Manual do Defensor (com SPOILER)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 13:58

Kaidre escreveu:Aí BURP, posso lhe fazer uma sugestão de característica?

Aliás, Judas, posso usar esse tópico para essa sugestão específica?

É que estou com o Manual do Defensor e cheguei na parte de novas características.
Claro que sim. O tópico é pra tudo isso.

Eu sugiro Dinheiro.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Kaidre » 10 Nov 2016, 14:47

Sorte


Como o próprio nome já diz, essa característica teria a função de representar a sorte do personagem nas mais diversas situações. Como diz o provérbio, ”é melhor ter sorte do que talento”, a sorte é uma característica que pode substituir qualquer outra em qualquer momento para qualquer finalidade, seja para atacar, se defender, esquivar, fazer teste de perícia, ou qualquer outra coisa que sua imaginação permitir.
Perceba que para perícias nem sempre a sorte pode ajudar, quando não se tem a perícia não se pode realizar um teste difícil, então substituir por sorte não faz diferença. No entanto, ao ser bem sucedido em um teste de sorte, pode-se simular a perícia. Não sabe decifrar a senha de acesso de um super computador? Saia apertando todos os botões! Não sabe onde está? Corra em qualquer direção! O motor se dividiu em várias partes? Coloque tudo junto com fita adesiva e torça pelo melhor! Alguém está engasgado? Esqueça a manobra de Heimlich, coloque o dedo lá dentro e remova o que quer que seja! (não faça isso de verdade)
Sorte também pode influenciar algumas desvantagens, como Assombrado por exemplo, que tem seu efeito ativado ao se rolar 4, 5 ou 6 no dado. Com a adoção da característica, um teste de sorte determinaria se a desvantagem iria incomodá-lo naquele momento ou não.
Testes de sorte nunca sofre com bônus ou redutores, afinal, trata-se de sorte. Infelizmente, o oposto da sorte é o azar, sendo assim, quando um jogador falha em seu teste de sorte, geralmente uma “falha crítica” (resultado 6), pode ser um bom momento para realizar aquela maldade malévola com o personagem. É nessa hora que dá tudo errado e é melhor correr para se salvar.
Por ser uma característica relativamente poderosa, o jogador só pode usá-la um número de vezes por dia igual o valor investido nela. Três vezes para S3. Entretanto, o mestre pode exigir testes dessa característica em algumas situações. Nesse caso, não é descontado o uso diário do jogador.

  • 0: Você não tem sorte alguma. Isso não significa ser azarado, só significa que sua vida diária em muito comum e nada de bom vem sem esforço.
  • 1: Às vezes quando anda pela rua, você encontra dinheiro e ninguém para reclamar sua posse.
  • 2: Você consegue acertar uma cesta de basquete de costas e sem olhar.
  • 3: Você pode fazer uma prova sem estudar ou ter conhecimento da matéria e ainda assim acertar todas as questões.
  • 4: Você deveria jogar na Mega-Sena.
  • 5: Você pode andar em meio a um tiroteio de olhos fechados e chegará ileso em casa a tempo de ver a novela.
Acho que a parte de não ser influenciada por bônus e redutores pode ter ficado exagerada.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 10 Nov 2016, 15:00

Acho que Sorte seria mais interessante como uma fonte de pontos, como Pontos de Magia ou Vida, que se gasta para ganhar bônus. Algo como pontos de destino.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Wellame » 10 Nov 2016, 15:49

Fala BURP! Minhas primeiras impressões sobre o Manual do Defensor (Ficou meio longo. Se é inadequado esse tipo de postagem, peço sinceras desculpas)


- ILUSTRAÇÕES: Muitas ilustrações antigas. Ponto negativo.
i.CAPA: Gostei, porém seria melhor com mais ação no fundo no estilo do Megacity Contra-Ataca, MegaCity, Manual Básico, BLE, etc. Não gosto do espaço vazio que tem nessa capa e na capa do Tormenta Alpha

- ORGANIZAÇÃO: Gostei de estar organizado seguindo o Manual Básico. Gostaria de um índice remissivo como no Tormenta Alpha.

