação.

.C.a.r.l.o.s.
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Jun 2015, 12:18

Re: [TRPG]Adaptação Ragnarök Online

Mensagem por .C.a.r.l.o.s. » 14 Abr 2017, 18:25

Tô MUITO empolgado XD

Vou tentar revisar nessa semana (dia 24 as aulas da facul recomeçam e eu vou ter bem menos tempo) :D

E quer saber? eu quero deixar essa adaptação + completa: me responsabilizo em adaptar os monstros (pelo menos os + clássicos) e suas respectivas cartas O/

Vamo q vamo :lol:

Responder

Voltar para “Fan Fiction & Fan Art”