[SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Namarkal
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jul 2016, 21:25

[SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Namarkal » 24 Jul 2016, 21:35

[SPOILER] Apesar da aventura ter mais de 10 anos, tem informações abaixo que podem estragar a diversão de alguns jogadores

Pessoal, boa tarde

Estava esses dias revisitando algumas das minhas aventuras preferidas e reli o livro da Libertação de Valkaria em 3D&T. Por mais que tentasse, nunca consegui jogar inteira e os grupos que mestrei malemá passaram do desafio de hyninn (5º). Acredito que os autores fizeram um ótimo trabalho nessa mega aventura, com cada masmorra mais difícil que a anterior (como era de se esperar). Mas tem uma em particular que eu não consigo ver os jogares passarem: o Desafio 14 do deus Oceano.

A dificuldade que eu percebo aqui está na masmorra se encontrar inteiramente submersa. Outros desafios são bastantes complicados, mas podem ser enfrentados com bastante esforço, como as paredes de lava de Thyatis ou o chão de serpentes de Sszzaas. Todavia, não vejo como jogar 4-6 personagens embaixo d'água e fazer com que sejam bem sucedidos, ainda que um deles seja um elfo-do-mar ou anfíbio (ambas as características são incomuns, por assim dizer). Ainda que os jogadores descubram que a próxima masmorra seja de Oceano e preparem algumas magias, todos são imediatamente jogados embaixo d'água, onde, smj, não é possível lançar magias com componentes verbais etc. Na minha cabeça, em 30 ou 40 min de jogo praticamente todos os personagens já morreram afogados.

Alguem aí já passou por esse desafio bem sucedido? Como foi? O que foi necessário para isso? Será que minha dificuldade em atravessar esse desafio é só falta de imaginação em como montar os personagens para esse fim?

Quem puder compartilhar a experiência e/ou conhecimento eu agradeço.

Abs
Jogador e mestre desde 2004 (Sistema CODA para SdA)
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Shion » 25 Jul 2016, 21:20

Toda aventura pode ser mudada de acordo com o julgamento do Mestre. Nesse caso seria simples, basta que o ponto inicial seja uma área de ar molhado, e ter outros pontos do mesmo espalhados de acordo com a necessidade.

Nunca joguei e nem li a aventura (por querer jogar um dia) mas sei do que se trata de modo geral, então essa seria uma idéa de quem não sabe nada mas tá tentando ajudar :lol:
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por sasukerdg » 26 Jul 2016, 02:57

Qualquer item mágico que conceda a vantagem Anfíbio ou mais específicamente a capacidade de respirar embaixo d'ádua já resolve. A masmorra de Glórienn é perfeita pra descolar esses itens aliás.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Volsung » 26 Jul 2016, 08:39

Olha, eu montei um grupo recentemente e um dos meus objetivos é fazer o pessoal passar por boa parte das grandes aventuras de Arton e A Libertação de Valkaria é uma delas.

Como o Shion disse, você pode usar a Regra de Ouro pra adaptar o cenário às necessidades da mesa. O objetivo é sempre a diversão, certo? Então cê pode fazer alterações na masmorra pra que os jogadores não tomem um K.O. sem saída como esse de morrer afogado sem saber o que fazer.

Além de adaptar o cenário, há outras coisas que você pode fazer também, como por exemplo, arranjar um NPC Clérigo do Panteão que possa estrategicamente deduzir que tipo de desafios o grupo vai encontrar nas outras masmorras. Se você quiser fazer algo interessante, o NPC pode ser um completo estorvo em combate, mas ainda assim ele precisa ser protegido pelo grupo para garantir a sobrevivência até o final da aventura. Caso você comece novamente a jogar com seu grupo, você pode simplesmente dizer que vai readaptar TODAS as masmorras e em seguida, na preparação das sessões, fazer esse NPC dar palpites sobre que tipo de desafios se devem esperar. Podem ser palpites realmente úteis, mas eles devem estar misturados com outros palpites sem qualquer ligação com o que você vai colocar na dungeon, assim você bloqueia o pensamento metajogo da galera e força todo mundo a procurar uma saída dentro da lógica de cada divindade do panteão.

Exemplo: "Megalokk exige que seus devotos abracem o modo de vida dos monstros, então é possível que em sua masmorra nós não possamos usar armas, armaduras ou magias".

Outra coisa que você pode fazer é esconder pistas do próximo desafio na Dungeon anterior (a do primeiro desafio poderia ficar na Antecâmara, escondida talvez no quadro que mostra Valkaria acorrentada), fazendo com que os jogadores deduzam o que devem esperar a seguir e, se possível, se prepararem pro que vem por aí.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Lord Seph » 26 Jul 2016, 09:17

QUando mestraram isso para mim preferiram só pegar o esqueleto de cada masmorra e tivemos que combater ameças do passado de cada jogador e do grupo em vez de puro Dungeon Clawler Hanck'n Slash.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Namarkal
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Jul 2016, 21:25

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Namarkal » 26 Jul 2016, 20:56

Aew pessoal

Eu agradeço as respostas de todos.

Não ignoro a possibilidade de adaptações... até porque já tive de fazer várias nessa e em outras aventuras. Tinha pensado na possibilidade de colocar o ponto inicial em 'terra firme' para dar a oportunidade para os jogadores se prepararem.

Minha questão está na mais no jogo 'bruto'. Vejam, publicaram o livro de modo em que seria possível derrotar todas as 'fases' sem adaptações. Ao menos imagino que tenham feito isso :P
Então tem algum jeito de passar pela masmorra no modo 'bruto'. Das ideias sugeridas, talvez a que mais se aproxime seja a utilização de itens mágicos que permitam a personagem respirar embaixo d'agua. E se o clérigo acertar na adivinhação do próximo desafio então eles entram mais preparados para isso. Ainda assim considero uma das mais difíceis de se passar.

Alguem já chegou a terminar todos os desafios?
Jogador e mestre desde 2004 (Sistema CODA para SdA)
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15

Avatar do usuário
kgalvao
Mensagens: 211
Registrado em: 21 Abr 2016, 10:13

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por kgalvao » 26 Jul 2016, 22:07

Na mesa que participo, vamos entrar na primeira masmorra ainda. O Tormenta Alpha trouxe muitas novas possibilidades, o triste é adaptar para o mesmo, principalmente porque nao ouve revisao quando saiu o 3D&t Alpha.

Mas tipo, da para passar na brutalidade, mas ai vc deixa de ganhar muito PE.

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Volsung » 26 Jul 2016, 22:38

kgalvao escreveu:Na mesa que participo, vamos entrar na primeira masmorra ainda. O Tormenta Alpha trouxe muitas novas possibilidades, o triste é adaptar para o mesmo, principalmente porque nao ouve revisao quando saiu o 3D&t Alpha.

Mas tipo, da para passar na brutalidade, mas ai vc deixa de ganhar muito PE.
Talvez nem fosse necessário fazer a adaptação do material todo pra TA. De repente, seria o caso de publicar um manual de conversão de TRPG pra TA no site da Jambô, pra que os narradores não precisem recomprar os manuais caso queiram jogar as aventuras em 3D&T Alpha.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Padre Judas » 27 Jul 2016, 10:15

Mais fácil converter a versão 3D&T antiga para o Alpha, eu acho.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria

Mensagem por Volsung » 27 Jul 2016, 15:44

Como você converte do original pro Alpha, padre?

Responder

Voltar para “3D&T”