Kits:
Estão permitidos todos os kits do Manual do Aventureiro de Tormenta, kits do Manual do Aventureiro de Megacity para o Torneio das Sombras, todos os kits do Brigada Ligeira Estelar. Excetuando-se, claro, kits que envolvam regras de energia Treva, técnicas de luta (manobras, etc) e magias muito acentuadas e aquelas obviamente ligadas ao cenário (como Clérigo, Paladino, Drudia,Guerrilheiro Cossaco etc). Fora isso, o kit pode fornecer algumas magias, mas nunca serão consideradas MAGIAS de fato, mas um tipo de técnica de luta especial.
Vantagens e Desvantagens:
Estão permitidas todas as Vantagens e Desvantagens do Manual Alpha que não estejam relacionadas especificamente a magias. Mas não sou tão severo nesse ponto, pois como permiti uso de magias como implementos ou técnicas com custo em pontos, posso permitir, com uma BOA EXPLICAÇÃO, o uso de Vantagens/Desvantagens relacionadas especificamente a magia.
Megacity, estão permitidas: Absorção, Adaptação, Campo de Força, Comunicação, Controle Mental, Crescimento, Criar Objeto, Cura, Densidade, Distração (Taioken!), Encolhimento, Idiomas, PES, Ataque Especial (cansativo, óbvio e tempestade de golpes), Azarado, Cabeça de Vento, Covarde, Deficiências Físicas (corcunda, manco, maneta), Insano (caridoso, complexo de culpa, curioso, gregário, intolerante), Pacifista (autodefesa, relutante, não matar), Preguiçoso, Sanguinário, Segredo (vergonha, rejeição, morte, identidade secreta).
Brigada Ligeira Estelar, estão permitidas: Ataque Especial (Dano Gigante, Enfraquecedor, Longo), Objetivo, Deslocado, Ingênuo.
Tormenta Alpha, estão permitidas: Base de Operações, Morto, Procurado, Implemento*. Somente para personagens de 12 pontos: Armadura Suprema, Ataque Especial: Gigante, Ataque Combinado, Fusão, Golpe Final, Poder Oculto: Primordial, Recuo, Superação.
*Implementos estão permitidos na forma OU de implantes mesmo, um braço biônico ou qualquer coisa que lembre tecnologia avançada, OU como uma técnica de luta avançada.
Ou seja, magias que custam até 5 PM para serem lançadas custam 1 ponto. Entre 6 a 20 PM custam 2 pontos. Superior a isso, custam 3 pontos. Implementos (ou técnicas de luta) consomem a metade do PM com 1 PM extra para cada exigência adicional. O efeito, como já foi dito, não é mágico. Para implementos que sejam visíveis e muito bizarros, você pode torná-lo Monstruoso para reduzir o custo em 1 ponto.
Vantagens Únicas:
Estão permitidas as VU's: Alien, Kemono, Demônio (do Megacity, mas sem castas), Androide, Ciborgue, Thera (Tormenta Alpha).
Fora estas, outras raças criadas podem ser escolhidas:
Saiyajin (1 ponto)
F+1, R+1. Os Saiyajins são uma raça guerreira conhecida por seu grande poder de batalha.
Oozaru. Quando o saiyajin com cauda olhar para a lua cheia, ele se transformará em um macaco gigante, aumentando enormemente seu poder de luta! Ele ganha um bônus de +1 em F, R (aumentando PV, mas não PM) e PdF igual à sua H. Entretanto, ele estará sob o efeito mais severo de Fúria, não reconhecendo amigos ou Aliados, Parceiros, Mentores etc. O personagem agirá atacando tudo e a todos. Ele só poderá controlar a transformação através de um enorme esforço, gastando 1 PE por turno e depois de um grande impacto emocional, de acordo com o Mestre. Enquanto está transformado, o personagem recebe as Desvantagens: Monstruoso e Modelo Especial pelo seu tamanho de até 15 metros. Para voltar ao normal existem duas opções: ou o personagem espera amanhecer ou tem sua cauda cortada. Para cortar a cauda de um Oozaru é necessário atacá-lo enquanto Indefeso (somente A na FD). Muitos saiyajins arrancam-na para evitar estes problemas.
Agonizar. Quando um saiyajin chega Perto da Morte em um combate, ganham 2 PE extras. Ele não pode ser o causador da condição.
Ponto Fraco. Os saiyajins possuem uma cauda e ela pode causar enfraquecimento de seus poderes. Por isso, todo saiyajin luta com certa preocupação e, se o adversário souber dessa fraqueza, poderá tentar se aproveitar ganhando H+1 nas lutas contra ele. Entretanto, o saiyajin pode recomprar esta Desvantagem por 1 ponto, por aprender a conviver com ela ou por tê-la removido, à sua escolha. Lembrando que remover a cauda implicará na perda da transformação em Oozaru.
