Novo Mundo das Trevas - Storytelling

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Arquimago
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Arquimago » 08 Mar 2015, 18:50

Kkkkk

Queria fazer algo parecido com o que ocorre na série, os personagens irão iniciar seu contato com o sobrenatural durante
a campanha, mas já se prontificou a ser um lobisomem, sem problemas. Lembrando que é completamente diferente da história dos Garou,
pois aqui eles não serão protetores da natureza, serão personagens amaldiçoados mesmo, tendo em mente os lobisomens clássicos: predadores!
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Tom
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Tom » 09 Mar 2015, 14:43

Arquimago escreveu:Kkkkk

Queria fazer algo parecido com o que ocorre na série, os personagens irão iniciar seu contato com o sobrenatural durante
a campanha, mas já se prontificou a ser um lobisomem, sem problemas. Lembrando que é completamente diferente da história dos Garou,
pois aqui eles não serão protetores da natureza, serão personagens amaldiçoados mesmo, tendo em mente os lobisomens clássicos: predadores!
Sim, bem ao estilo fúria destrutiva incontrolável hehe.

Sendo o constante combate interno pelo autocontrole uma parte essencial do personagem, mas sem a parte de beber e dar, opa, bom.... pra não dar spoilers pra quem não viu, fazer o que não deve.

Mas temos ainda o doutor ressuscitador, o mordomo guarda costas, o lorde (Indiana Jones aposentado), o sedutor e aquele que tem poderes especiais.
E da pra variar bastante com tudo isso.

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Arquimago
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Arquimago » 14 Mar 2015, 22:56

Isso aí, Tom. Dá para fazer muita coisa.
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Pontus Maximus
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Pontus Maximus » 27 Abr 2015, 16:48

Sempre tive uma curiosidade sobre o antigo mundo das trevas, sei que não é bem o tópico mas queria saber porque os Vampiros eram considerados criaturas da wyrm sendo que foi Caim ou Set que criou a raça, seguindo uma vertente do judaismo, queria saber.

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Advogado de Regras
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 28 Abr 2015, 05:53

sei que não é bem o tópico mas queria saber porque os Vampiros eram considerados criaturas da wyrm sendo que foi Caim ou Set que criou a raça, seguindo uma vertente do judaismo, queria saber.
Porque cada RPG do Mundo das Trevas usava sistemas cosmológicos/metafísicos tão brutalmente distintos que é praticamente impossível misturar os pressupostos de dois RPGs e ter algo remotamente coerente. Com isso dito e assumindo que a Cosmologia Garou (Animista) é mais correta que a Cosmologia Cainita (Judaico-Cristã on drugs), é fácil explicar porque Vampiros são considerados "corrompidos" ou 'tocados" pela Wyrm" - eles são sujeitos a ao menos duas características que remetem diretamente à faces da Hidra: O Frenesi remete à Beast-of-War, que destrói tudo em seu caminho, enquanto tanto o modo de vampiros se alimentar quanto às propriedades de seu sangue são aspectos típicos da Eater-of-Souls.

E nem todos Vampiros são vistos como criaturas da Wyrm, ou ao menos, como corrompidos por ela. Aqueles com Humanidade alta (7 ou mais) não são detectados como se fossem tocados pela Mácula da Wyrm.
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Padre Judas
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Padre Judas » 28 Abr 2015, 17:26

Pontus Maximus escreveu:Sempre tive uma curiosidade sobre o antigo mundo das trevas, sei que não é bem o tópico mas queria saber porque os Vampiros eram considerados criaturas da wyrm sendo que foi Caim ou Set que criou a raça, seguindo uma vertente do judaismo, queria saber.
Como disse o Advogado, cada livro principal do Antigo MdT era praticamente fechado em si mesmo. Quem tentou jogar crossovers sabe que era complicado, tinha que fazer várias adaptações. Isso não valia só pras regras, mas pro cenário. Apesar de haver pontos comuns, e uma tentativa de criar um metaplot que unificasse tudo, era praticamente impossível fazê-lo. Tanto é assim que no final, cada cenário ganhou seu próprio "Fim do Mundo" específico.

Vampiro: A Máscara é baseado no mito judaico-cristão. Então tem figurinhas destas tradições, como Javé, Caim, Abel, etc. Outros mitos religiosos são normalmente subordinados a ele, assim deuses egípcios como Osíris e Set são vampiros, por exemplo.

Por outro lado, os Kuei-Jin seguem um conceito todo particular, e lendo o livro deles, é possível ver que seu universo particular já é diferente dos cainitas, e o contexto judaico-cristão perde todo o sentido.

