[SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
[SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
[SPOILER] Apesar da aventura ter mais de 10 anos, tem informações abaixo que podem estragar a diversão de alguns jogadores
Pessoal, boa tarde
Estava esses dias revisitando algumas das minhas aventuras preferidas e reli o livro da Libertação de Valkaria em 3D&T. Por mais que tentasse, nunca consegui jogar inteira e os grupos que mestrei malemá passaram do desafio de hyninn (5º). Acredito que os autores fizeram um ótimo trabalho nessa mega aventura, com cada masmorra mais difícil que a anterior (como era de se esperar). Mas tem uma em particular que eu não consigo ver os jogares passarem: o Desafio 14 do deus Oceano.
A dificuldade que eu percebo aqui está na masmorra se encontrar inteiramente submersa. Outros desafios são bastantes complicados, mas podem ser enfrentados com bastante esforço, como as paredes de lava de Thyatis ou o chão de serpentes de Sszzaas. Todavia, não vejo como jogar 4-6 personagens embaixo d'água e fazer com que sejam bem sucedidos, ainda que um deles seja um elfo-do-mar ou anfíbio (ambas as características são incomuns, por assim dizer). Ainda que os jogadores descubram que a próxima masmorra seja de Oceano e preparem algumas magias, todos são imediatamente jogados embaixo d'água, onde, smj, não é possível lançar magias com componentes verbais etc. Na minha cabeça, em 30 ou 40 min de jogo praticamente todos os personagens já morreram afogados.
Alguem aí já passou por esse desafio bem sucedido? Como foi? O que foi necessário para isso? Será que minha dificuldade em atravessar esse desafio é só falta de imaginação em como montar os personagens para esse fim?
Quem puder compartilhar a experiência e/ou conhecimento eu agradeço.
Abs
Pessoal, boa tarde
Estava esses dias revisitando algumas das minhas aventuras preferidas e reli o livro da Libertação de Valkaria em 3D&T. Por mais que tentasse, nunca consegui jogar inteira e os grupos que mestrei malemá passaram do desafio de hyninn (5º). Acredito que os autores fizeram um ótimo trabalho nessa mega aventura, com cada masmorra mais difícil que a anterior (como era de se esperar). Mas tem uma em particular que eu não consigo ver os jogares passarem: o Desafio 14 do deus Oceano.
A dificuldade que eu percebo aqui está na masmorra se encontrar inteiramente submersa. Outros desafios são bastantes complicados, mas podem ser enfrentados com bastante esforço, como as paredes de lava de Thyatis ou o chão de serpentes de Sszzaas. Todavia, não vejo como jogar 4-6 personagens embaixo d'água e fazer com que sejam bem sucedidos, ainda que um deles seja um elfo-do-mar ou anfíbio (ambas as características são incomuns, por assim dizer). Ainda que os jogadores descubram que a próxima masmorra seja de Oceano e preparem algumas magias, todos são imediatamente jogados embaixo d'água, onde, smj, não é possível lançar magias com componentes verbais etc. Na minha cabeça, em 30 ou 40 min de jogo praticamente todos os personagens já morreram afogados.
Alguem aí já passou por esse desafio bem sucedido? Como foi? O que foi necessário para isso? Será que minha dificuldade em atravessar esse desafio é só falta de imaginação em como montar os personagens para esse fim?
Quem puder compartilhar a experiência e/ou conhecimento eu agradeço.
Abs
Jogador e mestre desde 2004 (Sistema CODA para SdA)
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Toda aventura pode ser mudada de acordo com o julgamento do Mestre. Nesse caso seria simples, basta que o ponto inicial seja uma área de ar molhado, e ter outros pontos do mesmo espalhados de acordo com a necessidade.
