Começo no RPG

Espaço para assuntos não cobertos pelos outros fóruns. Lembre-se: a estalagem fica em Petrynia... Exageros são permitidos!
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Começo no RPG

Mensagem por Padre Judas » 28 Abr 2015, 17:30

Este é um tópico simples, com uma pergunta simples: quando vocês começaram a jogar RPG? Deixem suas respostas abaixo, se estiverem interessados.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Começo no RPG

Mensagem por Lord Seph » 28 Abr 2015, 18:01

97, tinha 15 anos e era uma mesa de vampiro a máscara. Por sorte conheci o 3D&T no mesmo período ou teria abandonado o RPG e ficaria só com os jRPGs.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Começo no RPG

Mensagem por Aldenor » 28 Abr 2015, 18:16

1999, final do ano.
Eu encontrei uma revista com o rpg Final Fight usando o cenário Metrocity de Street Fighter, com regras de 3D&T.
Um colega do colégio era jogador de AD&D, mas não tinha os livros. Ele viu a revista e me explicou o que era RPG. Jogamos um pouco com 3D&T e depois ele me apresentou o AD&D. Outras pessoas surgiram lá do colégio e assim estava formado o primeiro grupo de RPG que participei. Jogamos muito a temática de Street Fighter, depois Tormenta 3D&T, depois Vampiro: A Máscara, depois um 3D&T com super-heróis brasileiros baseados em times de futebol. Esse durou muuuuuito tempo. Jogamos também Pokémon e Dragon Ball Z, tudo com 3D&T.
Já no final de 2000, jogávamos somente AD&D mesmo para Tormenta dessa vez. Aí eu me mudei e o grupo morreu.
Voltei a jogar RPG de novo somente em 2003 fundando o maior grupo de RPG de Niterói, o Forgotten Group, que funciona até hoje, mesmo que com jogos esporádicos atualmente...
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Começo no RPG

Mensagem por Aquila » 28 Abr 2015, 18:42

1998. Eu já sabia o que era RPG antes dessa época, e tentei encontrar alguns grupos para começar a jogar, mas sem sucesso. Decidi então comprar o material e formar um grupo eu mesmo. Até hoje tenho a propagando do AD&D que vinha nas revistas Marvel, o início de tudo.

Lembro como se fosse hoje. Fui na extinta Planeta Proibido, que na época era a referência do RPG em Porto Alegre, decido a comprar o AD&D. Chegando lá, descobri que tudo que eu ficava interessado eram suplementos de jogo ou aventuras, e que o AD&D mesmo, a base, precisava de três livros para jogar (eu estava procurando a caixa, mas já não produziam mais). Mas o dinheiro não dava nem para comprar o livro do jogador! Vampiro, mas era ainda mais caro! O único jogo que eu podia comprar era o GURPS (versão com plástico protetor, escudo e três dados azulados). Era um livro preto e feio, o menos atraente entre todos, e as figuras eram em preto e branco. Nada comparado às ilustrações (obras de arte) do AD&D. Levei assim mesmo.

Essa escolha definiu todo o meu futuro como jogador e mestre, e eu não me arrependo nem um pouco.
Editado pela última vez por Aquila em 28 Abr 2015, 18:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Começo no RPG

Mensagem por the ga » 28 Abr 2015, 18:46

2002, 2003, por aí. Meu primo comprou a DB do Harry Potter, que veio parar aqui em casa junto com uns brinquedos velhos. Depois de ler (entendendo PORRA NENHUMA) eu e meus irmãos ficamos malucos pra saber mais daquele tal RPG, mas a mula fez questão de vender o 3D&T Fastplay que vinha com a revista, então a gente teve que comprar a DB do Megaman pra ter alguma explicação do que diabos estava rolando. Depois veio o Manual 3D&T (Revisado e Ampliado) e o resto é história. Passei por Daemon (o trauma tem nome: mestre ruim), Vampiro (cenário legal, mas não pra jogar), D&D 3.X (adoro até hoje) e de volta pro meu lar 3D&T, agora Alpha. E dessa vida não levo arrependimentos.