Dificuldade de aprendizado. Por seu foco em combates os saiyajins não conseguem aprender perícias ou especializações como os demais. Por isso, um saiyajin precisa gastar 3 pontos em Perícias e 2 pontos para Especializações. As únicas exceções são Esportes e Sobrevivência.
Vantagens proibidas. Saiyajins não podem comprar Memória Expandida ou Genialidade.
Humano (0 pontos)
Superação. Por serem fisicamente mais fracos que a maioria das outras raças, humanos ganham 1PE extra quando enfrentam um não-humano. Se perderem o combate justo contra um não-humano, por exemplo, não perdem 1 PE.
Desenvolvimento. Um ser humano pode escolher uma Perícia pelo valor de 1 ponto ou pode escolher três especializações sem custo, apenas uma única vez.
Adaptabilidade. Podem comprar outros kits sempre por 1 ponto.
Namekoseijin (1 ponto)
R+1. Namekoseijins são mais resistentes que as outras raças.
Aptidão para Energia Extra. Para os namekoseijins essa vantagem custa um ponto a menos.
Membros Elásticos. Eles podem esticar braços e pernas atacando à distância com sua Força.
Sentidos Especiais (Audição Aguçada). Eles possuem sentidos ampliados, podendo ver, ouvir e sentir o cheiro com maior facilidade.
Autossuficiente. Os namekoseijins não precisam comer, bebem apenas água.
Monstruoso. Namekoseijins são muito diferentes dos seres humanos, tendo um aspecto reptiliano com orelhas cumpridas, antenas verdes. Alguns desavisados podem confundi-lo por um demônio.
Arcosiano (1 ponto)
H+1. A raça do famigerado Freeza é ágil, veloz e astuta.
Paralisia. Graças a poderes diferenciados, todo arcosiano é capaz de paralisar seu adversário, seja através de sua cauda ou através de seu ki.
Resistência no vácuo. Os arcosianos não precisam respirar no espaço e nem sofrem seus efeitos.
Monstruoso. Os arcosianos possuem carapaças, cauda e chifres, tornando seu aspecto monstruoso.
Majin (3 pontos)
Membros Elásticos. Os majins são capazes de esticar seus membros devido ao seu corpo elástico.
Regeneração. Majins são muito resistentes e capazes de recuperar ferimentos rapidamente.
Aptidão para Separação. Majins pagam apenas 1 ponto por esta vantagem.
Resistência no vácuo. Os majins não precisam respirar no espaço e nem sofrem seus efeitos.
Monstruoso. A raça criada por Majin Boo tem a pele borrachuda, com cores variadas do rosa ao negro, corroborando para uma aparência nada agradável.
Alien Alternativo (2 pontos)
O universo abriga milhares de formas de vida diferentes, muitas ainda desconhecidas para os humanos. A vantagem única Alien concede três poderes dos listados a baixo. Cada poder extra aumenta o custo da vantagem em 1 ponto.
Característica +1. Aliens normalmente são superiores aos humanos em algum aspecto. O jogador pode escolher uma característica a seu gosto para receber o bônus. Esse poder pode ser escolhido mais vezes.
Sentidos Superiores. Alguns aliens possuem sensores melhores que os dos humanos. O jogador pode escolher até quatro sentidos especiais. Essa vantagem pode ser adquirida mais vezes. Considerando os Sentidos Especiais do Megacity.
Aptidão Natural. Devido sua própria natureza singular, alguns aliens mostram-se mais aptos a desenvolverem algum talento específico. O jogador pode escolher alguma vantagem de seu agrado e pagar 1 ponto a menos por ela. Esse poder pode ser adquirido mais vezes.
Dificuldade Racial. Seja para a sociedade humana ou para a cultura de qualquer outro planeta, um alien sempre encontra alguma dificuldade a ser superada. O jogador pode escolher até -3 pontos no máximo em Desvantagens.
Regras Gerais
Numa campanha de Dragon Ball, algumas manobras podem ser utilizadas:
Esquiva, Acerto Crítico, Alvo Indefeso, Alvo Surpreso, Ataques Múltiplos, Ataque Concentrado, Comando de Aliado, Fuga, Combos (todos), Alcance do Poder de Fogo, Choque de Energia, Sacrifício Heroico, Condições Precárias, Tipos de Dano.
Poder de Luta: Existe um cálculo para o Poder de Luta (ou Battle Power). Soma-se todos os pontos das características e multiplica o resultado por 100. Um personagem com F2, H3, R2, A2, PdF3 terá 1.200 de Poder de Luta. Vantagens que aumentem seu poder temporariamente como Ataque Especial (aumenta a F ou PdF em 2) modificam também o poder de luta momentaneamente.
