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Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 05 Out 2022, 10:01
por Asa Noturna
Olá, pessoal. Revendo as matérias sobre o novo 3DeT Victory, e vendo os personagens apresentados na DB 183, fiquei me perguntando: por que o novo sistema possui uma perícia Luta? Se o foco do jogo é ser rápido e voltado para combate, por que obrigar (praticamente) todos os jogadores a gastar ponto de perícia em lutar, quando os atributos, vantagens, desvantagens e técnicas já deveriam trazer todo o poder de combate do personagem? Entendo que as perícias acrescentam um dado extra, melhorando os testes, mas entendo que as perícias deveriam ser para outros tipos de testes, mas não combate. Afinal, "nem sempre a powerbazuca resolve tudo", e todo o bom personagem é mais do uma máquina de luta (mesmo streetfighters e kombatentes da vida). Já não basta terem limitado o sistema de magia a meros bônus em batalha? É como se o 3D&T estivesse perdendo seu potencial de jogo genérico para se resumir a simples porradaria (que sim, é divertida, mas se o sistema do jogo permite mais, por que tirar isso?).
Enfim, apenas minha opinião pessoal.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 06 Out 2022, 09:54
por Padre Judas
Não é assim que eu vejo. No Vic as perícias são muito mais valorizadas, de modo que todo personagem terá que ter alguma, de fato. Mas não é fundamental. Alguém com Luta é um especialista em combate, mas outras perícias também poderão ser usadas para causar dano e, exceto se a campanha for focado em combates físicos, ainda será útil ter Manipulação (para dano social) ou, sei lá, Conhecimento (em um debate acadêmico).

Se for uma campanha focada em combates, então pode ser bom mesmo que todos tenham Luta, mas fora disso não é obrigatório.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 10 Out 2022, 09:38
por Asa Noturna
Pois é, mas fico com a impressão de que a partir do momento em que é incluída uma perícia Luta em um sistema de rpg voltado basicamente ao combate ela meio que se torna obrigatória. Qual jogador vai querer deixar de ganhar um bônus em combate? Diferente de outras vantagens que beneficiam o lutador (ataque especial, etc)ao não incluir a perícia Luta o jogador estará criando um lutador que não será perito em combate, ou seja, não é só uma questão de bônus, afeta o conceito do personagem.
Provavelmente é só minha ideia de que perícias em 3D&T servem para diversificar personagens, sem afetar o combate... Talvez eu precise de mais tempo para assimilar o novo conceito. Hoje, se eu fosse o Mestre, simplesmente aboliria a perícia Luta, deixando as demais.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 10 Out 2022, 13:05
por Shion
O problema das perícias era justamente que o impacto delas era muito pequeno e o custo grande. Elas quase sempre serviam apenas como exigências, e de todas 11 poucas realmente valiam a pena ser usadas (Máquinas e Crime por exemplo), e pelo custo isso ficava só pra quem realmente precisava delas em seu kit.

Ao invés disso, fazendo perícias serem mais baratas e ativas na parte principal do sistema, o combate, os personagens vão sempre ter motivo pra comprar elas.

Como foi falado, apesar de ter uma perícia "Luta", ela não é a única que ajuda nas lutas. Misticismo pra magos e Manha pra ladinos tem o mesmo efeito, além de dar acesso aos demais usos que as perícias já tinham. Imagino que até Medicina servirá pra combate, já que conhecendo a fisionomia do alvo tu sabe onde são os pontos vitais dele (pra melhorar o dano) e quais os teus (que tu vai proteger ao ser atacado). Minha impressão é que "Luta" vai acabar ficando só pra quem não tem absolutamente mais nada pra pegar e é focado só no combate mesmo (como a maioria dos personagens de jogos de luta, algo que sempre foi parte fundamental da inspiração do sistema).

Dando uma boa explicação (leia-se desculpa), tu vai poder usar as perícias de forma bem mais abrangente também. Isso já era possível mas a galera sempre foi muito focada nas especializações pra saber o que podia ser feito.

