Balanceamento de Características
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Balanceamento de Características
Olá.
Escrevi um mod (se é que se pode chamar assim) bastante curto e simples sobre como balancear um pouco as Características do 3D&T, sem mudar muito o sistema. Gostaria de opiniões. Obrigado.
https://docs.google.com/document/d/11wT ... mq36Zg/pub
Escrevi um mod (se é que se pode chamar assim) bastante curto e simples sobre como balancear um pouco as Características do 3D&T, sem mudar muito o sistema. Gostaria de opiniões. Obrigado.
https://docs.google.com/document/d/11wT ... mq36Zg/pub
- Vicente Pinto
- Mensagens: 137
- Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28
Re: Balanceamento de Características
Essa é uma discussão bastante antiga aqui no fórum (mas acho que o tópico é do fórum antigo).
Das tuas sugestões, a que faz mais sentido, para mim, é a Sugestão 2. Assim tu tira a H da FA e da FD, deixando só a Força e a Armadura. Assim tu valoriza mais as outras características.
Eu gosto bastante de usar testes das outras características no lugar da Habilidade. Acho que fazer isso acaba equilibrando mais o jogo, apesar de ainda ter este problema. Vou pensar seriamente em tirar H dos ataques nos meus jogos.
Uma dica: Usar a regra pra Dobrar qualquer característica no 3D&T é uma furada (que não seja num crítico). Especialmente por que o nível de poder vai começar a explodir depois de um certo nível, e fica muito desnivelado. Um bom exemplo é um personagem com F4 atacando um com A5. Se o primeiro tira 4 no dado e o segundo tira 2, o ataque venceria (FA8 vs FD7), mas se tu dobrar, a defesa venceria com o empate (FA12 vs FD 12). Se a diferença for maior do que 1 na característica, fica bem desbalanceado.
Das tuas sugestões, a que faz mais sentido, para mim, é a Sugestão 2. Assim tu tira a H da FA e da FD, deixando só a Força e a Armadura. Assim tu valoriza mais as outras características.
Eu gosto bastante de usar testes das outras características no lugar da Habilidade. Acho que fazer isso acaba equilibrando mais o jogo, apesar de ainda ter este problema. Vou pensar seriamente em tirar H dos ataques nos meus jogos.
Uma dica: Usar a regra pra Dobrar qualquer característica no 3D&T é uma furada (que não seja num crítico). Especialmente por que o nível de poder vai começar a explodir depois de um certo nível, e fica muito desnivelado. Um bom exemplo é um personagem com F4 atacando um com A5. Se o primeiro tira 4 no dado e o segundo tira 2, o ataque venceria (FA8 vs FD7), mas se tu dobrar, a defesa venceria com o empate (FA12 vs FD 12). Se a diferença for maior do que 1 na característica, fica bem desbalanceado.
Aka Viko, no fórum antigo.
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- Mensagens: 12
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Re: Balanceamento de Características
Muito obrigado pelas suas opiniões.
Realmente, muito bem observado: a regra de dobrar é furada.
Pessoalmente, apesar de parecer um pouco drástico, eu prefiro a sugestão 1, irei testá-la em jogo assim que possível.
Realmente, muito bem observado: a regra de dobrar é furada.
Pessoalmente, apesar de parecer um pouco drástico, eu prefiro a sugestão 1, irei testá-la em jogo assim que possível.
- Padre Judas
- Mensagens: 9075
- Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Balanceamento de Características
Se tirar a Habilidade, alguns poderes de kits vão se tornar inúteis (como "Tiro Longo", que ignora Habilidade), e mesmo algumas regras de combate, como Ataque Surpreso, Alvo Indefeso ou Ataque Múltiplo desaparecem.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO
Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]
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Re: Balanceamento de Características
Tiro Longo - o alvo não tem direito a Esquiva
Ataque Surpreso, Alvo Indefeso - o alvo não tem direito a Esquiva, a FD é apenas a Armadura (sem 1d, sem chance de crítico)
Ataque Múltiplo - não muda nada (você faz ataques adicionais, paga os PMs normais, o limite de ataques por turno é definido pela sua Habilidade)
Ataque Surpreso, Alvo Indefeso - o alvo não tem direito a Esquiva, a FD é apenas a Armadura (sem 1d, sem chance de crítico)
Ataque Múltiplo - não muda nada (você faz ataques adicionais, paga os PMs normais, o limite de ataques por turno é definido pela sua Habilidade)
Re: Balanceamento de Características
Eu também retiro a Habilidade da FA e FD.Vicente Pinto escreveu:Essa é uma discussão bastante antiga aqui no fórum (mas acho que o tópico é do fórum antigo).
