Idéias para Regras Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Atmo » 25 Mai 2022, 22:08

Shion escreveu:
25 Mai 2022, 11:42
Atmo escreveu:
24 Mai 2022, 18:33
Parece venenoso.
Tá de volta, esperando pelo Victory?
Que Victory? O gibi lá de tormenta?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Shion » 26 Mai 2022, 11:43

Atmo escreveu:
25 Mai 2022, 22:08
Que Victory? O gibi lá de tormenta?
Não, tá pra sair uma nova versão do sistema esse ano, 3DeT Victory. (Sim, eles mudaram de "&" pra "e")
Imagem

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Atmo » 27 Mai 2022, 16:48

Shion escreveu:
26 Mai 2022, 11:43
Atmo escreveu:
25 Mai 2022, 22:08
Que Victory? O gibi lá de tormenta?
Não, tá pra sair uma nova versão do sistema esse ano, 3DeT Victory. (Sim, eles mudaram de "&" pra "e")
Fica mais fácil de achar na internet. Boa sorte pra eles.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Aspectos

Mensagem por Padre Judas » 03 Out 2022, 11:47

Aspectos

Aspectos são um elemento fundamental do FATE, um sistema narrativista criado a partir de outro sistema, o FUDGE. Mas por seu caráter aberto, ele pode perfeitamente ser usado em outros sistemas e por isso decidi adaptá-lo para o 3DeT.

Um aspecto é uma frase, epíteto ou palavra que descreve a coisa à qual está ligado. Um aspecto ligado a um personagem torna aquele personagem único e específico dentro do universo do jogo. Um aspecto ligado a uma cena ajuda a descrever o ambiente. Um bom aspecto é tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, sendo um excelente modo de ganhar/recuperar Pontos de Ação ou Pontos de Experiência.

Aspectos podem estar ligados ao Tema, Personagem, Localização e Situação, mas também podem se manifestar como Consequências. Por enquanto trataremos somente de aspectos de personagem.


Aspectos de Personagem

Personagens podem ter entre dois e seis aspectos. Vamos falar deles. Os dois primeiros são fundamentais e obrigatórios.

Conceito. Este aspecto diz o que você é. "Soldado testado em batalhas", "Médico formado em universidade pública", "Crescido nas ruas", "Mago autodidata", etc.

Drama. O drama é um problema, uma dificuldade que afeta o personagem. "Ferido em combate", "Suspenso pelo CRM", "Sabe demais", "Arrependido por tudo o que fez", "Expulso da Academia Arcana", etc.

Os demais são exemplos e podem ser usados em qualquer combinação.

Ocupação. A principal atividade econômica exercida pelo personagem atualmente. "Advogado em meio período", "Cirurgião clandestino", "Jornalista marrom", "Traficante pé-de-chinelo", "Amaldiçoado por Wynna", etc.

Sonhos e Objetivos. Aqui seria aquilo que o personagem quer alcançar ou realizar em sua vida. Se o objetivo/sonho for alcançado/realizado, então o jogador pode escolher outro aspecto para por no lugar. "Voltar pra casa", "Ter uma família", "Obter vingança", "Provar sua inocência", "Recuperar o que perdeu", etc.

Outros. Praticamente qualquer coisa pode ser um aspecto. "Portador de um item mágico", "Herdeiro de uma mansão antiga", "Reconhecido pelos feitos de seus ancestrais", "Membro exemplar da raça dos elfos", etc.

Um aspecto não deveria ser generalista, mas pode ser bastante expansivo. Você pode optar por condensar dois ou mais elementos em um único aspecto, se achar que faz sentido. "Veterano ferido em combate" como Conceito reuniria tanto o "Soldado testado em batalhas" quanto "Ferido em combate" do Drama. "Jornalista que sabe demais" reúne tanto o "Jornalista marrom" de Ocupação quanto o "Sabe demais" do Drama. E assim por diante.


Usando Aspectos

Um aspecto pode ser invocado ou forçado. Aspectos podem ser invocados e forçados a qualquer momento, mesmo após testes serem realizados e seus resultados anunciados, permitindo influir neles. Você só pode invocar ou forçar um determinado aspecto por teste, mas pode aplicar vários aspectos se todos se aplicarem à situação (segundo o entendimento do Mestre).

