True20 ou Ação!!!

Sua vez! Faça sua pergunta ou sugestão sobre a Jambô Editora e o Fórum.
Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

True20 ou Ação!!!

Mensagem por Vicente Pinto » 09 Dez 2014, 21:37

E aí pessoal, tudo beleza?

Sinto muita falta de um RPG ambientado moderno, usando as regras do d20, como era no "Ação!!!".
Sei que há outras formas de jogar RPG ambientado no mundo moderno (ou futurista), como o 3D&T ou o Mutantes e Malfeitores, que, por sinal, pode ser muito útil. Mas eu sinto falta de algo diferente.

Eu realmente gostaria muito de ver o True20 sendo traduzido pela Jambô, ou o retorno do Ação!!! para a cena do RPG nacional, mas adaptado para os dias de hoje.

O que vocês acham?
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Atmo » 09 Dez 2014, 22:09

Pode usar o Fate e cortar o crunch completamente ou continuar com o Ação.

Avatar do usuário
Conan da Cimeria
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Dez 2013, 08:59
Localização: em algum lugar da Era Hiboriana

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Conan da Cimeria » 17 Jan 2015, 20:34

Existem muitas formas de você jogar RPG nos dias atuais, e inúmeros sistemas para isso. O AÇÃO!!! realmente era muito legal para campanhas de ação e aventura moderna. O TRUE 20 é praticamente o mesmo sistema de regras do Mutantes & Malfeitores 2ª edição com algumas sutis diferenças. O M&M vc tb pode usar para isso claro, principalmente com suplementos como Agentes da Liberdade. Uma outra opção é usar o livro de regras básico do Mundo das Trevas, principalmente muito útil para aventuras investigativas e de suspense, mas também pode ser jogado como um RPG de ação, apesar dos personagens serem bem mais frágeis do que em jogos D20. Fora GURPs e 3D&DT Alpha claro, apesar do enfoque do 3D&T não ser esse.

Voltando ao AÇÃO!!!, eu realmente gostaria de ver um novo livro básico e toda uma linha de suplementos desse fantástico RPG de ação moderna, pela Jambô. O AÇÃO!!! é um D20 Modern mais enxuto e, até mesmo, um pouco melhor em minha humilde opinião. Gostei da divisão em apenas 3 classe básicas que vão apenas até o nível 10, o que obriga os jogadores a pegar uma das 12 classes de prestígio presentes no livro que ajuda a customizar e definir melhor os personagens, ou ser multiclasse pegando nível em outra classe. Como eu imagino um novo livro básico do AÇÃO!!!:

- As mesmas 3 classes básicas, com avanço até o 10º nível de cada uma;

- Além das 12 classes de prestígio do livro original, poderia ter mais umas 6 ou até mesmo mais 10 dependendo do espaço do livro;

- Regras para veículos e combates veiculares, inclusive veículos militares para campanhas militares (estilo Call of Duty e afins);

- Uma lista maior de armas e equipamentos modernos, com ilustrações de várias armas e equipamentos;

- As mesmas regras de Pontos de Ação do Tormenta RPG, mas talvez concedendo mais pontos de ação para os personagens, afinal no mundo moderno não existem clérigos e poções de cura que curem rapidamente os personagens.

O livro poderia ser maior, do tamanho do livro básico do Tormenta RPG mais ou menos, talvez menos um pouco já que não teria lista de magias. Apesar de um suplemento futuro para regras de magia no mundo moderno e campanhas místicas modernas poder ser lançado posteriormente, inclusive com uma classe básica nova de conjurador (ou mais de uma até, mas o ideal seria apenas uma e várias classes de prestígio místicas para definir e customizar melhor o personagem). O sistema de regras poderia ser o mesmo do Tormenta RPG mas adaptado ao mundo moderno, ou seja, regra de perícias treinadas, melhora na CA, dano e testes de resistência a cada nível par, mais talentos, regra dos pontos de ação, dois talentos iniciais no primeiro nível (além do inicial de classe caso a classe em específico dê mais um talento no seu primeiro nível, como o Guerreiro no Tormenta RPG por exemplo), etc.

Como um "irmão" para o AÇÃO!!! também poderia sair o Espada da Galáxia RPG, um RPG Space Opera num futuro pós apocalíptico no qual a humanidade tenta sobreviver em meio a guerra entre os metalianos e traktorianos, confrontando muitas vezes os dois lados da guerra, roubando naves e fazendo ataques de guerrilha bem ao estilo dos Rebeldes de Star Wars. Ou mesmo os personagens também poderiam ser mercenários aventureiros independentes estilo Firefly, apenas tentando sobreviver em meio à guerra,catando espólios aqui e ali, e eventualmente prestando serviços para um dos dois lados do grande conflito. Espada da galáxia RPG poderia seguir as mesmas regras do AÇÃO!!! também, mas adaptada à um cenário Space Opera mais sombrio, com regras de combate em gravidade zero, batalhas espaciais, lista de espaçonaves, próteses cibernéticas, tipos diferente de atmosfera planetária, e mais detalhes sobre os Metalianos e Traktorianos. Aproveitando que vai sair este ano o relançamento do Espada da Galáxia de acordo com o site da Jambô (ou talvez seja uma HQ da adaptação do romance Espada da Galáxia de Marcelo Cassaro?).
Um Soldado Segue Ordens, um Guerreiro Seu Coração!