Lobisomem: O Apocalipse é centrado principalmente em conceitos norte-ameríndios. As crenças de povos como os navajos e cheyennes norteiam o cenário. Assim, tudo vira espírito: o Sol, a Lua, a Corrupção, a Ordem. O deus judaico-cristão não tem vez aqui - quando muito, ele é um espírito como os outros. Assim como ocorre com Odin/Wotan, que é o "Avô Trovão" dos Senhores das Sombras.

Mago: A Ascensão também segue um caminho distinto. Sua base é ocultista, com muito de gnosticismo, teosofia, hermetismo e cabalismo. Caim pode ter sido um grande guerreiro do passado distante que é amaldiçoado por matar seu irmão, mas não fica claro quem o amaldiçoou. O deus judaico-cristão quase não aparece, exceto na facção principal do Coro Celestial (apesar que o cristianismo do Coro é muito maior que o cristianismo romano, abarcando fortes bases gnósticas e fortemente esotéricas - aliás, no universo de Mago, todos os apóstolos e o próprio Jesus eram magos de uma antiga Tradição chamada "Vozes Messiânicas").

Particularmente, gosto muito mais da versão de Mago que de qualquer outro dos cenários principais.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 28 Abr 2015, 18:08

Outros mitos religiosos são normalmente subordinados a ele, assim deuses egípcios como Osíris e Set são vampiros, por exemplo.
É um pouco mais complexo - Osíris e Set são mortais (irmãos, aliás) que foram abraçados e se tornaram antediluvianos, mas não são deuses egípcios (eles "só" tem o mesmo nome, relação e história dos deuses egípcios). Ao mesmo tempo o vampiro Osíris não só é um dos responsáveis pela origem das Múmias, quanto foi aquele que criou o novo Feitiço da Vida e acabou "transcendendo" a condição vampírica ao redor de 1999.
Assim como ocorre com Odin/Wotan, que é o "Avô Trovão" dos Senhores das Sombras.
Odin também é um Vampiro que é o inimigo mais antigo e recorrente dos Crias de Fenris. E um Matusalém consideravelmente poderoso do clã Gangrel. Todos podem ser a mesma figura. Ou não. :mrgreen:
aliás, no universo de Mago, todos os apóstolos e o próprio Jesus eram magos de uma antiga Tradição chamada "Vozes Messiânicas"
Na verdade, um grupo de Magos que acreditavam nos aspectos divinos de Jesus (e os Apóstolos) era chamado de Vozes Messiânicas. Esse grupo rivalizava em influência os Filhos de Mitras durante a ascensão e queda do Império Romano, mas acabaram se aliando posteriormente (século XV) para formar o Coro Celestial.
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Padre Judas » 29 Abr 2015, 14:10

Considerando-se que, em VaM não há referência a nenhuma divindade real além do judaico-cristão, é perfeitamente plausível entender que Osíris e Set são os deuses propriamente ditos, ou ainda, vampiros que, por sua posição e poder, foram divinizados pelos humanos. O mesmo ocorreu com Mitras, aliás, que foi Príncipe de Londres por séculos.

No fim, ainda fica o ponto de que cada jogo tem seu próprio cenário, e mesmo dentro de um cenário há divergências, causadas tanto por diferenças entre as edições quanto pela produção de suplementos e histórias sem o devido cuidado com a coerência interna. Assim, cabe o Narrador e ao grupo definir o que é verdade ou não em sua mesa.
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Pontus Maximus
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Pontus Maximus » 01 Mai 2015, 16:48

então quer dizer que cada livro principal tinha seu próprio universo em particular por assim dizer? eu suspeitava mas queria uma confirmação, enfim pessoal obrigado pela explicação.

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Advogado de Regras
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Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 01 Mai 2015, 17:45

então quer dizer que cada livro principal tinha seu próprio universo em particular por assim dizer? eu suspeitava mas queria uma confirmação, enfim pessoal obrigado pela explicação.
Mais ou menos. A White Wolf se esforçou consideravelmente para integrar suas linhas dura a Segunda Edição (uma das consequências disso foi o lendário Sam Haight), mas essa abordagem foi consideravelmente enfraquecida após a Edição Revisada, a ponto que um consenso mais ou menos informal surgiu que cada linha do Mundo das Trevas representa um universo particular que tem diversos elementos compartilhados com outras linhas, e que quando conflitos surgem, que o universo escolhido como prioritário é o mais "correto".

Claro, ainda é possível tentar integrar todas as linhas em algo único, mas sairá algo irreconhecível para todas as linhas (esse é um exemplo de uma tentativa de fã). Aliás, existe uma discussão recente similar no fórum da Onyx Path/White Wolf.
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