Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Mandrakean
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Jun 2016, 14:02

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Mandrakean » 26 Jun 2016, 15:56

não, superação não reduz custos de magias, só de vantagens.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 26 Jun 2016, 18:14

Na real é uma dúvida interessante, pois o que ele está falando é do custo aumentado da vantagem e não da magia diretamente.

Exemplo:
magia: 10PMs, vantagem: 10PMs; vantagem: 10/2 = 5PMs; total 15 (o que ele falou)

Tem que ver com algum dos revisores ou o Arma se o custo aumentado é considerado 100% como custo da magia ou não. EU ACHO que é o custo da magia mesmo, mas não posso garantir se é isso.
Imagem

Avatar do usuário
Keitarô
Mensagens: 1380
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:58
Localização: Mahoyiga

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Keitarô » 26 Jun 2016, 23:09

Superação não funciona para Magia Extrema porque, embora seja uma vantagem, faz referência a magias. Magia Branca, Elemental e Negra também são vantagens; no entanto, fazem referência a magias. Paladino também não seria afetado por Superação, por exemplo.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 27 Jun 2016, 00:40

Caraca!!! :shock:
Eu achava que superação só afetava poderes e vantagens com limite de utilizações diárias. Alquimia ficou completamente nerfada agora.

E mesmo que se argumente que superação é para personagens 12+, a diferença ta muito grande entre elas. E superação só custa 1pt. Eu já achava ela uma vantagem fortíssima, agora ela é OP até dizer chega. Vantagem obrigatória p/ todos os não conjuradores.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 27 Jun 2016, 09:53

Mas alquimia comba muito fortemente para magos, basta ver a ficha do Vectórios para ver que se vacilar ele se torna mais versátil que o Talude. Um movimento a menos e Qualquer magia fica com custo pela metade...

Acho que superação é muito forte e útil, principalmente considerando o custo, mas era "necessária" uma vez que existem vantagens que custam bem caro... por outro lado, fica meio op se juntar com certos poderes de kit.

Arqueiro com Tiro múltiplo e chuva de disparos => 1pm para cada dois ataques, com superação isso faz 3 ou 4 ataques por pm?! Muito absurdo...

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 27 Jun 2016, 19:59

Alquimia é bom pra qualquer um, afinal também pode ser usada com vantagens.
Qualquer magia pode ficar por metade do preço, mas vantagens tbm. Um movimento a menos e seu Ataque Especial de Dano Gigante, Penetrante, Perigoso e Poderoso, sai por 7 PMs. Mais OP q qualquer magia que você quiser lançar.
Embora o custo em PEs seja o dobro em comparação com as magias, para mim tava equilibrado, pois as magias te fornecem muita versatilidade e excluindo Magia Extrema você não consegue deixá-las mais fortes (em questão de dano direto).
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Chapéu Preto
Mensagens: 266
Registrado em: 17 Fev 2014, 10:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Chapéu Preto » 30 Jun 2016, 10:54

Pessoal, com quantos pontos eu colocaria um monstro em uma escala superior para enfrentar os players?

Todos os players estão com 17 pontos, mas não sei quando usar as escalas de poder. Na parte explicando as maneira de se fazer monstros não diz quando colocar em escala superior e eles já possuem muitos pontos na ficha. Aí eu queria diminuir a pontuação e colocar escala, mas não sei como equilibrar isso. Alguém saberia me dizer?
Bando do Chapéu Preto:
All dead.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 30 Jun 2016, 11:38

As escalas são um meio de medir poder meio extra-pontuação, na real. Pra um ser de escala superior ser equilibrado com um de inferior, a pontuação dele teria que ser muito baixa. Com 17 pontos acho que nenhum deles sequer tem alguma característica próxima de 10, né? Eu chutaria algo como metade da pontuação deles, pelo menos, a menos que eles já tenham formas de subir de escala temporariamente (através de algumas vantagens do TAlpha, p.ex.). Nesse caso dá pra aproximar a pontuação um pouco mais, talvez.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 30 Jun 2016, 17:33

Digamos que o personagem do jogador teve uma FA 20 e o inimigo de escala acima uma FD 10 (baixa para essa pontuação). Ainda sim ele só vai tomar 1 ponto de dano. Imagina fazer esse inimigo com R5, tendo pelo menos 25PVs, quantos ataques ele vai sobreviver, isso quando não tomar 0 de dano. Logo uma R2 seria o suficiente pra tornar algo não muito excessivo. Aí imagina que o jogador tem no seu personagem R4 (20PVs), se ele tiver uma FD 2 pontos menor que a FA do mesmo inimigo já foi pro brejo.

Então tem que tomar cuidado com isso, e eu particularmente deixaria pra eles enfrentarem inimigos de escala acima depois dos 20pts, quando estiverem mais perto de poder mudar de escala eles mesmos. Até lá siga usando inimigos de pontuação equivalente.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 30 Jun 2016, 19:39

Eu sempre vi escalas de poder como um beco sem saída para os jogadores.
O conceito dela é apresentar inimigos praticamente impossíveis de serem derrotados. Como quando o freeza lutou contra os guerreiros z (exemplo clichê, mas é isso aí). Ninguém era páreo para ele, mesmo assim ainda duravam algum tempo contra ele.
Isso não tem como fazer pela regra de escala do 3d&t, pois os personagens vão morrer com duas "patadas" do ser. Quer dizer, tem sim, o mestre tem que dar uma forcinha (eu diria MUITA força).

Então sempre pensei em escalas como aquelas batalhas perdidas, os PJs não tem opção, tem que derrotar o monstro ou ninguém no local sai vivo. É quando vão ter que fazer altos sacrifícios e correr riscos que normalmente não correriam para vencer (eles vão torrar seus PEs pra vencer esse bicho). :twisted:

Não da para inserir alguma criatura de escala superior levianamente, pq só precisa de um deslize do mestre pra ele chacinar o grupo. Então ele tem ser um "boss". Uma luta memorável para que os PJs possam lembrar o quão difícil foi derrotar ele, ou seja, ele tem que ter importância para o jogo, não pode ser só o "monstro da semana".

Eu não gosto de colocar criaturas não inteligentes em escalas superiores (a não ser que elas sejam a criatura q ta vindo de outra dimensão devorar nosso mundo, etc.), mas você pode colocar um rixa dos PJs contra uma criatura assim. Ela pode aparecer uma vez e derrotar todo o grupo (pode inclusive matar algum deles facilmente no processo) e então fugir. Eles vão querer se preparar bem pra enfrentar essa criatura da próxima vez. É uma abordagem diferente do usual e importantíssima p/ derrotar um ser de escala superior, então não esqueça de por uma fraqueza legal. 8-)

Eu acho isso, pq, os jogadores não tem real noção do que eles estão enfrentando, se você não deixar explicito que a criatura é extremamente letal e pode matá-los facilmente, eles não vão usar abordagens extremas. Bom, pelo menos os meus jogadores não usam.

Certa vez tive que "segurar o tranco" com um boss que meus jogadores estavam enfrentando. E ele só tinha 10pts, contra 4 PJs de 7pts. Imagina o desequilíbrio que uma escala causa então. :lol:
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Responder

Voltar para “3D&T”