Pq o anao e tão low power?

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 22 Fev 2016, 23:24

Recentemente começamos uma campanha de 3D&T em Tormenta com PJs de 5 pontos, pensei em criar um anao guerreiro, mas percebi o quão ele e fraco comparado a halfling e elfos por exemplo. A raça anao custa um ponto de personagem, mesmo custo da raça elfo (na versão mais atual do 3D&T Alpha), elfos ganham +1 em Habilidade, +1 em F.ATAQUE (arcos e espadas), fora visão na penumbra e comprar magia elemental por 1 ponto.

Anoes não ganham +1 em nenhum atributo físico, apenas um bônus em testes de resistência, que não altera seu numero de PVs e PMs. Recebem infravisao, +1 em testes de resistência, resistência a magia e bônus de habilidade contra orcs, goblinoides e trolls.

Minha proposta de alteração da raça anao pra ficar no mesmo patamar de outras raças de 1 ponto e a seguinte e claramente baseada no D&D 5 ed.

-Bônus de +1 no atributo resistência, anoes sao mais robustos e vigorosos que os humanos.
-Infravisao, como raça subterrânea sao capazes de enxergar com perfeição na escuridao total.
-Bônus de +2 em todos os testes pra resistir a venenos. Anoes sao muito tolerantes a venenos e toxinas.
-Bônus de +1 na força de ataque com machados OU martelos de guerra. Os anoes sao treinados desde jovens no uso das armas.tradicionais de seu povo. Durante a criação do personagem o jogador deve selecionar um tipo de dano (corte ou contusão) para receber os bônus de ataque com a arma escolhida. Essa opção NAO pode ser alterada posteriormente.

Oque acharam?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Shion » 22 Fev 2016, 23:49

Aí fica uma cópia de Elfo :p

A única coisa que talvez fosse necessária era dar a especialização Armeiro para eles, fora isso a intenção da Raça é ser alguém resistente, não Elfo v2.
Imagem

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Atmo » 22 Fev 2016, 23:55

O Lanterna Verde escreveu:Minha proposta de alteração da raça anao pra ficar no mesmo patamar de outras raças de 1 ponto e a seguinte e claramente baseada no D&D 5 ed.
Aí tu dá com a cara no muro, porque todas as raças ali foram criadas com Tormenta em mente. Se for trocar uma, tem que trocar todas simplesmente para sair do cenário padrão e deixar tudo mais justo. Aliás, tu olhou o custo de ambas as raças? Olhe de novo.
Also, Características não são Atributos. Tire isso da cabeça antes de jogar 3D&T.

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 23 Fev 2016, 05:35

Se o objetivo era criar um raça resistente os criadores falharam em seu intento. Um anao simplesmente não e uma opção realmente viável para desempenhar a figura que sua raça deveria: A de poderosos guerreiros.

Curioso vc falar que seria um tipo de elfo versão 2. Desde de a primeira versão anoes e elfos foram pensados pra serem raças equivalentes, tanto que o custo original de ambas era de 2 pontos, depois o anao ficou mais barato (1) e o elfo ficou custanto 2 pontos, apesar de ter tido seus poderes elevados os elfos agora custam apenas 1 ponto, esta na versão mais nova do 3D&T Alpha, gratuita pra download. Vou postar o link.

Bônus em um determinado de tipo de armamento são comuns em 3D&T, vide também os Halflings, alem disso acho natural se basear no D&D 5 pra atualizar os anoes pois foi exatamente de D&D que os criadores do sistema se inspiraram pra criar os parâmetros de cada raça.

O objetivo aqui não e criar uma nova versão oficial da raça pro sistema, mas conferir com outros jogadores se as alterações não chegariam ao ponto de deixar a raça over power na moça campanha.


Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por ISMurff » 23 Fev 2016, 06:39

Nenhuma raça em 3d&t tá balanceada. Vide humano que não te dá p**** nenhuma.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Atmo » 23 Fev 2016, 07:40

O Lanterna Verde escreveu:Se o objetivo era criar um raça resistente os criadores falharam em seu intento. Um anao simplesmente não e uma opção realmente viável para desempenhar a figura que sua raça deveria: A de poderosos guerreiros.
Anões tem Resistência a Magia e +1 em testes de R; acho que conseguiram o que queriam.
O Lanterna Verde escreveu:Curioso vc falar que seria um tipo de elfo versão 2. Desde de a primeira versão anoes e elfos foram pensados pra serem raças equivalentes, tanto que o custo original de ambas era de 2 pontos, depois o anao ficou mais barato (1) e o elfo ficou custanto 2 pontos, apesar de ter tido seus poderes elevados os elfos agora custam apenas 1 ponto, esta na versão mais nova do 3D&T Alpha, gratuita pra download. Vou postar o link.
Anão ficou mais barato porque as habilidades que eles têm são mais baratas per se. Tem uma fórmula pra fazer o cálculo que acho que ainda devo ter por aqui...
O Lanterna Verde escreveu:Bônus em um determinado de tipo de armamento são comuns em 3D&T, vide também os Halflings, alem disso acho natural se basear no D&D 5 pra atualizar os anoes pois foi exatamente de D&D que os criadores do sistema se inspiraram pra criar os parâmetros de cada raça.
Aqui eu me perdi: você está dizendo que o pessoal da Jambo se inspirou no D&D 5e pra fazer as revisões no 3D&T Alpha? Estou mesmo confuso.
O Lanterna Verde escreveu:O objetivo aqui não e criar uma nova versão oficial da raça pro sistema, mas conferir com outros jogadores se as alterações não chegariam ao ponto de deixar a raça over power na moça campanha.
Pobre moça. E tu criou a tua própria versão, o que pra sua mesa seria algo oficial. Não arranque os cabelos pra saber o que os outros acham das alterações que tu fizer pro teu jogo, mas também não se precipite quando o negócio ficar cabeludo.

