Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Espaço para assuntos não cobertos pelos outros fóruns. Lembre-se: a estalagem fica em Petrynia... Exageros são permitidos!
Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 05 Mai 2015, 17:59

Se levar em consideração "Demônio: A Queda", é bem provável que seja essa última opção. Ela/Ela/Aquilo pode bem ter tacado o "f*d@-se" depois da Humanidade ter seguido um caminho diferente do que fora planejado.
Ou poder ser que Ela seja apenas uma fachada para um dos aspectos da Weaver, o Patriarca, que teve seu Espíritos corrompidos pela Wyrm, e posteriormente esses Espíritos Corrompidos se libertaram e criaram um tipo peculiar de Drone/Fomor. Yep, essa é uma das graças de misturar cosmologias do Mundo das Trevas - por mais que elas jamais devessem ser misturadas, algumas vezes surge algo divertido e estranho. :mrgreen:
Golconda é o estado onde o vampiro se torna humano de novo, mas com ou sem os poderes de vampiros?
Não exatamente - Golconda é um estado místico/espiritual onde o Vampiro se torna imune aos piores efeitos da Besta, que para o Caminho da Humanidade/Humanidade é a total negação de seus poderes. Ou seja, o Vampiro é ainda é um Vampiro, uma criatura morta-e-viva e tem acesso a seus poderes usuais, além de alguns efeitos especiais como ignorar os limites de Geração, imunidade a Frenesi e menor necessidade de sangue - e é possível cair/perder os efeitos da Golconda e retornar a "condição normal" vampírica. O retorno à mortalidade é algo que pode ocorrer após a Golconda, mas não existem sistemas para isso (é uma possibilidade).

Contudo, é bom lembrar que a Golconda é um dos maiores alvos de retcons em Vampiro, assim como antediluviano do clã Salubri, Saulot. Vide o artigo na WWiki.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
João Paulo
Moderador
Mensagens: 295
Registrado em: 06 Dez 2013, 14:45
Localização: Uiraúna - Paraíba
Contato:

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por João Paulo » 05 Mai 2015, 19:23

Tenho tentado voltar meus olhos, aos poucos, para o WoD (Tanto faz o antigo ou o novo). Aliás, gostei muito do novo sistema, mas na época do lançamento, as ambientações não me pegaram (ainda tenho o Réquiem guardado e nunca usado).

Advogado, tem alguma sugestão de leituras para quem queira se atualizar? Vi que está pra sair, ou saiu, uma nova versão do sistema. Procede?

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 06 Mai 2015, 01:11

Advogado, tem alguma sugestão de leituras para quem queira se atualizar? Vi que está pra sair, ou saiu, uma nova versão do sistema. Procede?
Não é exatamente uma nova edição (como foi entre cWoD e nWoD), mas sim uma revisão de regras e de certos elementos do cenário (Digamos, D&D 3e -> D&D 3.5) e por enquanto tanto Vampiro: Réquiem quanto Lobisomem: os Destituídos receberam sua "Segunda Edição", Demon foi lançado já usando as novas regras e enquanto tanto Mago quanto Changeling estão confirmados, além da nova linha chamada Beast.

Se quer se atualizar, especialmente quanto a Vampiro: O Réquiem pode ver esse tópico que criei na SpellRPG ou essa resenha na Rede RPG. Eu ainda não comento muito sobre Lobisomem porque eu li o livro apressadamente e tenho quer relê-lo.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Padre Judas » 06 Mai 2015, 13:04

Pontus Maximus escreveu:Golconda é o estado onde o vampiro se torna humano de novo, mas com ou sem os poderes de vampiros? (joguei pouco por isso eu pergunto) e tipo nem todos os vampiros querem ser mortais denovo, se Set estivesse vivo dúvido que ele iria querer ser mortal mais uma vez.
Golconda não é voltar a ser humano, é alcançar um estado de equilíbrio entre a Besta e a Humanidade. O cainita na Golconda ganha certas habilidades: ele só perde um ponto de sangue por semana, ao invés de a cada anoitecer, por exemplo. Há outras vantagens, também. Mas para manter este estado ele não pode cair abaixo de Humanidade 8, se não me engano.

Ao entrar na Golconda, o vampiro pode escolher se tornar humano, mas provavelmente ninguém escolheria esta alternativa, principalmente porque a maioria dos vampiros que alcançam este estado já são anciões.

E Set com certeza não quer alcançar a Golconda... :)

A Golconda não é a única forma de iluminação, entretanto. O antigo Caminho da Harmonia, dos Gangrel, também busca um poder similar, mas o vampiro aceita seu papel enquanto predador da Humanidade, não como monstro, mas como uma espécie de animal. E os Metamorfosistas também possuem seu estado ideal, que teria sido alcançado por seu fundador sob NY.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Pontus Maximus » 06 Mai 2015, 16:58

Golconda então é o "livre-árbitrio" dos vampiros então? Não exatamente mas é por ai?

Tem um dos 4 finais que eu gostei por ser aparentemente simples, é o final das 40 noites de testes onde Deus oferece pela última vez a misericórdia para todos os vampiros que a aceitem, mas sei que seriam poucos que a aceitariam, se bem que eu não sei se o livro estipula testes próprios para cada personagem ou o mestre cria alguns seus próprios.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Padre Judas » 07 Mai 2015, 10:31

Pontus Maximus escreveu:Golconda então é o "livre-árbitrio" dos vampiros então? Não exatamente mas é por ai?
Não entendi exatamente o que disse. Golconda é um estado de Iluminação, como o Nirvana budista. O cainita na Golconda fica em equilíbrio e recebe vários benefícios. Mas ele não é invencível, nem perfeito, e pode cair da Golconda dependendo dos seus atos. Por isso vampiros em Golconda normalmente vivem isolados - pra evitar serem forçados a cometer atos que os levem a perder Humanidade. Normalmente eles se cercam com alguns poucos carniçais (que às vezes possuem séculos de idade), que fazem o (pouco) contato entre o Membro e o mundo.