A. HERÓI
i.Pontuação: Gostei das novas pontuações principalmente por dar a ideia de uma progressão contínua até a mudança de escala. Senti falta de mais clareza quanto aos limite de características iniciais.
ii. Rolando Característica: Gostei e aprovei. Destaque para o "balanceamento" com vantagem e desvantagens. Poderiam ter mais exemplos pra pontuações menores que 15. (Não que seja difícil de imaginar)

iii. Pontos de Destino: Gostei por de certa forma unificar os efeitos do gasto de pontos de experiência e pontos de destino. Gostaria de ter visto algo como o uso de Pontos de Destino com as Desvantagens (receber pontos de destino quando elas interferem) e elementos de roleplay (personalidade e etc.), regras específicas mesmo.

iv. Conceitos: Muito bom. Gostei por se conectar com os papéis de combate. Poderia oferecer novas vantagens/desvantagens adequadas para cada conceito, principalmente para os que já são carentes de recursos, como no caso do Carismático. Poderia oferecer um "template" (tabelinha mesmo) de cada conceito com vantagens, características, para várias pontuações diferentes. Ou ainda melhor, exemplos de como eles seria na regra de nichos(eu gostaria do mesmo em papeis de combate, seriam como 'classes" para quem gosta, como eu)

B. OS NÚMEROS:
i.Características Secundárias: Gostei da ideia, poderia ter exemplo para cada característica
ii. Pontos de Ferimento: Gostei. Não curti a regra alternativa de recuperação.
III. Mácula: Excelente. Senti falta do detalhamento que há no material que deu origem a essa regra, aquela questão da mácula "positiva" e tal.
IV. Reputação: Ideia interessante, mas não vi muito acréscimo ao jogo em termos de "mecânica".

C. VANTAGENS E DESVANTAGENS: Gostaria de mais novidades. Achei a parte mais fraca do livro.
i. Revisões: Muito Bom
ii. Novas: Várias vantagens "novas" são revisões de Vantagens de MegaCity, Tormenta Alpha, BLE, etc. Gostei das Técnicas de Luta novas.

D. PERÍCIAS: Talvez a melhor parte do livro para mim. Capítulo todo EXCELENTE! Ótimas ideias, simples, eficiente e elegantes.
i.Exceção para Testando outras perícias, poderia ter mais exemplos. Achei Nível de sucesso estranho por inverter a lógica (de novo) nos dados. Aí o cara torce pelo valor mais alto na FA/FD, torce pelo valor mais baixo nos testes de característica/perícia e se usar nível de sucesso torce pelo valor exato.

ii. Reforcei minha impressão de que Idiomas não deveria ser uma perícia separada e sim especialização.


E. COMBATE
i. Alcance, Distância e Posicionamento: Muito bom. Gostaria de mais detalhamento para o uso do PdF, só Longe e Fora do Alcance me pareceu pouco.
ii. Combate em Massa: Curti d+ das manobras. Quero mais! kkkk Poderiam ter "Técnicas de Luta" (estratégias) para exércitos, ou exemplificar quais das existentes poderiam ser utilizadas. Inclusive fiquei com vontade de ver algo como as Táticas do Hunter: The Vigil, alguma regra que simulasse um treinamento comum, uma estratégia treinada.

iii. Hordas e Combate Tático: Excelente
v. Conflitos Genéricos: Excelente. Me deu vontade de ver Características genéricas indo na direção das Abordagens de Fate.
vi. Novas Manobras de Combate: Excelente. Apenas me pareceu que Agarrão está muito forte em relação à Paralisia. Também acho que Ferimentos ficaria melhor com um maior tempo de recuperação. Senti falta das regras de Gore ou algo voltado para ferimentos permanentes.
vii. Combates Alternativos: Excelente

F. MAGOS E MAGIAS: Capítulo muito bom.
i. Magia e Tecnologia: Curti d+ as regras de magias para construtos, ficaram muito legais.
ii. Regras Especiais: Excelente. Gostei muito de Magias como Perícias e a melhor parte sem dúvida é a regra de Acúmulo de Energia e Magia Ambienta.

G. ITENS E EQUIPAMENTOS: Nada de muito novo. A melhor parte para mim foram as indicações de que em que tipos de estória se encaixam melhor as regras de equipamento.

