Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Espaço para assuntos não cobertos pelos outros fóruns. Lembre-se: a estalagem fica em Petrynia... Exageros são permitidos!
Avatar do usuário
onimaru
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:55

Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por onimaru » 12 Jul 2017, 13:25

Olá a todos!

Sou novo por aqui e pelo mundo do 3d&T, jogo a mais ou menos um ano o sistema, e gosto muito dele, é bem maleável e interessante! :D

Bem o caso não é esse, mas sim uma adaptação que estou planejando para o sistema, adaptação do mundo de Final Fantasy mais antigos (Pretendo entre o 1 e 6)
Ainda é uma ideia um pouco vaga, estou ensaiando para começar alguma coisa por não saber se vai ser útil pra alguém, visto que ultimamente o pessoal não tem feito muitas adaptações do sistema.

A ideia desse tópico é ver o interesse dos jogadores, e achar certos "Beta Testers" para a adaptação, e claro saber se tem algumas ideias ou dicas já de prontidão.
Até o momento o que tenho em mente seria adaptar:
Vantagens Únicas (Não muitas, já que não existem tantas raças distintas nos primeiros jogos)
Vantagens e Desvantagens (Usando como base habilidades principais de personagens que aparecem nos jogos, como em FF6 e no remake de FF4)
Magias (Listão de todas as magias dos jogos)
Invocação (Regras para summons)
Kit's de Personagem (Baseado nas classes dos jogos e em personagens)
Bom é isso pessoal, aguardo a resposta de vocês :3

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Lucena » 12 Jul 2017, 13:37

Coincidência estranha essa, já que terminei FFV esse fim de semana e agora estou jogando o Dawn of Souls (FF + FFII).

Está planejando um grupo de 4 Heróis? ;)
Editado pela última vez por Lucena em 12 Jul 2017, 14:30, em um total de 2 vezes.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Lord Seph » 12 Jul 2017, 14:14

Você quer fazer um PbF baseado em FF ou apenas adaptar todo o universo?

Se for o segundo caso lugar errado, a área certa é no de 3D&T.

Em todo caso estou dentro e aqui está uma força com os kits :lol:.

http://www.jamboeditora.com.br/forum/vi ... ?f=2&t=600
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Lucena » 12 Jul 2017, 14:36

Final Fantasy de 1 a 5 já são bem diferentes entre si, um pouco mais do 6 e muito mais do outros jogos da série. Final Fantasy Tactics, Tactics Advance e A2: Grimoire of the Rift estão no meu coração, mas só se encaixam mecanicamente e tematicamente com FFXII mesmo (são todos de Ivalice Alliance afinal).
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Shion » 12 Jul 2017, 17:10

Bem, se levar em conta que dá pra adaptar de forma padrão, pode-se achar um meio termo pra summons de todos os títulos. Afinal as summons do FFXII só são iguais as do FFT e FFTA nas criaturas em si, não no resto.

Eu até já pensei por cima alguma forma de fazer uma combinação, como summons sendo uma Vantagem estilo Aliado on invés de uma magia, mas com a opção de ser trazido pra batalha sob "Comando de Aliado" apenas (como FFX, o invocador pode apenas ter ações pelo summon enquanto o mesmo durar por um custo de PMs/turno) ou lançando um ataque/efeito em área por um custo X (um tipo de Ataque Especial Área, mas podendo ser usado com suas vantagens e não só um ataque normal).
Imagem

Avatar do usuário
onimaru
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:55

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por onimaru » 12 Jul 2017, 18:09

Lucena escreveu:Coincidência estranha essa, já que terminei FFV esse fim de semana e agora estou jogando o Dawn of Souls (FF + FFII).

Está planejando um grupo de 4 Heróis? ;)
FFV é um dos melhores, e um dos poucos que eu não finalizei ;---;
Não seria má ideia criar uma aventura nesse gênero, mas eu penso mesmo em fazer apenas a adaptação e não mestrar
Lord Seph escreveu:Você quer fazer um PbF baseado em FF ou apenas adaptar todo o universo?

Se for o segundo caso lugar errado, a área certa é no de 3D&T.

