Guia do iniciante em Gilbânia
Enviado: 21 Abr 2017, 21:03
Combinações certeiras para cada raça:
Humano de Dal-Lee Samurai
Duh... Pois é, essa deve ter sido sua reação. De fato, os humanos de Dal-Lee são bons de samurai. O Bônus de +2 em Sabedoria e +2 em outro atributo qualquer não chega a ser absurdo, mas somado com a arma ancestral e a xenofobia, essa combinação pode ser certeira desde os primeiros níveis.
Humano de Herbrom Explorador
Aqui fica algo interessante, você pode ser o perito em guiar o grupo e, com seu deslocamento melhorado e um talento extra essa pode ser uma boa escolha. Claro, não é a opção mais combativa, mas é bem interessante e, nem tudo no jogo é só pancadaria, em Gilbânia, guias e exploradores são tão importantes quanto guerreiros para se vencer uma guerra.
Humano de Kubut Guerreiro Nato
Fica óbvio que essa classe cai como uma luva no Humano de Kubut que pode tanto aproveitar o Combater com Duas armas logo de cara, como também bater pesado com Ataque poderoso, criando um combatente perigoso.
Humano de Kalgondert Bardo
Quer ser o rosto do grupo no jogo? Essa é a combinação ideal. Simplesmente os grandes peritos na social do cenário, encaixam direitinho nessa classe que pode dar um bom suporte ao time via Música de Bardo ou mesmo via magia.
Raion Tora Macho Campeão dos Ringues
Raion-toras tem a grande desvantagem que não ter equipamentos com facilidade, então o Campeão dos Ringues, que não precisa deles fica perfeito para esses felinos poderosos. O raion-tora macho ainda tem acesso a uma série de talentos regionais e raciais que combinam bem com esse estilo de vida.
Raion Tora Fêmea Druida
Se o macho é o cara da porrada a fêmea raion-tora fica perfeita em um contexto bem selvatico e shamanico. Ela é mais leve que o macho e, usando talentos raciais e regionais pode ser uma grande protetora das selvas.
Tritão Pirata
Pela sua afinidade com o ambiente aquático e o bônus substancial em inteligência que permite um número maior de perícias (coisa que piratas precisam em Gilbânia) faz da opção do tritão Pirata uma mão na roda. Além disso, a combinação ajuda o tritão a ter acesso a água, que ele precisa para sobreviver.
Orc Guerreiro Treinado
Vamos nos lembrar que o guerreiro treinado é uma classe que se vale da força física até mais ou menos o meio da sua progressão, mas depois passa a usar muito os as habilidades mentais. E em Gilbânia o Orc é a raça que contempla muito bem essas duas características. Além disso, nenhuma raça cai melhor como militar que um orc.
Gnomo Ladino
Sim, um baixinho super ágil e carismático que não tem medo de nada é definitivamente uma boa opção para se montar um ladino. Temerário por natureza, entrar em uma masmorra e desarmar armadilhas é pura diversão para um gnomo. A combinação simplesmente é queijo com goiabada.
Anão Nobre
É um fato do cenário é que os anões são a raça mais nobre entre todas. Com franco desejo de riqueza, esses baixinhos robustos e bons de papo formam a combinação de membro da alta sociedade perfeita para jogadores que queiram liderar, brigar e dar carteiradas.
Altos-elfo Guerreiro Nato
Sem essa de elfos frouxos, em Gilbânia o Alto-elfo é pura força combativa e nada de dó dos oponentes. Ele tem bônus em todas as habilidades físicas e ainda começa com Foco em arma para uma opção, o que pode não parecer muito, mas que pode fazer diferença logo de cara no jogo.
Sapios-elfo Feiticeiro
Simplesmente uma das opções de jogo que te dará mais magias, o Sapios-elfo é fantástico para um arcano espontâneo, embora seja frágil e precise de proteção, terá muito mais poder bruto que outras opções.
Bravos-elfo Samaritano
Embora não sejam os elfos mais civilizados, os Bravos-elfos podem encarnar o lado que evoca as forças da cura e da proteção sobre seus aliados. A classe Samaritano lhes cai muito bem aproveitando seu bom bônus de Sabedoria ao máximo.
