Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Espaço para jogos de RPG pelo fórum.
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Padre Judas » 09 Nov 2016, 11:01

Kaidre, tem várias regras novas no Manual do Defensor. Vamos usar? Posso fazer as fichas com elas? VU Humano, por exemplo. Ou a regra de duas Desvantagens de 0 ponto dão -1. Tem outras muito boas.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6441
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Khrjstjano » 09 Nov 2016, 11:03

Kaidre escreveu:Familiar é uma vantagem que vale por 3, Aliado, Parceiro e Ligação Natural. Personagens com parceiro lutam em conjunto e o dano é dividido entre ambos, arredondado para cima. Ou seja, mesmo que você tome apenas 1 de dano, esse 1 será descontado dos dois, ou três no seu caso.
Como seu Familiar tem apenas 1 PV, ele irá cair no primeiro golpe e você perderá os benefícios do familiar, bem como do kit mago.
Vou deixar ele em casa então. É ruim demais, tá louco! Perder o benefício DO KIT se um bicho de 1 PV morre? Quem é que cria uma porcaria de regra dessas que te OBRIGA a pegar o bicho e MAIS OUTRA coisa pra ele não ser TOTALMENTE horrível, apenas? Meu deus, não consigo acreditar! :x

Não, tá loco, isso é coisa de doido! :lol:
Eu costumo deixar a resistência do meu mago na mesma pontuação do familiar, assim os dois caem juntos já que é inútil lutar sem ele.
Com familiar aprimorado ele teria ao menos 5 PVs. Se reduzir a resistência, você ainda teria mais 2 pontos sobrando, já descontando o que usaria para familiar aprimorado.
Em casa em calculo isso pra ver como fica.
Outro ponto a se avaliar é sua Habilidade. H4 é bom, mas é necessário? Com uma habilidade tão alta, você pode gastar até 20 PMs de uma vez,
Desconheço essa limitação. Como eu disse, não conheço o sistema. Montei o personagem aquela vez justamente pra jogar um pouco e conhecer na prática. Eu detesto ter que ler quilos de regras pra um negócio que eu nem sei se vou gostar. Achava que dava pra gastar à vontade.

Mas acho uma boa até, porque achei muito fácil turbinar os PM e tem umas magias com poderes absurdos que custam um valor que não é difícil alcançar, com algum foco...
mas você tem alguma magia que custe tanto? Pense no valor custo e benefício de suas magias. Além disso, é bom considerar a quantidade de PMs que tem a disposição.
Tenho 40 e pago metade, mas o mestre só deixou aquela vez porque eu tinha a restrição que as vezes me faria gastar o valor normal. Acho que a magia mais cara agora é 15 PM. E tenho uma habilidade ali que recupera PM, em certa condição.

Vou ver o que faço a respeito.
A VR de Wynlla é muito boa, mas só compensa quando se tem uma Resistência alta.
Não consigo ver porquê. Gastar metade dos PM me parece SEMPRE ótimo. :lol:
Se for reduzir sua R, talvez seja melhor alguns PMs extras ao invés.
Ah tah, deve ser por causa da relação entre ganho e gasto, então... Pensarei sobre isso se baixar a R.

Eu botei H em 4 porque quando tava lendo as regras vi que pra fazer algo tem que rolar 1d6 e o resultado ser dentro do valor do atributo. Então, 3 de atributo significa ter fucking 50% de chance de falha em algo. Mesmo 4 ainda são 33,3% de chance de falha. Na boa, 1/3 de chance de falha eu nem tento a ação se não for obrigatório; penso em outra coisa pra resolver o problema. :lol:

Fora isso, H dá tudo nesse sistema! Atributo roubado! Ah, a R 4 era pra ter PM pra jogar tranquilo mesmo usando as magias mais fortes.

Mas como disse, não conheço o sistema, e não sei se as coisas são mesmo assim e nem que tipo de ação requer rolagem. Tem sistema que é doido e tu tem que rolar pra subir numa mesa, outros só rolam dados quando você está tentando distorcer a realidade, então sei lá.
Outra coisa que acho que deveria reconsiderar é sua restrição de poder. Como a maior parte da aventura irá se passar nas uivantes, você irá sofrer o tempo todo. Ou isso ou eleve o custo para -3. Já que se trata de uma aventura fechada, permito que a restrição seja mais pesada.
Eu vou trocar, provavelmente. Escolhi friorento porque achei mais legal de interpretar, mas até por questão interpretativa o personagem tem que ser demente pra ir pra uma montanha de gelo sendo que sofre muito com o frio. Falo por mim mesmo, sou super friorento e eu só subiria os Andes se fosse questão de vida ou morte. E olhe lá. :mrgreen:
Marionete é uma magia bem poderoso. Embora eu não tenha porque proibi-la, não acho que conseguirá usar. Principalmente pelo custo que possui. Se somar sua restrição então, aí que fica inviável mesmo.
Com o custo reduzido pela metade, fica barata até. Eu também achei ela bem forte, mas tem tanta magia roubada que eu li no livro que nem dei bola, só peguei as que achei mais legais. E ainda peguei uma que fosse pra interpretação e diversão, pra ajudar o mestre da outra vez. Porque naquela vez eu peguei a magia de criar pântano NO LUGAR de Marionete. O que achei legal dela é que é meio Harry Potter da vida e isto dá um tom de magia negra MESMO para o personagem, por estar usando algo que em outra história é uma maldição proibida. Gosto de coisas assim.