Em todo caso estou dentro e aqui está uma força com os kits :lol:.

http://www.jamboeditora.com.br/forum/vi ... ?f=2&t=600
Opá, interessante esses kits, tem bastante coisa, com certeza vai ajudar! :D
Eu na verdade queria adaptar o universo, eu estudei vários locais para postar e achei que aqui seria a área mais correta, já que eu ainda não tenho nada do sistema, só queria avaliação da ideia, mas se puderem mudar o tópico para lá, sem problemas!
Lucena escreveu:Final Fantasy de 1 a 5 já são bem diferentes entre si, um pouco mais do 6 e muito mais do outros jogos da série. Final Fantasy Tactics, Tactics Advance e A2: Grimoire of the Rift estão no meu coração, mas só se encaixam mecanicamente e tematicamente com FFXII mesmo (são todos de Ivalice Alliance afinal).
Na realidade Lucena, eu escolhi esses, pois são os que eu estou mais familiarizado, eu gosto muito do FF7 (O que mais amor s2), mas se você pensar, o 1 ao 6 tem as coisas parecidas, sistemas, magias, summons (Mesmo que só aparecem a partir do 3) monstros, etc.
O 7 já entra em questão de Matérias, 8 aquelas pestes que esqueci o nome, 9 eu não joguei muito, mas o sistema de aprender habilidades me parece com o do tátics (se não me engano), enfim, eles tem sim suas particularidades parecidas, e a ideia é montar um "ambiente" Final Fantasy, para que o mestre monte seu mundo da forma mais agradável a ele.
Shion escreveu:Bem, se levar em conta que dá pra adaptar de forma padrão, pode-se achar um meio termo pra summons de todos os títulos. Afinal as summons do FFXII só são iguais as do FFT e FFTA nas criaturas em si, não no resto.

Eu até já pensei por cima alguma forma de fazer uma combinação, como summons sendo uma Vantagem estilo Aliado on invés de uma magia, mas com a opção de ser trazido pra batalha sob "Comando de Aliado" apenas (como FFX, o invocador pode apenas ter ações pelo summon enquanto o mesmo durar por um custo de PMs/turno) ou lançando um ataque/efeito em área por um custo X (um tipo de Ataque Especial Área, mas podendo ser usado com suas vantagens e não só um ataque normal).
Sim a ideia não me parece má, e eu estava mesmo pensando assim, deixando das duas formas, sendo que a invocação que dura mais que instantâneo seria mais caro que a outra, já que o jogador poderia usar fora de batalha para fazer várias outras coisas.
A lista de Summons realmente não precisa ser separada, mas farei isso por questão de compactabilidade, já que são muitos summons (Muitos Mesmo!) e se der realmente certo, vou melhorando conforme o tempo ^^

__________________________________

Gente obrigado pelos fotos de confiança, é bom ter um lugar onde as pessoas te escutem! :3
A partir disso irei iniciar a adaptação, e irei colocando as coisas conforme vou fazendo, para já irem olhando e discutirmos.
Muito obrigado!

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Lucena » 12 Jul 2017, 18:31

onimaru escreveu: FFV é um dos melhores, e um dos poucos que eu não finalizei ;---;
Não seria má ideia criar uma aventura nesse gênero, mas eu penso mesmo em fazer apenas a adaptação e não mestrar

Na realidade Lucena, eu escolhi esses, pois são os que eu estou mais familiarizado, eu gosto muito do FF7 (O que mais amor s2), mas se você pensar, o 1 ao 6 tem as coisas parecidas, sistemas, magias, summons (Mesmo que só aparecem a partir do 3) monstros, etc.
O 7 já entra em questão de Matérias, 8 aquelas pestes que esqueci o nome, 9 eu não joguei muito, mas o sistema de aprender habilidades me parece com o do tátics (se não me engano), enfim, eles tem sim suas particularidades parecidas, e a ideia é montar um "ambiente" Final Fantasy, para que o mestre monte seu mundo da forma mais agradável a ele.
Sim a ideia não me parece má, e eu estava mesmo pensando assim, deixando das duas formas, sendo que a invocação que dura mais que instantâneo seria mais caro que a outra, já que o jogador poderia usar fora de batalha para fazer várias outras coisas.
A lista de Summons realmente não precisa ser separada, mas farei isso por questão de compactabilidade, já que são muitos summons (Muitos Mesmo!) e se der realmente certo, vou melhorando conforme o tempo ^^

__________________________________

Gente obrigado pelos fotos de confiança, é bom ter um lugar onde as pessoas te escutem! :3
A partir disso irei iniciar a adaptação, e irei colocando as coisas conforme vou fazendo, para já irem olhando e discutirmos.
Muito obrigado!
Não estava querendo botar dúvida no que você estava propondo, na verdade você mesmo concordou que em VII em diante as coisas ficaram bem diferentes. E realmente V é muito difícil, o sistema de jobs parecia que ia deixar as coisas abertas para tirarmos nossas próprias ideias, mas muitos monstros só eram vuneráveis aos poderes de 2 ou 3 classes, oque me forçava a tentar várias combinaçõesde party cada vez que entrava numa área nova ou era morte certa. O jogo parecia que te punia por não escolher as classes certas para cada área, então no meio do Mundo 2 o cansaço venceu e eu comecei a jogar seguindo um detonado para ter sempre as combinações certas. Acho que isso matou muito da minha diversão no jogo.