Atom
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jun 2016, 20:37

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Atom » 15 Jun 2016, 11:04

Desculpa, mas qual é a diferença fundamental entre Ação, 4D&T e Mutantes e Malfeitores. Qual seria o melhor para se jogar?

Avatar do usuário
Conan da Cimeria
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Dez 2013, 08:59
Localização: em algum lugar da Era Hiboriana

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Conan da Cimeria » 15 Jul 2016, 09:26

Atom escreveu:Desculpa, mas qual é a diferença fundamental entre Ação, 4D&T e Mutantes e Malfeitores. Qual seria o melhor para se jogar?
Eu sou mais o Ação!!! Esse RPG é mais focado em aventuras de ação modernas, estilo filmes e jogos de ação. O Sistema é baseado em classes, existem três classes básicas: O Lutador, o Sobrevivente e o Perito. Mas essas classes básicas podem ficar melhor incrementadas com o personagem pegando uma das doze classes de prestígio que o livro básico trazia. Eu achei inclusive mais legal que o D20 Modern que usava seis classes básicas (cada uma baseada num dos seis atributos) e classes avançadas (as classes de prestígio do D20 Modern). O AÇÃO!!! é praticamente um D20 Modern mais enxuto. 4D&T se baseia um pouco no sistema D20 e nas regras OGL mas usa apenas d6 e não possui classes, além de ser mais focado para aventuras mais animescas. Mutantes & Malfeitores é um RPG de super-heróis, que usa um sistema D20 bem modificado. Ele não se baseia em classes, tem poderes, etc. É interessante e também pode ser usado para jogos modernos de ação. Mas eu acho o AÇÃO!!! mais legal.
Um Soldado Segue Ordens, um Guerreiro Seu Coração!

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Atmo » 16 Jul 2016, 21:29

Conan da Cimeria escreveu:4D&T se baseia um pouco no sistema D20 e nas regras OGL mas usa apenas d6 e não possui classes, além de ser mais focado para aventuras mais animescas.
4D&T tem sim classes. O jogo em si precisa de um rework violento pra ficar legal, mesmo pra quem é acostumado a jogar D&D 3.5 toda semana. Pra d20 mais anime, M&M ajuda por causa da criação de poderes ser mais aberta e essas coisas.

... aliás, ninguém vai citar BESM d20? :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
Bunitim
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Dez 2018, 20:34
Localização: Distrito Federal
Contato:

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Bunitim » 23 Dez 2018, 23:59

O legal do D20 Modern era a compatibilidade total com o D&D 3.5, ambos baseados em classes e níveis de personagens. Neste sentido o Ação!!! seria mais compatível com o Primeira Aventura, pois ambos utilizam um sistema resumido de classes semelhante.
Muitos entusiastas de Ação!!! reclamavam da falta de um suplemento de Poderes mágicos ou, principalmente, Psíquicos para o sistema, mas justamente por conta desta retrocompatibilidade D20 OGL, não era tão difícil utilizar as magias e talentos mágicos de Primeira Aventura, ou os suplementos de classes e poderes psiônicos do D&D 3.5 no Ação!!!/D20 Modern.

Uma boa campanha de transição entre o D&D 3.5/Primeira Aventura e o Ação!!! poderia seguir os moldes de Urban Arcana do D20 Modern, com os seres mágicos de outro mundo habitando o nosso mundo moderno de forma velada sem que percebamos, como os alienígenas de Men in Black, com a mesma ideia de organizações secretas que sabem a verdade e conspiram nas sombras.
Outra ideia seria uma adaptação de "Bright" (filme do Will Smith na Netflix) para Ação!!!, como se fossem os tempos modernos de uma cenário de fantasia como o de Primeira Aventura/D&D 3.5, aproveitando todo o Bestiário inclusive como raças de jogador!
RPGs eletrônicos da vez: Fable III, Worlds of Ultima: The Savage Empire, Fallout (1997)
RPG de mesa preparando para mestrar: DEMOS Corporation
RPGs de mesa como jogador: FATE Gods and Monsters, GURPS Space 4ª Edição
RPG de mesa preparando para lançar: Mequetrefes
Meu blog: https://estudiolabrpg.blogspot.com.br

miguelpeters
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:33
Localização: Rio de Janeiro

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por miguelpeters » 24 Dez 2018, 22:21

Bunitim escreveu:
23 Dez 2018, 23:59
Muitos entusiastas de Ação!!! reclamavam da falta de um suplemento de Poderes mágicos ou, principalmente, Psíquicos para o sistema
E pior que tinha um suplemento sobre isso já anunciado. Acho que o nome seria "Magia e Psi!!!". Mas infelizmente nunca ganhou vida...

