[TRPG - Classe Variante] Asuza Miko

Espaço para mostrar o material criado por você, de contos a desenhos. Leia e comente sobre as criações dos colegas do fórum!
Avatar do usuário
Mestre do Caos
Mensagens: 149
Registrado em: 11 Dez 2013, 23:34

[TRPG - Classe Variante] Asuza Miko

Mensagem por Mestre do Caos » 11 Jan 2014, 12:12

Recentemente, ocorreu neste forum um movimento que buscava incentivar a Jambo a publicar mais materiais oficiais sobre Tamu-ra, o Império de Jade. Enquanto acompanhava o desenrolar deste movimento, ouvi alguém comentar que "mesmo se o movimento falhar, pelo menos deve motivar alguns fãs a criar seus próprios materiais sobre o assunto".

Foi o meu caso.

Incentivado pela Campanha Império de Jade, eu produzi este humilde trabalho. Uma Classe Variante do Abençoado, este trabalho busca introduzir as miko - as famosas sacerdotizas japonesas - no cenário de Tormenta, de uma forma simples e coerente. Apresento a vocês então: a Asuza Miko!


Asuza Miko

Por todo os seus valores e seu apego a verdade e honra, a cultura de Tamu-ra não é sem seus defeitos. Um de seus conhecidos traços negativos é sua visão das mulheres. Embora não exista nenhuma forma explícita de preconceito e discriminação sexual, o papel da mulher tamuriana é – de acordo com os dogmas de Lin-Wu – o de realizar tarefas domésticas e zelar belo bem-estar da casa e da família... e apenas este. Apesar de ser ocasionalmente ignorada (e até questionada) pelo o povo comum, esta é uma lei cravada em pedra entre a alta-estirpe do Império de Jade. Tanto que, posições de real importância dentro da comunidade tamuriana são até hoje monopolizadas por homens.

Tendo dito isso, as asuza miko são consideradas exceções dentre exceções - um caso totalmente a parte.

Sabe-se que existe em Arton indivíduos com poder divino inato. Diferente dos clérigos, sua centelha divina não é algo derivado de fé e devoção à uma força maior, mas sim um traço inerente; uma característica que eles carregam desde seu nascimento. Na língua tamuriana, estes abençoados são chamados de miko - as crianças divinas. Lin-Wu, o deus-dragão da honra, também produz abençoados. Surpreendentemente, a maioria destes são mulheres.

Lin-Wu não é apenas o guardião e patrono de Tamu-ra; ele também é a personificação de sua cultura, de tudo que significa ser tamuriano. Um ser de nobreza e tradição, mas também extremamente rígido e patriarcal. Conhecido por exigir de seus sacerdotes (todos homens!) que jamais aceitem lutar contra mulheres - não devido a qualquer sentimento de cavalheirismo, mas por não considerá-las como oponentes de valor. Que uma entidade como esta viria a eleger mulheres como suas escolhidas é um paradoxo que atordoa até os maiores teólogos de Arton.

As asuza miko - como tamurianos chamam estas abençoadas de Lin-Wu - possuem uma posição singular dentro do Império de Jade. Apesar de seu sexo, elas são reconhecidas e respeitadas como sacerdotisas de Lin-Wu. Não apenas isso, mas seguindo a noção de "crianças divinas", muitos as enxergam como sendo filhas do próprio Deus-Dragão ao invés de seus pais mortais. Isso cria uma situação delicada, aonde toda asuza miko tem, por direito, um título de nobreza menor dentro da corte imperial - devendo então ser tratadas pelo honraria de hime. Contudo, devido ao seu código de conduta e estilo de vida das (veja a logo abaixo), é normal - e até mesmo esperado - que elas abram mão dos privilégios e responsabilidades referente a tal título, mantendo-se como nobres apenas em nome.

Da mesma forma como, dentro da sociedade tamuriana, as mães e filhas tem o importante dever de ajudar na casa e zelar pelo bem estar da família, as "filhas de Lin-Wu" também devem preservar a "casa" e "família" do Deus-Dragão. Em outras palavras, elas tem a função de servir a igreja de Lin-Wu e guardar pelos seus devotos.

Enquanto os clérigos e paladinos de Lin-Wu apoiam o Imperador e a classe-governante a resguardar e liderar Tamu-ra, estas sacerdotisas dirigem os seus esforços para amparar e orientar a população comum. Elas usam seus poderes para amenizar as dores da população e realizam rituais de exorcismo e purificação (ou misogi, no idioma tamuriano) para afastar as causas de infortúnio e tragédias. Servem de conselheiras espirituais para o povo e utilizam-se de magias de adivinhação para esclarecer às suas incertezas e instruí-los no caminho correto para suas vidas.

