Balanceamento de Características

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
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Shion
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por Shion » 22 Abr 2016, 07:57

Padre Judas escreveu:É por isso que pode ser bom dar uma olhada nas regras opcionais, que ajudam mais ainda a definir os limites de H e a importância das demais Características.
Em um dos exemplos do artigo, por exemplo:
“Meu bardo com PdF0 e H5 quer mirar na cabeça daquele lambari-do-banhado para acertá-lo com seu fagote-bumerangue. Fácil!”
Não, porque o Alcance de um ataque à distância é medido como PdFx10 metros, e PdF0 daria 0 metro de alcance (10 metros se o Mestre quiser ser bonzinho).
De acordo com o manual

"Quando um ataque excede o alcance máximo do personagem, o Poder de Fogo é reduzido em –1 para a FA final." Pg73

O dano vai ser o mesmo já que seu PdF já é 0, FA=H+1d. Antigamente PdF 0 não permitia ataques à distância, mas agora:

"PdF0: Você ataca à distância com armas improvisadas, como paus e pedras" Pg23

Um personagem com PdF5 por exemplo, caso seu alvo esteja além de 160m vai atingir com PdF4, e isso se mantém ao infinito.
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Keitarô
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por Keitarô » 22 Abr 2016, 10:25

Aqui cabem duas possibilidades: se o cenário em questão permite alcances infinitos, então serve o que o Shion disse. Dependendo, o mestre pode até ignorar a regra de alcance máximo.

Se não, então mesmo com PdF0 a FA continua sendo reduzida em -1 até que zere e o alcance morre ali. Seria como fazer um teste de pontaria: a partir do alcance máximo é impossível mirar em qualquer coisa, então qualquer lançamento a partir dali é sorte e pode não ser repetido de maneira igual (hora indo mais longe, hora indo mais perto).

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Shion
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por Shion » 22 Abr 2016, 19:05

Pelo texto do manual apenas o PdF na FA é reduzido acima do alcance, no caso fica (PdF0-1)+H+1d, e apenas uma vez. O BURP comentou a um tempo atrás sobre isso também, que ele achava melhor ir reduzindo em -1 para cada novo patamar do alcance, mas não é como dita a regra.
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por mikemwxs » 27 Abr 2016, 14:35

Por ser coringa, a Habilidade é utilizada numa grande gama de situações... O balanceamento poderia ser melhor explorado a partir do uso das outras Características nas Vantagens. Na edição Alpha esse desnível ficou mais forte, ao exemplo de vantagens que usavam Armadura como parâmetro, passaram a usar Habilidade. Na minha opinião, as Vantagens deveriam focar nas outras características.
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Shion
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por Shion » 28 Abr 2016, 16:20

Eu sempre falo que De/Reflexão deveria ser pra dobrar a A. E quem sabe mudar Esquiva para "Esquiva/Bloqueio", onde pode-se testar H-H ou A-H para ignorar completamente o ataque.
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thiagoamello
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Re: Balanceamento de Características

Mensagem por thiagoamello » 31 Mai 2016, 10:37

Eu geralmente costumo modificar a "Curva de Pontos" para aumentar a característica Habilidade, após o personagem ter 2 pontos de Habilidade os custos para evoluir-la para 3-4-5.. são "Dobrados", assim fica mais interessante as características Força, Armadura e PdF, (como o manual do 3D&T recomenda no pelo menos 2 pontos.. eu deixei até 2 pontos com o custo normal).

Dessa forma não interfere muito nas regras gerais e não eh necessário fazer muitas mudanças.

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