Aí BURP, posso lhe fazer uma sugestão de característica?
Bom, um dos objetivos do MdD é justamente oferecer um guia pra isso =) Não tem como colocar trocentas características novas no livro, então foquei em duas que eu mesmo já tinha desenvolvido e acho que servem de exemplos legais (Mácula e a Reputação, que é uma expansão/generalização da Fama do 3D&T Rock Band), além de que podem ser usadas em vários contextos. Depois disso, qualquer adição que tu ache que adicione algo legal ao sistema pode ser legal (exceto, é claro, "Inteligência" =P)
Fala BURP! Minhas primeiras impressões sobre o Manual do Defensor (Ficou meio longo. Se é inadequado esse tipo de postagem, peço sinceras desculpas)
Que é isso, eu que agradeço os comentários =) É óbvio que eu fico muito feliz que tenha gostado. O que eu acho que dá pra responder/explicar melhor:
Sim, tem muitas ilustrações antigas, mas é algo que no fundo não dá pra evitar. Escolhemos focar as ilustrações novas nos mini-cenários, pelo menos naqueles mais diferentes dos cenários que já existem pro sistema.
Os novos cenários, aliás, foram criados um pouco com essa lógica também. Tentei fazer cenários que fugissem daquilo que já aparece em outros livros do sistema (Tormenta, Mega City e BLE). Então tem cenários de "alta" fantasia, mas todos eles tem características bem diferentes de Tormenta - um é uma tecnofantasy estilo Final Fantasy, outro é fantasia com mechas, outro é especificamente inspirado na história e mitologia japonesas. Tem na verdade só um cenário de mechas propriamente (o Guerra Mecânica), e ele é diferente de BLE por ser uma fantasia, e não ficção científica. Outros cenários permitem o uso de mechas, no Esquadrão do Trovão eles são sugeridos com alguma veemência por razões óbvias, mas não é um elemento assim tão fundamental em nenhum dos outros sete como no GM. E daí por diante.
Também é bom lembrar que 3D&T é um sistema com características próprias. Eu amo FATE, acho um sistema lindo e sensacional, e tem muita coisa aí que se inspira nele sim, como deve ser óbvio pra quem conhece; mas ao mesmo tempo, não dá pra fugir demais do que torna o 3D&T do jeito que ele é. As características genéricas, p.ex., eu tentei partir de quais são as funções de cada uma no 3D&T, e até sugeri nomes mais amplos, que podem ser usados em mais contextos - Agressividade, Técnica, etc. Mas se aproximar demais das abordagens seria transformar o 3D&T no próprio FATE, e pra que fazer isso se o jogo até já existe em português?
Por isso também que, por mais que eu sempre tente puxar o 3D&T pra um aspecto mais narrativo, que eu mesmo gosto mais, não dá pra querer que todo livro sirva a isso. Tem gente que gosta de um jogo mais "regrista," e tem que ter essa possibilidade abordada no livro também. Não pode ser um livro de opções se eu só trato de uma visão sobre o sistema, né? Então eu sempre tentei abordar mais de uma possibilidade de ver o sistema, tentando oferecer opções que o mestre e os jogadores podem avaliar e decidir sobre usar ou não.
Outra questão é que o livro também tem limitações, né. O MdD é pra funcionar como um livro de sugestões, um "guia de montagem," digamos assim: dar ideias, exemplos, e deixar que cada mestre monte o sistema que quiser para os seus jogos. No meu primeiro rascunho, por exemplo, os combates em massa tinham uma lista um pouco maior de manobras possíveis - tinha lá a parede de escudos, etc. Mas revisando acabei achando que era melhor focar em manobras mais simples, derivadas mais diretamente das regras básicas, e deixar esse tipo de detalhamento e elementos mais complexos para, quem sabe, algum futuro suplemento que utilize elas =) O importante ali era sugerir como esses combates poderiam acontecer, e oferecer algumas guias para isso.
iii. Novos usos para Pontos de Experiência. Para mim ainda causa confusão entre Pontos de Destino e Pontos de Experiência, eu penso que ficaria melhor eliminar logo os Pontos de Destino e transferir os efeitos dele para o gasto de Pontos de Experiência, inclusive o uso para equilibrar personagens de pontuações diferentes.
Bom, quem criou os Pontos de Destino foi o Brauner no Mega City, com inspiração bem clara no Guerra dos Tronos RPG. Eu entendo que as funções dele meio que cruzam com as dos PEs sim, mas achei que valia uma revisão e expansão das regras como opção de jogo. Da forma como eu vejo, os PDs podem ser usados pra equilibrar um tipo de desnível que os PEs nem sempre cumprem, e funcionar um pouco na linha daquela característica de "sorte" que sugeriram mais pra cima. Por isso os usos dele são na real bem mais poderosos que os usos dos PEs, dando bônus grandes em características e coisas assim. Mas eles também são bem mais difíceis de conseguir, e eu só tentei adicionar algumas possibilidades com a ideia de PDs temporários concedidos pelo mestre e tal.
O MoD tem algum Kit novo? VU? To na duvida se compro ou não.
Kit não tem nenhum. VU, mais ou menos - tem uma revisão pra uma VU só =P Sobre a outra dúvida, é claro que eu vou dizer pra tu comprar, né =) Mas sério, é pra ser um livro de opções, então com certeza deve ter uma coisa ou outra que tu vai gostar.
Como material oficial diria que uns 80+% é novo. Sò que boa parte do material tem no BD&T e outras postagens do BURP, eu diria pelo menos uns 70%, só que mutas vezes reescritos e explicados de forma melhor. Além disso tem pelo menos uns 10%, 15% de revisões de materiais achados em outros livros de 3d&t (MB, BLE, MC). De novo, novo mesmo, que EU nunca tinha visto, diria que uns 20%, 25%. Por exemplo: os mini-cenários, algumas regras (como acúmulo de magia - que eu adorei, conceitos, etc), algumas vantagens/desvantagens.
Na verdade o MdD tem mais do que o dobro do conteúdo do BD&T. O BD&T foi só o ponto de partida, que me deu a base por onde eu fui expandindo o texto. E os mini-cenários são totalmente originais, embora alguns re-usem algumas ideias antigas (o MegaStock, por exemplo, que é obviamente derivado do 3D&T Rock Band =P).