Detecção de Poder: Com um teste de H o personagem pode detectar a presença e localização exata de qualquer Poder de Luta igual ou superior a 500. Gastando um movimento e um teste de H também permite ao personagem esconder seu poder. Não é possível lutar com o poder escondido, mas é possível, por exemplo, desferir um golpe com ação usando seu poder máximo e, depois, com o movimento, esconder seu poder, impossibilitando que outras pessoas percebam a mudança. O adversário com quem está lutando, entretanto, perceberá a mudança (pois quem apanha sempre lembra!). Somente personagens CRIADOS na Terra aprenderam essa técnica de Detecção de Poder. Podem ser de qualquer raça, desde que tenham sido criados na Terra.
Tipos de Dano: Estão permitidos os tipos de dano. Ou seja, seu guerreiro pode lutar com armas ou com os punhos. Seu ki pode se manifestar na forma de fogo, químico, elétrico etc. E, além disso existe mais um Tipo de Dano exclusivo para Poder de Fogo: o Plasma, que é a pura manifestação do ki enquanto energia e é a forma mais comum vista por aí.
Cenário de Campanha
Mapas da Terra em Dragon Ball
Existem muitas localidades importantes espalhadas pelo cenário. A princípio, os personagens não saberão muito sobre o mundo (o jogador talvez saiba), então quando forem escrever seus históricos, não se furtem de criar novas localidades. Para aqueles mais familiarizados com o cenário ou que querem se tornar mais familiarizados para começar a montar o personagem, podem visitar este site: http://dragonball.wikia.com/wiki/Earth que é muito útil. Mas o jogador não é obrigado a seguir fielmente.
A linha de tempo será esta: http://dragonball.wikia.com/wiki/Dragon_Ball_timeline ignorando os eventos de Dragon Ball GT e Dragon Ball Heroes. Entretanto, Dragon Ball Xenoverse será considerado. Não que faça tanta diferença, tendo em vista os eventos cósmicos nele apresentados. Mas serve como curiosidade, como quando Mr. Satan faleceu em 820, quando Majin Boo cria Miss Boo e toda a raça Majin.
De Dragon Ball Online, com algumas alterações, considere-se:
- Majin Boo criou a raça Majin.
- Namekoseijins vieram para a Terra colonizar uma região pequena e vivem em paz. Seu planeta ainda existe, a Nova Namekosei.
- Muitos humanos na Terra aprenderam técnicas avançadas de artes marciais em escolas fundadas por personagens famosos da série (alguns já falecidos). Kuririn herdou a Escola da Tartaruga. Tenshinhan fundou a Escola de Cranes, Goten e Trunks fundaram a Kikoukenjutsu (uma escola que ensinava a lutar com espadas). Outras escolas também surgiram (crie você a sua!) após a publicação do livro Groundbreaking Science, escrito por Gohan em 804, explicando o controle do Ki e das artes marciais.
- Mestre Karin ainda vive em sua torre. Dendê é o atual Kami-sama, auxiliado por Senhor Popo.
- O Exército Red Ribbon ainda existe e agora também tem relações escusas com piratas espaciais (alguns saiyajins inclusive). Androides e ciborgues são construídos, mas em menor escala, pois a técnica do gênio Dr. Gero foi perdida para sempre.
- O Exército de Freeza ainda existe, comandado por Aiceru, um arcodiano que clama ser seu descendente. Suas operações, entretanto, não visam a Terra. Ainda. Os arcodianos são dispersos e os mais poderosos formam grandes reinos interplanetários. Mas os novatos viajam pelo universo em busca de poder para erguer seus próprios domínios.
- No Universo existe a Patrulha Galática para manter a ordem no espaço.
- Na Terra, existem as cidades clássicas sob um governo único, mundial.
- Um clã de saiyajins sobreviveu à destruição de seu planeta e viveu recluso até o ano 804, quando eles descobriram, através do livro de Gohan, que os lendários saiyajins Vegeta e Kakaroto viviam na Terra. Por isso eles perceberam também que Freeza estava morto e decidiram voltar a operar no universo como mercenários ou piratas espaciais. Alguns buscam a Terra para aprimorar suas técnicas e aproveitar o ambiente onde suas lendas viveram.
- O ano atual é 1.000. Para se ter uma noção de eventos: Goku e Bulma se conheceram em 749. Goku e Vegeta se enfrentaram pela primeira vez em 762. E no ano de 774, Kid Boo foi destruído por Goku.