Porque ter Magia Negra e só ter aquelas magias básicas lá eu achei meh demais... "Ah, eu sou uma mago negro". "Ah é, faz uma magia negra aí então? Bah, que tosco, você só faz o que todo mundo faz, mago negro nada!"

Mas outra magia que eu achei bem divertida foi aquela que invoca ogros. Acho que é Criaturas do Pântano ou coisa assim. Qualquer coisa eu pego ela, se você achar que fica mais interessante pra história. E combinaria com a magia de criar pântanos também.
Um outro detalhe sobre o Familiar. Na verdade, sobre Ligação Natural. Através de parceiro, todo o dano que você recebe é dividido pelo número de integrantes da vantagem, mas quando se tem ligação natural, no caso seu familiar, se ele for atacado, o dano não divide, vai integralmente para você também.

Explicando, se você tem um parceiro e você toma 5 de dano, cada um perde 3 PVs, a metade arredonda para cima. Mas se o seu aliado tem ligação natural e perde 4 PVs, você também perderá esses mesmos 4 PVs, ajustados para sua escala.
Só piora esse bicho, então? Agora entendi porque vi tanta gente reclamando que é um lixo de vantagem. É muita incomodação só pra você ter 1 vantagenzinha legal como voo. Ou outra marromenos como certas outras que têm.

Te falar que eu achava o familiar de TRPG ruim, mas estou mudando de ideia. Mesmo que o de D&T dê vantagens MUITO melhores, pelo menos o de TRPG não é uma bomba no bolso da sua bunda. :lol:
Por outro lado, com parceiro você tem acesso aos PMs deles também. Talvez valha a pena rever seu homúnculo e colocar uns PMs extras nele também.
Só aumentar a R, certo?

Te falar que eu achei essa vantagem de parceiro bem roubadinha. Tanto que eu nem tentei usar ela pra fazer o negócio ficar muito bom. Só pensei numa ideia divertida e busquei implementá-la. Ele é só pra ser meu travesseiro de preda! Com o qual eu me defendo. Claro que mandar ele se transformar com uma ação dá ainda algumas opções legais, mas a base da coisa é isso: ele dar armadura ao lutar junto.

Até porque eu não conheço o sistema e não iria nunca jogar com um personagem que seja pouco resistente. Preciso ficar vivo pra poder conhecer o jogo...

E ia ser chato ter um parceiro que fizesse coisa demais. Muita coisa pra pensar pra quem tá só querendo conhecer o sistema. :geek:
E claro, tente atender a alguma das necessidades do grupo que listei no início. Algumas são boas para magos.
Isso aí não tem muito o que eu fazer. Eu não faço nem ideia de como fazer para atender essas necessidades. Mas como eu disse, eu não me importo de passar dificuldade. O personagem passar por apuros faz parte das histórias. Não lidar bem com isso tem muito a ver com um ego que precisa diminuir, ao meu ver. :ugeek:

Eu também espero que todo mestre saiba conduzir todo tipo de personagem numa história, não só os "certinhos". É uma história, afinal de contas, e quando um grupo só tem gente que luta, por exemplo, algo fica artificial na história... Fica meio sem graça, sem sal, mais do mesmo... :geek:
Aproveitando, gostaria de saber mais ou menos a idade de todos os personagens, tanto jogadores quanto aliados.
Não tem na minha história? Mas era pra ser algo entre 11 e 12. Ela é bem moleca.
Imagem

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Padre Judas » 09 Nov 2016, 11:53

No Manual do Defensor há uma proposta para alterar a regra de Ligação Natural para algo mais interessante.
Ligação Natural
Na versão Alpha, esta vantagem combina um grande poder, o de dividir as vantagens com o personagem com o qual você é ligado, a um grande problema, o de dividir também os danos. Por causa disso, alguns passaram a evitá-la, por considerarem que traz mais problemas do que benefícios.

Como regra opcional, podemos dividir esta vantagem em duas. Ligação Natural propriamente dita continua funcionando como antes, permitindo que você saiba instintivamente onde está o outro personagem e dividindo com ele as vantagens; mas sem receber todos os danos que ele receber. Esse segundo efeito passará a ser de uma nova desvantagem, chamada Ligação Vital, descrita mais adiante. A Ligação Natural “completa”, assim, passaria a custar 0 pontos, incluindo a vantagem e a desvantagem.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Kaidre » 09 Nov 2016, 12:29

Cara, se é a sua primeira vez com o sistema, recomendo que jogue com um tanque combatente ou semelhante. Mago exige conhecimento de muitas regras.

