Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9076
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 22 Out 2018, 16:33

O Manual do Defensor traz a regra de permitir ter um Aliado com a mesma pontuação pagando 2 pontos de personagem (ou 20 PEs). Então eu diria que esse seria o melhor modo. Porque Aliado Gigante é feito com menos pontos que o PJ, mesmo que seja de escala mais alta.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Volsung » 24 Out 2018, 23:33

Pessoal, talvez a pergunta seja meio idiota ou repetida, mas recentemente fiz um Bardo com Contador de Histórias [Regional de Petrynia] e Encantar [de Escolhido dos Deuses].

Contador de Histórias: Todos os habitantes de Petrinya são exímios contadores de histórias, recebendo gratuitamente a especialização Lábia ou Atuação. Além disso, para eles, testes dessas perícias sempre são considerados Fáceis.
Encantar. Você pode usar a magia Comando de Khalmyr sem custo em PMs em qualquer criatura que possa lhe ouvir, H+1 vezes ao dia. Além disso, todos os seus testes sociais diminuem a dificuldade em um nível (médios se tornam fáceis, por exemplo)

Com isso, posso dizer que todos os meus testes de lábia são automaticamente bem-sucedidos? Se sim, qual é o limite para o uso de uma habilidade como essa? Posso pedir descontos abusivos nas lojas, seduzir qualquer mulher da minha escala ou coisas assim?

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 27 Out 2018, 07:48

Volsung, veja bem. Tudo vai depender da regra para uso de perícias que se está adotando, eu sinceramente acho que a regra clássica (quem tem a perícia não faz testes fáceis) é muito propensa a desequilibrar o sistema, como você mesmo deu um exemplo, se usada de forma correta, nesse caso, a perícia será mais apelativa do que magia e/ou diversas outras vantagens...

Eu gosto das ideias do manual do defensor quando se trata de usar perícias, eu considero que em um teste fácil, você vai testar a perícia com redutor de -3 além de outras modificações possíveis... Nesse caso o teste precisa ser rodado sempre, 6 seria sempre uma falha, com direito a testar novamente caso tenha pontuação acima de 5, e levando em conta a margem de sucesso onde 1 é um sucesso "simplório" e 5 um sucesso "perfeito" .... Baseado nisso eu também determino qual o benefício que a perícia concederia, seduzir pode nem ser um teste de lábia em certos casos mas não vou entrar nesse mérito, vamos dizer que com um resultado 1 você conseguiria seduzir alguém com h ou r 1, já alguém com h ou r 4 do seria seduzido com um 4 ou mais no resultado. Personagens com valores mais altos que 5 nas características não poderiam ser seduzidos, a menos que se tivesse alguém com escala superior tentando, onde nesse caso a resistência a sedução contaria com um redutor equivalente aos proporcionados pelas escalas....

Alternativamente podemos criar um sistema de teste resistido, mas isso levaria a uma demora desnecessária para resolução do conflito. Mas se for o caso, considere que ambos testam suas perícias sob condições determinadas pelo narrador, sedução envolve convencer alguém de um benefício (real ou não) em troca de um favor... Quando esse benefício já é algo do qual se tem interesse, o seduzido estará em desvantagem por exemplo, mas se não, ele terá a vantagem ou até imunidade... Como por exemplo, tentar seduzir Loriane estrela para "uma noite dr prazer" poderia ser algo "fácil porque ela provavelmente quer" mas na verdade é quase impossível porque ela sabe que deve se manter casta... Ela poderia resistir muito facilmente...

Você pode também usar uma característica chave do alvo da perícia como redutor do teste, ampliando a dificuldade do mesmo. Nesse caso seduzir alguém com H2 ou r2 seria por exemplo um teste fácil (-3) com modificador (-2) da característica... E ainda requerendo uma margem de sucesso 2 ou mais para ser bem sucedido...

E o benefício deve ser inferior a muitas magias na maior parte das vezes, a menos que você esteja usando uma habilidade extraordinária... Descrita no manual do defensor...

Para testes de barganha por exemplo, como o custo de comércio de um item é 5 vezes maior que o custo do livro (ou, do custo normal por assim dizer), eu permitiria com um teste de barganha reduzir esse multiplicador de acordo com a margem de sucesso, onde o resultado 5 reduziria o multiplicador para 1 (custo de fábrica) é o resultado 1 não iria conceder nenhum desconto ou concederia um desconto muito pequeno...

Ou seja, eu nunca deixo "sem testes"... Ser fácil é melhor do que ser difícil mas não garante nada devido aos modificadores... Perícias podem ser muito benéficas e por isso é necessário determinar um benefício relacionado antes do teste... Os benefícios na minha opinião devem ser mais brandos do que uma habilidade extraordinária ou magia...

Espero que ajude.

