Gilbânia - Guerra Pela Supremacia
Enviado: 21 Mai 2015, 15:15
Olá amigos, gostaria de apresentar aqui um projeto referente ao cenário de "Gilbânia - Guerra pela Supremacia". Os elementos desse cenário em construção foram tirados todos do livro "A História de uma Rainha - O Fim é Só o Começo".
Gilbânia - Geografia
Formado por dois grandes continentes (todos os dois com aproximadamente o tamanho da Argentina) além de uma "mega ilha" (do tamanho da Venezuela) e uma "grande ilha" (tamanho do Uruguai) o cenário de Gilbânia possui ainda três oceanos explorados e quatro inexplorados.
O nome dos continentes são: Grande Continente e Continente Jurássico
A Mega Ilha se chama: Ilha de Dal-Lee
A grande ilha se chama: Táurica
Os oceanos conhecidos são: Mar da Hydra, Oceano dos Tritões e Costa Azul
O Grande Continente tem cordilheiras de montanhas em todo o Oeste, tendo altitudes que variam dos 5.000 metros mais ao sul, e altitudes que não passam de 3.500 ao centro e a norte. Nas montanhas mais a norte fica a cordilheira de Gargur, território dos "orcs de Gilbânia" e onde se encontra parte do reino de Darrrog (dos orcs) e parte de Kubut (terra dos humanos de kubut). O centro é chamado apenas de Kubut, enquanto o sul e maior parte da cordilheira recebe o nome de Grande Coração de Pedra e é o lar dos "anões de Gilbânia".
Também existem duas formações de floresta no Grande Continente, uma a extremo norte cujo nome é Thaslit-Kalfloi, terra dos "elfos de Gilbânia" e no centro do continente há Herbrom, terra dos humanos de herbrom.
O nordeste deste continente é uma grande formação de planície, com pequenos planaltos. Toda essa terra faz parte do reino de Kalgondert, terra dos humanos de kalgondert, porém, esse reino possui governos menores e não é totalmente dominado por uma regência, embora haja um rei oficial para toda a nação.
No centro-sul encontra-se Afflingizza, cujo norte é marcado por uma grande savana e o sul por pequenas colinas e planaltos. Essa é a região compartilhada por raion-toras e gnomos, que convivem em paz.
Um rio de extrema importância que nasce na fronteira entre Gargur e Kubut, divide Thaslit-Kalfloi de Herbrom e deságua no Oceano dos Tritões é o Grande Rio. Esse rio é, não oficialmente, a terra dos tritões dentro do Grande Continente.
A Ilha de Dal-Lee é marcada por uma cadeia de montanhas com elevação de até 9.000 metros à sudoeste. A sudeste há o Deserto de Kendra e ao norte encontra-se Dal-Lee, terra dos humanos de Dal-Lee. Esse povo, embora separado dos demais, pode ser encontrado no Grande Continente apenas na Vila Sayuri, parte do território de Kalgondert, a vila tem regência própria e independência, funcionando como entreposto de Dal-Lee.
A Taurica é uma ilha quase inexplorada, isso devido a seus habitantes, os taurinos, terríveis bestas bovinídeas que se alimentam apenas de carne, principalmente de seres inteligentes.
O Mar da Hydra, entre Kalgondert e a ilha de Dal-Lee recebe esse nome devido a mítica Hydra, um ser único e poderoso que guarda suas águas, inclusive espantando os dragões marinhos da região.
O Oceano dos Tritões engloba desde o extremo norte de Afflingizza, banhando a Taurica e possuindo um arquipélago a sul. Em alguma parte desse vasto oceano encontra-se a cidade submersa de Atlans, de onde vem os tritões.
O Continente Jurássico é uma formação com praias em todo o litoral oeste e com montanhas que vão do litoral nordeste até o litoral sudeste, essas montanhas nunca foram atravessadas e, portanto, não se sabe o que há atrás delas.
A norte há uma planície baixa habitada pelos Sauros-Garra. Essa planície é chamada apenas de "Império". No centro-norte está o Pântano da Morte, terra compartilhada pelos Crolianos e Targunitos. Ao centro há a Grande Floresta, habitada pelos Gekos e ao sul, o deserto sem nome, habitado pelos Snakes. Toda a cordilheira de montanhas a leste é terra dos Gorgotons e os demais répteis não ousam invadi-la.
Leia mais sobre as regiões de Gilbânia, seus terrenos, climas, plots de aventura e talentos regionais aqui:
Regiões de Gilbania
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - Relação com o divino
No mundo de Gilbânia cada povo e até grupos menores dentro dos povos possui uma visão de religiosidade. A realidade é que "Ele" o único "Deus" criou onze "deuses" assim como criou onze "titãs" e é Ele quem governa universo, os deuses e titãs são seres muito poderosos e capazes de conceder poderes (possuir clérigos, paladinos, druidas e outros) e cada um deles "cuida" de um aspecto etéreo da realidade, a mando dEle. Ele se envolve diretamente com todo o mundo, mas através de leis da física, dos deuses e titãs e raramente se "materializa" no mundo.
Os deuses que foram criados foram onze, sendo: Orum, o deus do Destino, Pandorial, a deusa do Tempo, Aleph, o deus da Luz, Samech, o deus da Escuridão, Gladius, o deus da Ordem, Abty-Klim, o deus do Caos, Lilith, a deusa da Vida, Morte a deusa da Morte, Shihanna, a deusa da Guerra, Abull, o deus da Paz e Vazio o deus do Equilíbrio.
Os titãs criados foram onze, sendo: Oglaon, o titã do Poder, Somprios, o titã do Mal, Ziléia, a titanaide da Insanidade, Cubo, o titã dos Enigmas, Collonos, o titã da força, Eclipxo, a titanaide da Benignidade, Yontera, a titanaide da Transcendência, Charada, o titã da Diplomacia, Quolisto, o titã da Cura, Raphael, o titã dos Desafios e Ekssiecheezé (XxX) o titã da Conquista.
Os deuses e titãs eram, oficialmente, patronos das raças e, os deuses nasceram mais poderosos, mas os titãs podiam se manifestar, fisicamente, no mundo material, coisa que os deuses eram proibidos. Isso causou ciumes nos deuses que enfrentaram seus irmãos titãs os prendendo em seus planos. Porém, um titã venceu sua batalha, XxX matou Vazio, destruindo completamente a existência desse deus. Os deuses então passaram a temer XxX e tiraram sortes para decidir qual deus o enfrentaria, a sorte caiu sobre Abty-Klim, mas o deus do caos não enfrentou XxX, apenas o prendeu, junto com a raça que ele apadrinhava, em seu plano, deixando apenas a Hydra, um dos seres da raça, solta no mundo material. Depois criou vinte signos de pedra que lacravam XxX e deu dezenove deles a Hydra, escondendo o outro no mar.
XxX estava preso, mas, Ele não gostou da atitude dos deuses, prendendo eles a suas funções e os impedindo de evoluir e aprender (para todos os efeitos todos os deuses são Extra-Planares de ND 60), os titãs poderiam continuar a evoluir, mas deveriam ficar presos a seus planos, apenas XxX tinha o direito concedido por Ele de tentar voltar.
Com o passar do tempo o poder de XxX tentando retornar ao mundo material criou as Fendas.
