kazyamof escreveu:Wellame escreveu:Com base nisso, uma mecânica que garanta algum outro benefício a valores altos de características poderia complementar:
-Algum benefício em teste de perícia (como as sugestões mostradas anteriormente)
Ninguém dá a mínima para comprar perícia se ele tem uma H7 ou maior. Ele só vai falhar com 6 mesmo. Bônus pra que? E se usa o hack da Genialidade, que diminui um nível de dificuldade em todas perícias por 1ponto...
Wellame escreveu:
A ideia:
- Utilizar aquela tabela do Tormenta Alpha de valores de Características até o 10. A partir daí a caraterística é considerada uma escala acima. Só o fato de estar escala acima já é um baita benefício.
- Na característica escala acima os benefícios intermediários anteriores (F6,7,8) passam a fazer efeito apenas contra a escala inferior.
- Ao alcançar novamente os valores intermediários na escala atual, eles passam a afetar a escala atual.
- Ao atingir a Característica 10 essa novamente sobe de escala.
- Características escalas acima demoram mais a evoluir. Isso induz à subida de escala do personagem como um todo.
- Os benefícios das Características 15,20 e 30 são aplicados por diferença de escala. 1 escala=15, 2 escalas=20, 3 escalas= 30. Na verdade poderia se pensar em outros efeitos mais marcantes.
- Uma diferença maior do que 3 escalas é resolvida narrativamente, não precisa de regras, pois é muita diferença. Simplesmente alguém 4 escalas abaixo é um inseto e não faz qualquer efeito. E alguém 4 escalas acima é um poder aniquilador, impossível de resistir. (Ou poderia se pensar em benefícios de diferença de escala ad infinitum
)
Estou indo nesse sentido desde ante ontem.
O máximo seria 10, custando 10XP por ponto na primeira ecala, afinal, penso que a progressão deve ser contínua na mesma escala.
Com um 11, a Característica saltou de escala, não o personagem. Então vc pode ter um lutador com Força Gigante, mas normal em todo o resto.
Tormenta Alpha diz pra fazer a quest para mudar a escala do personagem para sempre, mas não resolve se ele tem uma característica menor q 10.
Uma F4 vira F0 na escala superior (4/10), mas pelo fato do personagem mudar a escala dele, ele tem um bônus de +10 num teste de força com um personagem de escala inferior, logo, F0 + 10! Ai o narrador diz: ah, nesse caso usa a F4 dele antiga, sem o bônus... É, Ok. Mas o manual diz diferente, e discuta isso com um advogado de regras... Enfim, um buraco em cima de buraco. A sensação é que só querem lançar suplemento e plantar a bomba. O narrador que desarme...
Tormenta Alpha é suplemento. O Manual 3dT que deve ser responsável por resolver essa situação da escala. Estou ignorando essa regra da quest de Tormenta Alpha, isso é coisa de cenário...
Na verdade, quando se sobe de escala se mantém o mesmo valor de atributo.
No caso citado ele não iria de F4 Nigen para F0 Sugoi (4/10 Nigen). Ele iria para F4 Sugoi.
É dito em Tormenta Alpha que que F4 é F4 em qualquer escala. O que muda é que escalas superiores são mais letais/eficientes (devido à experiência adquirida e tal), ou seja , só muda o dano, que é x10, x100, x1000. E o bônus para testes resistidos, que é +10, +100, +1000.
Em Tormenta Alpha também já é previsto que F10, H10, PdF10 são considerados uma escala acima. Só a característica, não o personagem todo, conforme mencionado.
Na questão das Perícias, ninguém pode se importar com H7 agora com as regras como estão (o que eu acho que não é bem assim, pois mesmo com H7, alguém sem perícia tem falha automática em tetes difíceis, não podem nem testar e considerar que todos tem genialidade é bizarro) com a modificação desta através das sugestões dadas, passa a ser mais relevante.
Essa questão do 6 eu vejo como de solução fácil. Uma bem simples que já repeti aqui é a de não ser mais roll under, de ser contra dificuldade. Com isso, quanto mais característica melhor. E essa é uma solução bem simples, que impacta pouco o sistema que já foi sugerida por diversas pessoas em diversos materiais pela internet. Fora outras soluções.
Por exemplo, a sugestão de considerar os testes de perícia/característica como testes resistidos também torna ainda mais relevante ter características altas. A rolagem adicional, a margem de crítico, etc.
Então, resolvida a questão do 6 na pericia, mais os benefícios por Características altas previstas em Tormenta Alpha creio que já há beneficio o suficiente para se investir em características altas.
Outra coisa que acho que está passando batido é que a questão de que se vale a pena ou não investir em Características altas é uma questão de game-design. Se 3d&t funciona melhor em valores baixos o ideal é mantê-lo em valores baixos e por isso "dificultar" a compra de características acima de 5. Daí ser mais caro ter características acima de 5, por isso as escalas.
Veja bem, um jogador pode escolher gastar 22 pontos para comprar todas as perícias? Pode. Mas vale a pena? Ele pode escolher colocar todos os pontos dele em Armadura? Pode. Mas vale a pena? Ele pode escolher gastar todos os pontos deles só comprando kits? Pode. Mas vale a pena? Em resumo, não é porque se pode é que se deve fazer.
A questão é que 3D&T parece ter sido pensando como um jogo do "pode", mas todo conjunto de regras precisa estipular seus limites. Mesmo em um sistema muito narrativo coo Fate, ORE e etc. se esbarrará em limites. 3D&T apresenta esses limites em proibições de combos, custos em PM, aumentando os custos para adquirir algo (caso das características), etc.
Nessa questão eu penso que idealmente 3d&t não deveria passar de 5 nas características, exceto com os modificadores. Pois é assim que ele funciona melhor. Valores mais altos seriam representados pelas escalas.
Mas com base nos materiais oficiais já lançados, dá para estipular a característica até 10. Até porque vejo sentido em a partir daí ser contado de 10 em 10.
Ter um Força 11 deveria ser equivalente a ter Força 1,1 na outra escala, não deveria ser necessário detalhar(não é como acontece atualmente, mais é como eu acho que funcionaria melhor). Ainda seria possível? Sim, mas não faria sentido.
Isso induziria a duas coisa: ou o personagem sobe de escala como um todo, o que é o ideal; Ou naquela característica ele ficaria estagnado, pois pelo poder dele a escala atual não ofereceria mais desafios e chance de crescimento e ele passaria a desenvolver suas outras habilidades. Eu vejo isso como verossímil. Ele seria um peixe grande em um lago pequeno e precisaria procurar desafios maiores para continuar crescendo. Isso é verossímil e além de verossímil isso é positivo em termos de estória e narrativa.