Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 20 Mai 2022, 21:44

Os valores de PVs e PMs são separados para cada um. Nesse caso, ambos perdem 5 PVs, um ficando com 5 e o outro com 10.

Como testes de R são feitos usando a R mais alta quando estão juntos, algo normal de se fazer é um dos personagens (geralmente o Aliado que é Parceiro) ter R baixa e PVs extras.
Imagem

leosilva7
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48
Localização: Umarizal-RN
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por leosilva7 » 21 Mai 2022, 06:59

Obrigado. Mais uma dúvida, por favor. Se eu tenho Parceiro e Ligação Natural com meu Aliado, como fica essa situação...Parceiro divide o dano. Se eu tomo 6, fica 3 de dano pra cada. Por ter Ligação Natural, o dano que eu tomaria vai a 6? "Como efeito colateral dessa ligação poderosa, sempre que seu Aliado é ferido, você também sofre dano equivalente." diz a vantagem. Ou essa equivalência já está prevalecendo pela vantagem Parceiro, onde lutam como se fossem um só?!

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 21 Mai 2022, 19:30

Cada efeito funciona de forma individual. Primeiro o dano é dividido entre os dois, e depois o personagem toma dano de novo por causa da Ligação Natural.

Algo relevante aparece no Manual do Defensor, que propõe que Ligação Natural NÃO tenha esse problema e ele seja uma desvantagem à parte, chamada "Ligação Vital" de -1pt. Assim as duas juntas funcionam como está no MB mas o custo final é 0pts.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 29 Jul 2022, 02:34

Faz tempo que não pergunto:

"Se por eu possuir Caminho Secundário (Água e Fogo), faz com que minhas magias de água também se tornem de fogo, ou melhor, causem dano de água e fogo, se eu pegar Elementalista: Fogo, eu pago metade dos PMs para ambos quando fundidos né? Sem precisar do Kit Elementalista Secundário?" Dúvida de um jogador, eu acho que só afetaria o caminho específico. Tipo, gastar 2 PMs de Fogo e 2 PMs de Água, seria 3 PMs no total e não 2.

Ataque simultâneo poderia funcionar contra magias de ataque? É possível imaginar um guerreiro saindo correndo para cima da bola de fogo para atingir um mago poderoso, vejo muitos em séries.

Extra: Garra de Atavus funciona com testes de força? Ataques especiais podem ser usados em testes de força?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 30 Jul 2022, 01:00

1- Elementalista normal não funciona para Caminho Secundário, afinal de contas o próprio kit de mago secundário tem um poder exclusivo pra isso.

2- ambos tendo FA, não vejo porque não. Como tu disse isso é algo normal até, e isso será corrigido no Victory já que Magias de ataque vão ser só um boost no Poder, e não algo por si só. Vai ser P vs P+Magia (PMs pra aumentar a FA).

3- Garras de Atavus não tem restrição, apesar de eu imaginar que não era essa a intenção deve sim funcionar para testes de F. Já Ataque Especial é específico para "ataques", ou seja, algo com uma rolagem de FA.

Pessoalmente eu sempre achei que testes de 'força bruta' (como derrubar uma porta) deveriam ser feitos com uma rolagem de FA, e não um teste de F. Derrubar uma porta com um PdF5 deveria ser algo trivial, mas na prática é literalmente impossível... pelo menos seguindo o MB (imagino que a maioria dos mestres deixaria).

E seguindo a mesma linha da manobra Agarrar (do Manual do Defensor), qualquer esforço poderia ser substituído com uma FA também. Nesse caso com Agarrar o personagem não está causando dano, mas tentando inibir o alvo de fazer ações usando a sua F (seja física, técnica ou etc, já que F permite que seja qualquer coisa). A Ténica de Luta da DB #167 então, permite Agarrar com PdF, o que novamente deveria ser padão (por exemplo usando um projétil gosmento, estilo Majin Buu jogando partes dele mesmo), mesmo que com a TdL seja mais fácil se soltar (o alvo ainda faz um teste resistido contra a F de quem "Agarrou" ele, e se foi alguém com F0 ele testa contra F0, não importa o PdF).
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 10 Ago 2022, 08:58

Como funciona o pode Pele de Diamante (gastando 2 PMs, você pode cobrir seu corpo com uma camada de cristal, dobrando sua A, mas reduzindo sua H pela metade) com armadura extra? Dobra, triplica ou até quadruplica a armadura?

Eu só queria armadura extra (magia) para que caso um mago use magias que ignoram armadura ela não seja totalmente ignorada.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 10 Ago 2022, 12:48

Multiplicadores no sistema você soma e subtrai 1.

Nesse caso seria 2x2=3.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 10 Ago 2022, 19:53

Okay, digamos que tenha A5. Logo teria A15 (crit 20) contra uma magia de dano qualquer se tiver armadura extra magia e Amalgama.

Mas e se for uma magia que ignora Armadura como enxame de trovões? Seria A5 ou seria A10?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 11 Ago 2022, 00:35

Pra magias que ignoram a Armadura caso tu não tenha uma proteção específica, quando tu tem a proteção os efeitos se anulam. Ou seja, de Ax3 passa a ser Ax2 (porque o Enxame de Trovões "comeu" um nível da proteção).

Outra coisa é que podem ter efeitos que aumentam o valor base de Armadura e não são multiplicadores na rolagem FD; quando eles são multiplcadores na FD eles falam que é na FD, indicando que não servem para testes de A que não forem contra algum ataque (pois nesse caso se conta a característica no momento do ataque, assim como conta pro atacate a caracteristica dele se tiver algum teste por conta de um poder/vantagem). Sempre conte esses antes de bõnus que multiplicam (como Armadura Extra).
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 11 Ago 2022, 11:09

É porque Amalgama, apesar de dobrar a armadura, não é armadura extra. Se pegar no texto literal das magias que ignoram armadura, elas especificam que se o alvo não tiver armadura extra contra magia, fogo ou etc a armadura é ignorada. E ainda tem casos como na magia inferno de gelo que nada diz que se o cara tiver armadura extra frio ele considera sua armadura :/.

Seria o mesmo que dizer que defesa total poderia contar armadura normal contra essas magias.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”