Nunca joguei e nem li a aventura (por querer jogar um dia) mas sei do que se trata de modo geral, então essa seria uma idéa de quem não sabe nada mas tá tentando ajudar
Nunca joguei e nem li a aventura (por querer jogar um dia) mas sei do que se trata de modo geral, então essa seria uma idéa de quem não sabe nada mas tá tentando ajudar
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Qualquer item mágico que conceda a vantagem Anfíbio ou mais específicamente a capacidade de respirar embaixo d'ádua já resolve. A masmorra de Glórienn é perfeita pra descolar esses itens aliás.
Meu maior inimigo é minha preguiça...
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Olha, eu montei um grupo recentemente e um dos meus objetivos é fazer o pessoal passar por boa parte das grandes aventuras de Arton e A Libertação de Valkaria é uma delas.
Como o Shion disse, você pode usar a Regra de Ouro pra adaptar o cenário às necessidades da mesa. O objetivo é sempre a diversão, certo? Então cê pode fazer alterações na masmorra pra que os jogadores não tomem um K.O. sem saída como esse de morrer afogado sem saber o que fazer.
Além de adaptar o cenário, há outras coisas que você pode fazer também, como por exemplo, arranjar um NPC Clérigo do Panteão que possa estrategicamente deduzir que tipo de desafios o grupo vai encontrar nas outras masmorras. Se você quiser fazer algo interessante, o NPC pode ser um completo estorvo em combate, mas ainda assim ele precisa ser protegido pelo grupo para garantir a sobrevivência até o final da aventura. Caso você comece novamente a jogar com seu grupo, você pode simplesmente dizer que vai readaptar TODAS as masmorras e em seguida, na preparação das sessões, fazer esse NPC dar palpites sobre que tipo de desafios se devem esperar. Podem ser palpites realmente úteis, mas eles devem estar misturados com outros palpites sem qualquer ligação com o que você vai colocar na dungeon, assim você bloqueia o pensamento metajogo da galera e força todo mundo a procurar uma saída dentro da lógica de cada divindade do panteão.
Exemplo: "Megalokk exige que seus devotos abracem o modo de vida dos monstros, então é possível que em sua masmorra nós não possamos usar armas, armaduras ou magias".
Outra coisa que você pode fazer é esconder pistas do próximo desafio na Dungeon anterior (a do primeiro desafio poderia ficar na Antecâmara, escondida talvez no quadro que mostra Valkaria acorrentada), fazendo com que os jogadores deduzam o que devem esperar a seguir e, se possível, se prepararem pro que vem por aí.
Como o Shion disse, você pode usar a Regra de Ouro pra adaptar o cenário às necessidades da mesa. O objetivo é sempre a diversão, certo? Então cê pode fazer alterações na masmorra pra que os jogadores não tomem um K.O. sem saída como esse de morrer afogado sem saber o que fazer.
Além de adaptar o cenário, há outras coisas que você pode fazer também, como por exemplo, arranjar um NPC Clérigo do Panteão que possa estrategicamente deduzir que tipo de desafios o grupo vai encontrar nas outras masmorras. Se você quiser fazer algo interessante, o NPC pode ser um completo estorvo em combate, mas ainda assim ele precisa ser protegido pelo grupo para garantir a sobrevivência até o final da aventura. Caso você comece novamente a jogar com seu grupo, você pode simplesmente dizer que vai readaptar TODAS as masmorras e em seguida, na preparação das sessões, fazer esse NPC dar palpites sobre que tipo de desafios se devem esperar. Podem ser palpites realmente úteis, mas eles devem estar misturados com outros palpites sem qualquer ligação com o que você vai colocar na dungeon, assim você bloqueia o pensamento metajogo da galera e força todo mundo a procurar uma saída dentro da lógica de cada divindade do panteão.
Exemplo: "Megalokk exige que seus devotos abracem o modo de vida dos monstros, então é possível que em sua masmorra nós não possamos usar armas, armaduras ou magias".