Os eventos do livro que inspira o cenário causaram a morte e destruição de Oglaon, o titã do Poder. Esse foi substituído por Lucy, sua filha, uma semi-titanaide que se torna titanaide completa e assume o portifólio de seu pai. Assim como XxX, Lucy tem o direito de transitar entre o mundo material e os planos.
A realidade é que para os mortais os deuses são os governadores do universo e poucos, para não dizer nenhum sequer pensa na existência de Ele. Uns poucos também conhecem os titãs.
Divindades
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - E seus problemas
1° - "2° Guerra Réptil".
A 48 anos do momento atual do cenário um grupo de répteis exploradores compostos por Crolianos, Targunitos, Lizargs e Nagahs seguiu do Continente Jurássico até o Grande Continente. Seu objetivo era encontrar novas terras, mas, ao aportarem foram recebidos pelos "sem escamas", os mamíferos, com aço. Os poucos sobreviventes que voltaram ao seu continente relataram o encontro com bestas sanguinolentas e cruéis, em números que beiravam ao absurdo e com técnicas de guerra estranhas. Os grandes governantes dos répteis montaram um exército conjunto, deixando de lado antigas rixas, para enfrentar esses poderosos inimigos sem coração. Os répteis, agora todas as raças, invadiram Afflingizza, dominado uma parte considerável de sua parte leste. Havia começado a 2° Guerra Réptil.
Do ponto de vista dos mamíferos, os répteis são invasores monstruosos, cruéis e violentos que estão aqui apenas para dominar suas terras, os matar e comer. Os governantes dos mamíferos também formaram um exército e conseguiram, com esforço, impedir o avanço dos répteis sobre seu território. O que eles querem é expulsar esses invasores e conquistadores.
2 - "O retorno do Imortal".
XxX criou as Fendas. As Fendas nada mais são que grandes "fendas" na terra que levam a túneis, no fim desses, se encontrando portais. Toda Fenda é capaz de levar diretamente a qualquer outra Fenda, e com uma pequena chance, ao plano de XxX.
Pelo menos 18 Fendas são conhecidas no Grande Continente, 1 no Deserto de Kendra, 1 no Mar da Hydra e 6 no Continente Jurássico. Mas tudo indica que existem mais Fendas não catalogadas espalhadas pelo mundo.
A realidade é que é uma questão de tempo para XxX voltar, e ele estará bravo...
3 - Os "Flagelos".
Um Dragão Azul, um dos poucos dragões que, contrariando a ordem dos deuses, não está perto de uma Fenda para lutar contra qualquer possível retorno de XxX, montou uma organização de nível mundial e planeja a conquista do mundo além da derrubada e destruição dos deuses para que ele possa tomar seu lugar.
Seu centro de comando é um navio de metal que vaga pelos oceanos.
O Conquistador Azul
4 - Os "Lizargs"
Os Lizargs são uma raça que foi 98% escravizada. Os 2% livres querem libertar seus irmãos e estão dispostos a tudo para isso.
Rrreeersshaah, o líder da resistência, é um personagem memorável do cenário, cuja descrição e ficha podem ser encontrados aqui abaixo no campo de NPC's do Cenário
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Aventuras Oficiais
O Conquistador Azul
Incursão ao Vale de Bestiália
Adoração Tóxica
Um Sonho Mágico
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Os Povos"
As raças "básicas" de Gilbânia são:
Mamíferos
"É bem provável que os relatos deste livro sejam considerados contos infantis, mas nem sempre o mundo foi como está hoje.
No passado não existiam apenas deuses, mas deuses e titãs. Nessa era havia também um ser de poder incomparável, o pai de todos os deuses e titãs do mundo, “Ele”.
Ele ordenou aos deuses que povoassem o mundo, mas seus filhos não obedeceram. Como punição Ele os amaldiçoou e os proibiu de aprender até que descobrissem por si só a importância das demais criaturas que deveriam existir.
Os titãs por outro lado obedeceram e prosperaram, mas seus irmãos deuses com ciúmes e inveja decidiram intentar contra seus familiares.
Cinco titãs caíram sob as mãos dos deuses, cinco não ofereceram resistência. Assim nasceram céus e infernos, céus para agraciar os titãs que aceitaram o fim pacificamente, e infernos para punir os que se opuseram aos deuses. Apenas um titã venceu seu combate. XxX.
Preso em outra dimensão pelo louco e instável deus do caos, XxX jurou retornar e reclamar a terra para si.
Então os deuses, temerosos de seu pai decidiram criar vida onde só havia morte. Foram assim que surgiram as três primeiras raças: anões, tritões e elfos. Todos juntos no Grande Continente.
A criação continuou e logo surgiram os gnomos, raion-tora e por fim os humanos.
Os humanos foram criados usando-se o melhor de quatro raças, dos anões veio a coragem, dos tritões a inteligência, dos elfos a beleza e dos gnomos a sagacidade.
Mas os primeiros humanos eram muito poderosos e os deuses os temeram.
Então os humanos foram divididos em quatro povos, cada um levando consigo um ancestral.
Paralelo a isso foram criados os temíveis centauros, bestas de dorso bestial e patas de cavalos, esses malignos seres que apreciam carne de seres inteligentes se espalharam e empregaram grande matança aos elfos.
A deusa da vida então para proteger seus filhos, pessoalmente os ensinou a lutar e se defender. Mas não foi o bastante.
Quando não havia esperanças os elfos se reuniram e fizeram um grande ritual pedindo ajuda a deusa da vida.
Ela os ajudou e do ventre das mães elfas nasceu uma nova raça.
Orcs. Fortes e poderosos, que se tornavam adultos muito rápido e expulsaram os centauros da terra de seus pais. Mas os elfos não souberam mostrar boa vontade para com seus filhos de aparência deformada.
Os orcs foram expulsos para as montanhas e assim começou a inimizade desses povos que dura até os dias de hoje.
Muitas guerras se travaram entre os povos do Grande Continente, mas nenhuma foi tão importante quanto à chegada dos homens de escamas.
Vindos de um mar distante surgiram homens escamados, lagartos bípedes monstruosos.
Unindo-se em uma forte aliança os mamíferos os expulsaram de suas terras, cientes de que o mal havia acabado.
Mas o caos não parou.
Das profundezas da terra XxX começou a descobrir um caminho para voltar, as Fendas. Passagens que levam a lugares diferentes deste mundo. Através dela seu poder começou a surgir e poderosos seres bestiais apareceram para anunciar sua presença.
Como se não bastasse, os repteis voltaram, em maior número, em mais espécies e muito mais poderosos que antes. Nós mamíferos nos unimos, pois sabemos que do contrario, sejam os repteis ou XxX, alguém vai nos destruir..."
Humano de Dal-Lee
Humano de Herbrom
Humano de Kubut
Humano de Kalgondert
Raion-Tora Macho
Raion-Tora Fêmea
Tritão
Orc
Gnomo
Anão
Elfos Comuns
Altos-Elfos
Bravos-Elfos
Sapios-Elfos
Répteis
"Não sabemos quais deuses são de verdade, se o dos crolianos, dos sauros ou mesmo dos gorgotons. Mas isso não importa tanto, sabemos de onde viemos e para onde iremos. Éramos bestas da selva, desprovidos de ciência ou lógica, quando fomos visitados.
