Acho que agora o caminho para avançarmos este ponto e passarmos para os próximos tópicos da aventura sem nos prender tempo demais nesta discussão é incluir um texto de orientação aos mestres na Introdução, com dicas de como lidar com combos, vantagens lendárias e superkits.
Daí, com base no que vocês argumentaram, montei um textinho, que apresento a seguir e que gostaria de saber o que acham — lembrando, este é um projeto construído em conjunto por todos nós aqui. Então podem sugerir mudanças e melhorias, sem galho!
![Wink ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Sobre Combos e Superkits
Uma questão que surge de pronto na cabeça de muitos mestres é que, com acesso às vantagens lendárias do Tormenta Alpha, como lidar com os inevitáveis combos que vão surgir?
Primeiro de tudo, o combo por si só, não é um problema. Existem jogadores que gostam de montar personagens focados apenas na otimização de regras, assim como existem jogadores que são mais teatrais, interpretativos ou que só estão jogando para reunir os amigos, sem dar muita bola para a aventura em si. O jogador apelão está preocupado em deixar seu personagem poderoso para vencer desafios igualmente poderosos, e esse é seu meio de se divertir. Seu desafio enquanto mestre é garantir que isso não estrague a diversão dos demais jogadores. Um bom caminho é deixar que o personagem apelão seja muito bom em apenas um aspecto: ele pode ser um arqueiro fenomenal, mas não consegue lidar com situações sociais; ou um muito bom com magia, mas incapaz de fazer qualquer tarefa física sem auxílio mágico. Não há problema em gostar de poder, mas ninguém pode ser poderoso em tudo. Você sabe que está indo bem quando, em vez de tentar controlar o poder do apelão, o resto do grupo fica feliz em jogá-lo para cima dos adversários mais poderosos.
Isto posto, os jogadores mais cedo ou mais tarde terão interesse em adquirir as vantagens lendárias. Permita isso, e adeque o poder da aventura para fazer frente a eles. Dois PJs criaram uma tática com Fusão? Fallandi, o guardião de Alihanna, tem dois Aliados. Faça com que se fundam também. Há outros guardiões e desafios com Aliados ou que atacam em grupo. Se não houver, você pode criar novos Aliados e surpreender aqueles jogadores que já estejam familiarizados com a aventura.
Cada grupo é único e podem ter combinações de poderes tão diversas que seria impossível prever todas aqui. Nada neste material está escrito em pedra: você pode e deve alterar todas as fichas e descrições para se adequar ao seu grupo. Proporcionar momentos em que os principais combos simplesmente não funcionam, para que tentem resolver o problema de outra forma (uma área onde não é possível gastar PMs ou usar qualquer vantagem já é um desafio e tanto). Só não deixe com que eles nunca consigam resolver as coisas com os combos que montaram. Como mestre, você deve deixar sim que os desafios sejam equilibrados, mas mais do que isso, você deve proporcionar que todos se divirtam — inclusive você!
O mesmo princípio se enquadra para a aquisição de Superkits (kits mais poderosos, disponíveis para personagens com mais de 25 pontos, apresentados em Tormenta Alpha). Converse com o grupo antes do início da aventura sobre quais superkits desejam que seus personagens conquistem; e altere a campanha para que os pré-requisitos destes kits estejam pelo caminho. Um personagem deseja se tornar um Senhor da Guerra? Mude a masmorra inteira de Keenn para que seja uma grande batalha campal, em que os PJs precisam matar o líder de um entre dois exércitos e comandá-lo à vitória! Alguém deseja se tornar Lich? Ravarimm, o guardião de Tenebra é um vampiro poderoso. Mude para que seja um lich (ou as duas coisas — nada impede que um Vampiro também seja Lich!). Um candidato a Arquimago? Ora, se vencer masmorras cósmicas criadas pelos deuses para resgatar uma deusa cativa não é um grande feito envolvendo magia, nada mais pode ser.
De toda forma, a sugestão é que todos os pré-requisitos para conquistar os superkits sejam contemplados até o final do desafio de Khalmyr. No início da última masmorra, Valkaria concede uma benção aos PJs, que permite com que se tornem personagens Sugoi, e enfim conquistem seus Superkits. Caso opte por seguir esta indicação, combine antecipadamente com os jogadores, explicando que, mesmo que cumpram todos os pré-requisitos, os superkits e o avanço de escala só estarão disponíveis na última masmorra.
Boa diversão!