Elfo Comum Swashbuckler
Sem medo de errar, essa combinação tem tudo para dar certo. Se você quer um personagem galanteador, dinâmico, móvel e metido a dom Juan, faça um Elfo Comum Swashbuckler por que ele vai atender totalmente as suas espectativas. E tenha certeza, sua CA não vai deixar nada a desejar.
Sauro-Garra Monge
Para um personagem que começa com uma quantidade muito boa de armas naturais e bônus em combates, a classe Monge e suas rajadas de golpes caem muito bem. Some isso ao fato do Sauro Garra receber bônus em dois atributos físicos e você tem uma maquina de descer a porrada nos inimigos, e sem precisar de arma alguma.
Gorgoton Herói
Pare para pensar, o Herói é uma classe que é um pouco boa em tudo, mas Sabedoria é justamente o valor que menos o ajuda. Some isso ao fato de que ele não é tão durão quanto outros combatentes e o Gorgoton aparece imediatamente como uma ótima opção para a classe.
Croliano Alquimista
Você realmente acha que um croliano só serve para dar porrada? Pense duas vezes! O Alquimista é o mais resistente entre os arcanos de Gilbânia e, com certeza, pode se valer muito bem dos bônus de CA e Força do Croliano para apoiar na frente de combate junto com qualquer guerreiro. Some isso ao bônus de inteligência e seja feliz!
Lizarg Escravo
A classe escravo não é necessariamente para qualquer um, mas, acho que é bem óbvio que os Lizargs e essa classe foram feitos um para o outro. Um Lizarg mesmo sendo um escravo pode ser um personagem muito completo e poderoso, e ainda uma boa opção de jogo para qualquer jogador que goste de ir a fundo nos dramas do personagem.
Targunito Mago
Targunitos são talvez a raça mais poderosa em magia de toda Gilbânia, competindo apenas com os Sapios-elfos e Tritões e, nesse cenário, o Targunito logo se destaca como o mago. Esqueça o mago frágil com poucos pontos de vida, o Targunito resolve esse problema. Esqueça a CA baixa e a chance de morrer no primeiro ataque, com um Targunito mago isso não vai acontecer!
Snake Cruzado
A religião corre nas veias e no veneno dos Snakes, que são devotos de corpo e alma de suas divindades. Um Snake cruzado é uma opção clichê, mas que dá certo devido à composição do personagem que pode, como opção, usar armas maiores para maximizar suas habilidades de frente de combate e ser mais que uma poção de vida ambulante.
Geko Ninja
A morte vinda de um lugar que você não vê em pessoa. Uma das opções de jogo mais furtivas (e poderosas) é a de pegar esses baixinhos perfeitos em se esconder e combinar com a classe que valoriza isso ao máximo. Se quer um infiltrador de primeira categoria, faça um Geko Ninja!
Sauro-Tricera Paladino de Pandorial
Você deve estar pensando por que essa combinação daria certo, não é? Pois bem, o Paladino de Gilbânia recebe bônus em Habilidades Físicas e uma arma sagrada com bônus mágico. Dê isso ao sauro que possui uma defesa alta, alcance elevado, bônus de manobras e você terá o campeão da deusa do tempo, com físico pronto pra lutar por sua fé.
Sauro-Anquilo Herói
Heróis tem quantidades altas de perícias, então o redutor de inteligência do sauro-anquilo não vai prejudicar em nada a classe. Além disso, para combatentes, Heróis são pouco duráveis, e o Sauro-Anquilo resolve esse problema e ainda te dá uma arma natural bem legal de usar.
Sauro-Tirano Campeão dos Ringues
Pra que armas quando você em si é uma arma? Com a possibilidade de tirar proveito da falta de equipamentos, e com um bônus de manobras muito alto que pode render estratégias fantásticas, o Sauro-Tirano Campeão dos Ringues é garantia de um combatente dá pesada!