Os deuses, sejam de que raças forem, visitaram nossos ancestrais e fizeram com que nossas raças nascessem.
Escolhendo para si animais que se destacaram criaram sete povos.
Das tartarugas do mar fizeram os targunitos, pais de toda a magia. Dos crocodilos do pântano fizeram os crolianos, enormes e de maxilares mortais. Das serpentes do deserto fizeram os snakes, venenosos e religiosos. Dos velociraptores das planícies fizeram os sauros-garra, frios e calculistas. Dos lagartos da floresta fizeram os lizargs, burros e covardes, mas fortes como triceratops. Das lagartixas na copa das árvores fizeram os gekos, matadores velozes e capazes. E finalmente, das indomáveis feras de pelo e dentes-de-sabre das montanhas, eles fizeram os gorgotons.
Houve guerra, matança, escravidão.
Ação, para todo o lado. Todos nós sucumbíamos aos impulsos mais primitivos. Porém quatro de nós decidiram desbravar os mares. Crolianos lideraram uma expedição que levou snakes, targunitos e escravos lizargs a um mundo muito além da linha do horizonte.
Seus intuitos eram os de descobrir uma terra onde pudessem viver seguros, sem ter seus filhos envoltos em guerra e matança. Mas a viagem foi um fracasso.
Liderados pelo filho do rei dos crolianos as quatro raças chegaram a um mundo de seres sem escamas, mas quando foram os saldar, esses os receberam com aço.
Poucos conseguiram voltar, e o príncipe croliano não estava entre eles.
Um conselho foi formado, nós sete nos sentamos em uma mesa e debatemos, afinal, se os seres sem escamas eram tão fortes, era possível e provável que fizessem o caminho oposto e viessem a nossas terras.
Então escolhemos nossa estratégia. Atacar.
Para defender nossas terras, filhos e filhas, mandamos nosso contingente militar somado como um único exército para invadir e matar esses monstros sem escamas e sem alma.
A guerra ainda está em percurso, mas aos poucos nossas tropas vêm conseguindo grandes vitórias e lamentáveis derrotas.
Isso não é tudo, do chão surgiram monstros de outro mundo, criaturas tão medonhas que apavoram os sonhos dos mais bravos guerreiros.
Esses monstros de outro mundo dizem servir a XxX, o titã que dominará o mundo.
Não sabemos exatamente o que isso significa, mas uma coisa sabemos, nós nos unimos, pois sabemos que do contrario, sejam os sem escamas ou XxX, alguém vai nos destruir..."
Sauro-Garra
Gorgotons
Croliano
Lizarg
Targunito
Snakes
Geko
Raças que não possuem um reino próprio:
Sauro-Tricera
Sauro-Anquilo
Sauro-Tirano
Sauro-Ptera
Zila
Chamelus
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Raças Monstruosas e Raças Animais
Também há raças em Gilbânia que não pertencem nem ao subtipo humanoide, nem réptil. Essas raças monstruosas ou animais são quase sempre neutras no grande conflito continental, mas, alguns membros das mesmas fazem parte da guerra.
Kobold
Bugbear
Hobgoblin
Goblin
Taurino
Sahuagin
Bullywug
Libgold Operária
Libgold Guerreira
Libgold Zangão
Libgold Rainha
Bestiálo
Híbridos
Hibridização – O Caso de Gilbânia
Dampiro
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Classes Básicas"
Gilbânia possui como "classes básicas" as seguintes classes:
Alquimista
Aventureiro da Princesa
Berseker
Bardo (TRPG)
Batedor Audaz
Caçador
Caçador Primal
Campeão dos Ringues
Clérigo (TRPG)
Druida (TRPG)
Escravo
Feiticeiro (TRPG)
Guardião da Divindade Menor
Guerreiro (TRPG)
Guerreiro Nato
Herói
Ladino (TRPG)
Mago (TRPG)
Mago Glacial
Militar
Monge (TRPG)
Mutante
Nobre (TRPG)
Paladino
Pároco
Pesquisador
Pirata
Portador do Poder de Luta
Samurai (TRPG)
Soldado da Glória Absoluta
Swashbucler (TRPG)
Tecnólogo
Teólogo
Classes de Prestígio
Arsenal Vivo
Samurai dos Cinco Caminhos
Escolhido do Poder
Caçador de Recompensas
Monarca
Adepto da Soberana Vontade
Clérigo Duas Caras
Foice do Destino
Profeta do Submerso
Homem e Besta
Mestre do Passado
Brilho de Aleph
Sombra de Samech
Maluco
Mestre do Sagrado Sumô de Yokozunah
Capuz Preto
Senhor das Escamas
Mestre Peripatético
Sequestrador de Boa Intenção
Capitão do Mato (Uma especialização de caçador perito em enfrentar humanoides)
Cavaleiro de Rinohkan (Classe aberta basicamente para o Grande Continente, você ganha um companheiro animal [um Rinohkam filhote] e ele progride com você como sua montaria)
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Sua Cronologia"
Ano 0 - Os deuses após seu triunfo contra os titãs prendem os deuses menores na forma de seus avatares. Os deuses criam as três primeiras raças. Gladius cria os anões, Lilith cria os elfos e Orum cria os tritões.
Ano 5 - Abty-Klim, deus do caos, cria os centauros (carnívoros comedores de seres inteligentes)
Ano 25 - Nasce Belleznia, a jovem é tida como a criança mais bela e pura entre todos os elfos e é declarada rainha mãe de todos os elfos enquanto ainda é um bebê.
Ano 32 - Os centauros invadem a floresta dos elfos. A família Martelofogo dos anões assume o trono entre os anões, o primeiro Rei Máximo anão é o rei Huyvits.
Ano 78 - Os tritões sobem o mar norte e entram na floresta dos elfos. Os tritões começam a ensinar magia aos elfos.
Ano 155 - Belleznia assume a coroa e viaja para as montanhas para ficar a salvo dos centauros que estão exterminando os elfos.
Ano 159 - A deusa Lilith atende ao pedido dos elfos fazendo com que todas as elfas fiquem grávidas. Abty-Klim cria os gnomos.
Ano 160 - Orum determina que os primeiros humanos são perigosos demais, ele divide os humanos em quatro grupos. Ocorre a primeira guerra entre humanos. Os kalgondertianos vencem e expulsam os herbronitas e kubutitas para a floresta de Herbrom, o povo de Dal-Lee atravessa a ponte de terra entre a Ilha de Dal-Lee e o Grande Continente. Gladius apadrinha os humanos de Dal-Lee e pessoalmente destrói a ponte de terra. Aleph cria os Raion-Tora.
Ano 161 - Nascem os Orcs do ventre das elfas
Ano 175 - Lilith manda seu avatar entre os elfos e orcs o os ensina a se defenderem dos centauros. Os anões, convencidos por Belleznia se aliam aos elfos e ajudam a expulsar os centauros de suas terras.
Ano 176 - Os elfos declaram guerra aos orcs e os expulsam para a montanha.
Ano 177 - Os herbronitas vencem uma batalha contra os kubutitas, empurrando esses para a montanha.
Ano 178 - Os orcs descem a montanha, as guerras entre elfos e orcs começam.