Por outro lado, também é papel das mulheres servir de anfitriã e entreter visitantes convidados. Em acordo com este conceito, as asuza miko são treinadas em artes e outras formas de entretenimento. Sua capacidade de encantar pessoas através de expressões artísticas é capaz de rivalizar muitos bardos. A kagura – dança ritualística realizada pelas asuza miko – é especialmente famosa nesse sentido, havendo lendas de sacerdotisa que ganharam favor divino após uma apresentação particularmente esplendida. Também seguindo a noção de anfitriã, as asuza miko são aptas em magias referente a convocação e expulsão de espíritos e extraplanares – que são vistos como “visitantes” no mundo material de acordo com a cosmologia tamuriana. Sabe-se também de casos raros em que algumas asuza miko assumiram papéis de médiuns e serviram de porta-vozes de espíritos e deuses no Plano Material.

Apesar de informal, existe uma certa subdivisão entre as asuza miko de acordo com as funções clericais que cumprem. Algumas entre elas tem a missão especifica de atuar apenas em um templo ou monastério específico. Chamadas de kannagi, elas dedicam suas vidas a cuidar de sua "casa" - aonde assumem papeis de "assistentes de sacerdotes". À elas são delegadas, pelos clérigos e monges de Lin-Wu, a maioria dos deveres eclesiásticos menores (o que, ironicamente, coloca-as em maior contato e cria maior intimidade e popularidade para com o povo comum do que suas contrapartes masculinas). Elas dificilmente tem a oportunidade de deixar seus templos-casa, mas por outro lado exibem maiores poderem enquanto estiverem dentro de seus solos sagrados.

Mas nem todas as comunidades tamurianas possuem templos ou monastérios próximos. De fato, mesmo quando o Império de Jade encontrava-se em seu auge, antes da chegada a Tormenta, cidades com seus próprios santuários – atendidos por diversos sacerdotes – eram minoria. Ao mesmo tempo, nem todos podiam se dar ao luxo de fazer uma peregrinação até um templo distante, ou eram vítimas de problemas em suas próprias comunidades – os quais só podiam ser resolvidos localmente.

Para acudir estas pobres almas, entra então em cena a outra subdivisão de asuza miko, as watari-miko. Sacerdotisas peregrinas cujo dever é cuidar de comunidades remotas, elas viajam constantemente entre uma vila e outra – visitando todos os povoados localizados nas regiões que lhe foram designadas. Uma vez que não podem permanecer muito tempo em um único lugar, elas nunca adotam moradia própria e suas únicas posses são aquelas que conseguem carregar consigo na estrada. Isso por vezes as força a viver condições mais severas do que as outras asuza miko. Por outro lado, também faz com que elas sejam as mais preparadas para enfrentar os rigores de uma vida de aventuras.

Mesmo tendo “aberto uma exceção” ao adotar as asuza miko, Lin-Wu continua sendo um patrono severo para com elas. Exige que mantenham um comportamento exemplar, segundo os padrões tamurianos. Além disso, para manter seus poderes, é imprescindível que as asuza miko conservem a pureza tanto de corpo quanto de alma. Isso traduz em uma necessidade de manter um estilo de vida de frugalidade e austeridade. Diferenças individuais à parte, elas precisam se abster de realizar certos atos e aproveitar certos prazeres materiais – a fim de evitar que a macula destes “comportamentos impuros” as corrompa. Além disso, fazendo jus ao epíteto de “donzela consagrada”, toda asuza miko tem a obrigação de praticar o celibato. Retomando o conceito de “criança divina”, as filhas de Lin-Wu devem manter sua castidade para evitar manchar a honra do Deus-Dragão. Por outro lado, seguindo esta linha de pensamento, é possível sim que uma asuza miko tenha um relacionamento amoroso – contanto que a permissão de Lin-Wu seja obtida primeiro. Uma das mais românticas (e trágicas) histórias de amor de Tamu-ra envolveu um jovem que partiu em uma jornada para encontrar o Deus-Dragão e pedir a mão de uma jovem sacerdotisa em casamento...

Pontos de Vida: padrão.
Perícias Treinadas: padrão.
Perícias de Classe: não recebe Iniciativa. Recebe Atuação e Diplomacia.
Talentos Adicionais: não recebe Usar Armaduras (médias) e Usar Escudos. Recebe Usar Armas Marciais.
Pré-Requisito: apenas mulheres; tendência não-Caótica.

Habilidades de Classe
Centelha Divina: você deve obrigatoriamente escolher ser abençoado por Lin-Wu.

Magias: você não pode aprender e nem lançar magias com os descritores ilusão e encantamento.
No 1º nível, você deve escolher obrigatoriamente pelo menos uma magia com o descritor abjuração, adivinhação ou invocação como uma de suas magias conhecidas. Além disso, deve aprender uma nova magia com um destes descritores a cada dois níveis subsequentes.

Aura de Energia: sua habilidade aura de energia tem um alcance inicial de 6m. Além disso, recebe um uso diário adicional no 6º nível e a cada 6 níveis subsequentes.