Sauro-Ptera Guerreiro Treinado da Ordem dos Espreitadores
Uma opção de arqueiro muito válida, essa combinação lhe dará todas as vantagens de pertencer a uma Ordem Guerreira, um equipamento inicial bem interessante e propício para sua raça e a possibilidade de ser o controlador de campo atacando dos ares.
Zila Samaritano
Ser duro na queda, ter boa sinergia com o divino e possuir habilidades de controle tornam o Zila uma opção de poção de vida ambulante muito eficaz para grupos de répteis. Um personagem simples, mas eficiente, seria pontualmente válido para seu mundo e poderia servir como shamam de um clã.
Chamelus Senhor das Feras
Viver escondido na selva e não ser lá muito combativo pode ser uma vantagem se você fizer amizade com os animais certos. O Chamelus pode ser o suporte do seu animal, mantendo-se oculto e atacando a distância, enquanto seu dinossauro de estimação retalha invasores. Uma combinação muito forte.
Kobold Feiticeiro da Linhagem Dracônica
Não despreze a potência dracônica da raça mais fraca de Gilbânia. Mesmo sendo numericamente inferiores, um Kobold com alta destreza e Carisma razoável pode ter uma defesa eficiente se aliar magias de toque com o talento Acuidade com Armas.
Bugbear Capanga
Emboscando e atacando a noite ou servindo como seguranças para endinheirados durante o dia, o Bugbear capanga é uma opção de personagem capaz de ausar muito dano logo nos primeiros níveis.
Hobgoblin Caçador
Embora seja um tanto racial demais, fazer um hobgoblin caçador, especialista em vencer humanoides (anões de preferência), que é adaptado a terrenos de montanha e gelo e que usa a machadinha como arma predileta é pedir para fazer combos que dão certo.
Goblin Escravo
Adaptado para fugir, se esconder e sobreviver no mato, o Goblin Escravo vai conseguir fugir de seu senhor, e pode, até, montar um quilombo de goblins em algum lugar de Herbrom... Funciona, acredite.
Taurino Guerreiro Nato
Seus níveis físicos superiores fazem a opção de um taurino guerreiro nato funcionar perfeitamente, combatendo com duas armas e seus chifres, esses guerreiros selvagens podem atropelar inimigos facilmente, a não ser que estejam próximos da água.
Sahuagins Pirata
Raças aquáticas sinergisam bem com o Pirata, e o Sahuagin não é exceção. Com a possibilidade de se aproximar de navios inimigos para saquear e pilhar vindo da água, um Sahuagin Pirata não precisa arriscar sua embarcação quando monta emboscadas aquáticas.
Bullywug Monge
Salte sobre seus inimigos distribuindo socos e pontapés além de causar dano quando eles tentarem te atacar. O monge bullywug é uma opção estratégica para causar quantidades consideráveis de dano, ter uma CA alta e controlar o campo de combate saltando sobre e para longe dos inimigos.
Libgold Operária Barda
Com carisma, destreza e Aparência Inofensiva, ninguém vai querer bater na sua personagem por que ela simplesmente será bonitinha demais, além de ter bons números para magias e CA. Voar também ajuda a ficar fora de alcance controlando o campo com magias táticas.
Libgold Guerreira Caçadora Primal
Com deslocamento de voo e podendo receber habilidades de classe para potencializar o uso de seu ferrão, a Guerreira Caçadora Primal é uma opção tática, capaz de se deslocar facilmente pelo campo e dar ferroadas estratégicas sem precisar investir tanto em armas. Além disso, possui perícias ótimas para a classe e não se prejudica tanto pelo redutor de inteligência.
Libgold Zangão Cavaleiro
Chame seus oponentes para cima de você, dê bônus para seus aliados, e resista a tudo que jogarem na sua cabeça. O Zangão Cavaleiro é uma combinação propriamente de tanques focada em atrair o inimigo para a morte certa, principalmente se ele estiver atacando a colônia.
Libgold Rainha Nobre
Comandar é seu estilo, e você será muito bom nisso. A Rainha te permite ficar fora do alcance de inimigos enquanto você lidera seus aliados. A Autoconfiança pode ser muito bem aproveitada pela raça e ter um uma herança da rainha anterior sempre ajuda.