Ano 229 - Nasce Gallos o maior guerreiro elfo da história.
Ano 567 - Gladius e Shiranna criam os Snakes.
Ano 568 - Gladius cria os Targunitos, Sauros-Garra, Crolianos e Gekos.
Ano 570 - Abty-Klim cria os Lizarg.
Ano 585 - Gallos parte em aventura, ele explora todo o Grande Continente aprendendo diferentes técnicas de luta para criar um estilo próprio e poderoso.
Ano 593 – O clã Terraforte se torna o clã chefe entre o povo de Kubut, seu primeiro líder é Pertus.
Ano 619 - Anões iniciam uma campanha contra o povo de Kubut para conseguir escravos.
Ano 832 - Nasce Ashadmus, o maior mago tritão da história.
Ano 1032 - A família Petragon toma controle da coroa de Kalgondert.
Ano 1064 - Acontecem as Grandes Guerras do Continente Jurássico. Os Lizarg são os mais atingidos e se tornam um povo escravo.
Ano 1118 - Nasce Turskem Barbaferro.
Ano 1164 - Turskem Barbaferro viaja para o reino dos elfos pra aprender a lutar com Gallos
Ano 1200 - Turskem termina seu treinamento, viaja para Kalgondert e vence o torneio de gladiadores.
Ano 1208 – Dal-Lee manda uma tropa de expedição ao Grande Continente e toma um pequeno território de Kalgondert.
Ano 1225 – A família Ujio é enviada para que sejam os daymio do entreposto de Dal-Lee no Grande Continente.
Ano 1228 – Kalgondert investe contra a cidade Dal-leeana, mas é frustrado pela vontade implacável dos samurais.
Ano 1231 – O rei Ongal Petragon convida Turskem Barbaferro para ser conselheiro real dos Petragon. Turskem aconselha a firmar a paz com Dal-Lee.
Ano 1256 – O Imperador Xan-Ua-Nung de Dal-Lee vem a sua cidade no reino de Kalgondert e se encontra com Ongal Petragon. Os monarcas firmam um pacto de que, em cinco gerações alguém da família Petragon rumaria para Dal-Lee para se casar com alguém da dinastia Xan, e alguém da dinastia Xan rumaria para Kalgondert para se casar com alguém da monarquia Petragon. Embora haja paz, Kalgondert não retira as tropas do entorno do entreposto de Dal-Lee.
Ano 1301 – No norte de Kalgondert o governador Ivon Dundun declara seu “reino” livre da capital.
Ano 1309 – Recém ascendido ao trono, Saimon Petragon nomeia Turskem Barbaferro o comandante mour das tropas de Kalgondert. Turskem convida seu mestre Gallos para ajudá-lo no combate contra o norte e Gallos trás consigo Ashadmus. Inicia-se a Guerra dos 61 Anos em Kalgondert. Em Kubut, os humanos e orcs fazem um pacto e criam uma fortaleza que separa Kubut do Grande Coração de Pedra.
Ano 1370 – Fim da Guerra dos 61 Anos, a capital sai vencedora moral, mas as baixas de ambos os lados fazem os membros da família Dundun planejarem uma segunda tomada no futuro.
Ano 1402 - Nasce Kazuzuro o Grande, rei dos crolianos.
Ano 1403 - Nasce Sato Ujio.
Ano 1410 - Nasce o Cacique Ulog-Magug.
Ano 1411 - Nasce Shaktaa, a feiticeira.
Ano 1418 - Nasce Sul Urroferoz.
Ano 1421 - Nasce Akura Firaclub.
Ano 1422 - O cacique Uduntu-Magug, pai de Ulug-Magug consegue unificar as tribos de Herbrom.
Ano 1423 - Kazuzuro adquire o Coração de Dragão, isso o impede de envelhecer e lhe garante vida longa e imenso poder.
Ano 1427 - Nasce Nina Barbaferro, futura filha adotiva de Turskem.
Ano 1429 - Nasce Arigast Petragon, atual rei de Kalgondert.
Ano 1437 - Os repteis aportam no Grande Continente. As raças do grande continente fazem uma aliança, Dal-Lee envia tropas de apoio sob o comando do general Satori Ujio e de seu filho Sato Ujio. A Aliança é formada. Turskem Barbaferro é o general mour da Aliança e forma a Elite com Gallos, Ashadmus, Sato Ujio, Sul Urruferoz, Akura Firaclub, Ruke Roranderusu, Shaktaa e Gil Flechacerteira.
Ano 1441 - A guerra acaba com a morte Galzor, filho do rei croliano Kazuzuro. Ruke sai da Elite pois na guerra foi ferido na perna e a ferida não é curada por sua deusa, a deusa da vida, ele receberia a alcunha de “Clérigo Manco”.
Ano 1442 – Ruke é abençoado por Lilith e recebe Esphira, um “cão urso divino”. Ruke deixa de ser clérigo, tornando-se paladino, mas... Aparentemente ele é o primeiro de um grupo que ficaria conhecido como “paladinos de duas caras”.
Ano 1448 - A Elite enfrenta Hagenfuzz, um dos últimos grandes dragões, Ashadmus morre no combate.
Ano 1453 - Shaktaa funda a Grande Academia de Magia de Kalgondert.
Ano 1460 - Nasce a Princesa Ina Terraforte.
Ano 1475 - Akura Firaclub e Sul Urroferoz ajudam a princesa Ina Terraforte a vencer uma rebelião e a estabelecer seu trono em Kubut.
Ano 1462 - Nasce Lucy, futura titanaide do Poder, Shaktaa morre ao dar a luz sua filha.
Ano 1482 - A Elite parte em missão para levar a princesa Rachel até Dal-Lee e selar a aliança entre os dois povos. No episódio morrem Sul Urroferoz, Gallos e Gil é dado como morto. Sato abandona a carreira de aventureiro e se torna daymio em Dal-Lee. Turskem morre poucas horas após ter aportado de volta a Kalgondert devido à idade. Lucy e Erick Azaprateada são levados por Morte e no Reino do Poder Lucy se torna a nova Titanaide do Poder.
1485 – Akura Firaclub vai a Pulk onde é sagrada a nova sacerdotisa maior de Lilith. Akura e Ruke se casam.
Ano 1490 - Gil Flechacerteira, o gnomo da antiga Elite volta pelo oceano e avisa que os repteis voltarão para uma segunda guerra.
Ano 1493 – Akura se recusa a rumar com Gil para a preparação da nova Grande Guerra, então Gil Flechacerteira é sagrado general mour para a segunda guerra.
Ano 1495 – Ruke abandona sua esposa para caçar a Phenix, ele acredita que se tocar a pluma sagrada da sumo sacerdotisa da vida poderá curar sua perna.
Ano 1500 - Os repteis aportam no Grande Continente, começa a segunda grande guerra réptil. XxX consegue a primeira passagem de tropas pelas Fendas, começa o Retorno do Imortal.
Ano 1501 – Era Atual.
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
NPC's
Aqui está o arquivo com alguns NPC's do cenário:
Monarcas de Gilbânia
Rrreeersshaah, o Libertador Lizarg
Gabari Kerk, o Flagelo da Desilusão
Izigrot, o Corsário dos Petragon
Guia do Iniciante em Gilbânia Uma lista de personagens de primeiro nível de cada raça - feitos por Donovan!
