Pq o anao e tão low power?

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 23 Fev 2016, 23:22

Shion escreveu:Lembrando que goblinóides e trolls são raças bem distintas, então cada uma contaria como um Inimigo diferente. Logo, tendo metade do bônus ficaria em 0,5 cada, totalizando 1pt nesse traço racial; assim Anão pula de 1,9pts pra 2,4pts.
São raças bem distintas sim, mas ambas poderiam ser classificadas como humanoides (na verdade, eu classificaria o troll como youkai, mas enfim). E a vantagem Inimigo te permite pegar o grupo Humanoides inteiro como inimigo (o que inclui não só goblinoides, mas minotauros, aliens, anfíbios, centauros, ogres, meio-dragões e trogloditas). Por isso o inimigo que o anão recebe é tão inferior à vantagem e eu acabei considerando apenas como 0,3 pontos.

Além disso, outro detalhe que não havia apontado, é que a vantagem Inimigo concede H+2 em combate e testes de perícias contra o inimigo eleito, enquanto o bônus contra orcs, goblinoides e trolls recebido pelo anão se aplica apenas a combate.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Atmo » 23 Fev 2016, 23:52

Tiagoriebir escreveu:Além disso, outro detalhe que não havia apontado, é que a vantagem Inimigo concede H+2 em combate e testes de perícias contra o inimigo eleito, enquanto o bônus contra orcs, goblinoides e trolls recebido pelo anão se aplica apenas a combate.
Então vai ter que cortar ou pra 0,2 ou pra 0,1.

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 24 Fev 2016, 07:32

Levantaram uma questão que achei muito pertinente. As raças de 3D&T não são balanceadas, um exemplo são os humanos que não ganham nenhuma habilidade enquanto existem raças de custo zero e sem nenhuma desvantagem como o meio elfo que recebem Visão Aguçada e podem comprar perícias completas (Artes e Manipulação) por um 1 ponto cada ao invés de 2.

E se o diferencial dos humanos fosse uma capacidade de aprendizado maior que as demais raças? E se um humano pudesse comprar qualquer perícia por 1 ponto ao invés de 2?

Acham que ficaria equilibrado?

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Atmo » 24 Fev 2016, 08:11

O Lanterna Verde escreveu:Levantaram uma questão que achei muito pertinente. As raças de 3D&T não são balanceadas, um exemplo são os humanos que não ganham nenhuma habilidade enquanto existem raças de custo zero e sem nenhuma desvantagem como o meio elfo que recebem Visão Aguçada e podem comprar perícias completas (Artes e Manipulação) por um 1 ponto cada ao invés de 2.

E se o diferencial dos humanos fosse uma capacidade de aprendizado maior que as demais raças? E se um humano pudesse comprar qualquer perícia por 1 ponto ao invés de 2?

Acham que ficaria equilibrado?
Isso é carne de vaca, muita gente faz isso desde sempre. A minha versão de humano tem R+1 gratuito, o que ajuda bastante o pessoal que não quer sair muito da curva de fantasia. Acho que o material do BURP deve ter umas outras alternativas também, assim como o fórum antigo.

Aliás, esqueça equilíbrio em 3D&T. RPG é jogo de imaginação, em que um cara forte, alto e troll feito uma árvore trabalha lado a lado com um ladino safado que de útil só tem a língua afiada e as várias chaves mágicas e com a maga sonsa que pode transformar os dois em sapo com uma única magia de 1 PM. Equilíbrio só serve pra MMO, e olhe lá; você tem que se focar no que é mais justo para a sua mesa.

Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Vicente Pinto » 24 Fev 2016, 09:45

Atmo escreveu:
O Lanterna Verde escreveu:Levantaram uma questão que achei muito pertinente. As raças de 3D&T não são balanceadas, um exemplo são os humanos que não ganham nenhuma habilidade enquanto existem raças de custo zero e sem nenhuma desvantagem como o meio elfo que recebem Visão Aguçada e podem comprar perícias completas (Artes e Manipulação) por um 1 ponto cada ao invés de 2.

E se o diferencial dos humanos fosse uma capacidade de aprendizado maior que as demais raças? E se um humano pudesse comprar qualquer perícia por 1 ponto ao invés de 2?

Acham que ficaria equilibrado?
Isso é carne de vaca, muita gente faz isso desde sempre. A minha versão de humano tem R+1 gratuito, o que ajuda bastante o pessoal que não quer sair muito da curva de fantasia. Acho que o material do BURP deve ter umas outras alternativas também, assim como o fórum antigo.