Teve até uma prévia numa DB com a classe Caçador de Monstros, até.

Avatar do usuário
Bunitim
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Dez 2018, 20:34
Localização: Distrito Federal
Contato:

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por Bunitim » 25 Dez 2018, 02:15

miguelpeters escreveu:
24 Dez 2018, 22:21
E pior que tinha um suplemento sobre isso já anunciado. Acho que o nome seria "Magia e Psi!!!". Mas infelizmente nunca ganhou vida...

Teve até uma prévia numa DB com a classe Caçador de Monstros, até.
Com certeza esse suplemento seria uma versão do SRD do capítulo FX Abilities do D20 Modern, mais a descrição das novas classes sintéticas Conjurador (Mago/Acólito) e Paranormal (Telepata/Battle Mind). Não teria muita novidade, tudo já está traduzido e disponível no Manual do Jogador do D&D 3.5 e no Guia de Psiônicos traduzido por entusiastas do Dark Sun BR. É que na época não tínhamos essa noção de continuidade entre D&D e D20 Modern e acabamos esperando a boa vontade dos profissionais das editoras.
Vicente Pinto escreveu:
09 Dez 2014, 21:37
E aí pessoal, tudo beleza?

Sinto muita falta de um RPG ambientado moderno, usando as regras do d20, como era no "Ação!!!".
Sei que há outras formas de jogar RPG ambientado no mundo moderno (ou futurista), como o 3D&T ou o Mutantes e Malfeitores, que, por sinal, pode ser muito útil. Mas eu sinto falta de algo diferente.

Eu realmente gostaria muito de ver o True20 sendo traduzido pela Jambô, ou o retorno do Ação!!! para a cena do RPG nacional, mas adaptado para os dias de hoje.

O que vocês acham?
Acho que, se fosse para publicar uma versão D20 para o mundo moderno, melhor seria traduzirem e publicarem a nova versão do Spycraft, que dizem ter um dos melhores sistemas de perseguição em alta velocidade do mundo da espionagem D20!

Porém se o importante forem os tiroteios, nunca joguei sistema melhor que o Savage Worlds com o uso de grids de combate! Inclusive se o negócio for insistir no Ação!!! D20, recomendo aprender a fazer cenas de tiroteio como esse outro sistema, talvez com um sistema de danos que penalize os feridos, como o sistema do Star Wars Saga Edition, alguma mudança na rolagem de iniciativa, ou testes de habilidade que influenciem mais no dano das armas, por exemplo.

O Ação!!! nunca foi muito atrativo para jogos modernos justamente por manter a ideia de níveis de personagem, apesar de eu hoje em dia concordar que isso mantém a compatibilidade com outros sistemas D20 de mesma lógica, como está sendo feito entre o Starfinder e o Pathfinder.

Já o True20 foi uma interessante versão intermediária entre o D20 com classes e níveis e o M&M baseado em pontos de personagem, e se propôs a ser um sistema genérico baseado totalmente no d20 (o dado), sem a necessidade de rolar outros dados menores, mas percebe-se pelas mudanças aplicadas na 3ª edição de M&M que o D20 original (D&D) não é necessariamente um modelo universal perfeito para todas as ambientações.
RPGs eletrônicos da vez: Fable III, Worlds of Ultima: The Savage Empire, Fallout (1997)
RPG de mesa preparando para mestrar: DEMOS Corporation
RPGs de mesa como jogador: FATE Gods and Monsters, GURPS Space 4ª Edição
RPG de mesa preparando para lançar: Mequetrefes
Meu blog: https://estudiolabrpg.blogspot.com.br

Avatar do usuário
DarcyDettmann
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Dez 2013, 13:39

Re: True20 ou Ação!!!

Mensagem por DarcyDettmann » 23 Fev 2019, 19:23

Eu preferiria combinar o material de Ação!!! e Primeira Aventura num livro só, usando algumas coisas de Tormenta 2.0 no meio, assim você basicamente teria True20, sem ser True20. Eu meio que tava rascunhando algo similar algum tempo atrás, mas acabei abandonado o projeto.

Eu definitivamente transformaria todas Classes de Prestigio em Talentos Avançados ou algo do gênero, algo similar a Fantasy Age, assim você não teria que quebrar sua progressão ou pelo menos reduziria todas pra 5 níveis ao invés de 10.

Definitivamente usaria alguns regras de Urban Arcana pra Rituais, para magia de 7ª, 8º e 9º níveis. Já que o Conjurador usaria algo similar a progressão do Bardo em magias, coisa que ele já fazia em Primeira Aventura.
Laboratório de Tranqueiras: Hacks, Projetos e Outras Tralhas que crio nas minhas horas vagas.

Responder

Voltar para “Dúvidas & Sugestões sobre a Editora e o Fórum”