Manual do Defensor (com SPOILER)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 08:00

Estou abrindo este tópico para falarmos do novo Manual do Defensor. Spoilers são válidos (ei, isso também não é literatura, afinal de contas).

Aqui há uma prévia do livro: http://jamboeditora.com.br/produto/manual-defensor/
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 08:15

Aldenor escreveu:Espera, como é Aliado em Megacity?
Aqui a porca torce o rabo. O BURP comentou que Aliado foi revisado no Mega City, mas não há referência direta a isso no livro, somente o texto de Equipamento diz que ele é comprado como Aliado, e fala que cada ponto gasta aumenta o nível do kit (então, se seu personagem é Novato, o kit será o de uma Pessoa Comum por 1 ponto, mas se gastar 2 pontos será Novato, se gastar 3 será Lutador, etc.). Mas não há uma parte falando especificamente do Aliado. Então eu nem sabia que havia uma "revisão" da Vantagem. Isso deixa o Aliado ainda mais forte. Por um lado isto permite campanhas em que o Aliado é a estrela do show (como Frankenstein Jr. ou Pokémon), por outro pode ser problemático em alguns jogos. Seria recomendável o mestre vetar isso e restringir o gasto com Aliado a um ponto.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

João Vitor
Mensagens: 181
Registrado em: 20 Jan 2014, 10:56
Localização: Belém - Pará

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por João Vitor » 10 Nov 2016, 08:34

A Lenda dos Cristais, visto na prévia do Manual do Defensor, é o único cenário presente no livro? Ou existem outros?

(Meu pedido ainda não teve o pagamento aprovado, por isso ainda não estou com o PDF em mãos...)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Lord Seph » 10 Nov 2016, 09:09

Tenho certeza que essa revisão de aliado é um equívoco igual a tal revisão de sentidos especiais que o revisado não mostrou ser igual ao do MC.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Tiagoriebir » 10 Nov 2016, 09:13

João Vitor escreveu:A Lenda dos Cristais, visto na prévia do Manual do Defensor, é o único cenário presente no livro? Ou existem outros?

(Meu pedido ainda não teve o pagamento aprovado, por isso ainda não estou com o PDF em mãos...)
São apresentados oito cenários no total, João Vitor: A Guarda Planar, A Lenda dos Cristais, Esquadrão do Trovão, Guerra Mecânica, MegaStock, Metrópole Neon, O Império do Sol e O Punho do Cruzeiro do Sul.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 09:25

Lord Seph escreveu:Tenho certeza que essa revisão de aliado é um equívoco igual a tal revisão de sentidos especiais que o revisado não mostrou ser igual ao do MC.
Mas no Manual do Defensor ele foi revisado. Aliás, lá alguns dos "superpoderes" do MC agora surgem como Vantagens normais. Cura e Movimentos Especiais, além dos próprios Sentidos Especiais.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

João Vitor
Mensagens: 181
Registrado em: 20 Jan 2014, 10:56
Localização: Belém - Pará

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por João Vitor » 10 Nov 2016, 09:54

Tiagoriebir escreveu:
João Vitor escreveu:A Lenda dos Cristais, visto na prévia do Manual do Defensor, é o único cenário presente no livro? Ou existem outros?

(Meu pedido ainda não teve o pagamento aprovado, por isso ainda não estou com o PDF em mãos...)
São apresentados oito cenários no total, João Vitor: A Guarda Planar, A Lenda dos Cristais, Esquadrão do Trovão, Guerra Mecânica, MegaStock, Metrópole Neon, O Império do Sol e O Punho do Cruzeiro do Sul.
Obrigado, Tiago! Bom saber que o livro vem recheado de regras e conteúdo de cenários.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 11:14

Me surgiu uma dúvida na regra de Adiantar e Atrasar Ações.
Adiantar uma ação é bastante parecido, e requer que você avise o mestre quando quiser agir. No entanto, fazer isso diminui a precisão: você não utilizará a Habilidade no cálculo de FA (ela será calculada apenas como F ou PdF + 1d), e qualquer teste necessário tem a dificuldade aumentada em um nível (indo de Fácil para Médio, Médio para Difícil, e Difícil para Impossível). Magias e outros poderes que consomem PMs, quando são adiantados, têm o custo dobrado, e você também só pode agir entre as ações de outros personagens, nunca interrompendo um deles.