Das tuas sugestões, a que faz mais sentido, para mim, é a Sugestão 2. Assim tu tira a H da FA e da FD, deixando só a Força e a Armadura. Assim tu valoriza mais as outras características.
Eu gosto bastante de usar testes das outras características no lugar da Habilidade. Acho que fazer isso acaba equilibrando mais o jogo, apesar de ainda ter este problema. Vou pensar seriamente em tirar H dos ataques nos meus jogos.
Uma dica: Usar a regra pra Dobrar qualquer característica no 3D&T é uma furada (que não seja num crítico). Especialmente por que o nível de poder vai começar a explodir depois de um certo nível, e fica muito desnivelado. Um bom exemplo é um personagem com F4 atacando um com A5. Se o primeiro tira 4 no dado e o segundo tira 2, o ataque venceria (FA8 vs FD7), mas se tu dobrar, a defesa venceria com o empate (FA12 vs FD 12). Se a diferença for maior do que 1 na característica, fica bem desbalanceado.
Quanto aos testes, eu uso as Características como se fossem as Abordagens de FAE.
Concordo quanto ao problema de dobrar carateristicas.
Re: Balanceamento de Características
EU sou mais do meio termo. Ao invés de remover completamente apenas considero 1/2 da H na FA e FD (arredondado pra baixo), isso já dá uma ajuda pois o custo-beneficio da H fica balanceado (1 pt pra 1/2pt na FA e na FD). Mudar algumas Vantagens/Manobras/Poderes de H para outra característica também ajuda nisso, como usar A na De/Reflexão ao invés da H (já que é da A a capacidade de se defender, seja uma armadura física/mágica ou alguma técnica de aparar golpes).
O Charles Jr. deu boas respostas para como lidar com os casos citados, ou ainda daria pra ignorar na jogada de FD do alvo um valor igual a sua H, que no final daria praticamente o mesmo efeito normal, com a diferença se tu desconsidera a H (ou considera reduzida como eu) na jogada de FD, tendo ainda mais impacto. Na prática seria adicionar a sua H na FA quando o alvo adiciona menos (ou não adiciona) a H na FD.
O Charles Jr. deu boas respostas para como lidar com os casos citados, ou ainda daria pra ignorar na jogada de FD do alvo um valor igual a sua H, que no final daria praticamente o mesmo efeito normal, com a diferença se tu desconsidera a H (ou considera reduzida como eu) na jogada de FD, tendo ainda mais impacto. Na prática seria adicionar a sua H na FA quando o alvo adiciona menos (ou não adiciona) a H na FD.
Re: Balanceamento de Características
Desde 2008 existe a edição Alpha e até antes disso existe uma certa insatisfação generalizada com a Habilidade estar desbalanceada com outras características.
Será que se houver uma próxima edição "consertam" isso?
Será que se houver uma próxima edição "consertam" isso?
- Armageddon
- Moderador
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Re: Balanceamento de Características
Tirar a H do jogo complica mais do que facilita ao meu ver. Porque muita coisa está atrelada a ela, e se você começa a puxar daqui e esticar de lá, vai acabar com um jogo totalmente diferente, o que não é bem o que a turma quer. A maioria prefere essa versão de Defensores de Tóquio porque ela é legal de jogar. Habilidade é forte. Mas é legal que ela seja forte mesmo.Será que se houver uma próxima edição "consertam" isso?
Aliás, sempre que essa discussão volta eu colo esse link com minha opinião sobre o assunto: http://rpgista.com.br/2013/05/16/c-c-c- ... eaker-002/
- Padre Judas
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Re: Balanceamento de Características
É por isso que pode ser bom dar uma olhada nas regras opcionais, que ajudam mais ainda a definir os limites de H e a importância das demais Características.
Em um dos exemplos do artigo, por exemplo:
Em um dos exemplos do artigo, por exemplo:
Não, porque o Alcance de um ataque à distância é medido como PdFx10 metros, e PdF0 daria 0 metro de alcance (10 metros se o Mestre quiser ser bonzinho).“Meu bardo com PdF0 e H5 quer mirar na cabeça daquele lambari-do-banhado para acertá-lo com seu fagote-bumerangue. Fácil!”
BAÚ DO JUDAS
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Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
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