Humano de Dal-Lee Samurai
Duh... Pois é, essa deve ter sido sua reação. De fato, os humanos de Dal-Lee são bons de samurai. O Bônus de +2 em Sabedoria e +2 em outro atributo qualquer não chega a ser absurdo, mas somado com a arma ancestral e a xenofobia, essa combinação pode ser certeira desde os primeiros níveis.
Humano de Herbrom Explorador
Aqui fica algo interessante, você pode ser o perito em guiar o grupo e, com seu deslocamento melhorado e um talento extra essa pode ser uma boa escolha. Claro, não é a opção mais combativa, mas é bem interessante e, nem tudo no jogo é só pancadaria, em Gilbânia, guias e exploradores são tão importantes quanto guerreiros para se vencer uma guerra.
Humano de Kubut Guerreiro Nato
Fica óbvio que essa classe cai como uma luva no Humano de Kubut que pode tanto aproveitar o Combater com Duas armas logo de cara, como também bater pesado com Ataque poderoso, criando um combatente perigoso.
Humano de Kalgondert Bardo
Quer ser o rosto do grupo no jogo? Essa é a combinação ideal. Simplesmente os grandes peritos na social do cenário, encaixam direitinho nessa classe que pode dar um bom suporte ao time via Música de Bardo ou mesmo via magia.
Raion Tora Macho Campeão dos Ringues
Raion-toras tem a grande desvantagem que não ter equipamentos com facilidade, então o Campeão dos Ringues, que não precisa deles fica perfeito para esses felinos poderosos. O raion-tora macho ainda tem acesso a uma série de talentos regionais e raciais que combinam bem com esse estilo de vida.
Raion Tora Fêmea Druida
Se o macho é o cara da porrada a fêmea raion-tora fica perfeita em um contexto bem selvatico e shamanico. Ela é mais leve que o macho e, usando talentos raciais e regionais pode ser uma grande protetora das selvas.
Tritão Pirata
Pela sua afinidade com o ambiente aquático e o bônus substancial em inteligência que permite um número maior de perícias (coisa que piratas precisam em Gilbânia) faz da opção do tritão Pirata uma mão na roda. Além disso, a combinação ajuda o tritão a ter acesso a água, que ele precisa para sobreviver.
Orc Guerreiro Treinado
Vamos nos lembrar que o guerreiro treinado é uma classe que se vale da força física até mais ou menos o meio da sua progressão, mas depois passa a usar muito os as habilidades mentais. E em Gilbânia o Orc é a raça que contempla muito bem essas duas características. Além disso, nenhuma raça cai melhor como militar que um orc.
Gnomo Ladino
Sim, um baixinho super ágil e carismático que não tem medo de nada é definitivamente uma boa opção para se montar um ladino. Temerário por natureza, entrar em uma masmorra e desarmar armadilhas é pura diversão para um gnomo. A combinação simplesmente é queijo com goiabada.
Anão Nobre
É um fato do cenário é que os anões são a raça mais nobre entre todas. Com franco desejo de riqueza, esses baixinhos robustos e bons de papo formam a combinação de membro da alta sociedade perfeita para jogadores que queiram liderar, brigar e dar carteiradas.
Altos-elfo Guerreiro Nato
Sem essa de elfos frouxos, em Gilbânia o Alto-elfo é pura força combativa e nada de dó dos oponentes. Ele tem bônus em todas as habilidades físicas e ainda começa com Foco em arma para uma opção, o que pode não parecer muito, mas que pode fazer diferença logo de cara no jogo.
Sapios-elfo Feiticeiro
Simplesmente uma das opções de jogo que te dará mais magias, o Sapios-elfo é fantástico para um arcano espontâneo, embora seja frágil e precise de proteção, terá muito mais poder bruto que outras opções.
Bravos-elfo Samaritano
Embora não sejam os elfos mais civilizados, os Bravos-elfos podem encarnar o lado que evoca as forças da cura e da proteção sobre seus aliados. A classe Samaritano lhes cai muito bem aproveitando seu bom bônus de Sabedoria ao máximo.