Em ambos os casos, a nova posição na ordem de Iniciativa é mantida nas rodadas seguintes, a menos que decida adiar ou adiantá-la novamente.
Nessa nova ordem da Iniciativa o personagem continua com as penalidades para ataque e magia?
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 10 Nov 2016, 12:32

Padre Judas escreveu:
Aldenor escreveu:Espera, como é Aliado em Megacity?
Aqui a porca torce o rabo. O BURP comentou que Aliado foi revisado no Mega City, mas não há referência direta a isso no livro, somente o texto de Equipamento diz que ele é comprado como Aliado, e fala que cada ponto gasta aumenta o nível do kit (então, se seu personagem é Novato, o kit será o de uma Pessoa Comum por 1 ponto, mas se gastar 2 pontos será Novato, se gastar 3 será Lutador, etc.). Mas não há uma parte falando especificamente do Aliado. Então eu nem sabia que havia uma "revisão" da Vantagem. Isso deixa o Aliado ainda mais forte. Por um lado isto permite campanhas em que o Aliado é a estrela do show (como Frankenstein Jr. ou Pokémon), por outro pode ser problemático em alguns jogos. Seria recomendável o mestre vetar isso e restringir o gasto com Aliado a um ponto.
Na verdade, a "revisão" é essa mesma. No Manual 3D&T Alpha cada ponto extra que tu gasta só dá um ponto pro personagem. Mas eu via muita gente usando Aliado com as mesmas regras do Equipamento de Mega City. Por isso que eu sugeri as revisões no MdD - sempre lembrando que o que aparece ali são sugestões, que cada mestre deve decidir sobre usar ou não (por isso que a "revisão" de Aliado na verdade apresenta três opções diferentes de como usar a vantagem =P)

Os Sentidos Especiais revisados também foi feito a partir do Mega City, embora os sentidos em si eu tenha feito uma seleção / adicionado alguns (aliás, acho que um só? Vou conferir a lista aqui depois).
Padre Judas escreveu:Me surgiu uma dúvida na regra de Adiantar e Atrasar Ações.
Adiantar uma ação é bastante parecido, e requer que você avise o mestre quando quiser agir. No entanto, fazer isso diminui a precisão: você não utilizará a Habilidade no cálculo de FA (ela será calculada apenas como F ou PdF + 1d), e qualquer teste necessário tem a dificuldade aumentada em um nível (indo de Fácil para Médio, Médio para Difícil, e Difícil para Impossível). Magias e outros poderes que consomem PMs, quando são adiantados, têm o custo dobrado, e você também só pode agir entre as ações de outros personagens, nunca interrompendo um deles.

Em ambos os casos, a nova posição na ordem de Iniciativa é mantida nas rodadas seguintes, a menos que decida adiar ou adiantá-la novamente.
Nessa nova ordem da Iniciativa o personagem continua com as penalidades para ataque e magia?
A penalidade é só na rodada em que ele fez o adiantamento. Depois a ordem segue normal, a menos que ele resolva adiantar a ação de novo. Assim, a "listagem" de iniciativa fica contínua, sem quebras o tempo todo.

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Kaidre » 10 Nov 2016, 13:42

Aí BURP, posso lhe fazer uma sugestão de característica?

Aliás, Judas, posso usar esse tópico para essa sugestão específica?

É que estou com o Manual do Defensor e cheguei na parte de novas características.

Responder

Voltar para “3D&T”