Pq o anao e tão low power?

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 24 Fev 2016, 12:58

BURP escreveu:Eu não gosto da ideia de comprar qualquer perícia por 1 ponto porque vocês não tem noção de como isso é apelão. 3D&T tem onze perícias: é como se tivessem onze vantagens de 2 pontos que ele compra pela metade do custo.

Por isso eu prefiro reduzir a uma perícia comprada por custo reduzido: ele pode escolher qualquer uma, mas é só uma. Outra sugestão que se faz, que eu também acho legal, é que um personagem humano, ao adquirir o primeiro kit, recebe dois poderes gratuitos, ao invés de um. De novo, isso vale só pro primeiro kit; se adquirir outros, continua recebendo apenas um poder gratuito.

Como o Oriebir falou, tem alguns movimentos de bastidores pra revisar isso em alguns livros futuros. Vamos ver.
Caramba, que ideia genial! Mas agora fiquei na dúvida. Será que somar a vantagem de poder comprar uma perícia completa por 1 ponto somada a esse poder extra no primeiro kit não tornaria os humanos fortes demais?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Lord Seph » 24 Fev 2016, 13:18

Eu permito comprar 3 especializações de graça, que representam o que o cara faz da vida como um reles humano.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 24 Fev 2016, 13:42

O Lanterna Verde escreveu:Caramba, que ideia genial! Mas agora fiquei na dúvida. Será que somar a vantagem de poder comprar uma perícia completa por 1 ponto somada a esse poder extra no primeiro kit não tornaria os humanos fortes demais?
As ideias são separadas. Uma coisa é oferecer uma perícia completa por 1 ponto; outra coisa é oferecer um poder de kit gratuito.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Wellame » 24 Fev 2016, 16:57

Lord Seph escreveu:Eu permito comprar 3 especializações de graça, que representam o que o cara faz da vida como um reles humano.
BURP escreveu:Por isso eu prefiro reduzir a uma perícia comprada por custo reduzido: ele pode escolher qualquer uma, mas é só uma. Outra sugestão que se faz, que eu também acho legal, é que um personagem humano, ao adquirir o primeiro kit, recebe dois poderes gratuitos, ao invés de um. De novo, isso vale só pro primeiro kit; se adquirir outros, continua recebendo apenas um poder gratuito.
Tiagoriebir escreveu:A solução que venho adotando em minhas mesas é dar o desconto de 1 ponto em qualquer vantagem, perícia, característica ou poder de kit que o personagem deseje usar — o que no fim das contas é uma aptidão de 0,5 ponto. Mas existem outras soluções adotadas pelos mestres.
Todas essas opções não seriam o equivalente a dar 1 ponto de personagem a mais para os humanos? Meio como a antiga vantagem regional Aventureiro Nato?

Poderia simplesmente se dar esse ponto a mais. Aventureiro Nato poderia ser uma boa opção para isso também,, pois concede 1 ponto em uma Característica à escolha.

Outra opção seria limitar a gratuidade das Vantagens Regionais apenas para os Humanos, o que representaria sua cultura. Outras raças teriam que pagar para tê-las, dessa forma um Elfo ou Anão seria sempre mais ligado à cultura de sua raça, mas existindo indivíduos que assimilaram outra cultura (comprando a vantagem regional)

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Padre Judas » 24 Fev 2016, 18:11

Wellame escreveu:Todas essas opções não seriam o equivalente a dar 1 ponto de personagem a mais para os humanos?
Não, porque se você simplesmente dá 1 ponto, o cara pode comprar qualquer Vantagem, por mais estranha que seja para um ser humano (como Membros Extras). No caso, é preciso ser algo que possa ser identificado como intrinsecamente humano, algo que até mesmo um camponês ou pessoa comum possa ter. Neste sentido, uma Perícia por 1 ponto ou um poder de kit extra me parece mais adequado.

Eu também gosto da ideia de dar 1 PE extra, como forma de indicar que humanos vivem pouco, mas aprendem e se adaptam rápido. Isto adicional a uma das vantagens acima. É pra tentar equilibrar com Meio-Elfo.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Wellame » 24 Fev 2016, 18:34

Padre Judas escreveu:
Wellame escreveu:Todas essas opções não seriam o equivalente a dar 1 ponto de personagem a mais para os humanos?
Não, porque se você simplesmente dá 1 ponto, o cara pode comprar qualquer Vantagem, por mais estranha que seja para um ser humano (como Membros Extras)
Ah, sim. É verdade.
Padre Judas escreveu: No caso, é preciso ser algo que possa ser identificado como intrinsecamente humano, algo que até mesmo um camponês ou pessoa comum possa ter. Neste sentido, uma Perícia por 1 ponto ou um poder de kit extra me parece mais adequado.
Nesse caso, penso que a exclusividade da gratuidade das Vantagens Regionais é uma boa, representaria a multiplicidade das culturas humanas e sua adaptabilidade a novas culturas.

