Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
kazyamof
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Mar 2016, 10:39
Localização: MG
Contato:

Re: Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Mensagem por kazyamof » 15 Jan 2020, 18:17

3 fucking years later...

Perdi o HD com o trabalho quase todo depois dos últimos posts e desanimei demais de continuar (quase não jogava mais tbm).

Alguém ainda joga 3D&T e tem interesse no que se passa nesse post? rsrsrs

Avatar do usuário
M.Drogazy
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jul 2019, 23:40

Re: Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Mensagem por M.Drogazy » 10 Fev 2020, 22:09

Opa. Eu voltei a jogar tem um tempo. E estou testando regras. Manual do Defensor abriu muitas possibilidades. Estava lendo essas postagens para me fazer refletir mais sobre as regras e tal. Por que H na FA também me incomoda bastante.

Adotei as seguintes regras:

FA= 2d6+ F OU 2d6+PDF
FD= 2d6+H OU 2d6+A

Pvs e PMs x6


Pensei que seria melhor apenas a A ter critico e H não ter critico. Mas estou pensando em rever isso e deixar H ter critico também.

Esquivas
Pensei (agora)em uma forma de continuar usando as esquivas com a rolagem de 2d6. Usando testes resistidos. H x H. E claro, gastando PM, por que senão será uma das caracteristicas mais valorizadas novamente. Acho que 1-2 pms ainda é pouco para utilizar esquiva. Poderia ser algo em torno do Dobro da Habilidade do alvo. Bom, é o que eu acho que funciona, por que se usar essa opção de testes resistidos, fica bem mais fácil de escapar de alguns ataques bem poderosos.

Poderes que ignoram A ou H
Passei a considerar que todos poderes que ignoram A ou H, agora causam penalidade de -2. E "Forçam" o alvo a usar aquela caracteristica. Então um Guerreiro com A alta, sofreria mais dano contra ataques que ignorassem a H na FD.

Surpreso
FD: A-2 +2d6
Com as novas regras de 2d6, achei melhor fazer desse jeito.

Indefeso
FD: A
Esse continua o mesmo.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Mensagem por Shion » 10 Fev 2020, 23:43

Que exagero essa regra de Esquivas, "o dobro da H do alvo em PMs"? Mais fácil não usar e pronto. Pra que gastar tantos PMs se por metade disso taco uma magia na cara dele e mato o alvo, e se bobear os amigos dele junto (Explosão)?

Justamente por se usar tanto na FA quanto na FD que a H é valorizada por combatentes, o que faz com que o teste de Esquiva seja difícil. Tu tirar a H da FA/FD faz exatamente o oposto: não é mais obrigatório, as fichas vão ter H menor (ou nem ter) e quem tiver teria vantagem... e aí tu MATA completamente a vantagem de se ter H com uma coisa dessas. Na regra normal se tu não passa na esquiva tu reduz uma porção da tua defesa já: se tu tem H4 e falhar no teste tu vai tomar 4 a mais de dano, isso já um problema e tanto.

Sendo que o teste comparativo de H+2d (o maior vence, se o vencedor for o defensor, ele esquiva) já é extremamente vantajoso pra quem ataca, porque mesmo com uma H muito mais alta o defensor ainda pode ter rolagens baixas e não conseguir se esquivar de um personagem com H0! Imagina, um cara com H5 defendendo de um com H0, o primeiro rola 2 em 2d e o segundo rolar mais que isso ele acerta. Por que ele gastou 5pts a mais mesmo?

Então minha opinião é: ou deixa como está ou pelo menos não crie mais problemas, e sim soluções. Se tu quer ferrar com a H só porque não gosta dela então remove a característica e pronto, ou não use regras opcionais que valorizem ela, como Esquiva; ela é uma regra OPCIONAL. E mesmo se não fosse o mestre poderia simplesmente dizer que não vai usar e ponto.