O Judas disse que elas não são fundamentais, mas eu discordo. Pela flexibilidade delas no Victory e o custo menor eles estão justamente incentivando todo mundo a ter elas, nem que seja uma só, pra sempre ter aquele bônus extra além dos usos normais que se tinha antes. Se ser um caçador me ajuda no mato e no combate, porque eu não compraria a perícia Sobrevivência? Fora que um bônus "simples" de +1d vai ajudar personagens novatos mais do que nunca, no ataque e na defesa, contra inimigos comuns que se tem no inicio de campanha que provavelmente não vão ter elas.

E combinadas com Magia então, imagino que é onde se vai conseguir todos aqueles efeitos diversos que antes só magos tinham e tornavam eles a coisa mais forte do sistema. Por exemplo, usando Manipulação com Magia pra ter um efeito de controle mental (na prática, gastar PMs pra ter um teste melhor ao tentar convencer alguém a fazer algo pra ti). A coisa vai ficar bem mais criativa sem complicar mais o sistema.

Imagino que o maior receio com a mudança é que o pessoal não está acostumado com a idéia de que as perícias são úteis, o que é uma reação normal tanto quanto é triste...

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 10 Out 2022, 15:29
por Asa Noturna
"Imagino que o maior receio com a mudança é que o pessoal não está acostumado com a idéia de que as perícias são úteis, o que é uma reação normal tanto quanto é triste..."
Já vi alguns jogadores reclamar disso. Eu sempre considerei as perícias (mas, principalmente, as especializações) essenciais para compor o personagem. Particularmente adoro a regra de comprar 3 especializações quaisquer por 1 ponto. Se quer ser médico, compre Medicina; para um ranger Sobrevivência, etc. Mesmo que não role nenhum teste na sessão elas fazem parte do conhecimento do personagem (na verdade, na maioria das vezes ter a perícia era justamente para evitar testes desnecessários em certas situações e agilizar a aventura).
Agora, em cenários tipo Street Figther, Mortal Kombat, DBZ, tokusatsu, nos quais todos os jogadores são lutadores, será praticamente obrigatório todos a ter a perícia Luta no novo jogo.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 10 Out 2022, 19:59
por Shion
Aí que tá, não é obrigatório ter Luta! Outras perícias fazem a mesma coisa, tal qual visto na DB mais recente onde uma personagem tem Misticismo e outro tem Manha, e ganham seu +1d na FA e FD da mesma forma. E é uma 'adaptação' direta de um jogo de luta, com todos personagens sendo lutadores.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 26 Out 2022, 19:15
por Padre Judas
Shion escreveu:
10 Out 2022, 13:05
(...)O Judas disse que elas não são fundamentais(...)
Ops, erro meu aqui. Eu queria escrever "Mas não é fundamental ter a perícia Luta". XD

Digo isso porque é como foi comentado por você e também por mim, outras perícias também podem servir para combate. Diabos, posso causar dano mental (que incide nos PV também, não faz diferença) usando Manipulação ou Artes! Bardo vai ser um bicho perigoso nesse sistema, rapaz.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 27 Out 2022, 11:02
por Asa Noturna
[Diabos, posso causar dano mental (que incide nos PV também, não faz diferença) usando Manipulação ou Artes! Bardo vai ser um bicho perigoso nesse sistema, rapaz].
O que me fez pensar agora: o sistema vai manter o esquema de tipos de dano/troca de dano? Eu gosto desta sistemática, mas se a ideia é tornar o jogo mais ágil acho que vai cair fora, afinal dano é dano.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 26 Mar 2023, 12:34
por Asa Noturna
Alguém aí está testando as regras do 3DeT de Rodoviária? O que estão achando? Eu estou com o grupo de rpg em "stand by" há alguns anos, então não tive a oportunidade de testar.

Re: NOvo 3d&T?

Enviado: 30 Mar 2023, 10:29
por Padre Judas
Estou jogando um PbF com elas.