Otimização e Combos para 3D&T.

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por Lord Seph » 21 Mai 2016, 12:26

Da mesma forma que tem para TRPG agora teremos um tópico para 3D&T. Vou abrir com um simples que pode ser usado a partir dos 5 pontos.

Todo mundo sabe o que são combos. Bom, se você não sabe, basta dizer que é um encurtamento para "Combinação". E o que isso significa em um sistema de RPG? Basicamente, escolher poderes que tenham sinergia entre si, criando as tais combinações que tornam seu personagem muito mais poderoso do que seria caso tivesse apenas uma delas.

Um caso simples em 3D&T seria Combar (Combinar) as Vantagens Energia Vital e Energia Extra II, ou Energia Vital e Regeneração. Com estas vantagens, um personagem nunca ficaria incapaz de usar seus poderes que dependam de PM, pois pode usar PV no lugar destes graças à vantagem Energia Vital, e sempre terá PV, pois pode recuperá-los graças à outra vantagem. Claro, isso ainda é limitado ao quão rápido o personagem pode recuperar seus PV, e a quantos PV totais ele tem. Com isso em mente, também pode haver uma escolha de novos poderes para mitigar esta limitação, agregando ainda mais poder ao combo.

E é para isto que temos este tópico. Aqui, postaremos quaisquer combos usando o sistema 3D&T, sempre indicando quais cenários, livros, suas edições e regras opcionais estamos usando. Caso alguma regra seja ambígua, isso também deverá ser indicado no combo, com uma explicação por escrito sobre qual interpretação possível está sendo usada.

Além da diversão de otimizar personagens usando combos, este tópico também serve para analisar o balanceamento do jogo em geral, e também o quão robusto é o sistema, no sentido de quanto trabalho é necessário para quebrá-lo.

Índice de Combos:
Caso seu Combo demore demais a aparecer no índice, sinta-se à vontade para me mandar uma Mensagem Pessoal para que eu o ponha. Ou pedir a um moderador que edite esta mensagem para fazê-lo, caso eu pareça estar morto ou em coma.
Todo combo postado neste tópico deve seguir o seguinte modelo padrão, cujo código está preparado para cópia logo abaixo:


[Nome do Combo]
X pontos.

Características Mínimas:
FX, HX, RX, AX, PdFX
Kits
  1. K1 (poderes separados por vírgula)(x1 pontos)
  2. K2 (poderes separados por vírgula)(x2 pontos)
Vantagens
  1. V1 (parâmetros extras)(x1 pontos)
  2. V2 (parâmetros extras)(x2 pontos)
Perícias
  1. P1 (x1 pontos)
  2. P2 (x2 pontos)
Magias
  1. M1 (x1 pontos)
  2. M2 (x2 pontos)
[Qualquer outra coisa que possa ter várias entradas a serem listadas]
  1. C1 (x1 pontos)
  2. C2 (x2 pontos)
Livros Utilizados
  1. L1
  2. L2
Regras Opcionais Utilizadas
  1. R1
  2. R2
Regras Ambíguas
Se houver alguma regra ambígua sendo usada, explique aqui qual interpretação está sendo levada em conta. Liste todas elas, explicando-as logo em seguida.
  • Doces: considerando flan como um tipo pudim.
  • Português: assumindo que "duas vezes mais" significa "o dobro", ao invés de "três vezes o valor original".
Funcionamento
Descreva aqui como o combo funciona, demonstrando a sinergia entre os poderes escolhidos. Aqui você deve deixar claro o que é necessário e o que é substituível. Por exemplo, um combo que fique muito forte quando tem muito PV gostaria de ter uma forma de sempre ter muito PV. Você pode citar aqui algumas formas diferentes de fazer isso, além daquela que foi listada.
Considerações Finais
Qualquer coisa que valha a pena ser dita. É um bom lugar pra descrever o que acontece para os casos onde quaisquer das regras ambíguas não sejam interpretadas da sua forma. Se o combo quebra, fica mais fraco ou nada muda, por exemplo.