"Ah mas e magia?" Ué, não tem mais H, usa uma característica 'Magia' (M) e atribui a ela os usos da H na magia (FA, maior que a R do alvo pra funcionar, máximo de PMs que pode usar por magia, essas coisas).
Imagem

Avatar do usuário
M.Drogazy
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Jul 2019, 23:40

Re: Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Mensagem por M.Drogazy » 11 Fev 2020, 10:19

É, eu estava pensando nas possibilidades. Vendo agora com os exemplos que você colocou, realmente fica injusto. Gasta-se muito na característica, mas não tem tanta vantagem. Mas, pensando aqui, se pudesse escolher entre H ou A para defender, e as duas caracteristicas "critassem", talvez ficaria melhor? Parece que as duas não teriam diferença, mas como a H é usada para movimento, acho que representaria mais o personagem ágil.

Criar uma característica "Magia" para os usos das magias, eu curti. E isso tira a importância da H para magia. Por que se eu adotar a regra acima, seria novamente muito vantajoso ter H alta. Ela cumpriria 3 funções: FD, Movimento e Magia.

Esqueci de falar que estou usando a H para movimento. Regra do Manual do Defensor. H+2 Quadrados. Pensei em algo de determinar que as raças já começam com Movimento padrão, ai pode aumentar com pontos. Anão começa com 4 quadrados, raças de tamanho médio começam com 6 quadrados.

No caso da característica Magia, pensei aqui agora, em fazer o seguinte, se você pega Magia Elemental, recebe +2 na Caracteristica. Afinal, são 6 características para dividir os pontos. (F, H, R, A, PDF, M(Magia))

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Nova regra para Testes, Escalas & Balanceamento

Mensagem por Shion » 11 Fev 2020, 12:10

Então, uma das primeiras formas que eu adotei a muuuuitoo tempo atrás pra reduzir a H foi usar metade dela na FA e FD, arredondado pra baixo. É como se metade fosse a técnica ofensiva do personagem e a outra metade a defensiva. Como a maioria das magias só usa H na FA eu deixei normal pra essa.

Tem que analizar sempre o custo total da característica, ver tudo que envolve ela pra saber quanto cada coisa vale e ao se remover algo esse valor tem que ser mantido dando mais em outro lugar. Por exemplo, a R serve para testes, PVs e PMs, logo cada um desses aspectos vale 1/3pt (juntos fica 3/3, um ponto inteiro). Digamos que tu quer não usar PMs na tua mesa, um ponto em R teria o valor reduzido pra 2/3, então nada mais justo que melhorar algum dos aspectos restantes ou adicionar um novo para manter o custo-benefício dos pontos usados em R. Pode não parecer a curto prazo, mas quando o custo sobre-heroico começa tu vai ver que acaba sendo mais em conta por exemplo ter Resistência à Magia e PVs extras ao invés de comprar mais R ou coisas assim.

Da mesma forma, H tem vários usos (FA, FD, Esquiva, magia, testes de perícia, testes de agilidade/destreza, iniciativa), e juntos eles formam 7/7pt. Se tu for remover ela das FA e FD, isso se torna 5/7, então tem que compensar de alguma forma nas restantes, como H valer o dobro na Iniciativa (assim quem tem H mais alta tem mais chances ainda de agir primeiro), por exemplo.

Claro, quando se pensa que esse tipo de mudança afeta todo mundo é normal imaginar que não precisa ajustar nada, mas ainda assim tu está reduzindo o custo-benefício da característica e isso sempre torna ela menos atraente. E se os usos removidos eram a incentivo pro personagem comprar então piora mais ainda.

Sobre Magia, uma das idéias de quando se usa a característica Magia é juntar F e PdF em uma nova (geralmente 'Poder'). Se achar muito dá pra fazer Poder ser apenas F e ter uma vantagem estilo "Alcance Longo", um tipo de Membros Elásticos que faz Poder virar PdF também.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”