INVOCANDO UM ASPECTO

Quando entende que está em uma situação onde um de seus aspectos traz algum benefício, o jogador pode invocar um aspecto. Ele gasta 1 PA e aplica um dos seguintes:

• +2 no teste.
• Rolar novamente o teste.
• Obter uma condição favorável (ou cancelar uma condição desfavorável).
• Conceder +2 no teste de outra pessoa.

Exemplo: Sandoval joga com Miguel, que foi emboscado em um armazém por gangsteres. Ele tenta se esconder atrás de caixas e dar a volta para pegar seus agressores por trás, atacando com sua pistola. O Mestre pede um teste de Habilidade e Miguel possui H2 e rola +1d por ter Sobrevivência. O Mestre decide deixar a meta em segredo e Sandoval rola dois dados, obtendo 3 e 5 para um total de FA=10. O Mestre diz que Miguel falhou, então Sandoval decide invocar um aspecto. Miguel é um "veterano ferido em combate", então Sandoval gasta 1 PA. Ele não sabe por quanto falhou e pode decidir entre aplicar um bônus de +2, rolar novamente ou obter +1d em uma condição favorável. Ele escolhe a terceira opção, rola 3 e obtém uma FA=13. O Mestre checa seus papéis e vê que a meta para esse teste era Difícil (12), então Miguel obteve sucesso.

FORÇANDO UM ASPECTO

O Mestre ou um dos jogadores pode forçar um aspecto a um jogador (inclusive a si mesmo). O jogador que está sendo forçado pode optar entre aceitar ou negar o efeito. Se negar, transfira 1 PA para o Mestre. Se decidir aceitar, o jogador ganha 1 PA (este PA pode exceder o limite normal, mas qualquer PA extra desaparece ao fim de uma cena). O Mestre ou jogador que está forçando o aspecto define qual a penalidade:

• Subtrair 1 dado do teste (o maior resultado).
• Criar uma Consequência.

Exemplo: Miguel conseguiu dar a volta, reverter a emboscada e sobreviver. Agora está correndo, pois um dos bandidos conseguiu escapar e se conseguir vai avisar os outros. Miguel o persegue e o vê saltar para um barco que está de partida. Sandoval, o jogador de Miguel, diz que ele vai tentar pular atrás. Tem H2 e ganha +1d por Esportes, contra uma meta Média (9) – o barco ainda está relativamente perto. Ele rola 4 e 4 para uma FA=10. Entretanto, quando estava em missão no Exército, ele sofreu um ataque de forças insurgentes e perdeu o pé esquerdo, usando uma prótese. O Mestre não quer que Miguel consiga escapar desse problema neste momento, pois entende que a fuga do criminoso pode render desenvolvimentos interessantes depois, então decide forçar o aspecto "Veterano ferido em combate" contra Miguel. Ele anuncia que está forçando e diz que Miguel sente a dor na perna pelo esforço excessivo. Sandoval, o jogador, pode optar por negar ou aceitar a forçada. Se negar ele paga 1 PA e segue como se nada tivesse acontecido – nunca houve dor, de fato. Mas se não tiver PA ou optar por aceitar a forçada, ele recebe 1 PA (e o Mestre gasta 1 PA). O Mestre decide reduzir 1d do teste. Com isso a FA de Miguel cai para 6 e seu pulo falha – ele cai na água enquanto o barco vai embora, levando a testemunha consigo.

CONSEQUÊNCIA

Uma consequência é uma desvantagem temporária que o personagem pode sofrer ao ter um aspecto forçado sobre si. A consequência tem que estar ligada ao aspecto de algum modo. Sofrer uma consequência normalmente implica que o personagem obteve sucesso no que queria, mas teve um custo para si. A consequência é decidida pelo Mestre ou pelo jogador que tiver forçado o aspecto, mas neste caso o Mestre tem a palavra final (ele pode não aceitar uma consequência muito leve).

Exemplo: No caso acima, o Mestre poderia ter optado por deixar Miguel alcançar o barco, mas impor algum problema por isso. O veterano salta pelo píer e pousa no barco com um baque pesado – entretanto, sua prótese não suporta o impacto e quebra, deixando-o sofrendo o efeito de ter uma perna funcional a menos... e agora tendo que lidar com pelo menos dois bandidos (o fugitivo e o condutor do barco). Ele pode se livrar da consequência gastando um tempo reparando a prótese (provavelmente um teste de Máquinas será necessário). Tempo que no momento ele não tem, aliás.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “3D&T”