Código: Selecionar todos

[size=150][b][Nome do Combo][/b]
[b]X pontos.[/b][/size]

[quote][b]Características Mínimas:[/b]
FX, HX, RX, AX, PdFX[/quote]
[quote][b]Kits[/b]
[list=1]
[*]K1 (poderes separados por vírgula)(x1 pontos)
[*]K2 (poderes separados por vírgula)(x2 pontos)[/list][/quote]
[quote][b]Vantagens[/b]
[list=1]
[*]V1 (parâmetros extras)(x1 pontos)
[*]V2 (parâmetros extras)(x2 pontos)[/list][/quote]

[quote][b]Perícias[/b]
[list=1]
[*]P1 (x1 pontos)
[*]P2 (x2 pontos)[/list][/quote]

[quote][b]Magias[/b]
[list=1]
[*]M1 (x1 pontos)
[*]M2 (x2 pontos)[/list][/quote]

[quote][b][Qualquer outra coisa que possa ter várias entradas a serem listadas][/b]
[list=1]
[*]C1 (x1 pontos)
[*]C2 (x2 pontos)[/list][/quote]

[quote][b]Livros Utilizados[/b]
[list=1]
[*]L1
[*]L2[/list][/quote]

[quote][b]Regras Opcionais Utilizadas[/b]
[list=1]
[*]R1
[*]R2[/list][/quote]
[quote][b]Regras Ambíguas[/b]
Se houver alguma regra ambígua sendo usada, explique aqui qual interpretação está sendo levada em conta. Liste todas elas, explicando-as logo em seguida.
[list]
[*][b]Doces[/b]: considerando flan como um tipo pudim.
[*][b]Português[/b]: assumindo que "duas vezes mais" significa "o dobro", ao invés de "três vezes o valor original".
[/list]
[/quote]
[quote][b]Funcionamento[/b]
Descreva aqui como o combo funciona, demonstrando a sinergia entre os poderes escolhidos. Aqui você deve deixar claro o que é [b]necessário[/b] e o que é substituível. Por exemplo, um combo que fique muito forte quando tem muito PV gostaria de ter uma forma de sempre ter muito PV. Você pode citar aqui algumas formas diferentes de fazer isso, além daquela que foi listada.
[/quote]

[quote][b]Considerações Finais[/b]
Qualquer coisa que valha a pena ser dita. É um bom lugar pra descrever o que acontece para os casos onde quaisquer das regras ambíguas não sejam interpretadas da sua forma. Se o combo quebra, fica mais fraco ou nada muda, por exemplo.
[/quote]
Nota: No MAA Kally e Nimb não possuem Códigos de Honra de seus respectivos cléricos, mas no Tormenta Alpha ambos aparecem e tem custo 0.


Código de Nimb: Nunca desistem de uma missão e jamais perdem a esperança. Sempre lutam para mudar as condições desfavorável para sua missão, ou não. Vai saber.

Código de Kallyadranoch: O devoto vai usar qualquer forma possível de dom ou vantagem para a conquista, não importando os meios e quem ficar no caminho.

Nota²: Se quiserem dicas para melhorar as fichas não se acanhem de pedir aqui.
Editado pela última vez por Lord Seph em 23 Mai 2016, 09:42, em um total de 1 vez.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por sasukerdg » 21 Mai 2016, 15:01

Esse é um combo que ajudei um jogador da minha mesa de Mega City a fazer. O ideal é que seja feito com personagens a partir de 7 pts.

Over Powerfull Special Attack
7 pontos.

Características Mínimas:
F1 e H2
Kits
  1. Campeão do Dojo (Marca Registrada)(0 pontos)
  2. Street Fighter (Em Busca do mais Forte)(1 ponto)
Vantagens
  1. Aceleração (1 ponto)
  2. Ataque Especial (1 ponto)
Livros Utilizados
  1. Manual 3D&T Revisado
  2. Manual do Aventureiro de Mega City
Funcionamento
O 'marca registrada' te permite fazer Ataque Carregado (manobra da pag 1d+72 do Manual 3D&T) gastando apenas um movimento, você usa seus dois movimentos via Aceleração para aumentar sua F ou PdF em +2. 'Em busca do mais forte' te da uma progressão no ataque especial e você pode usa-lo gastando metade dos PMs, ou seja você já possui Ataque Especial II e só paga 1 PM para usa-lo.
Assim você paga 1 PM, gasta seus 2 movimentos e aumenta sua F ou PdF em +6.
Considerações Finais
No custo em PMs, estou desconsiderando o custo de Aceleração, já que ela dura o combate todo.
PS: só eu acho que o nome "marca registrada" faz muito mais sentido no poder "em busca do mais forte" do Street Fighter?
Editado pela última vez por sasukerdg em 23 Mai 2016, 20:04, em um total de 1 vez.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por Shion » 22 Mai 2016, 05:38

Meteoro de Pégaso ;)

Um bem básico mas que causa um bom estrago.