Nas vantagens regionais eu lembro que já é previsto Terreno Familiar como uma opção comum a todos. Previa também que se pode escolher uma especialização como vantagem regional, mas seria melhor alterar para 3 especializações ou perícia por 1 ponto.

Padre Judas escreveu: Eu também gosto da ideia de dar 1 PE extra, como forma de indicar que humanos vivem pouco, mas aprendem e se adaptam rápido. Isto adicional a uma das vantagens acima. É pra tentar equilibrar com Meio-Elfo.
Gostei muito dessa solução também. Eu usaria em conjunto com as vantagens regionais.
Editado pela última vez por Wellame em 24 Fev 2016, 19:09, em um total de 1 vez.

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 24 Fev 2016, 18:44

No caso da opção de uma perícia completa por 1 ponto ou 3 Especializações, essas especializações seriam gratuitas?

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 24 Fev 2016, 20:09

Wellame escreveu:Todas essas opções não seriam o equivalente a dar 1 ponto de personagem a mais para os humanos? Meio como a antiga vantagem regional Aventureiro Nato?
Na verdade, é sim. O que eu faço em minha mesa, em outras palavras, é dar 1 ponto de personagem de graça.
Padre Judas escreveu:Não, porque se você simplesmente dá 1 ponto, o cara pode comprar qualquer Vantagem, por mais estranha que seja para um ser humano (como Membros Extras). No caso, é preciso ser algo que possa ser identificado como intrinsecamente humano, algo que até mesmo um camponês ou pessoa comum possa ter. Neste sentido, uma Perícia por 1 ponto ou um poder de kit extra me parece mais adequado.
Eu já não veria problemas se um jogador escolhesse uma vantagem mais estranha em minha mesa — aventureiros são pessoas estranhas, que desenvolvem poderes diferentes do padrão. Quantos personagens "comuns" nós vemos nos animes e games por aí fazendo coisas incríveis, não é mesmo? =)
O Lanterna Verde escreveu:No caso da opção de uma perícia completa por 1 ponto ou 3 Especializações, essas especializações seriam gratuitas?
Sim. Nesse caso é como se o personagem ganhasse 1 ponto, que só pode ser gasto em perícias.
Editado pela última vez por Tiagoriebir em 24 Fev 2016, 20:10, em um total de 1 vez.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Shion » 24 Fev 2016, 20:09

O Lanterna Verde escreveu:No caso da opção de uma perícia completa por 1 ponto ou 3 Especializações, essas especializações seriam gratuitas?
Isso. Humano seria uma VU de 0pts que dá 3 especializações de graça; é de praxe que se o personagem tenha 3 especializações numa mesma perícia ele pode mais tarde pagar 1pt e receber ela completa. Gostei da idéia do BURP de um poder extra no primeiro kit também.

Mas sinceramente, não acho que dar liberdade pro jogadores seja ruim. Humano por 0 dando 1pt de graça é bom porque isso "não pode" ser mudado depois (até dá com Desejo ou maldições tipo licantropia mas deixa isso de lado), não punindo um jogador que não se interessou por outra VU, sendo que em teoria elas sempre dão algum valor positivo mesmo que custem 0pts.
Imagem

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Padre Judas » 24 Fev 2016, 20:33

Eu já não veria problemas se um jogador escolhesse uma vantagem mais estranha em minha mesa — aventureiros são pessoas estranhas, que desenvolvem poderes diferentes do padrão. Quantos personagens "comuns" nós vemos nos animes e games por aí fazendo coisas incríveis, não é mesmo? =)
Mas o mundo não é feito só de aventureiros. E as pessoas comuns? Um meio-elfo ou anão que é só um camponês ou cidadão mediano ainda possui as qualidades inatas à sua raça, mas se fosse dar 1 ponto de graça para todos os humanos, a raça humana seria tão variada em aparência e habilidades que cada um pareceria de uma raça diferente. Como Alien.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “3D&T”