[CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu]

Espaço para mostrar o material criado por você, de contos a desenhos. Leia e comente sobre as criações dos colegas do fórum!
Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

[CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu]

Mensagem por LordVrikolaka » 24 Jun 2014, 16:30

Salve Salve! Tirem as Crianças da Sala! Aqui está, uma cdp criada por mim e pela Asayuu.

Imagem
Um Cruzado Fervoroso de Ragnar

Cruzado Fervoroso:
Existem várias ordens militares e religiosas em Arton. Ordens que unem a magia divina e a força dos braços, a técnica dos guerreiros. Os Cruzados Fervorosos são membros de todas elas. Espalhados em toda Arton, desde a Aliança Negra, à louvosa Bielefeld ou mesmo nos Subterrâneos participando da Crise de Doherimm, eles estão bem espalhados. Guerreiros que lutam pelos ideais de suas igrejas, com um fervor suicida e destruidor. Mesmo divindades pacíficas como Lena e Marah, tem seus grandes heróis e defensores, que lutam pra proteger suas devotas caso a diplomacia acabe falhando e a guerra bata a porta. Todos os deuses maiores tem seus Cruzados, sem excessão, e cada um deles se auto-denomina de formas diferentes, alguns deles de forma aberta, como os Sacerdotes Negros de Ragnar ou os Cavaleiros Libertadores de Valkária, outros de forma escondida como os Máscaras Vermelhas de Marah, que afugentam quando necessário, e assassinam quando preciso, inimigos da fé de Marah que estejam fazendo oposição direta, sem deixar suas irmãs desconfiarem, uma forma de manter a inocência de suas clérigas.

Pré-Requisitos:
BBA: +5
Perícias: Treinado em Conhecimento (religião) e Iniciativa
Talentos: Conhecimento de Golpes, Conhecimento de Posturas, Foco em Arma (Arma Preferida da Divindade)*
Especial: Capacidade de Canalizar Energia (1d6 para Paladinos, 2d6 para clérigos, 2d8 para Samaritanos)

*Devotos de Marah e Lena devem trocar esse pré-requisito por Ataque Piedoso; Devotos de Tenebra podem escolher a Shuriken e o Mosquete como Arma para o Foco; Samaritanos de divindades que tenham armas de Corte ou Perfuração como Arma Favorita, pode escolher Foco em Arma (maça); Caso a divindade escolhida ofereça o Domínio da Guerra, o Foco em Arma cedido por ela é considerado para classificação na classe.

Código: Selecionar todos

Nivel	BBA	Especial
1		+1	Magias, Energia Extra
2		+2	Restauração Divina
3		+3	Conhecimento de Combate
4		+4	Canalizar Energia +1d6
5		+5	Técnica de Luta Divina
6		+6	Conhecimento de Combate
7		+7	Surto Divino
8		+8	Canalizar Energia +1d6
9		+9	Conhecimento de Combate
10		+10	Vingança Divina, Técnica de Luta Divina
Pontos de Vida por Nivel: 4 (+mod Con) por nível.

Magias
Com exceção do 1º e do 6º, todos os níveis de Cruzado Fervoroso se acumulam com níveis numa classe conjuradora divina que o personagem já possua para propósitos de magias conhecidas e PM.

Energia Extra
Como usuários de manobras, de combate, Cruzados Fervorosos aprendem a lutar por mais tempo com suas técnicas especiais antes de pararem para descansar. Por isso, cada nível de Cruzado Fervoroso rende ao personagem um ponto extra de energia.

Restauração Divina
Um Cruzado Fervoroso pode fazer uma prece para sua divindade, para se sagrar vitorioso no combate. Como uma ação livre, mas apenas uma vez por rodada, ele pode gastar um de seus usos diários de canalizar energia, para recuperar pontos de energia iguais a quantidade rolada pela habilidade.

Conhecimento de Combate
No 3º, 6º e 9º níveis, o Cruzado Fervoroso pode adquirir como talento adicional um dos talentos a seguir:
* Conhecimento de Manobras
* Conhecimento de Posturas
* Treino em Escola, ou qualquer talento que seja pré-requisito para uma escola.

Canalizar Energia
Um Cruzado Fervoroso pode aumentar sua capacidade de canalizar energia. No 4º e no 8º níveis, ele recebe um dado de bônus para usos de canalizar energia, que se acumulam com os dados vindos de outra classe.
Especial: Samaritanos que adquirem esta habilidade recebem d6 de bônus, ao invés de d8 como a classe originalmente dá.

Técnica de Luta Divina
Um Cruzado Fervoroso luta por sua divindade, e portanto, não há nada mais lógico que ela retribuir. No 5º e no 10º níveis, o Cruzado Fervoroso pode escolher um talento de combate ou um talento de poder concedido.