E tem razão Shion, XII e os Tactics só são parecidos por se passarem no mesmo universo, mecânicamente é como 3D&T e TRPG.
Quanto as Summons, tem mesmo que ver se segue o modelo de 3-4-5 ou do 6, juntos ficam estranhos. Tenho que admitir que sou parcial ao do meu amado FFVI. :lol:
Talvez planejar os 2 jeitos, para serem escolhidos dependendo da campanha?
E qualquer coisa que precisar só mandar cara. Sejá bem vindo ao fórum.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Shion » 12 Jul 2017, 19:22

Ah sim, da pra fazer uma lista padrão também ou fazer a vantagem e deixar por conta do jogador montar o seu Summon. Seria mais fácil dar a mecânica e uma lista simples com nome e descrição breve do summon no jogo. Por exemplo:

Ifrit: um demônio vermelho com aparência bestial. Seus ataques são do elemento fogo e ele é fraco contra o oposto, químico.

Sem ficha nem nada, escolhendo uma boa imagem de alguma versão dele, e deixa que o jogador que vá usar comprar ele montar de acordo com as regras da vantagem, até porque a idéia de montar uma vantagem pra isso é que tanto um personagem de 5pts quanto de 12 sejam submetidos à mesma mecânica da construção, então a diferença de poder da Summon virá da pontuação do personagem (assim como Aliado). Inclusive dessa forma deixa-se livre pros jogadores fazerem seus próprios Summons, sem ficar apegado apenas aos do jogo, mas em campanha o mestre poderia disponibilizar esses já conhecidos também seguindo as regras da vantagem, apenas dando algo específico pra se trabalhar em cima (o nome, aparência e tipo de dano).
Imagem

Avatar do usuário
onimaru
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Jul 2017, 12:55

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por onimaru » 13 Jul 2017, 12:49

Lucena escreveu:
onimaru escreveu: FFV é um dos melhores, e um dos poucos que eu não finalizei ;---;
Não seria má ideia criar uma aventura nesse gênero, mas eu penso mesmo em fazer apenas a adaptação e não mestrar

Na realidade Lucena, eu escolhi esses, pois são os que eu estou mais familiarizado, eu gosto muito do FF7 (O que mais amor s2), mas se você pensar, o 1 ao 6 tem as coisas parecidas, sistemas, magias, summons (Mesmo que só aparecem a partir do 3) monstros, etc.
O 7 já entra em questão de Matérias, 8 aquelas pestes que esqueci o nome, 9 eu não joguei muito, mas o sistema de aprender habilidades me parece com o do tátics (se não me engano), enfim, eles tem sim suas particularidades parecidas, e a ideia é montar um "ambiente" Final Fantasy, para que o mestre monte seu mundo da forma mais agradável a ele.
Sim a ideia não me parece má, e eu estava mesmo pensando assim, deixando das duas formas, sendo que a invocação que dura mais que instantâneo seria mais caro que a outra, já que o jogador poderia usar fora de batalha para fazer várias outras coisas.
A lista de Summons realmente não precisa ser separada, mas farei isso por questão de compactabilidade, já que são muitos summons (Muitos Mesmo!) e se der realmente certo, vou melhorando conforme o tempo ^^

__________________________________

Gente obrigado pelos fotos de confiança, é bom ter um lugar onde as pessoas te escutem! :3
A partir disso irei iniciar a adaptação, e irei colocando as coisas conforme vou fazendo, para já irem olhando e discutirmos.
Muito obrigado!
Não estava querendo botar dúvida no que você estava propondo, na verdade você mesmo concordou que em VII em diante as coisas ficaram bem diferentes. E realmente V é muito difícil, o sistema de jobs parecia que ia deixar as coisas abertas para tirarmos nossas próprias ideias, mas muitos monstros só eram vuneráveis aos poderes de 2 ou 3 classes, oque me forçava a tentar várias combinaçõesde party cada vez que entrava numa área nova ou era morte certa. O jogo parecia que te punia por não escolher as classes certas para cada área, então no meio do Mundo 2 o cansaço venceu e eu comecei a jogar seguindo um detonado para ter sempre as combinações certas. Acho que isso matou muito da minha diversão no jogo.

E tem razão Shion, XII e os Tactics só são parecidos por se passarem no mesmo universo, mecânicamente é como 3D&T e TRPG.
Quanto as Summons, tem mesmo que ver se segue o modelo de 3-4-5 ou do 6, juntos ficam estranhos. Tenho que admitir que sou parcial ao do meu amado FFVI. :lol:
Talvez planejar os 2 jeitos, para serem escolhidos dependendo da campanha?
E qualquer coisa que precisar só mandar cara. Sejá bem vindo ao fórum.
Shion escreveu:Ah sim, da pra fazer uma lista padrão também ou fazer a vantagem e deixar por conta do jogador montar o seu Summon. Seria mais fácil dar a mecânica e uma lista simples com nome e descrição breve do summon no jogo. Por exemplo:

Ifrit: um demônio vermelho com aparência bestial. Seus ataques são do elemento fogo e ele é fraco contra o oposto, químico.

