Blog sobre Worldbuilding

Espaço para assuntos não cobertos pelos outros fóruns. Lembre-se: a estalagem fica em Petrynia... Exageros são permitidos!
johannfowl
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2020, 03:32

Blog sobre Worldbuilding

Mensagem por johannfowl » 10 Fev 2020, 20:59

Olá, cavaleiras e cavaleiros.

Eu perguntei lá no grupo do Papo de Autor mas não consegui nenhuma resposta (:cry:), por isso achei que seria interessante perguntar aqui.

Bem, um dos meus projetos para esse ano é começar um blog sobre escrita de fantasia/ficção científica, mas com um foco maior em construção de mundo/universo (worldbuilding). Nisso se encaixaria tanto a questão da geografia do mundo como também da cultura, tecnologia, ecologia, etc. Sinceramente, criar mundos alternativos é minha parte favorita de criar histórias de fantasia e, esse é um projeto tanto para ensinar como para aprender.

Eu já tenho algumas coisas planejadas, mas gostaria de saber de vocês que são mestres, escritores, etc: o que vocês gostariam de saber sobre esse tema? O que vocês acham que mestres e autores iniciantes (ou talvez nem tanto) costumam errar e acertar nesse sentido? Vocês sentem que as obras brasileiras mandam bem ou mal nessa questão?

Obrigado pela atenção : )
Que lugar é esse? Como eu vim parar aqui? Como põe fotinha bonitinha? ONDE É QUE EU TÔ?

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Blog sobre Worldbuilding

Mensagem por Pontus Maximus » 11 Fev 2020, 17:39

Jogando Red Faction no ps3 eu gostei e gosto de tramas que se passam entre mundos vizinhos como Terra e Marte por exemplo.

Mortal Kombat também aborda isso de entre mundos.

Legacy of kain também aborda no sentido sobrenatural da visão, eu gosto dessa interação entre mundos embora não gosto do lance Elfos e Anões, mas eu resolvo esse problema usando outros clássicos como raças alienígenas as vezes.

Um conselho que dou também é que você não precisa esquentar a cabeça com muitas novidades, Pode-se usar os temas que já existem e são de domínio público, muitas histórias tem poucos fatores e no entanto possuem muitos fãs, não tenho nada contra criar novos personagens e mitos, até porque não existiria livros e games se todos pensassem igual. Estou dizendo que pode ser mais fácil usar tudo que existe é ainda sim conseguir fãs, basta ter cuidado com alguns fatores polêmicos digamos assim.

Espero ter ajudado.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Blog sobre Worldbuilding

Mensagem por Padre Judas » 14 Fev 2020, 08:29

Acho que uma dificuldade das pessoas não mundos do ponto de vista geográfico, mas sim sociedades com particularidades culturais únicas e coerentes.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

johannfowl
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2020, 03:32

Re: Blog sobre Worldbuilding

Mensagem por johannfowl » 02 Mai 2020, 16:22

Obrigado aos dois pelas respostas.
Que lugar é esse? Como eu vim parar aqui? Como põe fotinha bonitinha? ONDE É QUE EU TÔ?

Responder

Voltar para “A Estalagem do Macaco Caolho”