Surto Divino
As vezes sua divindade precisa que seus ataques sejam mais rápidos. Gastando um uso diário de canalizar energia durante um ataque, você pode realizar um ataque adicional.

Vingança Divina
Quando o Cruzado Fervoroso é atingido, ele pode confiar em suas técnicas de combate e em sua fé para garantir que o próximo ataque seja o final. Quando ele receber dano, ele pode gastar um uso diário de canalizar energia, e seu próximo ataque contra o alvo que o atingiu causa o dobro do dano.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por Khrjstjano » 24 Jun 2014, 19:34

Vrikolaka velho de guerra postando criações pra TRPG? Vou até pegar um café pra ler isso. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por LordVrikolaka » 24 Jun 2014, 19:52

O Grosso das regras é da Asayuu (pra não dizer uns 80%), eu me dediquei mais à parte "interpretativa" e aos pré-requisitos, além da ideia dos talentos de combate/poder concedido, que pra um servo divino, é indispensável.

E é com essa classe que o meu clérigo de keenn tá almejando pegar no nivel 10 (sim, vou dar delay na classe pra pegar Abusar da Paciência que, com Heroísmo Rotineiro, fica um verdadeiro Powerhouse!)

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por Khrjstjano » 24 Jun 2014, 21:36

Críticas construtivas, baseadas no que pude apurar por uma análise de leitura e sem testes:

1 - A classe está mega ogra. Praticamente acaba com qualquer outro combatente. Tem muitos talentos, BBA full, habilidades nível ogrozord e ainda por cima 8 níveis acumulam para propósitos de magia? What?!?!?!? :shock: :shock: :shock: Se não ganhasse magia nenhuma, ainda assim seria BEM forte... E tem magias!!! Ponto negativo.

2 - As habilidades demonstram ter sido feitas pensando única e exclusivamente na mecânica de jogo. É uma classe fria, cujas habilidades não transmitem nada do conceito proposto. Ponto negativo.

3 - Mecanicamente, a ideia de uma classe que dê outros usos para Canalizar Energia já existia em 3.5, mas mesmo lá nunca vi nada voltado para combate. Essa é a parte bacana da classe, uma mecânica inspirada e que vale à pena ser aprimorada. Ponto positivo.

4 - Tem muitas complicaçõezinhas que poluem a classe e pouco acrescentam. Em especial o dado extra do Samaritano ser diferente vai diminuir uma média de 2 pontos nas rolagens dele quando tiver os 2 dados, e as varias exceções e considerações do Foco em Arma, que é só um simples pré-requisito mas ficou chato até pra ler.

5 - Samaritano ter acesso a uma classe tão espancadora é zoeira demais pra minha cabeça. :lol:

Resumindo tudo, precisa de nerfs e a mecânica carece de identidade, ao passo que as habilidades baseadas em Canalizar Energia são o caminho para a criação de uma grande classe. Ah, a descrição do conceito da classe ficou nota 10. Com um pouco de trabalho, isso aí vai pode ficar bem legal. ;)
Imagem

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por LordVrikolaka » 24 Jun 2014, 22:33

1 - Cara, acredite, isso foi nerfado. A CdP, caso não conheça, é inspirada no Ruby Knight Vindicator, e ela dava umas habilidades muito mais "overpowers" que o clérigo médio. Incluindo um Bug, que permitia você gastar "expulsar mortos-vivos" pra castar mais magias Aceleradas (no caso, era 1 uso, +1 swift action; magias aceleradas são swift action no 3.5...). Sim, isso era bugado pra cacete, tanto que isso saiu da classe na hora. Ok, admito que a classe tá bastante poderosa, mas eu comparei com Mago de Batalha e outras coisas bizarras dessas, e ela continuou mais fraca.

CdP inspirada: http://dndtools.eu/classes/ruby-knight-vindicator/

2- O conceito da classe, de fato, foi criado um pouco depois da classe estar pronta. A gente tinha pensado num conceito genérico de "combatente divino", que pudesse encaixar com todas as divindades (dado o fato que TRPG é extremamente deficiente com CdPs divinas). Daí, eu fui obrigado a sacrificar um pouco mais de peso no flavor de cada habilidade de classe, pra dar algo mais genérico pra todos. Falha mea.

3- Isso foi inspiração do RKV. A divine recovery faz algo bem parecido, só que você só faz isso com uma manobra só. A Asayuu foi muito esperta criando essa habilidade.

4.1- Isso tinha sido algo que eu passei batido quando a Asayuu me mostrou a classe. Malditas Ninjas, mal posso prever seus movimentos. Mas sim, é mais porque a classe não é uma classe totalmente voltada pra porrada como o clérigo, então a classe sofreria uns nerfs, o chassi dela.