O que precisa: um Aliado+Parceiro; um dos dois será um Monge (Ataque Múltiplo Aprimorado) e o outro um Leginário (Falange); funciona melhor com pontuação alta (10 ou 12pts)

Como funciona: usando Falange a dupla tem duas ações, podendo fazer dois ataques múltiplos em um turno e pagando apenas 2PMs cada (pela mecânica de gasto de PMs de Parceiro)

Custo: Aliado+Parceiro no personagem são 2pts, o Aliado deve comprar Parceiro (1pt). Depois disso se decide qual vai usar cada kit: quem for Monge vai gastar 5pts (F1, H1, R1; Ataque Múltiplo, Telepatia), sendo que com exceção de Telepatia todas outras exigências são usadas no combo; o Legionário precisa apenas ter Parceiro, então pode ser melhor que este seja o Aliado (que tem menos pontos geralmente). Logo o personagem gasta 7pts e o Aliado apenas 1pt, podendo usar o resto em F e Membros Elásticos. Aceleração pode parecer melhor mas gasta PMs e deixa a dupla ao alcance da F do alvo também; se pode dificultar não facilite!

Como melhorar: se um dos dois tiver Nanomorfo (3pts) a dupla recupera 2PVs no total por turno, e acaba pagando 2pts a mais se for quem iria pegar Membros Elásticos, ao invés de 3 (a VU dá Membros Elásticos de graça). O Legionário pode comprar um segundo poder do kit, Maestria em Arma (Lança), e apesar de ser pior que Ataque Especial (pois o bônus do AE é multiplicado em acerto crítico) não tem custo extra em PMs e na prática vai aumenta o dano em 4 para cada ponto de H. Por exemplo, H5 faz 5 ataques por turno com Ataque Múltiplo, então são +10 de FA total com o poder extra, duas vezes por turno = 20 de dano a mais por 1pt e nenhum PM extra usado. Porém se tiver pontos sobrando e puder comprar Área de Batalha (2pts) é melhor comprar o Ataque Especial ao invés do poder Mastria em Arma, comprando para este AE o upgrade Tempestade de Golpes (Mega City pg65, +1pt e 1PM), podendo usar o AE de graça na Área. Note que Tempestade de Golpes atinge todos inimigos dentro do seu alcance, que com Membros Elásticos é bem grande. Neste ponto pode valer mais a pena comprar um segundo Aliado ao invés de pagar pela Área de Batalha, assim ele pode ter o kit Andarilho do Horizonte com o poder Área de batalha Aprimorada, reduzindo assim o custo de PMs e tendo um bônus extra na H, pegando como Arena a sua própria Área de Batalha.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por Lord Seph » 23 Mai 2016, 10:18

Pessoal, a forma de postarem as regras mudou, estou seguindo as dicas do Andrew Kaninchen sugeriu, então se Shion e Sasukerdg poderem mudar ficaria agradecido. Irei por a o meu combo aqui usando o exemplo atualizado:

Nome do Combo: Clérigo do Poder

Características Mínimas: Pelo menos H3 e R2.

Kit: Clérigo do Panteão, Sincretismo.

Vantagens: Clericato e Poder Oculto.

Desvantagens: Clérigo do Panteão, de Nimb, de Kallyadranoch e Insanidade.

Livros Utilizados: Manual 3D&T Revisado, Manual do Aventureiro Alpha e Manual Tormenta Alpha.

Funcionamento: Com Sincretismo você pega os seguintes poderes: Liberar o Poder e Poder Oculto Aprimorado. Dessa forma você pode usar Poder Oculto com qualquer valor em apenas 1 turno e não fica indefeso caso faça isso e nem mesmo perder a concentração se for atacado.

Para ter uma melhor funcionamento desse combo eu aconselho a comprar Equipamento e/ou PMs Extras. O Clérigo ainda precisa sobreviver um Turno para usar o Poder Oculto, mas depois disso é tranquilo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
kgalvao
Mensagens: 211
Registrado em: 21 Abr 2016, 10:13

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por kgalvao » 23 Mai 2016, 11:02

Nome do Combo: Você é meu!

Características Mínimas: H e R x7

Kit: Wu-jen (Grito de Kiai Magico), Escriba (Magia na Pele: Dominação Total)

Vantagens: Arcano, Magia Irresistivel x3, Mentor, (opcional: Técnica de Luta Avançada Combo).

Desvantagens: Codigo de Honra (qualquer), Tabu (codigo de honra escolhido)

Livros Utilizados: Manual 3D&T Revisado, Manual do Aventureiro Alpha e Manual Tormenta Alpha.