Aliás, a tua versão é muito restritiva: lembre que pessoas evoluem e mudam quando treinam em outras áreas, ainda mais quando são áreas tão parecidas. O custo atual do teu ficou por volta de 1,5 ou 1,8.

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 23 Fev 2016, 08:16

Eu acredito que algumas versões de AD&D e D&D foram utilizadas como norte, o bônus de espadas e arcos dos elfos vem do antigo AD&D, a resistência a magia dos anoes também existia nessa versão, nao e uma receita de bolo, apenas parâmetro, eles viam que poderes determinadas raças tinham em outros sistemas e tentavam emular isso em 3D&T.

Como disse antes o objetivo nunca foi impor uma nova versão oficial da raça, regras de RPG não são leis, cada grupo discute o que poderia ser melhor para cada mesa, mas e bom manter o equilíbrio das coisas.

Gostaria de saber como fazer esses cálculos pra definir qual seria o custo correto pra uma vantagem única.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Lord Seph » 23 Fev 2016, 08:50

Por mim eles deveriam ganhar bônus de +1 na FD ou 1 ponto em Armadura mesmo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 23 Fev 2016, 09:55

Muitas vantagens únicas do manual básico de fato não são muito equilibradas, mas não acho que seja o caso do anão e do elfo.

Vejam bem, estou falando de equilíbrio em termos de custos de pontuação. Se os bônus e poderes que eles recebem representam a raça, é outra história.

Prosseguindo, o equilíbrio pode ser analisado se tentarmos custear o que a vantagem única Anão recebe:

Infravisão, custando "0,3" pontos, uma vez que por 1 ponto você pode ter três Sentidos Especiais;
Resistência à Magia, que custa 1 ponto;
Testes de Resistência +1 — bem, pontos de Resistência oferecem 3 coisas: (1) bônus nos testes de Resistência, (2) Pontos de Vida e (3) Pontos de Magia. Então poderíamos dizer que isso custa um terço de ponto também.
Inimigos. A vantagem original custa 1 ponto e te permite adotar como inimigo todo um grupo de vantagens únicas, recebendo H+2 contra elas. No caso dos anões, seu bônus está restrito apenas a goblinoides, orcs, meio-orcs e trolls. É bem limitado, se fôssemos adotar a vantagem, que te permitira ter como inimigo todos os Humanoides. Além disso, o bônus recebido contra eles é de H+1, metade do bônus da vantagem original. Então podemos dizer que esse poder custaria 0,3 também, já que é bastante limitado em relação à vantagem.

Assim, temos: 0,3 + 1 + 0,3 + 0,3 = 1,9 pontos. Arredondando para o número inteiro mais próximo, receber esses poderes custariam 2 pontos.

Entretanto, quando eu calculo vantagens únicas, sempre dou 1 ponto de desconto no custo total — afinal, é isso o que a caracteriza como uma vantagem. Então faz sentido o Anão custar 1 ponto.

Analisando o Elfo agora. Eles recebem:

Habilidade +1, custando 1 ponto;
Visão Aguçada, custando 0,3 pontos;
FA+1 com espada e arco. Esse poder tem mais impacto quando os personagens tem poucos pontos e cada ponto de FA ou FD contam muito. Um bônus de FA é bom mas não é lá graaande coisa, uma vez que ele só entra no cálculo por último. Então ele não é dobrado em caso de crítico (o bônus não é em F ou PdF) e também não influencia em esquivas (o bônus não é em H). Isso por si só já faria o poder valer pelo menos 0,5. Outro complicador, entretanto, é que para receber esse bônus, o personagem fica restrito a personalizar seu dano por corte (para ataques com F) e perfuração (ataques com PdF), fazendo o personagem ficar em desvantagem contra inimigos resistentes a esses tipos de dano. Então eu contaria esse poder como custando 0,3 pontos.
Aptidão para Magia Elemental. Inicialmente, podemos pensar que isso custaria 1 ponto, pela vantagem Magia Elemental custar 2 pontos. Mas é meio injusto embutir 1 ponto no custo da vantagem para uma aptidão que o jogador pode escolher não desenvolver. Então eu conto essas aptidões como 0,5 pontos. O mesmo vale para aptidões para perícias, por exemplo.

Assim, temos 1 + 0,3 + 0,3 + 0,5 = 2,1 pontos. Arredondando para o número inteiro mais próximo, receber esses poderes custariam 2 pontos. Novamente, dando aquele pontinho de lambuja, a vantagem fica custando 1 ponto.


Por fim, não acho que as vantagens únicas do manual básico tenham sido criadas pensando unicamente em Tormenta, como o Atmo comentou. Na minha opinião elas estão ali como uma representação genérica mesmo — uma pista disso é a existência do Elfo Negro e do Gnomo, raças que não são naturais em Tormenta.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Responder

Voltar para “3D&T”