Uma coisa que gostaria que houvesse regras mais claras em Vampiro é sobre o controle exercido por anciões sobre seus descendentes. Isso aparece na saga dos Romances de Clã, com Hazimel e Khalil Ravana, mas nunca encontrei uma mecânica para isso.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Padre Judas » 07 Mai 2015, 10:34

Advogado de Regras escreveu:
Se levar em consideração "Demônio: A Queda", é bem provável que seja essa última opção. Ela/Ela/Aquilo pode bem ter tacado o "f*d@-se" depois da Humanidade ter seguido um caminho diferente do que fora planejado.
Ou poder ser que Ela seja apenas uma fachada para um dos aspectos da Weaver, o Patriarca, que teve seu Espíritos corrompidos pela Wyrm, e posteriormente esses Espíritos Corrompidos se libertaram e criaram um tipo peculiar de Drone/Fomor. Yep, essa é uma das graças de misturar cosmologias do Mundo das Trevas - por mais que elas jamais devessem ser misturadas, algumas vezes surge algo divertido e estranho. :mrgreen:
Golconda é o estado onde o vampiro se torna humano de novo, mas com ou sem os poderes de vampiros?
Não exatamente - Golconda é um estado místico/espiritual onde o Vampiro se torna imune aos piores efeitos da Besta, que para o Caminho da Humanidade/Humanidade é a total negação de seus poderes. Ou seja, o Vampiro é ainda é um Vampiro, uma criatura morta-e-viva e tem acesso a seus poderes usuais, além de alguns efeitos especiais como ignorar os limites de Geração, imunidade a Frenesi e menor necessidade de sangue - e é possível cair/perder os efeitos da Golconda e retornar a "condição normal" vampírica. O retorno à mortalidade é algo que pode ocorrer após a Golconda, mas não existem sistemas para isso (é uma possibilidade).

Contudo, é bom lembrar que a Golconda é um dos maiores alvos de retcons em Vampiro, assim como antediluviano do clã Salubri, Saulot. Vide o artigo na WWiki.
Não tinha visto este post.

Sim, as possibilidades quando se mistura cenários são enormes. Normalmente, eu gosto de me basear mais em Mago, então tendo a considerar a Besta como uma manifestação de um Avatar degenerado.

E Saulot sempre será santo pra mim, por mais que os desenvolvedores do jogo o odeiem.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Pontus Maximus » 07 Mai 2015, 15:52

Ouço muito nesse Saulot, quem é ele?

Caim então morre apenas no Fair is Foul?

Pensei que Golconda fosse a libertação do vampiro (tanto com aspas como sem aspas), mas não seria necessário milênios para obte-la?

Das poucas vezes que joguei de Gangrel (foi o único clã que escolhi até hoje) eu jogava com alguém que não queria criar proles e lutava para se manter humano, nem sangue ele buscava de vitimas, ao invés disso ele roubava de um banco de sangue de um hospital local, isso seria o caminho para uma Golconda mais rápida? Não lembro quanto tinha de Humanidade na época, apenas lembro do auto controle 4.

Avatar do usuário
Maggot
Mensagens: 2136
Registrado em: 13 Jan 2014, 19:00

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Maggot » 07 Mai 2015, 16:25

Saulot é... É um caso complicado. Ele ao mesmo tempo é o arquétipo messiânico cainita e uma espécie de Token Good Teammate pros Antediluvianos. Em outras versões, a WW resovleu fazer retcons nele e transformaram num arquétipo de trickster satânico, criador dos Baali e sedento de fome de poder, com toda a imagem de bondoso e realmente santo sendo apenas uma máscara. Ou seja, mais um antediluviano maligno e sem consideração pelas vidas abaixo da dele.

Dito isso, eu prefiro ver ele como a primeira opção. Dessa maneira eu consigo gostar do Antediluviano que é Saulot.
Outra coisa que odeio são os True Brujah, mas isso não tem nenhuma relação com o assunto.
Imagem
- Six shots...
#FreeWeizen

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Novo Mundo das Trevas - Storytelling

Mensagem por Advogado de Regras » 07 Mai 2015, 17:25

Caim então morre apenas no Fair is Foul?
O mais adequado é que o único cenário onde é previsto que os jogadores interajam com Caim é "Fair is Foul". Nos outros cenários, o envolvimento dele é opcional.
Pensei que Golconda fosse a libertação do vampiro (tanto com aspas como sem aspas), mas não seria necessário milênios para obte-la?
Depende da edição. Na Edição Revisada, sim. Edições anteriores deixavam a possibilidade da Golconda ser alcançada mais cedo, ou mesmo não sendo algo tão incomum.
Das poucas vezes que joguei de Gangrel (foi o único clã que escolhi até hoje) eu jogava com alguém que não queria criar proles e lutava para se manter humano, nem sangue ele buscava de vitimas, ao invés disso ele roubava de um banco de sangue de um hospital local, isso seria o caminho para uma Golconda mais rápida? Não lembro quanto tinha de Humanidade na época, apenas lembro do auto controle 4.
Não é necessariamente o "caminho mais rápido" (porque isso depende da edição e da perspectiva do Narrador), mas sim, é um dos caminhos possíveis e de acordo com o "Cânone".
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Responder

Voltar para “A Estalagem do Macaco Caolho”