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 28 Out 2018, 20:30

Galera, algumas dúvidas:
1)Em 3d&t, dano dobrado significa o dobro da FA ou o dobro do que passa na FD?

2)"Caso todo um batalhão lute contra um único alvo, o exército receberá uma ação adicional por turno para cada escala que possua (Aliado Exército, TA pg. 83)." A escala Ninguen conta nesse caso? Um exército Ninguen pode realizar duas ações por turno contra um único oponente?

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 29 Out 2018, 01:15

1. Dano é o que vc vai perder de PVs, então é só o que passa da FD.

2. Da forma que está escrito, sim. Mas não tenho certeza se quem fez a vantagem tinha isso em mente.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 29 Out 2018, 12:34

sasukerdg escreveu:
29 Out 2018, 01:15
2. Da forma que está escrito, sim. Mas não tenho certeza se quem fez a vantagem tinha isso em mente.
Acho que tinha sim, vantagem numérica = + ataques

Embora eu prefira as regras de horda quando coloco múltiplos inimigos contra poucos.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9076
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 29 Out 2018, 13:43

Volsung escreveu:
24 Out 2018, 23:33
Pessoal, talvez a pergunta seja meio idiota ou repetida, mas recentemente fiz um Bardo com Contador de Histórias [Regional de Petrynia] e Encantar [de Escolhido dos Deuses].

Contador de Histórias: Todos os habitantes de Petrinya são exímios contadores de histórias, recebendo gratuitamente a especialização Lábia ou Atuação. Além disso, para eles, testes dessas perícias sempre são considerados Fáceis.
Encantar. Você pode usar a magia Comando de Khalmyr sem custo em PMs em qualquer criatura que possa lhe ouvir, H+1 vezes ao dia. Além disso, todos os seus testes sociais diminuem a dificuldade em um nível (médios se tornam fáceis, por exemplo)

Com isso, posso dizer que todos os meus testes de lábia são automaticamente bem-sucedidos? Se sim, qual é o limite para o uso de uma habilidade como essa? Posso pedir descontos abusivos nas lojas, seduzir qualquer mulher da minha escala ou coisas assim?
O Tiago Oriebir deu uma resposta a essa pergunta no Telegram:
Oriebir escreveu:Sao coisas diferentes. Eu diria que Atuacao e lábia se mantém na dificuldade Fácil (o mínimo possível) e os demais testes em um nível de dificuldade a menos.
Essa seria a opção menos apelona.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 29 Out 2018, 14:27

Waldson escreveu:
29 Out 2018, 12:34
sasukerdg escreveu:
29 Out 2018, 01:15
2. Da forma que está escrito, sim. Mas não tenho certeza se quem fez a vantagem tinha isso em mente.
Acho que tinha sim, vantagem numérica = + ataques

Embora eu prefira as regras de horda quando coloco múltiplos inimigos contra poucos.
Agradeço pelas respostas.
Acho interessante a ideia de usar a regra de horda para que o exército ataque todos ao mesmo tempo (no caso de poucos inimigos).

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 30 Out 2018, 15:39

Dúvidas sobre a vantagem única vampiro...

Invulnerabilidade diz que o vampiro só pode ser ferido por fogo ou magia... Todo o restante é ignorado ou só divido por dez como as regras comuns sugerem? Armas mágicas está incluso em magia certo?

Maldição diz que o alvo sofre dano de 1pv por turno. Regeneração permitiria caminhar durante o dia sem morrer? (mesmo sendo doloroso seria algo válido?) Ou esse dano seria acumulado ignorando a regeneração e outros meios de cura?
Aproveitando essa pergunta... Quando alguém sufoca ou se afoga, sofre um de dano por turno, regeneração permitiria sobreviver em baixo da água ou sem ar por exemplo? Ou o dano iria se acumular ignorando vantagens e poderes de cura?

Por fim, essa dúvida está mais para o tópico tormenta Alpha mas não é um spoiler para ninguém que tenebra é uma vampira, dependência exige que ela mate um humano, semi-humano ou humanoide por dia... Mas no princípio não existiam esses seres, então ela está ou não sujeita a essa desvantagem da vu vampiro? Se sim, o que justificaria ela ter vivido tanto?

Agradeço desde já.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por the ga » 30 Out 2018, 16:57

A Invulnerabilidade de Vampiro é normal, dividindo por 10. Deve ser um artefato de cópia.

Da Regeneração eu não sei. Por um lado vampiro que frita no sol pela eternidade é estranho. Por outro, o PJ pagou pela Regeneração. Já que nada é indicado no sufocamento, talvez o Wolverine possa respirar no espaço (ele e o Batman).

Essa parte mais logística dos deuses é curiosa. Mas há mortais nativos do plano dela (Elfos Negros, por exemplo), então não deve ter sido um problema desde que ela criou seu Reino Divino.

Responder

Voltar para “3D&T”