Wellame escreveu:TESTES DE PERÍCIA/ATRIBUTO
1. Contra dificuldade:
É só uma questão de definir um dificuldade básica e inverter os modificadores. Na verdade, não precisa nem inverter os modificadores, pois também funcionaria aplicado os modificadores na característica.
Sim, o modelo Storyteller ainda me soa o mais plausível, por desacoplar o valor de característica do valor a ser obtido no dado.
Cada ponto de característica representa 1d, e o narrador define dificuldades 1-10. Infelizmente, d6 não serve pra isso (16,6% por face). Usar 2d6-1... 2d6-2... pra simular d10... acho que é má ideia (maior chance de valores sempre medianos).
Wellame escreveu:
2. Vários dados
Características acima de 5 aumentam a quantidade de dados rolados. A cada 5 pontos de característica 1 dado é rolado (1a5=1d, 6a10=2d, etc).
Continua roll under
Um 6 continua sendo uma falha automática.
Os pontos acima de 5 contam como se fosse o valor da Característica nas outras rolagens.
Para ser bem sucedido basta um sucesso em qualquer rolagem.
Ex: Característica 8:
Primeira rolagem. Será bem sucedido se tirar de 1-5. Se não for bem sucedido, se faz a segunda rolagem.
Segunda rolagem. Sera bem sucedido se tirar 1-3 no dado excedente.
Ex: Característica 13:
Primeira rolagem. Será bem sucedido se tirar de 1-5. Se não for bem sucedido, se faz a segunda rolagem.
Segunda rolagem. Também Será bem sucedido se tirar de 1-5. Se não for bem sucedido, se faz a terceira rolagem.
Terceira rolagem. Sera bem sucedido se tirar 1-3 no dado excedente.
Só não fica legal com modificadores. Todos os testes difíceis teriam modificador -2, talvez? O último teste seria sempre o mais difícil, ou até impossível (removendo 1d da parada de dados... E 1d extra significa um atributo que custou, no mínimo, 20XP... não dá pra ignorar esse esforço)
Wellame escreveu:
HABILIDADE NO COMBATE
Aqui no fórum sugeriram em alguma postagem só considerar a Habilidade para o acerto e desconsiderá-la para o dano. Mantendo um única rolagem.
ex:
Personagem 1: F0 H5 A0. FA: 0+5+1d6(3). Acerto = 8 (F+H+1d6). Dano= 3 (F+1d6)
Personagem 2: F2 H1 A2. FD: 2+1+1d6(3) Defesa= 6. Absorção= 5 (A+1d6)
No exemplo acima o personagem 1 com Habilidade alta e Força baixa teria acertado o golpe (8 do ataque maior que 6 da defesa), mas não teria causado dano (ou causaria dano mínimo=1) no personagem 2. (3 do dano menor que 5 da absorção).
Mas eu ainda prefiro simplesmente retirar a Habilidade da FA/FD. Ela já é bastante útil na Iniciativa e na manobra esquiva.
Única rolagem, mas cálculo duplo... Mais "complicado" (Ok, é só soma e subtração, mas mesmo assim...) que o modo atual. E esse "acerto" implica num "teste de acerto indireto", coisa que não se usa em 3D&T.
Atualmente: Se FA > FD então ACERTO & DANO
Nesse exemplo: Se FA > FD então ACERTO e Se F+d6 > A+d6 então DANO... (duas condições para a mesma coisa)
O grande problema é que 3D&T não foi projetado pra ser jogado com atributos acima de 5 (nem sequer foi projetado, foi crescendo descontroladamente com os anos).
O uso do 6 como falha prova isso.
Até o turbo, era quase "impossível" adquirir característica 6 (30XP de nao me engano - ninguém fica olhando pra 20 pontos de XP sem fazer nada esperando juntar 30... é raro).
Entendo a questão do d6 pra acessibilidade, e até acredito que há quem não possua d10 por morar em locais + silvestres do nosso reinado tupinikim.
Mas se conseguir mudar pra uma estatística coerente com d10, eu mudo e divulgo. E quem quiser pode adaptar pra 2d6-2 por conta própria.
Wellame escreveu:3. Característica Oposta (dificuldade)
Outra possibilidade do uso de dificuldades é considerar os testes de perícia e atributos como testes resistidos contra uma Característica (como nos testes de esquiva).
Assim existiriam testes que qualquer pessoa comum seria capaz de fazer (Característica 1) e testes onde só profissionais muito competentes poderiam ter sucesso (Característica 4)
Da mesma forma existiriam testes em escalas. Tarefas mundanas (escala Nigen), Épicas (sugoi) e até cósmicas (Kami), no mesmo padrão das escalas de personagem de 3d&t e de campanhas de Tormenta Alpha.
Só que um personagem pode ter F10 na escala Nigen e disputar com um cara F10 na escala Sugoi, basta ele não ter feito a quest pra mudar de Escala como descrito no Tormenta Alpha.
Mesmo valor de característica, mas o jogador sofre um redutor -10 só pelo adversário ter uma "Escala" que virtualmente não mudou nada na característica dele.