Itens Especiais:
A tecnologia na Terra é mais avançada do que estamos acostumados. A seguir, alguns itens podem ser adquiridos apenas em campanha:
Rastreador de esferas do dragão: parecido com um relógio de bolso, este aparelho detecta esferas do dragão em um raio de alguns quilômetros (a critério do Mestre).
Rastreador de energia: criado pelos cientistas de Freeza, a tecnologia chegou à Terra através da Corporação Capsula. Permite que o personagem saiba das características e das Vantagens/Desvantagens úteis em combate. Portanto, descobre também Pontos Fracos eventuais. É possível um golpe certeiro para destruir o aparelho enquanto está na cara de um usuário. Basta um teste de H-2. Todo poder de luta pode ser detectado em um raio de muitos quilômetros, menos poderes acima de 5.000, que causam sua destruição completa.
Nave Saiyajin: Essas naves são pequenas, em formato circular simples e comportam apenas uma pessoa. São guiadas por um piloto automático, não exigindo nenhum teste de pilotagem. Permite viajar pelo espaço em uma imensa velocidade.
Nave Namekoseijin: Essas naves são mais lentas que as naves saiyajins, mas comportam até seis tripulantes. Elas parecem besouros de carapaça branca. Para operá-la é necessário teste de pilotagem e conhecimento do idioma Namekoseijin.
Capsulas Especiais: criadas pela maior cientista do mundo, Bulma, cada uma dessas pequenas capsulas (cabem numa palma da mão) cabe uma infinidade de equipamentos, desde casas, motos voadoras, carros, mini-submarinos.
Semente dos deuses: Do tamanho de grãos de feijão (só que verdes), essas sementes são o tesouro mais precioso do Mestre Karin. Ingerir uma delas sacia a fome por 10 dias e recupera todos os PV e PM imediatamente. Comer uma delas exige um turno.
Esferas do Dragão: são sete esferas alaranjadas, do tamanho de um punho. Em seu interior brilham estrelas vermelhas. Cada uma das sete possui um número de estrelas distintos: uma, duas, três, etc, até sete estrelas. Individualmente elas não possuem poderes específicos e nem podem ser detectadas por nenhum meio - exceto pelo rastreador de esferas criado por Bulma. Quando as sete esferas estão reunidas e quando se profere as palavras: "sai daí Shenlong e atenda meu desejo", um dragão chinês surgirá nas nuvens, obscurecendo o céu (tornando o dia em noite no mundo inteiro). Shenlong, ao longo dos séculos, pôde atender de um a dois desejos de acordo com o Kami-Sama. Dendê permite que sejam realizado apenas um desejo atualmente.
JOGADORES INTERESSADOS, postem suas fichas aqui. Por enquanto, não vou limitar o número de jogadores. No universo de Dragon Ball, personagens podem agir individualmente (com aventuras solo) sem problemas e se encontrarem somente em datas especiais, torneios, eventos sinistros na região, etc. O mundo é bastante aberto. Dada a esta natureza da campanha, apenas peço que os personagens estejam na Terra para a Introdução.Construção de Personagem e Histórico
Como foi dito acima, os personagens serão Lutadores e podem escolher certas Vantagens/Desvantagens, Kits e Vantagens Únicas. Podem também utilizar certas manobras em combate conforme explicitado também acima. Além disso, para o histórico do personagem, eu não pretendo limitar muito. Solte sua imaginação. O universo de Dragon Ball é imenso e está em expansão graças ao Dragon Ball Super (com seus doze universos...). Quer ser um saiyajin de um universo onde os nomes são homenagens a cervejas e não a vegetais? Faça! Quer ser um demônio da Terra? Faça-o, crie suas motivações. Quer ser uma criança (Modelo Especial) que vai crescer (recomprar a Desvantagem) durante a campanha e lutar até ser um velhinho? Faça-o! Eu pretendo fazer os anos avançarem mesmo.
A única coisa que vou exigir é que cada personagem deseje lutar, aprimorar seus poderes e viajar pelo mundo. Os motivos para isso, você escolhe. Apesar de existirem personagens usuários de magia ou gênios científicos em Dragon Ball, este não será o foco da campanha. A não ser que você queira mesmo ficar afastado da ação, servindo de suporte com Dendê ou Bulma na Saga Freeza.
A campanha começará com os personagens desconhecidos, buscando um lugar no mundo. Apesar de seus personagens poderem ser alienígenas, de morarem em outro Universo que seja, vocês deverão estar na Terra do Universo 7 (o regular de Dragon Ball) para o começo da campanha. As aventuras iniciais serão mais próximas do clima de Dragon Ball, com o desbravamento do planeta Terra, com seus perigos etc. Após isso, muito no futuro, veremos como serão as aventuras em Dragon Ball Alpha Z.