Não percebi isso. Enfim, mais errado ainda. Com F4, o pj faz uma quest, upa a escala,e ganha 20XP * F4 de graça! E faça isso pro resto das características... O pj ganha um xp muito desproporcional.Wellame escreveu:Na verdade, quando se sobe de escala se mantém o mesmo valor de atributo.
No caso citado ele não iria de F4 Nigen para F0 Sugoi (4/10 Nigen). Ele iria para F4 Sugoi.
Me explique isso, não entendi. Vc fala como é em Storyteller?Wellame escreveu:Essa questão do 6 eu vejo como de solução fácil. Uma bem simples que já repeti aqui é a de não ser mais roll under, de ser contra dificuldade.
Acontece que o sistema é praticamente "injogável com pj com 5 pontos de personagem (o nível inicial): o pj não consegue fazer nada, atacar nada, comprar nada. Kit ajuda, mas....Wellame escreveu:Outra coisa que acho que está passando batido é que a questão de que se vale a pena ou não investir em Características altas é uma questão de game-design. Se 3d&t funciona melhor em valores baixos o ideal é mantê-lo em valores baixos e por isso "dificultar" a compra de características acima de 5. Daí ser mais caro ter características acima de 5, por isso as escalas.
Só a partir dos 9-11 pontos que ele consegue um desempenho melhor e tem mais sucessos, quando ele é uma "Lenda".
O ideal é mesmo manter o sistema em características até 5, mas então que não se invente suplementos para ir além disso, ou então consertem a lógica do jogo.
3D&T tem uns 20 anos e a única grande mudança foi a FA e PM. Não um há design de verdade no jogo pois nada é balanceado.
Ele é o" jogo do pode" em termos de interpretação. O PdF pode ser uma rajada de abacaxis elétricos, e o PdF do inimigo um pneu de trator radioativo. Tanto faz se forem ambos PdF3.Wellame escreveu:A questão é que 3D&T parece ter sido pensando como um jogo do "pode", mas todo conjunto de regras precisa estipular seus limites. Mesmo em um sistema muito narrativo coo Fate, ORE e etc. se esbarrará em limites. 3D&T apresenta esses limites em proibições de combos, custos em PM, aumentando os custos para adquirir algo (caso das características), etc.
Na vdd o jogo não foi pensado pra fornecer suporte a campanhas, e sim pra partidas livres, só de zoeira à tarde quando vc quer jogar, mas não quer ficar 2h fazendo uma ficha de D&D, por exemplo.
Isso, a próxima escala é um novo patamar de desafio, e entre escalas iguais, são todos tratados como na escala inicial.Wellame escreveu:Mas com base nos materiais oficiais já lançados, dá para estipular a característica até 10. Até porque vejo sentido em a partir daí ser contado de 10 em 10.
Ter um Força 11 deveria ser equivalente a ter Força 1,1 na outra escala, não deveria ser necessário detalhar(não é como acontece atualmente, mais é como eu acho que funcionaria melhor).
Faz sentido só poder elevar uma característica que atingiu o maximo da escala se o pj tiver desafios da escala subsequente para ganhar xp. Aí ele precisa de duas "barras" de XP: o da escala atual e da próxima escala.Wellame escreveu:Isso induziria a duas coisa: ou o personagem sobe de escala como um todo, o que é o ideal; Ou naquela característica ele ficaria estagnado, pois pelo poder dele a escala atual não ofereceria mais desafios e chance de crescimento e ele passaria a desenvolver suas outras habilidades. Eu vejo isso como verossímil. Ele seria um peixe grande em um lago pequeno e precisaria procurar desafios maiores para continuar crescendo. Isso é verossímil e além de verossímil isso é positivo em termos de estória e narrativa.