H. ESCALAS DE PODER: Gostei principalmente das perícias em escala e da escala Mugen. Alguém tem que algum dia ajeitar a regra de Escalas para que elas funcionem como uma progressão natural do personagem heheheh

I. O MESTRE:
i. Impondo Limites: Excelente. A regra de Nichos é a menina dos meus olhos em 3D&T atualmente. Gosto muito de classes/arquétipos e etc. Gostaria de ver exemplos dos papéis de combate e conceitos como "classes". Aí dava pra fazer um personagem em 3d&t escolhendo "conjuntos" (conceito/papel de combate/kit) meio no estilo do Cypher System, Reinos de Ferro e etc.

ii. Pontos de Experiência: Gostei das indicações. Mas gostaria de exemplos mais concretos de regras.
iii. Novos usos para Pontos de Experiência. Para mim ainda causa confusão entre Pontos de Destino e Pontos de Experiência, eu penso que ficaria melhor eliminar logo os Pontos de Destino e transferir os efeitos dele para o gasto de Pontos de Experiência, inclusive o uso para equilibrar personagens de pontuações diferentes.
iv. Evolução Dinâmica: Excelente.

J. CAMPANHAS: Excelente. Destaque para o Punho do Cruzeiro do Sul, o Império do Sol, o Guerra Mecânica, Métropole Neon e MegaRock.

Gostei de todos os mini-cenários. Só acho que poderiam ter dado espaço para cenários com usos menos usuais do 3D&T como o MegaRock e Metrópole Neon. Tem vários cenários de Mecha (pelo menos 3), alguns poderiam ser substituídos por algo inspirado naquela adaptação de Game of Thrones para 3D&T, ou por algo bem Old School meio Espada e Feitiçaria, baseada naquele 3D&T Old School, ou ainda algo baseado em Palanques e Presidentes, indo numa direção meio House of Cards de intriga e política, ou quem sabe algo baseado em no Turbas e Tumultos, meio "primavera árabe" de insurreição e resistência na linha que o Déloyal propõe.


Sugestões:

- Para mim, em algumas partes o livro é "sugestivo" demais. Gostaria de ver mais regras prontas propostas. Poderia-se fazer as diversas sugestões e indicações e ao fim optar por uma para exemplificar com um regra concreta "pronta". Ou seja, mais "templates", regras, vantagens, etc.

- Gostaria de ver o 3D&T indo para esse lado mais narrativo, conflitos genéricos, características genéricas, uso do XP/Pontos de Destino. Já circularam aqui no Fórum ideias bem legais, como de as Desvantagens serem usadas como os Aspectos de Fate ou Conditions do NWOD. Gostaria de ver alguma mecânica voltada para o roleplay (personalidade, motivações, objetivos, criação guiada, esse tipo de coisa)


Em resumo: Gostei d+ do Manual do Defensor. Vale muito a pena, principalmente por oficializar várias boas ideias e ampliar as possibilidades do 3D&T. Com certeza esse livro vai mudar a ideia que muita gente faz do 3D&T. Excelente trabalho!! Parabéns!!

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Wellame » 10 Nov 2016, 15:57

Padre Judas escreveu:Acho que Sorte seria mais interessante como uma fonte de pontos, como Pontos de Magia ou Vida, que se gasta para ganhar bônus. Algo como pontos de destino.
Também acho que ficaria mais legal assim.

Não tenho uma ideia de Característica pronta, mas quem sabe mistura Sorte+Reputação e pode dar algo como Interação que faria além dos efeitos das duas também faria às vezes de Carisma e Percepção por exemplo.

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Senimaru » 10 Nov 2016, 15:58

O MoD tem algum Kit novo? VU? To na duvida se compro ou não.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Wellame » 10 Nov 2016, 16:22

Senimaru escreveu:O MoD tem algum Kit novo? VU? To na duvida se compro ou não.
Não tem nenhum kit. VU tem apenas a Humano que foi revisada.

Como material oficial diria que uns 80+% é novo. Sò que boa parte do material tem no BD&T e outras postagens do BURP, eu diria pelo menos uns 70%, só que no MD muitas vezes estão reescritos e explicados de forma melhor. Além disso tem pelo menos uns 10%, 15% de revisões de materiais achados em outros livros de 3d&t (MB, BLE, MC). De novo, novo mesmo, que EU nunca tinha visto, diria que uns 20%, 25%. Por exemplo: os mini-cenários, algumas regras (como acúmulo de magia - que eu adorei, conceitos, etc), algumas vantagens/desvantagens.

Pelo que eu entendi a proposta é mais de ser um livro de "reinterpretação" do que já existe do que de apresentação de novas regras, apesar de elas estarem lá. Meio que nem um a Fate Toolkit. Para quem nunca leu o BD&T será fantástico. Também será para quem só usa material oficial.