Avatar do usuário
Tahlus
Mensagens: 622
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:00
Localização: Aeon
Contato:

Re: Começo no RPG

Mensagem por Tahlus » 28 Abr 2015, 20:38

Começo de 2001, durante as aulas da 5ª série =P . Meus primeiros jogos foram de Harry Potter e Medabots, mas na época eram com sistemas próprios, meu grupo nem sabia que aquilo que a gente jogava tinha nome :lol: . Só no final de 2002 que eu conheci 3D&T como primeiro "sistema oficial" de RPG, que usei por algum tempo (embora parte dos jogos ainda fossem com sistemas próprios). Algum tempo depois tive contato com D&D, mas os jogos nesse sistema costumavam ser em Tormenta, já que conhecia o cenário por causa dos suplementos de 3D&T da época, como aqueles "só aventuras" e a "libertação de valkaria". Esses foram os principais sistemas que eu joguei por muito tempo, apesar de chegar a conhecer outros como storyteller/telling, M&M, entre outros, só comecei a variar mais os sistemas quando comecei a jogar online, já que depois de sair do ensino médio meu tempo com o povo que costumava a jogar começou a minguar...
ImagemImagem

Fórum: Aeon Project (http://aeonproject.jcink.net/)
Char: Sirius Xylander Dietrich Granhiard (nível 19) - Healer, Tank, DPS e o que mais precisar

Avatar do usuário
João Paulo
Moderador
Mensagens: 295
Registrado em: 06 Dez 2013, 14:45
Localização: Uiraúna - Paraíba
Contato:

Re: Começo no RPG

Mensagem por João Paulo » 28 Abr 2015, 22:07

Foi em 1998. Eu tinha apenas 8 anos de idade. Comecei a jogar RPG por causa do meu irmão mais velho. Tinha um menino na turma dele que conheceu o jogo na capital e apresentou ao pessoal da minha cidade. Em um certo dia eles foram jogar lá em casa e achei o jogo interessante. Comecei a acompanha-lhos nas sessões. Meu irmão foi perdendo o interesse pelo jogo e eu continuei. Meu primeiro personagem foi o Blanka do suplemento para 3D&T do Street Fighter Alpha. :}

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Começo no RPG

Mensagem por Alexandre Lancaster » 28 Abr 2015, 22:12

1991. Comprei o Gurps e ganhei em uma promoção de lançamento a caixa do tagmar. :)

Mas só encontrei grupo para jogar lá durante o tempo entre o último terço dos anos 90 e o primeiro terço dos anos 2000. E basicamente jogávamos rpgs de ficção científica importados. Sendo bem honesto, o D20 nunca se criou comigo como jogador. Mas eu lia a DB e cheguei a mestrar uma sessão infame do antigo Ad&T de madrugada...
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Começo no RPG

Mensagem por Rick » 28 Abr 2015, 22:33

Comecinho de 1997. Com 11 anos, acabava de conhecer a turma da 6ª série, e numa conversa qualquer mencionei que tinha jogado e achado muito foda o Hero Quest. Aí dois dos colegas explicaram que era baseado num jogo chamado RPG e me convidaram pra jogar com o grupo que eles entraram por causa do irmão mais velho de um deles. Lá fui eu jogar AD&D. Não durou muito tempo, os horários eram ruins...
Em 1999 que comecei a jogar com mais frequência, conheci outros jogadores na 8ª série, jogávamos Lobisomem na classe e formamos grupo pra jogar durante as tardes. Um ia apresentando outros jogadores, que traziam outros, e por aí seguiu.

Foram raros os anos em que não joguei, quase sempre tinha mais de um grupo onde jogar, teve época de jogar 5, 6 vezes por semana, sempre em grupos diferentes. As vezes saía de casa pra jogar na noite de sexta, dormia na casa de amigo, acordava pra almoçar e partir pra outra sessão, que ia até a noite, onde pausávamos pra jantar e já partíamos pra outra sessão madrugada a fora, só pra dormir e acordar em cima da hora da sessão de domingo, que começava depois do almoço e ia até umas 22h. Bons tempos... =P
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Maggot
Mensagens: 2136
Registrado em: 13 Jan 2014, 19:00

Re: Começo no RPG

Mensagem por Maggot » 29 Abr 2015, 10:54

Com 8 anos, num sítio que minha família passou um feriado com uma família de amigos dos meus pais. Os filhos desses amigos todos jogavam RPG, e chamaram um primo meu mais velho pra jogar pra ver se ele curtia, e eu fui de penetra. Pelo o que me lembro, o sistema era uma versão cheia de house rules e altamente modificada do Storyteller pra Fantasia Medieval. Eu gostei e comecei a procurar mais sobre o assunto. Por alguns anos, joguei só uns "LARP's" sem regras com uns amigos, só criando histórias mesmo, sem tema nenhum, só imaginação e mestres com poder absoluto que revezavam. Comecei a mestrar nisso aí.
Quando tinha uns 13 anos, depois de me mudar do Rio, arranjei um grupo de D&D 3.5, e a partir daí foi...
Imagem
- Six shots...
#FreeWeizen

Responder

Voltar para “A Estalagem do Macaco Caolho”