Conduta Exemplar: uma asuza miko deve agir de forma honesta e honrada. Isso significa que ela deve sempre dizer a verdade, evitar quebrar leis locais e jamais desobedecer ou faltar com respeito à um superior.
Você deve também discutir junto com o Mestre alguns votos e tabus o qual sua personagem deve seguir. Você pode elaborar quaisquer votos ou tabus que quiser, mas o Mestre tem a palavra final sobre o número e natureza apropriados para os mesmos.
Se uma asuza miko realizar um ato desonesto – voluntariamente ou não – ou quebrar qualquer um de seus votos/tabus, perderá sua capacidade de lançar magias divinas e as habilidades de classe Centelha Divina e Aura de Energia até que realize uma penitência.
Nota: toda asuza miko deve obrigatoriamente adotar um voto de castidade, e a punição por quebrar este voto em particular é mais severa (veja em Ex-Miko).

Dever Eclesiástico: escolha entre ser uma kannagi ou uma watari-miko. Uma vez feita, essa escolha não pode ser mudada.

Kannagi: você recebe as seguintes habilidades.
Ajudante Competente: a partir do 1º nível, ao prestar ajuda a outro personagem em um teste de perícia, você adiciona seu nível nesta classe como um bônus em seu próprio teste.
Ler a Sorte: a partir do 7º nível, você pode prever se alguém terá sorte ou azar. Após passar um minuto lendo a sorte de um alvo que você possa enxergar, role 1d4-2. Aplique o resultado como um bônus ou penalidade em todos os testes de perícia e resistência do alvo pelos próximos 7 dias. Você pode usar essa habilidade uma vez por semana.
Protetora de Santuário: no 14º nível, você aprende as magias cerrar portas, proteger fortalezas e tranca arcana. Para você, essas magias são consideradas divinas. Além disso, ao custo de 3 PMs adicionais, você é capaz de lançar versões aprimoradas das mesmas: cerrar portas aumenta a CD dos testes de Força e Ladinagem em +10 (ao invés de +5); proteger fortalezas tem a duração de um mês (ao invés de uma semana); tranca arcana aumenta a CD dos testes de Força e Ladinagem em +20 (ao invés de +10).

Watari-Miko: você recebe as seguintes habilidades.
Auto-Suficiente: no 1º nível, você recebe o talento de mesmo nome como um talento adicional.
Profeta: no 7º nível, a qualquer momento, você pode ter uma visão profética. Essa visão do futuro é vaga, mas geralmente avisa sobre eventos importantes para o personagem ou seu grupo. O futuro não é estático, e a visão pode ou não se concretizar, de acordo com as ações do personagem. O mestre decide a natureza exata de suas visões proféticas. Quando você tem uma visão, deve ser bem-sucedido em um teste de Vontade (CD 25) ou receberá -2 de dano temporário em Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Sacerdotiza Guardiã: a partir do 14º nível, quando você lança as magias – proteção contra energia, proteção contra o mal/bem/caos/ordem, resistência a energia, resistência a magia, resistência a magia maior ou suportar elementos – pode "copiar" a magia instantaneamente sobre qualquer número de aliados a até 15m de distância. Você deve pagar o custo da magia novamente para cada aliado adicional.

Misogi: no 3º nível, você realizar uma simples cerimônia religiosa através de 30 minutos de trabalho e um teste estendido de Atuação (CD 15; 6 sucessos necessários; você não pode escolher 20, mas é possível escolher 10). Caso seja bem-sucedido, uma área com raio em metros igual ao seu nível nesta classe ficará sob o efeito das magias acalmar emoções, círculo mágico contra o caos e zona da verdade por um dia. Usar esta habilidade requer um uso diário de Aura de Energia, o qual será consumido mesmo se falhar no teste.

Redução de Dano: as asuza miko não recebem a habilidade redução de dano.

Kagura: como uma ação completa, você pode fazer com que criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) realizem um teste de Vontade oposto a um teste de Atuação seu. Falha significa uma que ficarão fascinadas (não pode realizar ações e recebe -4 em testes de Percepção) por 1 minuto, enquanto falha por 5 ou mais também faz com que tornem-se prestativos com relação a você após este período. Aqueles bem-sucedidos ficam imunes a este efeito por um dia. Esta habilidade só pode ser usada contra alvos a até 9m que possam ouvir você (ou ver, conforme o tipo de Atuação).

Corpo Divino: asuza miko recebem a habilidade Corpo Divino no 5º nível.

Invocação Apressada: você pode lançar qualquer magia de invocar (invocar enxames, invocar monstro I, etc) como uma ação padrão (em vez de uma ação completa). Contudo, as criaturas que você invoca só têm direito a uma ação padrão (em vez de uma ação completa) na rodada em que surgem.

Alma Divina: as asuza miko não recebem a habilidade Alma Divina.

Aura de Exorcismo: você recebe Expulsar/Fascinar Mortos-Vivos como um talento adicional. Sua habilidade Aura de Energia substitui Canalizar Energia para todos os efeitos relevantes. Além disso, esta habilidade também funciona contra criaturas tipo Espírito.

Ex-Miko: uma asuza miko que adota tendência Caótica ou que voluntariamente quebra seu voto de castidade perde todas as suas habilidades de classe e não pode mais ganhar níveis nesta classe. Esta condição só pode ser revertida com um milagre.

Imagem

Responder

Voltar para “Fan Fiction & Fan Art”