Sem ficha nem nada, escolhendo uma boa imagem de alguma versão dele, e deixa que o jogador que vá usar comprar ele montar de acordo com as regras da vantagem, até porque a idéia de montar uma vantagem pra isso é que tanto um personagem de 5pts quanto de 12 sejam submetidos à mesma mecânica da construção, então a diferença de poder da Summon virá da pontuação do personagem (assim como Aliado). Inclusive dessa forma deixa-se livre pros jogadores fazerem seus próprios Summons, sem ficar apegado apenas aos do jogo, mas em campanha o mestre poderia disponibilizar esses já conhecidos também seguindo as regras da vantagem, apenas dando algo específico pra se trabalhar em cima (o nome, aparência e tipo de dano).
Obrigado pelo apoio, realmente ambas as ideias são ótimas!
Usar a Vantagem "Aliado" como ponto de partida para Invocador é fascinante, dá pra fazer uma Yuna da vida facilmente :D

A ideia de fazer duas regras e deixar que o mestre escolha para a campanha também fica muito bom, afinal cada um vai assimilar da forma mais interessante a ele, pensei em fazer o mesmo com uma regra de combate parecida com FF, com linhas de ataque frontal e traseira.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Adaptação de Final Fantasy para 3d&T

Mensagem por Shion » 13 Jul 2017, 17:07

Pensando aqui na vantagem, imaginei algo assim

Summon (1pt+):
- mesma pontuação do personagem (não abaixo como Aliado);

- não evolui com o personagem, apenas com pontos (+1pt por categoria, assim como Equipamento);

- como a Arma Especial antiga, estará ligado à mente/alma personagem de forma "permanente" (exceto em ocasiões especiais, de acordo com o mestre), não podendo ser roubado ou perdido;

- 'guardado' recupera PVs/PMs como se estivesse descansando em local adequado (8h para todos PVs/PMs, 2h para Rx1 PVs/PMs). Não pode ser curado a não ser com itens/magias específicos para Summons;

- Invocação Parcial: pode ser usado durante uma ação única por 1PM para cada 10pts da Summon, usando um ataque, magia, poder, vantagem ou afins sob Comando de Aliado. Os PMs gastos na magia/vantagem são os da Summon, não do personagem. Durante o turno que fizer isso o personagem ficará Indefeso (até seu próximo turno);

- Invocação Total: pode ser trazido para combate ao custo de 1PM/turno para cada 5pts do Summon, agindo sob controle do personagem (Comando de Aliado obrigarório), e o personagem não pode fazer mais nada enquanto o controla, nem se mover (mas pode fazer a Summon o carregar), ficando Indefeso. Se o personagem perder PVs ele deve fazer um teste de R para manter a concentração, se falhar a Invocação termina. Caso o Summon perca todos os PVs voltará para o personagem, precisando recuperar pelo menos 1PV para ser usado novamente, não podendo utilizar uma Invocação Parcial enquanto ele tiver 0PVs;

- caso o personagem morra a Summon fica 'presa' nele ainda. Outro personagem pode tentar fazer uma nova ligação com ela, fazendo um teste de H com redutor igual a R da Summon; se falhar o personagem sofre um choque mental, ficando com 0PMs e desmaia (igual um resultado 2 em um Teste de Morte). Se passar ele pode gastar 1pt para adquirir a Summon.

===

Só algumas idéias claro, dá pra fazer muita coisa em cima dependendo do quanto o Mestre queira que elas sejam importantes na campanha. Efeitos como ficar Indefeso ajudam a evitar apelações, como o personagem não comprar nada ele mesmo e tentar depender apenas de Summons pra tudo (Equipamento v2 :mrgreen: ).

Também dá pra remover os PMs da Summon e o personagem é quem gasta os seus próprios PMs sempre. Nesse caso dá pra reduzir o custo de ambas Invocações para algo mais brando, como 1PM/turno e 1PM/uso mais os PMs usados nas vantagens e magias da Summon.

Se for pensar em outras versões dá pra ir looooonge. No FF8 enquanto está 'carregando' uma Summon são os PVs dela que são reduzidos quando o personagem sofre dano; na prática é como se o personagem ficasse Indefeso enquanto ele usa a Summon mas os PVs dela que são perdidos quando ele for atacado, assim teria apenas um alvo, mas as características/vantagens e PVs são da Summon enquanto os PMs são do personagem (elas não tem PMs no FF8 ao contrário do FF10 por exemplo).
Imagem

Responder

Voltar para “A Estalagem do Macaco Caolho”