Introdução
Depois de mais de 3 anos eu volto a um dos cenários de fantasia medieval que mais gosto. Diferente de Dragon Ball, o anime que mais gosto, com Tormenta eu domino todos os aspectos de um cenário de RPG. Dragon Ball me demandaria mais trabalho e disposição (quais não tinha mais) para transformá-lo em um cenário de RPG válido. Mas Tormenta é justamente pra isso. Consigo pensar em trilhões de plots envolvendo o cenário ou a temática de fantasia medieval.
Posso dizer que estou em casa aqui.
Entretanto, não posso falar o mesmo do sistema 3D&T. Eu sempre torci o nariz para house rules e 3D&T parece incentivar. Mais que TRPG. Entretanto, também estou um pouco de saco cheio das regras do TRPG e, pelo que vi, a maior parte do pessoal que joga pbf no Fórum prefere 3D&T.
Regras da Casa
Pensando nisso e, sabendo que é um cacoete ruim ser purista em termos de regra/cenário, vou mestrar Tormenta com 3D&T (o famoso Tormenta Alpha, ou TAlpha) com algumas modificações. Pensei ao longo da semana quais modificações seriam. Quais mais se adequariam aos jogadores. E tive uma ideia nesta manhã de sábado, 03/09/2016, de criar uma campanha no mesmo "mundo" que Padre Judas em seu Crônicas Artonianas (o qual eu sou jogador!).
Portanto, aqui podem ser apreciadas as house rules e as modificações no cenário. Sim, por mais que eu goste o entorno de Tamu-ra, sempre detestei seu deus misógino e burro - ainda que recentemente isso tenha mudado culturalmente entre os tamuranianos - e vou aceitar até mesmo a Teogonia de Padre Judas. Sai Lin-Wu e entre Teldiskan, o Deus dos Climas. Me doeu fazer essas mudanças, sabendo que sou purista eheheh.
Mas farei uma modificação em relação ao Crônicas Artonianas: uso de balão será premiado em 1 PE extra ao término da aventura. Ou seja, além de ganhar 1 PE por ter concluído a aventura com vida, ganha-se 1 PE por usar balões. Mas pra ganhar este ponto o jogador terá que usar balões em TODAS suas postagens, mesmo que apenas pra postar um pensamento.
Outra coisa: será usada a regra opcional Loucura em Tormenta (TAlpha, pág. 126). Portanto, todos terão Pontos de Sanidade (PS) igual a 5xR. Cada vez que o personagem confrontar com algo absurdo e sem parâmetro em Arton, vai perder 1d PS menos a própria R. Essa perda pode ser resgatada através de descanso. A cada 5 PS perdidos, perde-se 1 PS permanentemente. Ao chegar a 0 PS, o personagem fica completamente louco e/ou corrompido e virará um NPC.
O Tema
Agora, sobre o tema da campanha. A Tempestade Rubra é um título bastante óbvio. A temática será a Tormenta, os lefeu, a chuva ácida, o horror.
Por mais que o sistema seja 3D&T, usarei bastante esse suplemento citado acima, Área de Tormenta, pois acredito que é a maior compilação de informações sobre o tema e constroem bem o clima de uma campanha baseada no tema. Ainda que não vá ser uma campanha de horror pessoal, elementos macabros serão vistos.Bem-vindo ao inferno!
Tormenta.
A maior ameaça que já passou pelo mundo de Arton. Uma tempestade assassina, um fenômeno inexplicável, uma fonte de horrores e pesadelos que vem desafiando as maiores mentes de um mundo que começa a entrar em pânico. Apenas os maiores heróis ousam entrar em uma área de Tormenta — e poucos voltam com vida. Menos ainda com sanidade, pois a Tormenta corrói a mente e a alma.
A Tormenta chega sem aviso, toma uma área e nunca mais desaparece. Mata e corrompe a vida, a magia, os elementos, toda e qualquer criação dos deuses. Mas o que é a Tormenta? De onde vem? Por que chegou a Arton? E o que são as terríveis criaturas — os demônios da Tormenta — que acompanham as horrendas nuvens rubras? Todas essas questões permaneciam insolúveis — até agora. Pois, aqui, você encontrará todas as respostas sobre a Tormenta.
Prepare-se: a verdade é ainda pior do que você imagina.
(Área de Tormenta, pág. 9-10)
Construção de Personagens
Os jogadores são:
1) Padre Judas
2) Kaito sensei
3) Maelstrom
4)
Será usada a mesma pontuação de Crônicas Artonianas, são personagens Lutadores com 7 pontos. Podem fazer personagens malignos, mas tenham ciência de que o mote é o enfrentamento da Tormenta, não uma aliança. Nem gente boa e nem gente má quer se corromper, somente os loucos. Tenham bom senso, pois nesta campanha não haverá piedade. A morte é uma sombra constante e, às vezes, não será a pior coisa que poderá acontecer.