Outra coisa que você pode fazer é esconder pistas do próximo desafio na Dungeon anterior (a do primeiro desafio poderia ficar na Antecâmara, escondida talvez no quadro que mostra Valkaria acorrentada), fazendo com que os jogadores deduzam o que devem esperar a seguir e, se possível, se prepararem pro que vem por aí.
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
QUando mestraram isso para mim preferiram só pegar o esqueleto de cada masmorra e tivemos que combater ameças do passado de cada jogador e do grupo em vez de puro Dungeon Clawler Hanck'n Slash.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Aew pessoal
Eu agradeço as respostas de todos.
Não ignoro a possibilidade de adaptações... até porque já tive de fazer várias nessa e em outras aventuras. Tinha pensado na possibilidade de colocar o ponto inicial em 'terra firme' para dar a oportunidade para os jogadores se prepararem.
Minha questão está na mais no jogo 'bruto'. Vejam, publicaram o livro de modo em que seria possível derrotar todas as 'fases' sem adaptações. Ao menos imagino que tenham feito isso
Então tem algum jeito de passar pela masmorra no modo 'bruto'. Das ideias sugeridas, talvez a que mais se aproxime seja a utilização de itens mágicos que permitam a personagem respirar embaixo d'agua. E se o clérigo acertar na adivinhação do próximo desafio então eles entram mais preparados para isso. Ainda assim considero uma das mais difíceis de se passar.
Alguem já chegou a terminar todos os desafios?
Eu agradeço as respostas de todos.
Não ignoro a possibilidade de adaptações... até porque já tive de fazer várias nessa e em outras aventuras. Tinha pensado na possibilidade de colocar o ponto inicial em 'terra firme' para dar a oportunidade para os jogadores se prepararem.
Minha questão está na mais no jogo 'bruto'. Vejam, publicaram o livro de modo em que seria possível derrotar todas as 'fases' sem adaptações. Ao menos imagino que tenham feito isso
Então tem algum jeito de passar pela masmorra no modo 'bruto'. Das ideias sugeridas, talvez a que mais se aproxime seja a utilização de itens mágicos que permitam a personagem respirar embaixo d'agua. E se o clérigo acertar na adivinhação do próximo desafio então eles entram mais preparados para isso. Ainda assim considero uma das mais difíceis de se passar.
Alguem já chegou a terminar todos os desafios?
Jogador e mestre desde 2004 (Sistema CODA para SdA)
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15
Bardo 8/Mestre do Conhecimento 1/Mestre de RPG 3
Ex-Clérigo de Nimb
Paciência 0
Saudades da revista DS 15
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Na mesa que participo, vamos entrar na primeira masmorra ainda. O Tormenta Alpha trouxe muitas novas possibilidades, o triste é adaptar para o mesmo, principalmente porque nao ouve revisao quando saiu o 3D&t Alpha.
Mas tipo, da para passar na brutalidade, mas ai vc deixa de ganhar muito PE.
Mas tipo, da para passar na brutalidade, mas ai vc deixa de ganhar muito PE.
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Talvez nem fosse necessário fazer a adaptação do material todo pra TA. De repente, seria o caso de publicar um manual de conversão de TRPG pra TA no site da Jambô, pra que os narradores não precisem recomprar os manuais caso queiram jogar as aventuras em 3D&T Alpha.kgalvao escreveu:Na mesa que participo, vamos entrar na primeira masmorra ainda. O Tormenta Alpha trouxe muitas novas possibilidades, o triste é adaptar para o mesmo, principalmente porque nao ouve revisao quando saiu o 3D&t Alpha.
Mas tipo, da para passar na brutalidade, mas ai vc deixa de ganhar muito PE.
- Padre Judas
- Mensagens: 9075
- Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Mais fácil converter a versão 3D&T antiga para o Alpha, eu acho.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO
Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]
JUDASVERSO
Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]
Re: [SPOILER] Desafio Oceano - Libertação de Valkaria
Como você converte do original pro Alpha, padre?