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Desvantagens
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Armas, Armaduras, Escudos, Materiais Especiais...
Gilbânia - Geografia
Formado por dois grandes continentes (todos os dois com aproximadamente o tamanho da Argentina) além de uma "mega ilha" (do tamanho da Venezuela) e uma "grande ilha" (tamanho do Uruguai) o cenário de Gilbânia possui ainda três oceanos explorados e quatro inexplorados.
O nome dos continentes são: Grande Continente e Continente Jurássico
A Mega Ilha se chama: Ilha de Dal-Lee
A grande ilha se chama: Táurica
Os oceanos conhecidos são: Mar da Hydra, Oceano dos Tritões e Costa Azul
O Grande Continente tem cordilheiras de montanhas em todo o Oeste, tendo altitudes que variam dos 5.000 metros mais ao sul, e altitudes que não passam de 3.500 ao centro e a norte. Nas montanhas mais a norte fica a cordilheira de Gargur, território dos "orcs de Gilbânia" e onde se encontra parte do reino de Darrrog (dos orcs) e parte de Kubut (terra dos humanos de kubut). O centro é chamado apenas de Kubut, enquanto o sul e maior parte da cordilheira recebe o nome de Grande Coração de Pedra e é o lar dos "anões de Gilbânia".
Também existem duas formações de floresta no Grande Continente, uma a extremo norte cujo nome é Thaslit-Kalfloi, terra dos "elfos de Gilbânia" e no centro do continente há Herbrom, terra dos humanos de herbrom.
O nordeste deste continente é uma grande formação de planície, com pequenos planaltos. Toda essa terra faz parte do reino de Kalgondert, terra dos humanos de kalgondert, porém, esse reino possui governos menores e não é totalmente dominado por uma regência, embora haja um rei oficial para toda a nação.
No centro-sul encontra-se Afflingizza, cujo norte é marcado por uma grande savana e o sul por pequenas colinas e planaltos. Essa é a região compartilhada por raion-toras e gnomos, que convivem em paz.
Um rio de extrema importância que nasce na fronteira entre Gargur e Kubut, divide Thaslit-Kalfloi de Herbrom e deságua no Oceano dos Tritões é o Grande Rio. Esse rio é, não oficialmente, a terra dos tritões dentro do Grande Continente.
A Ilha de Dal-Lee é marcada por uma cadeia de montanhas com elevação de até 9.000 metros à sudoeste. A sudeste há o Deserto de Kendra e ao norte encontra-se Dal-Lee, terra dos humanos de Dal-Lee. Esse povo, embora separado dos demais, pode ser encontrado no Grande Continente apenas na Vila Sayuri, parte do território de Kalgondert, a vila tem regência própria e independência, funcionando como entreposto de Dal-Lee.
A Taurica é uma ilha quase inexplorada, isso devido a seus habitantes, os taurinos, terríveis bestas bovinídeas que se alimentam apenas de carne, principalmente de seres inteligentes.
O Mar da Hydra, entre Kalgondert e a ilha de Dal-Lee recebe esse nome devido a mítica Hydra, um ser único e poderoso que guarda suas águas, inclusive espantando os dragões marinhos da região.
O Oceano dos Tritões engloba desde o extremo norte de Afflingizza, banhando a Taurica e possuindo um arquipélago a sul. Em alguma parte desse vasto oceano encontra-se a cidade submersa de Atlans, de onde vem os tritões.
O Continente Jurássico é uma formação com praias em todo o litoral oeste e com montanhas que vão do litoral nordeste até o litoral sudeste, essas montanhas nunca foram atravessadas e, portanto, não se sabe o que há atrás delas.
A norte há uma planície baixa habitada pelos Sauros-Garra. Essa planície é chamada apenas de "Império". No centro-norte está o Pântano da Morte, terra compartilhada pelos Crolianos e Targunitos. Ao centro há a Grande Floresta, habitada pelos Gekos e ao sul, o deserto sem nome, habitado pelos Snakes. Toda a cordilheira de montanhas a leste é terra dos Gorgotons e os demais répteis não ousam invadi-la.
Leia mais sobre as regiões de Gilbânia, seus terrenos, climas, plots de aventura e talentos regionais aqui:
Regiões de Gilbania
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - Relação com o divino
No mundo de Gilbânia cada povo e até grupos menores dentro dos povos possui uma visão de religiosidade. A realidade é que "Ele" o único "Deus" criou onze "deuses" assim como criou onze "titãs" e é Ele quem governa universo, os deuses e titãs são seres muito poderosos e capazes de conceder poderes (possuir clérigos, paladinos, druidas e outros) e cada um deles "cuida" de um aspecto etéreo da realidade, a mando dEle. Ele se envolve diretamente com todo o mundo, mas através de leis da física, dos deuses e titãs e raramente se "materializa" no mundo.
Os deuses que foram criados foram onze, sendo: Orum, o deus do Destino, Pandorial, a deusa do Tempo, Aleph, o deus da Luz, Samech, o deus da Escuridão, Gladius, o deus da Ordem, Abty-Klim, o deus do Caos, Lilith, a deusa da Vida, Morte a deusa da Morte, Shihanna, a deusa da Guerra, Abull, o deus da Paz e Vazio o deus do Equilíbrio.
Os titãs criados foram onze, sendo: Oglaon, o titã do Poder, Somprios, o titã do Mal, Ziléia, a titanaide da Insanidade, Cubo, o titã dos Enigmas, Collonos, o titã da força, Eclipxo, a titanaide da Benignidade, Yontera, a titanaide da Transcendência, Charada, o titã da Diplomacia, Quolisto, o titã da Cura, Raphael, o titã dos Desafios e Ekssiecheezé (XxX) o titã da Conquista.
Os deuses e titãs eram, oficialmente, patronos das raças e, os deuses nasceram mais poderosos, mas os titãs podiam se manifestar, fisicamente, no mundo material, coisa que os deuses eram proibidos. Isso causou ciumes nos deuses que enfrentaram seus irmãos titãs os prendendo em seus planos. Porém, um titã venceu sua batalha, XxX matou Vazio, destruindo completamente a existência desse deus. Os deuses então passaram a temer XxX e tiraram sortes para decidir qual deus o enfrentaria, a sorte caiu sobre Abty-Klim, mas o deus do caos não enfrentou XxX, apenas o prendeu, junto com a raça que ele apadrinhava, em seu plano, deixando apenas a Hydra, um dos seres da raça, solta no mundo material. Depois criou vinte signos de pedra que lacravam XxX e deu dezenove deles a Hydra, escondendo o outro no mar.
XxX estava preso, mas, Ele não gostou da atitude dos deuses, prendendo eles a suas funções e os impedindo de evoluir e aprender (para todos os efeitos todos os deuses são Extra-Planares de ND 60), os titãs poderiam continuar a evoluir, mas deveriam ficar presos a seus planos, apenas XxX tinha o direito concedido por Ele de tentar voltar.
Com o passar do tempo o poder de XxX tentando retornar ao mundo material criou as Fendas.