Elfo Comum Swashbuckler
Sem medo de errar, essa combinação tem tudo para dar certo. Se você quer um personagem galanteador, dinâmico, móvel e metido a dom Juan, faça um Elfo Comum Swashbuckler por que ele vai atender totalmente as suas espectativas. E tenha certeza, sua CA não vai deixar nada a desejar.
Sauro-Garra Monge
Para um personagem que começa com uma quantidade muito boa de armas naturais e bônus em combates, a classe Monge e suas rajadas de golpes caem muito bem. Some isso ao fato do Sauro Garra receber bônus em dois atributos físicos e você tem uma maquina de descer a porrada nos inimigos, e sem precisar de arma alguma.
Gorgoton Herói
Pare para pensar, o Herói é uma classe que é um pouco boa em tudo, mas Sabedoria é justamente o valor que menos o ajuda. Some isso ao fato de que ele não é tão durão quanto outros combatentes e o Gorgoton aparece imediatamente como uma ótima opção para a classe.
Croliano Alquimista
Você realmente acha que um croliano só serve para dar porrada? Pense duas vezes! O Alquimista é o mais resistente entre os arcanos de Gilbânia e, com certeza, pode se valer muito bem dos bônus de CA e Força do Croliano para apoiar na frente de combate junto com qualquer guerreiro. Some isso ao bônus de inteligência e seja feliz!
Lizarg Escravo
A classe escravo não é necessariamente para qualquer um, mas, acho que é bem óbvio que os Lizargs e essa classe foram feitos um para o outro. Um Lizarg mesmo sendo um escravo pode ser um personagem muito completo e poderoso, e ainda uma boa opção de jogo para qualquer jogador que goste de ir a fundo nos dramas do personagem.
Targunito Mago
Targunitos são talvez a raça mais poderosa em magia de toda Gilbânia, competindo apenas com os Sapios-elfos e Tritões e, nesse cenário, o Targunito logo se destaca como o mago. Esqueça o mago frágil com poucos pontos de vida, o Targunito resolve esse problema. Esqueça a CA baixa e a chance de morrer no primeiro ataque, com um Targunito mago isso não vai acontecer!
Snake Cruzado
A religião corre nas veias e no veneno dos Snakes, que são devotos de corpo e alma de suas divindades. Um Snake cruzado é uma opção clichê, mas que dá certo devido à composição do personagem que pode, como opção, usar armas maiores para maximizar suas habilidades de frente de combate e ser mais que uma poção de vida ambulante.
Geko Ninja
A morte vinda de um lugar que você não vê em pessoa. Uma das opções de jogo mais furtivas (e poderosas) é a de pegar esses baixinhos perfeitos em se esconder e combinar com a classe que valoriza isso ao máximo. Se quer um infiltrador de primeira categoria, faça um Geko Ninja!
Sauro-Tricera Paladino de Pandorial
Você deve estar pensando por que essa combinação daria certo, não é? Pois bem, o Paladino de Gilbânia recebe bônus em Habilidades Físicas e uma arma sagrada com bônus mágico. Dê isso ao sauro que possui uma defesa alta, alcance elevado, bônus de manobras e você terá o campeão da deusa do tempo, com físico pronto pra lutar por sua fé.
Sauro-Anquilo Herói
Heróis tem quantidades altas de perícias, então o redutor de inteligência do sauro-anquilo não vai prejudicar em nada a classe. Além disso, para combatentes, Heróis são pouco duráveis, e o Sauro-Anquilo resolve esse problema e ainda te dá uma arma natural bem legal de usar.
Sauro-Tirano Campeão dos Ringues
Pra que armas quando você em si é uma arma? Com a possibilidade de tirar proveito da falta de equipamentos, e com um bônus de manobras muito alto que pode render estratégias fantásticas, o Sauro-Tirano Campeão dos Ringues é garantia de um combatente dá pesada!