Aliás, esqueça equilíbrio em 3D&T. RPG é jogo de imaginação, em que um cara forte, alto e troll feito uma árvore trabalha lado a lado com um ladino safado que de útil só tem a língua afiada e as várias chaves mágicas e com a maga sonsa que pode transformar os dois em sapo com uma única magia de 1 PM. Equilíbrio só serve pra MMO, e olhe lá; você tem que se focar no que é mais justo para a sua mesa.
Seria legal se tivesse alguma regra do tipo no Tormentinha :)
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 24 Fev 2016, 11:01

Já foi tentando implementar regras específicas para humanos no 3D&T. Nenhuma delas foi muito adiante porque o humano é considerado o padrão de comparação com outras raças. Então, se o ogro ganha F+3, quer dizer que essa é a força dele comparada com um humano médio.

Mas eu também acho que os humanos poderiam ganhar alguma coisa. Até onde eu sei, ainda existem tentativas de implementar algo para eles, oficialmente. Veremos no futuro. Até lá, temos todas essas house rules que costumamos usar em nossas mesas. :)
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 24 Fev 2016, 11:11

Concordo que bônus em atributos os humanos não devem possuir por servirem de parâmetro, como no exemplo da força do ogro.

Acho que comprar perícias completas por apenas 1 ponto me parece uma boa solução pq segue aquela velha características dos humanos de se destacaram em qualquer coisa que se disponham a fazer.

Alem disso pagar apenas 1 ponto por pericia facilita muito o acesso a diversos kits do manual do aventureiro.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por Tiagoriebir » 24 Fev 2016, 11:32

Se levarmos em conta a lógica de cálculo de aptidões que usei na análise do anão e do elfo, em que valem 0,5 pontos, o problema com isso de dar aptidão à todas as perícias é que ficaria muito caro. São 11 perícias, o que somaria 5,5 pontos. Mesmo com o ponto de desconto, a vantagem única humano ficaria com custo de 4,5 pontos.

Existem várias alternativas para quem tenta resolver a questão dos humanos indo para o viés de dar bônus em perícias, desde oferecer aptidão para apenas uma perícia até dar bônus de +1 à todas elas, em uma espécie de Genialidade reduzida (cumulativa com essa, inclusive).

Particularmente, não gosto desse tipo de solução porque ela privilegia apenas usuários de perícias. Funcionaria bem em uma raça criada por Tanna-Toh, mas o lance dos humanos é ficar bom em seja lá o que eles quiserem fazer. Se eu quiser jogar com um guerreiro humano que não sabe nada além de lutar, estou em desvantagem.

A solução que venho adotando em minhas mesas é dar o desconto de 1 ponto em qualquer vantagem, perícia, característica ou poder de kit que o personagem deseje usar — o que no fim das contas é uma aptidão de 0,5 ponto. Mas existem outras soluções adotadas pelos mestres.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

O Lanterna Verde
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jul 2014, 09:13

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por O Lanterna Verde » 24 Fev 2016, 12:27

Acho que vou limitar essa vantagem de comprar uma perícia ao custo de 1 ponto para apenas Perícia por personagem, faz até mais sentido, todo mundo tem mais facilidade pra aprender uma determinada area de conhecimento, mas não tudo sobre qualquer assunto, ainda assim, essa pequena alteração ajuda muito no pagamento dos pré-requisitos de dezenas de Kit de aventureiros do suplemento oficial.

Por exemplo, um humano (custo zero) consegue pagar os pré requisitos da raça bárbaro (Força 1 e Sobrevivência) com a mesma facilidade que um Meio Orc (custo zero) (Que tem Força +1 como vantagem racial) o que o Meio Orc economizou em Força vai ter que gastar em Sobrevivência (2), já o Humano vai ter que pagar o ponto de força, mas vai economizar no custo da perícia Sobrevivência (1).

É legal ter contato com outros jogadores e perceber que não sou o único a achar que os humanos deveriam ganhar algum tipo de vantagem para se equiparar as demais raças ou pelo menos chegar perto, não tem sentido a raça mais fraca de um cenário ser a dominante.
Editado pela última vez por O Lanterna Verde em 24 Fev 2016, 12:53, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Pq o anao e tão low power?

Mensagem por BURP » 24 Fev 2016, 12:52

Eu não gosto da ideia de comprar qualquer perícia por 1 ponto porque vocês não tem noção de como isso é apelão. 3D&T tem onze perícias: é como se tivessem onze vantagens de 2 pontos que ele compra pela metade do custo.

Por isso eu prefiro reduzir a uma perícia comprada por custo reduzido: ele pode escolher qualquer uma, mas é só uma. Outra sugestão que se faz, que eu também acho legal, é que um personagem humano, ao adquirir o primeiro kit, recebe dois poderes gratuitos, ao invés de um. De novo, isso vale só pro primeiro kit; se adquirir outros, continua recebendo apenas um poder gratuito.

Como o Oriebir falou, tem alguns movimentos de bastidores pra revisar isso em alguns livros futuros. Vamos ver.

Responder

Voltar para “3D&T”