Os eventos do livro que inspira o cenário causaram a morte e destruição de Oglaon, o titã do Poder. Esse foi substituído por Lucy, sua filha, uma semi-titanaide que se torna titanaide completa e assume o portifólio de seu pai. Assim como XxX, Lucy tem o direito de transitar entre o mundo material e os planos.
A realidade é que para os mortais os deuses são os governadores do universo e poucos, para não dizer nenhum sequer pensa na existência de Ele. Uns poucos também conhecem os titãs.
Divindades
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - E seus problemas
1° - "2° Guerra Réptil".
A 48 anos do momento atual do cenário um grupo de répteis exploradores compostos por Crolianos, Targunitos, Lizargs e Nagahs seguiu do Continente Jurássico até o Grande Continente. Seu objetivo era encontrar novas terras, mas, ao aportarem foram recebidos pelos "sem escamas", os mamíferos, com aço. Os poucos sobreviventes que voltaram ao seu continente relataram o encontro com bestas sanguinolentas e cruéis, em números que beiravam ao absurdo e com técnicas de guerra estranhas. Os grandes governantes dos répteis montaram um exército conjunto, deixando de lado antigas rixas, para enfrentar esses poderosos inimigos sem coração. Os répteis, agora todas as raças, invadiram Afflingizza, dominado uma parte considerável de sua parte leste. Havia começado a 2° Guerra Réptil.
Do ponto de vista dos mamíferos, os répteis são invasores monstruosos, cruéis e violentos que estão aqui apenas para dominar suas terras, os matar e comer. Os governantes dos mamíferos também formaram um exército e conseguiram, com esforço, impedir o avanço dos répteis sobre seu território. O que eles querem é expulsar esses invasores e conquistadores.
2 - "O retorno do Imortal".
XxX criou as Fendas. As Fendas nada mais são que grandes "fendas" na terra que levam a túneis, no fim desses, se encontrando portais. Toda Fenda é capaz de levar diretamente a qualquer outra Fenda, e com uma pequena chance, ao plano de XxX.
Pelo menos 18 Fendas são conhecidas no Grande Continente, 1 no Deserto de Kendra, 1 no Mar da Hydra e 6 no Continente Jurássico. Mas tudo indica que existem mais Fendas não catalogadas espalhadas pelo mundo.
A realidade é que é uma questão de tempo para XxX voltar, e ele estará bravo...
3 - Os "Flagelos".
Um Dragão Azul, um dos poucos dragões que, contrariando a ordem dos deuses, não está perto de uma Fenda para lutar contra qualquer possível retorno de XxX, montou uma organização de nível mundial e planeja a conquista do mundo além da derrubada e destruição dos deuses para que ele possa tomar seu lugar.
Seu centro de comando é um navio de metal que vaga pelos oceanos.
O Conquistador Azul
4 - Os "Lizargs"
Os Lizargs são uma raça que foi 98% escravizada. Os 2% livres querem libertar seus irmãos e estão dispostos a tudo para isso.
Rrreeersshaah, o líder da resistência, é um personagem memorável do cenário, cuja descrição e ficha podem ser encontrados aqui abaixo no campo de NPC's do Cenário
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Aventuras Oficiais
O Conquistador Azul
Incursão ao Vale de Bestiália
Adoração Tóxica
Um Sonho Mágico
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Os Povos"
As raças "básicas" de Gilbânia são:
Mamíferos
"É bem provável que os relatos deste livro sejam considerados contos infantis, mas nem sempre o mundo foi como está hoje.
No passado não existiam apenas deuses, mas deuses e titãs. Nessa era havia também um ser de poder incomparável, o pai de todos os deuses e titãs do mundo, “Ele”.
Ele ordenou aos deuses que povoassem o mundo, mas seus filhos não obedeceram. Como punição Ele os amaldiçoou e os proibiu de aprender até que descobrissem por si só a importância das demais criaturas que deveriam existir.
Os titãs por outro lado obedeceram e prosperaram, mas seus irmãos deuses com ciúmes e inveja decidiram intentar contra seus familiares.
Cinco titãs caíram sob as mãos dos deuses, cinco não ofereceram resistência. Assim nasceram céus e infernos, céus para agraciar os titãs que aceitaram o fim pacificamente, e infernos para punir os que se opuseram aos deuses. Apenas um titã venceu seu combate. XxX.
Preso em outra dimensão pelo louco e instável deus do caos, XxX jurou retornar e reclamar a terra para si.
Então os deuses, temerosos de seu pai decidiram criar vida onde só havia morte. Foram assim que surgiram as três primeiras raças: anões, tritões e elfos. Todos juntos no Grande Continente.
A criação continuou e logo surgiram os gnomos, raion-tora e por fim os humanos.
Os humanos foram criados usando-se o melhor de quatro raças, dos anões veio a coragem, dos tritões a inteligência, dos elfos a beleza e dos gnomos a sagacidade.
Mas os primeiros humanos eram muito poderosos e os deuses os temeram.
Então os humanos foram divididos em quatro povos, cada um levando consigo um ancestral.
Paralelo a isso foram criados os temíveis centauros, bestas de dorso bestial e patas de cavalos, esses malignos seres que apreciam carne de seres inteligentes se espalharam e empregaram grande matança aos elfos.
A deusa da vida então para proteger seus filhos, pessoalmente os ensinou a lutar e se defender. Mas não foi o bastante.
Quando não havia esperanças os elfos se reuniram e fizeram um grande ritual pedindo ajuda a deusa da vida.
Ela os ajudou e do ventre das mães elfas nasceu uma nova raça.
Orcs. Fortes e poderosos, que se tornavam adultos muito rápido e expulsaram os centauros da terra de seus pais. Mas os elfos não souberam mostrar boa vontade para com seus filhos de aparência deformada.
Os orcs foram expulsos para as montanhas e assim começou a inimizade desses povos que dura até os dias de hoje.
Muitas guerras se travaram entre os povos do Grande Continente, mas nenhuma foi tão importante quanto à chegada dos homens de escamas.
Vindos de um mar distante surgiram homens escamados, lagartos bípedes monstruosos.
Unindo-se em uma forte aliança os mamíferos os expulsaram de suas terras, cientes de que o mal havia acabado.
Mas o caos não parou.
Das profundezas da terra XxX começou a descobrir um caminho para voltar, as Fendas. Passagens que levam a lugares diferentes deste mundo. Através dela seu poder começou a surgir e poderosos seres bestiais apareceram para anunciar sua presença.
Como se não bastasse, os repteis voltaram, em maior número, em mais espécies e muito mais poderosos que antes. Nós mamíferos nos unimos, pois sabemos que do contrario, sejam os repteis ou XxX, alguém vai nos destruir..."
Humano de Dal-Lee
Humano de Herbrom
Humano de Kubut
Humano de Kalgondert
Raion-Tora Macho
Raion-Tora Fêmea
Tritão
Orc
Gnomo
Anão
Elfos Comuns
Altos-Elfos
Bravos-Elfos
Sapios-Elfos
Répteis
"Não sabemos quais deuses são de verdade, se o dos crolianos, dos sauros ou mesmo dos gorgotons. Mas isso não importa tanto, sabemos de onde viemos e para onde iremos. Éramos bestas da selva, desprovidos de ciência ou lógica, quando fomos visitados.
Os deuses, sejam de que raças forem, visitaram nossos ancestrais e fizeram com que nossas raças nascessem.