A maior contribuição eu creio que é essa: ampliar as possibilidades do 3d&t de forma oficial.
Editado pela última vez por Wellame em 10 Nov 2016, 17:01, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 10 Nov 2016, 17:00

Aí BURP, posso lhe fazer uma sugestão de característica?
Bom, um dos objetivos do MdD é justamente oferecer um guia pra isso =) Não tem como colocar trocentas características novas no livro, então foquei em duas que eu mesmo já tinha desenvolvido e acho que servem de exemplos legais (Mácula e a Reputação, que é uma expansão/generalização da Fama do 3D&T Rock Band), além de que podem ser usadas em vários contextos. Depois disso, qualquer adição que tu ache que adicione algo legal ao sistema pode ser legal (exceto, é claro, "Inteligência" =P)
Fala BURP! Minhas primeiras impressões sobre o Manual do Defensor (Ficou meio longo. Se é inadequado esse tipo de postagem, peço sinceras desculpas)
Que é isso, eu que agradeço os comentários =) É óbvio que eu fico muito feliz que tenha gostado. O que eu acho que dá pra responder/explicar melhor:

Sim, tem muitas ilustrações antigas, mas é algo que no fundo não dá pra evitar. Escolhemos focar as ilustrações novas nos mini-cenários, pelo menos naqueles mais diferentes dos cenários que já existem pro sistema.

Os novos cenários, aliás, foram criados um pouco com essa lógica também. Tentei fazer cenários que fugissem daquilo que já aparece em outros livros do sistema (Tormenta, Mega City e BLE). Então tem cenários de "alta" fantasia, mas todos eles tem características bem diferentes de Tormenta - um é uma tecnofantasy estilo Final Fantasy, outro é fantasia com mechas, outro é especificamente inspirado na história e mitologia japonesas. Tem na verdade só um cenário de mechas propriamente (o Guerra Mecânica), e ele é diferente de BLE por ser uma fantasia, e não ficção científica. Outros cenários permitem o uso de mechas, no Esquadrão do Trovão eles são sugeridos com alguma veemência por razões óbvias, mas não é um elemento assim tão fundamental em nenhum dos outros sete como no GM. E daí por diante.

Também é bom lembrar que 3D&T é um sistema com características próprias. Eu amo FATE, acho um sistema lindo e sensacional, e tem muita coisa aí que se inspira nele sim, como deve ser óbvio pra quem conhece; mas ao mesmo tempo, não dá pra fugir demais do que torna o 3D&T do jeito que ele é. As características genéricas, p.ex., eu tentei partir de quais são as funções de cada uma no 3D&T, e até sugeri nomes mais amplos, que podem ser usados em mais contextos - Agressividade, Técnica, etc. Mas se aproximar demais das abordagens seria transformar o 3D&T no próprio FATE, e pra que fazer isso se o jogo até já existe em português?

Por isso também que, por mais que eu sempre tente puxar o 3D&T pra um aspecto mais narrativo, que eu mesmo gosto mais, não dá pra querer que todo livro sirva a isso. Tem gente que gosta de um jogo mais "regrista," e tem que ter essa possibilidade abordada no livro também. Não pode ser um livro de opções se eu só trato de uma visão sobre o sistema, né? Então eu sempre tentei abordar mais de uma possibilidade de ver o sistema, tentando oferecer opções que o mestre e os jogadores podem avaliar e decidir sobre usar ou não.

