Começo no RPG

Espaço para assuntos não cobertos pelos outros fóruns. Lembre-se: a estalagem fica em Petrynia... Exageros são permitidos!
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Começo no RPG

Mensagem por Padre Judas » 29 Abr 2015, 14:15

O meu começo foi em 1994. No meu aniversário, ganhei a caixa de D&D da Grow. Reuni alguns amigos e jogamos D&D por vários meses. Comprei o manual básico do GURPS, e daí veio minha ojeriza pelo sistema, que não tinha a simplicidade e elegância do D&D. Depois comecei a jogar Trevas, que foi meu principal sistema por algum tempo. Vampiro também entrou na roda, e joguei bastante até o fim do Ensino Médio. Aí o grupo praticamente morreu - hoje, só jogo eventualmente.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Lance
Mensagens: 1621
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Começo no RPG

Mensagem por Lance » 29 Abr 2015, 14:39

Foi em 96 (97?) na quinta série, houve um evento na escola (Carlos Brunetti) onde tinha uma mesa de rpg. Teve uma aventura bem simples (encontrar um dragão e pegar um ovo ele) com fichas de Gurps.

Comprei o First Quest alguns dias depois...
Imagem

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Começo no RPG

Mensagem por Advogado de Regras » 01 Mai 2015, 22:46

Eu comecei a jogar (ou melhor, mestrar) ao redor de 1994, usando a Rules Cyclopedia (D&D Basic). O pai de um dos jogadores tinha alguma experiência com D&D no final dos anos 80/começo dos anos 90 e tinha ainda algum material, incluindo esse livro lindo. Obviamente, a qualidade das minhas primeiras sessões (e do meu domínio de inglês aos 13 anos) dever ser horrível em retrospectiva, mas foi o bastante para me manter interessado. Eu só experimentei ser jogador uns dois anos depois, com GURPS e Werewolf: Apocalypse.
Comprei o manual básico do GURPS, e daí veio minha ojeriza pelo sistema, que não tinha a simplicidade e elegância do D&D.
Como um fã de D&D, eu asseguro - eu adoraria que D&D tivesse ao menos metade da simplicidade e elegância de GURPS. E suplementos temáticos tão bem escritos, quase sempre por autores que conhecem o que escrevem. Eu tenho até uma certa "pena" que sistemas de RPGs realmente bem feitos como GURPS, GUMSHOE e Powered by the Apocalypse não façam sucesso como sistemas problemáticos, desequilibrados e mal escritos como Pathfinder, Warhammer e D&D.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Começo no RPG

Mensagem por Padre Judas » 02 Mai 2015, 12:18

Advogado de Regras escreveu:
Comprei o manual básico do GURPS, e daí veio minha ojeriza pelo sistema, que não tinha a simplicidade e elegância do D&D.
Como um fã de D&D, eu asseguro - eu adoraria que D&D tivesse ao menos metade da simplicidade e elegância de GURPS. E suplementos temáticos tão bem escritos, quase sempre por autores que conhecem o que escrevem. Eu tenho até uma certa "pena" que sistemas de RPGs realmente bem feitos como GURPS, GUMSHOE e Powered by the Apocalypse não façam sucesso como sistemas problemáticos, desequilibrados e mal escritos como Pathfinder, Warhammer e D&D.
Que isso, velho. O D&D da Grow era muito mais simples que GURPS. Eu narrei duas sessões de Vampiro: A Máscara usando D&D, funcionou redondo, não tive problemas.

Já GURPS, eu não consegui mestrar nem a aventura que veio como o MB. Os jogadores levaram um tempão pra montar a ficha, e o jogo travou na primeira luta.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Começo no RPG

Mensagem por Lord Seph » 02 Mai 2015, 13:33

É nisso que dá não saber matemática avançada, mas aposto que não souberam usar a regra de cavar buraco :lol:.

Mas sério, eu acho GURPS simples.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Lance
Mensagens: 1621
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Começo no RPG

Mensagem por Lance » 02 Mai 2015, 15:14

Gurps é bem simples. Tanto q foi a porta de entrada para a maioria das pessoas da minha geração da época ad&d-gurps-vampiro.
Imagem

Responder

Voltar para “A Estalagem do Macaco Caolho”