Escolhendo para si animais que se destacaram criaram sete povos.
Das tartarugas do mar fizeram os targunitos, pais de toda a magia. Dos crocodilos do pântano fizeram os crolianos, enormes e de maxilares mortais. Das serpentes do deserto fizeram os snakes, venenosos e religiosos. Dos velociraptores das planícies fizeram os sauros-garra, frios e calculistas. Dos lagartos da floresta fizeram os lizargs, burros e covardes, mas fortes como triceratops. Das lagartixas na copa das árvores fizeram os gekos, matadores velozes e capazes. E finalmente, das indomáveis feras de pelo e dentes-de-sabre das montanhas, eles fizeram os gorgotons.
Houve guerra, matança, escravidão.
Ação, para todo o lado. Todos nós sucumbíamos aos impulsos mais primitivos. Porém quatro de nós decidiram desbravar os mares. Crolianos lideraram uma expedição que levou snakes, targunitos e escravos lizargs a um mundo muito além da linha do horizonte.
Seus intuitos eram os de descobrir uma terra onde pudessem viver seguros, sem ter seus filhos envoltos em guerra e matança. Mas a viagem foi um fracasso.
Liderados pelo filho do rei dos crolianos as quatro raças chegaram a um mundo de seres sem escamas, mas quando foram os saldar, esses os receberam com aço.
Poucos conseguiram voltar, e o príncipe croliano não estava entre eles.
Um conselho foi formado, nós sete nos sentamos em uma mesa e debatemos, afinal, se os seres sem escamas eram tão fortes, era possível e provável que fizessem o caminho oposto e viessem a nossas terras.
Então escolhemos nossa estratégia. Atacar.
Para defender nossas terras, filhos e filhas, mandamos nosso contingente militar somado como um único exército para invadir e matar esses monstros sem escamas e sem alma.
A guerra ainda está em percurso, mas aos poucos nossas tropas vêm conseguindo grandes vitórias e lamentáveis derrotas.
Isso não é tudo, do chão surgiram monstros de outro mundo, criaturas tão medonhas que apavoram os sonhos dos mais bravos guerreiros.
Esses monstros de outro mundo dizem servir a XxX, o titã que dominará o mundo.
Não sabemos exatamente o que isso significa, mas uma coisa sabemos, nós nos unimos, pois sabemos que do contrario, sejam os sem escamas ou XxX, alguém vai nos destruir..."
Sauro-Garra
Gorgotons
Croliano
Lizarg
Targunito
Snakes
Geko
Raças que não possuem um reino próprio:
Sauro-Tricera
Sauro-Anquilo
Sauro-Tirano
Sauro-Ptera
Zila
Chamelus
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Raças Monstruosas e Raças Animais
Também há raças em Gilbânia que não pertencem nem ao subtipo humanoide, nem réptil. Essas raças monstruosas ou animais são quase sempre neutras no grande conflito continental, mas, alguns membros das mesmas fazem parte da guerra.
Kobold
Bugbear
Hobgoblin
Goblin
Taurino
Sahuagin
Bullywug
Libgold Operária
Libgold Guerreira
Libgold Zangão
Libgold Rainha
Bestiálo
Híbridos
Hibridização – O Caso de Gilbânia
Dampiro
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Classes Básicas"
Gilbânia possui como "classes básicas" as seguintes classes:
Alquimista
Aventureiro da Princesa
Berseker
Bardo (TRPG)
Batedor Audaz
Caçador
Caçador Primal
Campeão dos Ringues
Clérigo (TRPG)
Druida (TRPG)
Escravo
Feiticeiro (TRPG)
Guardião da Divindade Menor
Guerreiro (TRPG)
Guerreiro Nato
Herói
Ladino (TRPG)
Mago (TRPG)
Mago Glacial
Militar
Monge (TRPG)
Mutante
Nobre (TRPG)
Paladino
Pároco
Pesquisador
Pirata
Portador do Poder de Luta
Samurai (TRPG)
Soldado da Glória Absoluta
Swashbucler (TRPG)
Tecnólogo
Teólogo
Classes de Prestígio
Arsenal Vivo
Samurai dos Cinco Caminhos
Escolhido do Poder
Caçador de Recompensas
Monarca
Adepto da Soberana Vontade
Clérigo Duas Caras
Foice do Destino
Profeta do Submerso
Homem e Besta
Mestre do Passado
Brilho de Aleph
Sombra de Samech
Maluco
Mestre do Sagrado Sumô de Yokozunah
Capuz Preto
Senhor das Escamas
Mestre Peripatético
Sequestrador de Boa Intenção
Capitão do Mato (Uma especialização de caçador perito em enfrentar humanoides)
Cavaleiro de Rinohkan (Classe aberta basicamente para o Grande Continente, você ganha um companheiro animal [um Rinohkam filhote] e ele progride com você como sua montaria)
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Gilbânia - "Sua Cronologia"
Ano 0 - Os deuses após seu triunfo contra os titãs prendem os deuses menores na forma de seus avatares. Os deuses criam as três primeiras raças. Gladius cria os anões, Lilith cria os elfos e Orum cria os tritões.
Ano 5 - Abty-Klim, deus do caos, cria os centauros (carnívoros comedores de seres inteligentes)
Ano 25 - Nasce Belleznia, a jovem é tida como a criança mais bela e pura entre todos os elfos e é declarada rainha mãe de todos os elfos enquanto ainda é um bebê.
Ano 32 - Os centauros invadem a floresta dos elfos. A família Martelofogo dos anões assume o trono entre os anões, o primeiro Rei Máximo anão é o rei Huyvits.
Ano 78 - Os tritões sobem o mar norte e entram na floresta dos elfos. Os tritões começam a ensinar magia aos elfos.
Ano 155 - Belleznia assume a coroa e viaja para as montanhas para ficar a salvo dos centauros que estão exterminando os elfos.
Ano 159 - A deusa Lilith atende ao pedido dos elfos fazendo com que todas as elfas fiquem grávidas. Abty-Klim cria os gnomos.
Ano 160 - Orum determina que os primeiros humanos são perigosos demais, ele divide os humanos em quatro grupos. Ocorre a primeira guerra entre humanos. Os kalgondertianos vencem e expulsam os herbronitas e kubutitas para a floresta de Herbrom, o povo de Dal-Lee atravessa a ponte de terra entre a Ilha de Dal-Lee e o Grande Continente. Gladius apadrinha os humanos de Dal-Lee e pessoalmente destrói a ponte de terra. Aleph cria os Raion-Tora.
Ano 161 - Nascem os Orcs do ventre das elfas
Ano 175 - Lilith manda seu avatar entre os elfos e orcs o os ensina a se defenderem dos centauros. Os anões, convencidos por Belleznia se aliam aos elfos e ajudam a expulsar os centauros de suas terras.
Ano 176 - Os elfos declaram guerra aos orcs e os expulsam para a montanha.
Ano 177 - Os herbronitas vencem uma batalha contra os kubutitas, empurrando esses para a montanha.
Ano 178 - Os orcs descem a montanha, as guerras entre elfos e orcs começam.
Ano 229 - Nasce Gallos o maior guerreiro elfo da história.
Ano 567 - Gladius e Shiranna criam os Snakes.