Outra questão é que o livro também tem limitações, né. O MdD é pra funcionar como um livro de sugestões, um "guia de montagem," digamos assim: dar ideias, exemplos, e deixar que cada mestre monte o sistema que quiser para os seus jogos. No meu primeiro rascunho, por exemplo, os combates em massa tinham uma lista um pouco maior de manobras possíveis - tinha lá a parede de escudos, etc. Mas revisando acabei achando que era melhor focar em manobras mais simples, derivadas mais diretamente das regras básicas, e deixar esse tipo de detalhamento e elementos mais complexos para, quem sabe, algum futuro suplemento que utilize elas =) O importante ali era sugerir como esses combates poderiam acontecer, e oferecer algumas guias para isso.
iii. Novos usos para Pontos de Experiência. Para mim ainda causa confusão entre Pontos de Destino e Pontos de Experiência, eu penso que ficaria melhor eliminar logo os Pontos de Destino e transferir os efeitos dele para o gasto de Pontos de Experiência, inclusive o uso para equilibrar personagens de pontuações diferentes.
Bom, quem criou os Pontos de Destino foi o Brauner no Mega City, com inspiração bem clara no Guerra dos Tronos RPG. Eu entendo que as funções dele meio que cruzam com as dos PEs sim, mas achei que valia uma revisão e expansão das regras como opção de jogo. Da forma como eu vejo, os PDs podem ser usados pra equilibrar um tipo de desnível que os PEs nem sempre cumprem, e funcionar um pouco na linha daquela característica de "sorte" que sugeriram mais pra cima. Por isso os usos dele são na real bem mais poderosos que os usos dos PEs, dando bônus grandes em características e coisas assim. Mas eles também são bem mais difíceis de conseguir, e eu só tentei adicionar algumas possibilidades com a ideia de PDs temporários concedidos pelo mestre e tal.
O MoD tem algum Kit novo? VU? To na duvida se compro ou não.
Kit não tem nenhum. VU, mais ou menos - tem uma revisão pra uma VU só =P Sobre a outra dúvida, é claro que eu vou dizer pra tu comprar, né =) Mas sério, é pra ser um livro de opções, então com certeza deve ter uma coisa ou outra que tu vai gostar.
Como material oficial diria que uns 80+% é novo. Sò que boa parte do material tem no BD&T e outras postagens do BURP, eu diria pelo menos uns 70%, só que mutas vezes reescritos e explicados de forma melhor. Além disso tem pelo menos uns 10%, 15% de revisões de materiais achados em outros livros de 3d&t (MB, BLE, MC). De novo, novo mesmo, que EU nunca tinha visto, diria que uns 20%, 25%. Por exemplo: os mini-cenários, algumas regras (como acúmulo de magia - que eu adorei, conceitos, etc), algumas vantagens/desvantagens.
Na verdade o MdD tem mais do que o dobro do conteúdo do BD&T. O BD&T foi só o ponto de partida, que me deu a base por onde eu fui expandindo o texto. E os mini-cenários são totalmente originais, embora alguns re-usem algumas ideias antigas (o MegaStock, por exemplo, que é obviamente derivado do 3D&T Rock Band =P).

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Kaidre » 10 Nov 2016, 17:23

BURP, na boa, senti falta de uma vantagem "Provocar" que obriga os oponentes a atacarem um único adversário.
Algo com um gasto de uns 2 PMs, um movimento e um teste de H ou A que força os oponentes a atacarem apenas o usuário da vantagem por um número de turnos igual a H ou A.

Seria ótima para um tank.

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Wellame » 10 Nov 2016, 17:32

BURP escreveu:
Por isso também que, por mais que eu sempre tente puxar o 3D&T pra um aspecto mais narrativo, que eu mesmo gosto mais, não dá pra querer...

Outra questão é que o livro também tem limitações, né. O MdD é pra funcionar como um...
Sim, claro. Eu gosto de narrativismo, mas com um pouco de crunch ainda, tanto que por mais que eu goste das ideias do Fate, ele não é meu sistema favorito. Essas sugestões são apenas expressões do meu anseio. É que com as oficializações dessas regras o 3D&T está na iminência de quem sabe se tornar meu Santo Graal, meu sistema ideal hehheh. Falta muito pouco. :D

Sobre as limitações, fica um pedido à Editora: Deem mais espaço nos livros de 3d&t. A gente merece um livrão, bonitão nos moldes do Tormenta RPG pra cima.
BURP escreveu: Bom, quem criou os Pontos de Destino foi o Brauner no Mega City, com inspiração bem clara no Guerra dos Tronos RPG....
Pois é, me confundo com as duas regras. Eu acho que vou tentar mesclar os dois de vez na minha mesa. Talvez usando aquela sugestão de dividir as funções do Pontos de Experiência.
BURP escreveu:Na verdade o MdD tem mais do que o dobro do conteúdo do BD&T. O BD&T foi só o ponto de partida, que me deu a base por onde eu fui expandindo o texto. E os mini-cenários são totalmente originais, embora alguns re-usem algumas ideias antigas (o MegaStock, por exemplo, que é obviamente derivado do 3D&T Rock Band =P).
Ops, esqueci de colocar que nas minhas estatísticas geralmente a margem de erro é de 50% para mais ou para menos :D

Responder

Voltar para “3D&T”