Manual do Defensor (com SPOILER)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 30 Jan 2018, 10:10

São boas sugestões e penso em usá-las para lidar com Hordas, mas vejo um problema que seria dar um poder extra à Horda (resistência - mesmo que parcial - à estes efeitos). Para PdMs não é um problema, mas para Aliados, Criaturas Mágicas ou mesmo PJs Hordas isso seria um efeito bem bom. Talvez seja questão de tornar Horda uma VU cumulativa de custo +1 (+1 PM para Criatura Mágica).
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Waldson » 30 Jan 2018, 16:00

Eu pensei nessa possibilidade (paralisar a horda) e bolei uma regra da casa, ee escrevi no tópico de regras daqui do fórum...

Transcrição do que fiz na época...
Pensando aqui...

Horda Vs Paralisia e Afins.

Regras para certas magias que afetam pessoas de forma individual mas que podem ser usadas em várias pessoas, como elas reagiriam em caso de Horda...

A Horda é considerada uma única entidade, então não seria errado considerar que uma magia de Paralisia afetaria toda a horda com o gasto de 2Pms. Mas seria realmente essa a melhor maneira de fazer isso? Afinal, são incontáveis lutadores, tanto que você apenas a dispersa, e não a elimina por assim dizer... então como regra alternativa, a cada 5PVs da horda você considera um indivíduo apenas para verificar quantos PMs seriam gastos para paralisar essa "entidade"...

Alternativamente, você pode considerar os testes para resistir a tais poderes como se estivessem uma escala acima, ou seja, a horda seria paralisada com 2Pms gastos, mas poderia resistir com R+5. Ficam as sugestões.
Achei muito interessante a ideia do BURP sobre controlar a horda, onde parte dela poderá "se agredir"... Muito interessante... De forma que eu poderia adequar minha própria sugestão... se apenas uma parte da horda está paralisada, é justo que a horda perca poder de ataque e defesa devido ao bando de "amigos" pelo chão paralisados (os que não caíram também atrapalham)...

Então poderia considerar que, controlada ela se bate... paralisada ela ataca e defende de forma pouco eficiente...uma vez que usar os amiguinhos para bloquear ataques não funcionaria já que eles fazem parte da horda, e atacar os oponentes que podem se esconder dos ataques atras dos "amiguinhos da horda" faria a horda se agredir... daí se tudo der certo os membros da horda que chegam após os coleguinhas serem paralisados ficariam com redutor em F e A... No caso o redutor seria igual a H do mago/subzero que usou paralisia e teria que ser dividido entre F e A da horda (a mecânica é só para justificar que melhores "magos" consigam efeitos melhores contra grandes números)...

Lembrando que no caso de um indivíduo de escala superior a da horda, o negocio pode mudar totalmente... Aposto que o Talude consegue paralisar/controlar uma horda ningen inteira...

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Volsung » 30 Jan 2018, 21:00

Opa, pessoal! Boa noite!

O que eu tenho aqui não é exatamente uma dúvida: gostaria apenas de confirmar com vocês se a interpretação que eu fiz do texto sobre Ligação Natural é a correta. Antes de mais nada, aqui o texto:
(Manual do Defensor, p. 19)

Ligação Natural
Na versão Alpha, esta vantagem combina um grande poder, o de dividir as vantagens com o personagem com o qual você é ligado, a um grande problema, o de dividir também os danos. Por causa disso, alguns passaram a evitá-la, por considerarem que traz mais problemas do que benefícios.

Como regra opcional, podemos dividir esta vantagem em duas. Ligação Natural propriamente dita continua funcionando como antes, permitindo que você saiba instintivamente onde está o outro personagem e dividindo com ele as vantagens; mas sem receber todos os danos que ele receber. Esse segundo efeito passará a ser de uma nova desvantagem, chamada Ligação Vital, descrita mais adiante. A Ligação Natural “completa”, assim, passaria a custar 0 pontos, incluindo a vantagem e a desvantagem.
Dentro da minha interpretação, o que o BURP propõe no texto é a separação entre Ligação Natural (1 ponto) e Ligação Vital (-1 ponto), e que um jogador pode combinar essa vantagem e essa desvantagem para reproduzir o conjunto oferecido pela vantagem do Manual 3D&T Alpha por 0 ponto.

Esse meu jogador interpretou que é possível obter a "Ligação Natural 'completa' (0 pontos)", integrando a vantagem e a desvantagem, usando a última frase do texto tirado do Manual do Defensor como justificativa.
A Ligação Natural “completa”, assim, passaria a custar 0 pontos, incluindo a vantagem e a desvantagem.
Por que estou trazendo isso à tona? Porque baseando-se nessa interpretação, ele quer reduzir o custo da vantagem ao mesmo tempo que retira uma das desvantagens do limite de -3 inicial dele.

Então, o que eu queria confirmar com os confrades (e com o BURP -- se ele tiver tempo, claro) era se há mesmo brecha pra essa interpretação do meu jogador.

Grato desde já.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 30 Jan 2018, 21:12

A última frase é só um adendo de como fazer para ter uma Ligação Natural que funcione do mesmo jeito do que a que existia antes. No momento em que tu opta por fazer a divisão na tua mesa, ela passa a contar como uma vantagem e uma desvantagem separadas.

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Volsung » 30 Jan 2018, 21:29

BURP escreveu:A última frase é só um adendo de como fazer para ter uma Ligação Natural que funcione do mesmo jeito do que a que existia antes. No momento em que tu opta por fazer a divisão na tua mesa, ela passa a contar como uma vantagem e uma desvantagem separadas.
Muito obrigado pelo esclarecimento, BURP!

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Eldrarg » 31 Jan 2018, 00:17

As sugestões referentes a como lidar com certos efeitos aplicados a uma horda foram muito boas, certamente me ajudarão muito a lidar com isso daqui pra frente. Obrigado, pessoal!

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por ISMurff » 05 Fev 2018, 09:38

Ei BURP, não sei se alguém já perguntou isso (na verdade não sei se eu perguntei também...), mas utilizando a regra de testes de perícia Contra Dificuldade (páginas 1d+35 e 1d+36) juntamente da regra Com 2d6 (página 1d+46), tu recomenda aumentar a dificuldade dos testes em quanto? +4, como se aumentasse um nível de dificuldade? Tô pesando em utilizar com um +3, mas não sei bem se ficaria fácil demais...
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por DiegoPaja » 05 Fev 2018, 11:49

Levando em conta a probabilidade, o resultado 7 é o mais provável na rolagem de 2d6, acho que dá para considerar esse valor para calcular a dificuldade média ou até fácil.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 05 Fev 2018, 12:30

Eu recomendo justamente ficar entre +3 e +4, já que o resultado médio de 1d6 é 3,5. Em princípio recomendaria o +3, mas se achar que os jogadores tão tendo mais sucessos do que deveriam, dá pra ajustar pro +4.

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por ISMurff » 05 Fev 2018, 17:55

Acho que vou ficar com o +3 mesmo. Valeu BURP!
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Responder

Voltar para “3D&T”