Ano 568 - Gladius cria os Targunitos, Sauros-Garra, Crolianos e Gekos.
Ano 570 - Abty-Klim cria os Lizarg.
Ano 585 - Gallos parte em aventura, ele explora todo o Grande Continente aprendendo diferentes técnicas de luta para criar um estilo próprio e poderoso.
Ano 593 – O clã Terraforte se torna o clã chefe entre o povo de Kubut, seu primeiro líder é Pertus.
Ano 619 - Anões iniciam uma campanha contra o povo de Kubut para conseguir escravos.
Ano 832 - Nasce Ashadmus, o maior mago tritão da história.
Ano 1032 - A família Petragon toma controle da coroa de Kalgondert.
Ano 1064 - Acontecem as Grandes Guerras do Continente Jurássico. Os Lizarg são os mais atingidos e se tornam um povo escravo.
Ano 1118 - Nasce Turskem Barbaferro.
Ano 1164 - Turskem Barbaferro viaja para o reino dos elfos pra aprender a lutar com Gallos
Ano 1200 - Turskem termina seu treinamento, viaja para Kalgondert e vence o torneio de gladiadores.
Ano 1208 – Dal-Lee manda uma tropa de expedição ao Grande Continente e toma um pequeno território de Kalgondert.
Ano 1225 – A família Ujio é enviada para que sejam os daymio do entreposto de Dal-Lee no Grande Continente.
Ano 1228 – Kalgondert investe contra a cidade Dal-leeana, mas é frustrado pela vontade implacável dos samurais.
Ano 1231 – O rei Ongal Petragon convida Turskem Barbaferro para ser conselheiro real dos Petragon. Turskem aconselha a firmar a paz com Dal-Lee.
Ano 1256 – O Imperador Xan-Ua-Nung de Dal-Lee vem a sua cidade no reino de Kalgondert e se encontra com Ongal Petragon. Os monarcas firmam um pacto de que, em cinco gerações alguém da família Petragon rumaria para Dal-Lee para se casar com alguém da dinastia Xan, e alguém da dinastia Xan rumaria para Kalgondert para se casar com alguém da monarquia Petragon. Embora haja paz, Kalgondert não retira as tropas do entorno do entreposto de Dal-Lee.
Ano 1301 – No norte de Kalgondert o governador Ivon Dundun declara seu “reino” livre da capital.
Ano 1309 – Recém ascendido ao trono, Saimon Petragon nomeia Turskem Barbaferro o comandante mour das tropas de Kalgondert. Turskem convida seu mestre Gallos para ajudá-lo no combate contra o norte e Gallos trás consigo Ashadmus. Inicia-se a Guerra dos 61 Anos em Kalgondert. Em Kubut, os humanos e orcs fazem um pacto e criam uma fortaleza que separa Kubut do Grande Coração de Pedra.
Ano 1370 – Fim da Guerra dos 61 Anos, a capital sai vencedora moral, mas as baixas de ambos os lados fazem os membros da família Dundun planejarem uma segunda tomada no futuro.
Ano 1402 - Nasce Kazuzuro o Grande, rei dos crolianos.
Ano 1403 - Nasce Sato Ujio.
Ano 1410 - Nasce o Cacique Ulog-Magug.
Ano 1411 - Nasce Shaktaa, a feiticeira.
Ano 1418 - Nasce Sul Urroferoz.
Ano 1421 - Nasce Akura Firaclub.
Ano 1422 - O cacique Uduntu-Magug, pai de Ulug-Magug consegue unificar as tribos de Herbrom.
Ano 1423 - Kazuzuro adquire o Coração de Dragão, isso o impede de envelhecer e lhe garante vida longa e imenso poder.
Ano 1427 - Nasce Nina Barbaferro, futura filha adotiva de Turskem.
Ano 1429 - Nasce Arigast Petragon, atual rei de Kalgondert.
Ano 1437 - Os repteis aportam no Grande Continente. As raças do grande continente fazem uma aliança, Dal-Lee envia tropas de apoio sob o comando do general Satori Ujio e de seu filho Sato Ujio. A Aliança é formada. Turskem Barbaferro é o general mour da Aliança e forma a Elite com Gallos, Ashadmus, Sato Ujio, Sul Urruferoz, Akura Firaclub, Ruke Roranderusu, Shaktaa e Gil Flechacerteira.
Ano 1441 - A guerra acaba com a morte Galzor, filho do rei croliano Kazuzuro. Ruke sai da Elite pois na guerra foi ferido na perna e a ferida não é curada por sua deusa, a deusa da vida, ele receberia a alcunha de “Clérigo Manco”.
Ano 1442 – Ruke é abençoado por Lilith e recebe Esphira, um “cão urso divino”. Ruke deixa de ser clérigo, tornando-se paladino, mas... Aparentemente ele é o primeiro de um grupo que ficaria conhecido como “paladinos de duas caras”.
Ano 1448 - A Elite enfrenta Hagenfuzz, um dos últimos grandes dragões, Ashadmus morre no combate.
Ano 1453 - Shaktaa funda a Grande Academia de Magia de Kalgondert.
Ano 1460 - Nasce a Princesa Ina Terraforte.
Ano 1475 - Akura Firaclub e Sul Urroferoz ajudam a princesa Ina Terraforte a vencer uma rebelião e a estabelecer seu trono em Kubut.
Ano 1462 - Nasce Lucy, futura titanaide do Poder, Shaktaa morre ao dar a luz sua filha.
Ano 1482 - A Elite parte em missão para levar a princesa Rachel até Dal-Lee e selar a aliança entre os dois povos. No episódio morrem Sul Urroferoz, Gallos e Gil é dado como morto. Sato abandona a carreira de aventureiro e se torna daymio em Dal-Lee. Turskem morre poucas horas após ter aportado de volta a Kalgondert devido à idade. Lucy e Erick Azaprateada são levados por Morte e no Reino do Poder Lucy se torna a nova Titanaide do Poder.
1485 – Akura Firaclub vai a Pulk onde é sagrada a nova sacerdotisa maior de Lilith. Akura e Ruke se casam.
Ano 1490 - Gil Flechacerteira, o gnomo da antiga Elite volta pelo oceano e avisa que os repteis voltarão para uma segunda guerra.
Ano 1493 – Akura se recusa a rumar com Gil para a preparação da nova Grande Guerra, então Gil Flechacerteira é sagrado general mour para a segunda guerra.
Ano 1495 – Ruke abandona sua esposa para caçar a Phenix, ele acredita que se tocar a pluma sagrada da sumo sacerdotisa da vida poderá curar sua perna.
Ano 1500 - Os repteis aportam no Grande Continente, começa a segunda grande guerra réptil. XxX consegue a primeira passagem de tropas pelas Fendas, começa o Retorno do Imortal.
Ano 1501 – Era Atual.
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
NPC's
Aqui está o arquivo com alguns NPC's do cenário:
Monarcas de Gilbânia
Rrreeersshaah, o Libertador Lizarg
Gabari Kerk, o Flagelo da Desilusão
Izigrot, o Corsário dos Petragon
Guia do Iniciante em Gilbânia Uma lista de personagens de primeiro nível de cada raça - feitos por Donovan!
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Desvantagens
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Armas, Armaduras, Escudos, Materiais Especiais...