4.2- Isso foi minha culpa, por causa de alguns detalhes muito bonitos: é uma cdp que tenta abranger muitas divindades. E tem muitas divindades que não conseguiriam entrar, o que atrapalharia o próprio conceito da classe, Como Lena e Marah (citados na própria classe), que não tem armas preferenciais (porque as divindades não gostam... :roll: ), ou Tenebra, que sua arma preferencial não faz sentido nenhum (as shurikens). Ah, atente pro fato, que Ataque Piedoso é um talento agora de paladinos, logo, clérigos/samaritanos de Lena e Marah não entram na classe nem a pau. A coisa do Samaritano, foi mais por que tem o problema da restrição de armamentos, e nem todos podem pegar Ataque Piedoso, se não forem de Lena ou Marah.

5- Samaritanos podem usar armas de Concussão e só não podem causar dano por magias. Se eles se focarem em Self-Buff (tipo Poder Divino, Força dos Justos e talz), eles podem combater sem nenhum problema. Olha aí um conceito bizarro e funcional? :lol:

6- O conceito da classe foi pra agrupar todas as divindades, e eu conseguir fazer uma classe "poli-divindades", sem ter nenhum tipo de restrição pra clérigos da guerra. Afinal, eu plenamente consigo imaginar um Cruzado Fervoroso de Hynnim, lutando com um par de adagas e usando truques sujos no combate (chutes no saco!!), assim como imagino um Cruzado Fervoroso de Ragnar com uma Foice Longa, decepando cabeças.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por Khrjstjano » 24 Jun 2014, 23:21

Mago de Combate é provavelmente a classe mais poderosa do sistema, se excluirmos as quebradas. E com os combos certos ela entra na área delas com facilidade. Por isso é sempre perigoso ter ela como referência, mesmo que você não chegue realmente perto do seu poder.

Sobre bugs, o Surto Divino poderia usar uma limitação de no máximo 1 vez por turno.

Obs: uma pá de tempo atrás eu pedi pra você dar um bizu no meu primeiro trabalho de adaptação. Muito tempo depois, na época que você tinha sumido, eu fiz um rework no trabalho onde algumas coisas que você havia comentado foram levadas em consideração. Fica aí o convite pra você dar uma olhada como ficou o resultado: http://athousanddices.blogspot.com.br/2 ... pg-eu.html
Imagem

Avatar do usuário
asayuu
Mensagens: 523
Registrado em: 18 Jun 2014, 21:28

Re: [CdP TRPG] Cruzado Fervoroso [por LordVrikolaka e Asayuu

Mensagem por asayuu » 25 Jun 2014, 00:11

Então, uma coisa muito importante do desenvolvimento das classes foi isso, enquanto a gente discutia. Precisávamos de um conceito:

Queríamos uma classe genérica, de início. Uma CDP que restringe à divindades é tão ruim como uma que restringe à raças ou tendências. Por exemplo, uma das CDPs divinas mais poderosas, e com conceito combatente, lançados no sistema atual (sem brincadeira) é o Inquisidor de Wynna. Ele não restringe à Wynna, mas exige níveis de paladino, que por si só já restringe divindades. Inquisidor é uma classe mágica, então só adaptar ele para outras divindades não ia dar o flavor que a gente queria. Preferíamos algo mais próximo de um combatente real.

Segundo: A melhor classe divina é (pasmem) abençoado. A classe foi criada com isso em mente, permitindo que os "underdogs" (clérigo, paladino, samaritano) possam aproveitar um pouco mais de seus benefícios. Alguns clérigos tem benefícios dados por seus poderes concedidos, outros não. Então como você equilibra uma classe que tem tanta diversidade? Boa pergunta. A capacidade de um clérigo combatente ainda chegar ao nível 9 de magias pode ser problemático, sim. Mas heck, preparação de clérigo é o diabo em pessoa.

Terceiro: Por que uma classe especializada em manobras? Exatamente pelo fato de que não existia uma. Na moral, quando eu li "Guerreiro Escolástico", achei que ele seria tipo o Sábio da Espada, do 3.5. Mas não, é uma desgraça ruim que ganha bônus de +4 em testes fracos. Por isso, o plano da energia extra. Uma forma de aumentar o limite de pontos de energia sem ter que pegar o talento X vezes. Da mesma forma, a capacidade de recarregar os pontos utilizando os dados de canalizar.

... Falando em dados de canalizar, por que eles foram nerfados para o samaritano? Simples, por que nisso, eles teriam uma vantagem até que desleal. A menos combatente das três classes clericais sendo a que recarrega mais energia em média? O plano não era dar mais dados de canalizar para a classe, mas eles foram dados para cobrir "dead levels", o que é o outro ponto.

Comentaria mais, mas cara, eu tenho pessoas me irritando no mundo real. A pior coisa que tem é gente te forçando a dormir, então bai~
Imagem

Responder

Voltar para “Fan Fiction & Fan Art”