Sauro-Ptera Guerreiro Treinado da Ordem dos Espreitadores
Uma opção de arqueiro muito válida, essa combinação lhe dará todas as vantagens de pertencer a uma Ordem Guerreira, um equipamento inicial bem interessante e propício para sua raça e a possibilidade de ser o controlador de campo atacando dos ares.
Zila Samaritano
Ser duro na queda, ter boa sinergia com o divino e possuir habilidades de controle tornam o Zila uma opção de poção de vida ambulante muito eficaz para grupos de répteis. Um personagem simples, mas eficiente, seria pontualmente válido para seu mundo e poderia servir como shamam de um clã.
Chamelus Senhor das Feras
Viver escondido na selva e não ser lá muito combativo pode ser uma vantagem se você fizer amizade com os animais certos. O Chamelus pode ser o suporte do seu animal, mantendo-se oculto e atacando a distância, enquanto seu dinossauro de estimação retalha invasores. Uma combinação muito forte.
Kobold Feiticeiro da Linhagem Dracônica
Não despreze a potência dracônica da raça mais fraca de Gilbânia. Mesmo sendo numericamente inferiores, um Kobold com alta destreza e Carisma razoável pode ter uma defesa eficiente se aliar magias de toque com o talento Acuidade com Armas.
Bugbear Capanga
Emboscando e atacando a noite ou servindo como seguranças para endinheirados durante o dia, o Bugbear capanga é uma opção de personagem capaz de ausar muito dano logo nos primeiros níveis.
Hobgoblin Caçador
Embora seja um tanto racial demais, fazer um hobgoblin caçador, especialista em vencer humanoides (anões de preferência), que é adaptado a terrenos de montanha e gelo e que usa a machadinha como arma predileta é pedir para fazer combos que dão certo.
Goblin Escravo
Adaptado para fugir, se esconder e sobreviver no mato, o Goblin Escravo vai conseguir fugir de seu senhor, e pode, até, montar um quilombo de goblins em algum lugar de Herbrom... Funciona, acredite.
Taurino Guerreiro Nato
Seus níveis físicos superiores fazem a opção de um taurino guerreiro nato funcionar perfeitamente, combatendo com duas armas e seus chifres, esses guerreiros selvagens podem atropelar inimigos facilmente, a não ser que estejam próximos da água.
Sahuagins Pirata
Raças aquáticas sinergisam bem com o Pirata, e o Sahuagin não é exceção. Com a possibilidade de se aproximar de navios inimigos para saquear e pilhar vindo da água, um Sahuagin Pirata não precisa arriscar sua embarcação quando monta emboscadas aquáticas.
Bullywug Monge
Salte sobre seus inimigos distribuindo socos e pontapés além de causar dano quando eles tentarem te atacar. O monge bullywug é uma opção estratégica para causar quantidades consideráveis de dano, ter uma CA alta e controlar o campo de combate saltando sobre e para longe dos inimigos.
Libgold Operária Barda
Com carisma, destreza e Aparência Inofensiva, ninguém vai querer bater na sua personagem por que ela simplesmente será bonitinha demais, além de ter bons números para magias e CA. Voar também ajuda a ficar fora de alcance controlando o campo com magias táticas.
Libgold Guerreira Caçadora Primal
Com deslocamento de voo e podendo receber habilidades de classe para potencializar o uso de seu ferrão, a Guerreira Caçadora Primal é uma opção tática, capaz de se deslocar facilmente pelo campo e dar ferroadas estratégicas sem precisar investir tanto em armas. Além disso, possui perícias ótimas para a classe e não se prejudica tanto pelo redutor de inteligência.
Libgold Zangão Cavaleiro
Chame seus oponentes para cima de você, dê bônus para seus aliados, e resista a tudo que jogarem na sua cabeça. O Zangão Cavaleiro é uma combinação propriamente de tanques focada em atrair o inimigo para a morte certa, principalmente se ele estiver atacando a colônia.
Libgold Rainha Nobre
Comandar é seu estilo, e você será muito bom nisso. A Rainha te permite ficar fora do alcance de inimigos enquanto você lidera seus aliados. A Autoconfiança pode ser muito bem aproveitada pela raça e ter um uma herança da rainha anterior sempre ajuda.