Funcionamento: Para resistir a Dominação Total, precisa fazer um teste de R-3, mas custa 60PM! Com magia na pele, vc escolhe uma magia para tatuar na propria pele, assim, não precisa recitar ou gesticular e a magia custa metade (30PM). Com o Grito de Kiai Mágico (1PM), vc escolhe Magia Irresistivel, assim o teste passa a ser R-6, e que pode ser cumulativo com a vantagem Magia Irresistivel, que passa a fazer um teste de R-9. Só aqui ja é capaz de dominar praticamente sem teste até o nosso querido Dragão Rei Vermelho. (opcional: Com Tecnica de Luta Combo, ele permite vc usar 2 vantagens e/ou magias que não poderia em conjunto, assim vc usar Combo com algum item magico que lhe da Magia Irresistível, que inicialmente não poderia, assim o inimigo teria que fazer um teste de R -12!... Quase escravizar os Deuses MUAHAHAHAHAHA)

OBS.: Por causa de 1PM, precisa ter R e H x7... Sacanagem...

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por Lord Seph » 23 Mai 2016, 11:49

PMs Extras não funcionam?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
kgalvao
Mensagens: 211
Registrado em: 21 Abr 2016, 10:13

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por kgalvao » 23 Mai 2016, 13:00

PM extras pode resolver para diminuir resistência, infelizmente habilidade não tem como.

Avatar do usuário
kaito sensei
Mensagens: 1740
Registrado em: 12 Dez 2013, 15:46
Localização: Cair Paravel - Nárnia
Contato:

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por kaito sensei » 24 Mai 2016, 09:39

Eu dei uma olhada aqui nos meus "manuels" e descobri o seguinte:

- Dominação Total, segundo a 3ª Edição do Manual Alpha custa 40 PMs e com o redutor de magia na pele passa a ser 20 (Bem mais viável né? xD)

- Para dominar seres em outras escalas existe o problema dos bônus que eles recebem para resistirem aos efeitos de seres em escalas inferiores:
Testes entre Escalas: quando um teste de característica
envolve seres de escalas diferentes, aquele em escala
superior recebe um bônus de +5 para cada escala acima
(ou seja, +5, +10 ou +15, dependendo da diferença de
poder). Da mesma forma, seres de escalas inferiores sofrem
um redutor de –5 para cada escala abaixo.
Ou "seje", mesmo se mirar uma fodendo Dominação Total que penaliza a R em -12 em um Deus Maior (escala Kami), ele ainda possuirá R+3 para resistir se o conjurador estiver na escala Ningen.

Avatar do usuário
Andrew Kaninchen
Mensagens: 2893
Registrado em: 10 Dez 2013, 12:58
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por Andrew Kaninchen » 24 Mai 2016, 14:08

Coééé eu botei até o código do modelo padrão pra copiar e vocês deixaram sem o negrito e as citações? :lol:
Obrigado baseado sasuke por seguir o modelo a risca.

Seph, tem um remanescente do seu combo na mensagem inicial ainda

Código: Selecionar todos

[quote][b][size=85]Nome_do_Personagem:[/size][/b]
[img]URL_da_Imagem[/img]
Fala.[/quote]

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Otimização e Combos para 3D&T.

Mensagem por the ga » 24 Mai 2016, 14:34

kaito sensei escreveu:Eu dei uma olhada aqui nos meus "manuels" e descobri o seguinte:

- Dominação Total, segundo a 3ª Edição do Manual Alpha custa 40 PMs e com o redutor de magia na pele passa a ser 20 (Bem mais viável né? xD)

- Para dominar seres em outras escalas existe o problema dos bônus que eles recebem para resistirem aos efeitos de seres em escalas inferiores:
Testes entre Escalas: quando um teste de característica
envolve seres de escalas diferentes, aquele em escala
superior recebe um bônus de +5 para cada escala acima
(ou seja, +5, +10 ou +15, dependendo da diferença de
poder). Da mesma forma, seres de escalas inferiores sofrem
um redutor de –5 para cada escala abaixo.
Ou "seje", mesmo se mirar uma fodendo Dominação Total que penaliza a R em -12 em um Deus Maior (escala Kami), ele ainda possuirá R+3 para resistir se o conjurador estiver na escala Ningen.
Ainda tem o bom e velho Anel da Anulação, que por meio ponto manda o combo inteiro pro valão, independente de Escala.

Responder

Voltar para “3D&T”