Familiar é uma boa vantagem, quem reclama dela, desculpe, mas ao meu ver, não sabe jogar de mago. Claro que familiar compensa mais para personagens de 5 pontos e quanto mais pontos se tem, menos vale a pena.
Só que a maioria das pessoas quer fazer um mago porradeiro, que luta na frente. Mago não é assim. Ele tem boas magias de ataque, mas o papel dele é ficar atrás e longe de levar dano.
Ligação natural não é problema se você luta afastado e sem riscos de apanhar. E achar que teu familiar será alvo de ataques é ser muito pessimista. Além disso, se você estão juntos, vocês contam com parceiro. Você só toma o dano integral quando estão separados.
Outro pondo em que está se confundindo é que a VR de Wynlla só corta pela metade as magias iniciais. Outras magias tem valor integral. E o pontos sobre valer a pena é a VR completa que custa 1 ponto.
Se você tem R1 e a VR, terá gasto 2 pontos e terá 10 PMs. Mas se tem R1 e PMs extras, tem 15 PMs pelo mesmo valor.

Quanto a nova ligação natural, verei sobre ela quando tiver o livro. Mas a aventura foi pensada com o material que está listado.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Tiagoriebir » 09 Nov 2016, 13:05

Padre Judas escreveu:Kaidre, tem várias regras novas no Manual do Defensor. Vamos usar?
O Manual do Defensor vai causar um furacão aqui na seção de PbF, haha! =P
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6441
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Khrjstjano » 09 Nov 2016, 13:27

O problema é que se eu precisar fazer outro personagem, conte-me fora da aventura. Não tenho tempo. :geek:

Sobre as explicações, foram bastante esclarecedoras. Mas uma coisa me chama atenção, que é você dizer que pra jogar de mago precisa conhecer muita regra. Me falavam sempre que D&T era um sistema simples, bom pra começar a jogar. Mas ao que parece as coisas são bem longe disso. Eu mesmo me assustei com a quantidade de material que tem pra ler. Achei que seria bem mais enxuto. :geek:

Estou a poucos passos de deixar pra lá... Minha curiosidade em conhecer o sistema é pouca, comparada à dificuldade de administrar meu tempo, especialmente porque eu não tenho necessidade de conhecer mais sistemas. Só o estava fazendo por vontade mesmo.
Padre Judas escreveu:No Manual do Defensor há uma proposta para alterar a regra de Ligação Natural para algo mais interessante.
Ligação Natural
Na versão Alpha, esta vantagem combina um grande poder, o de dividir as vantagens com o personagem com o qual você é ligado, a um grande problema, o de dividir também os danos. Por causa disso, alguns passaram a evitá-la, por considerarem que traz mais problemas do que benefícios.

Como regra opcional, podemos dividir esta vantagem em duas. Ligação Natural propriamente dita continua funcionando como antes, permitindo que você saiba instintivamente onde está o outro personagem e dividindo com ele as vantagens; mas sem receber todos os danos que ele receber. Esse segundo efeito passará a ser de uma nova desvantagem, chamada Ligação Vital, descrita mais adiante. A Ligação Natural “completa”, assim, passaria a custar 0 pontos, incluindo a vantagem e a desvantagem.
Nossa, muito mais coerente!
Imagem

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Padre Judas » 09 Nov 2016, 13:50

Tiagoriebir escreveu:
Padre Judas escreveu:Kaidre, tem várias regras novas no Manual do Defensor. Vamos usar?
O Manual do Defensor vai causar um furacão aqui na seção de PbF, haha! =P
Yeah. Comecei a ler e já tive mil ideias! :lol:
Khrjstjano escreveu:Nossa, muito mais coerente!
É. Da forma como era antes era mais uma Desvantagem do que uma Vantagem. Igual Humano, que no forma antiga é uma característica inútil quando você tem Meio-elfo pelo mesmo preço, sem nenhuma fraqueza.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Kaidre » 09 Nov 2016, 13:52

3d&t é bom para começar ser for só o livro básico.
Com manual do aventureiro e tormenta, a coisa se expande.
E o próprio manual recomenda a não usar magia se estiver começando.
Para magias, você teria de ler as que estão no livro e as regras para lançar.

Se for só o combatente básico, ficaria bem fácil.

Quanto ao manual dos defensores, primeiro vou pegar meu exemplar, depois dou minha opinião.
Não posso liberar o uso de algo que não conheço.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Tiagoriebir » 09 Nov 2016, 14:07

Padre Judas escreveu:Yeah. Comecei a ler e já tive mil ideias! :lol:
Que bacana, cara! Eu também fiquei empolgadão quando li. ^^ Gosto muito das partes de perícias e magias, mas tem muitas outras coisinhas que já são meus xodós (como as regras para hordas). Só não vou me alongar mais porque esse não é o tópico pra isso. =P
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Sadao
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2016, 10:54

Re: Uma Aventura de Natal - 3D&T Alpha - OFF (Vagas Abertas)

Mensagem por Sadao » 09 Nov 2016, 22:08

O Valgt tem 25 anos e o Vogden, o menino que ele cuida, 7.

Padre, Tiago: nesse novo manual eles compilaram todas os kits que eles lançaram lá na jambo como o abnegado, poeta de kaiku, cavaleiro do panteão...?

Responder

Voltar para “Play-by Forum (PbF)”