Manual do Defensor (com SPOILER)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Shion » 05 Out 2017, 19:34

BURP, me surgiram umas dúvidas quanto ao Equipamento com Tripulação, e por tabela, outra quanto a Parceiro.

Normalmente, quando mais de dois personagens usam Parceiro em conjunto usa-se as características mais altas dentre todos. Por exemplo, o clássico Megazord onde um mecha tem F5, outro tem A5 e um terceiro tem PdF5; quando juntos por Parceiro eles terão apenas uma ação por turno com F5, A5 e PdF5, correto? Mas como é dividido o dano? 1/3 pra cada, arredondado pra cima? Pela metade duas vezes, arredondado pra cima?

E quanto à Tripulação, o que acontece quando um personagem usando o item tem a característica mais alta? Todas as ações dos envolvidos usarão essa, já que está sendo compartilhada via Parceiro com todos?

Por exemplo, cinco pessoas em um carro (Equipamento com Tripulação 2, com PdF0), e uma delas tem PdF5. Tecnicamente, o carro terá PdF5, e isso se expandiria para os outros 4 tripulantes.

Depois, esse PdF5 estando compartilhado mas NÃO é uma das características originais do Equipamento, como fica a munição? Se o personagem com PdF5 não tem Munição Limitada, ainda contaria como disparos feitos pelo Equipamento por estar sendo compartilhado através do mesmo?

E como fica a divisão de dano entre os tripulantes, já que o Equipamento não sofre dano, apenas seus usuários? Dividido pelo número de tripulantes, arredondado pra cima (1/5 no exemplo)?
Imagem

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Darknarallatoch » 05 Out 2017, 20:23

Se possível poderia também esclarecer uma dúvida sobre a Vantagem Inventor?
Tenho uma dúvida sobre a Vantagem "Inventor" do Manual do Defensor.
Em sua descrição diz que é possível construir Equipamentos de até 5 pontos baseado nos PMs que você gasta na Vantagem. Este Equipamento de até 5 pontos significa que seria, por exemplo, uma espada com F5 (5 pontos na ficha), ou é de fato um Equipamento de 5 pontos conforme o custo da Vantagem (por exemplo, caso meu personagem seja Campeão, seria um Equipamento de 7 pontos se eu gastar 1 PM em Inventor, 10 se eu gastar 2 PMs, 12 se eu gastar 3 PMs, 15 se eu gastar 4 PMs e 18 se eu gastar 5 PMs)?

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 05 Out 2017, 21:09

Shion escreveu:BURP, me surgiram umas dúvidas quanto ao Equipamento com Tripulação, e por tabela, outra quanto a Parceiro.

Normalmente, quando mais de dois personagens usam Parceiro em conjunto usa-se as características mais altas dentre todos. Por exemplo, o clássico Megazord onde um mecha tem F5, outro tem A5 e um terceiro tem PdF5; quando juntos por Parceiro eles terão apenas uma ação por turno com F5, A5 e PdF5, correto? Mas como é dividido o dano? 1/3 pra cada, arredondado pra cima? Pela metade duas vezes, arredondado pra cima?

E quanto à Tripulação, o que acontece quando um personagem usando o item tem a característica mais alta? Todas as ações dos envolvidos usarão essa, já que está sendo compartilhada via Parceiro com todos?

Por exemplo, cinco pessoas em um carro (Equipamento com Tripulação 2, com PdF0), e uma delas tem PdF5. Tecnicamente, o carro terá PdF5, e isso se expandiria para os outros 4 tripulantes.

Depois, esse PdF5 estando compartilhado mas NÃO é uma das características originais do Equipamento, como fica a munição? Se o personagem com PdF5 não tem Munição Limitada, ainda contaria como disparos feitos pelo Equipamento por estar sendo compartilhado através do mesmo?

E como fica a divisão de dano entre os tripulantes, já que o Equipamento não sofre dano, apenas seus usuários? Dividido pelo número de tripulantes, arredondado pra cima (1/5 no exemplo)?
Da forma como eu entendo, Tripulação permite a mais personagens se unirem ao equipamento como parceiro, mas não compartilha a ficha dos personagens entre si. Então se um personagem tem PdF5 e o equipamento tem PdF0, esse personagem manterá o seu valor, e outros personagens usando o equipamento vão usar o PdF0 dele. Ele se une separadamente a cada personagem, não é um ponto de ligação entre todos eles.

Isso deve esclarecer também a questão do dano. Como o equipamento não tem valor de PVs próprios, tu sempre precisa atacar um dos personagens que tá usando ele, e não o equipamento em si. O que o equipamento pode fazer é melhorar as defesas do personagem - a carroceria de um furgão com A4 melhoraria a defesa dos personagens dentro dele, mas cada ataque ainda precisa ser feito contra um deles diretamente. Eu sei que fica esquisito imaginar se tu fez um equipamento que é um mecha gigante, por exemplo, o que em tese as regras permitem, mas tem uma razão pra um mecha normalmente ser considerado um Aliado, e não um Equipamento... Tu pode "atacar" o próprio equipamento usando um Ataque Direcionado, como é sugerido numa das caixa de texto do Manual. É uma das desvantagens de usar eles, até, já que eles podem ser "desligados" facilmente com um AD bem sucedido.
Darknarallatoch escreveu:Se possível poderia também esclarecer uma dúvida sobre a Vantagem Inventor?
Tenho uma dúvida sobre a Vantagem "Inventor" do Manual do Defensor.
Em sua descrição diz que é possível construir Equipamentos de até 5 pontos baseado nos PMs que você gasta na Vantagem. Este Equipamento de até 5 pontos significa que seria, por exemplo, uma espada com F5 (5 pontos na ficha), ou é de fato um Equipamento de 5 pontos conforme o custo da Vantagem (por exemplo, caso meu personagem seja Campeão, seria um Equipamento de 7 pontos se eu gastar 1 PM em Inventor, 10 se eu gastar 2 PMs, 12 se eu gastar 3 PMs, 15 se eu gastar 4 PMs e 18 se eu gastar 5 PMs)?
Os pontos de Inventor são os que tu tem pra montar o equipamento, não pra "comprar" a vantagem. Se tu gastou 5 PMs, tu tem um equipamento feito com 5 pontos, e NÃO um equipamento quatro patamares acima da tua pontuação...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Shion » 05 Out 2017, 21:58

Valeu! Faz muito sentido a parte do dano. Achei estranho a outra parte, pois em uma Parceria normal conta como uma só ficha com as características, então teoricamente eles estariam em parceria em grupo (como vários personagens com Parceiro, o velho exemplo do Megazord), mas ficaria meio OP também.

E se cada personagem contribuiu para a compra do Equipamento com Tripulação, tendo todos em sua ficha o mesmo, ele teria que ser 'desligado' individualmente de cada um com Ataque Direcionado certo? Vão atirando no carro e o pessoal vai caindo um a um de dentro :P
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Shion » 12 Out 2017, 01:39

Pode-se desligar uma perícia com Ataque Direcionado? Sei que soa estranho, mas podemos desligar vantagens mágicas e outras coisas incomuns, como resistência à magia ou magia irresistível também.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por sasukerdg » 12 Out 2017, 10:47

Não parece estranho. Um golpe na cabeça pode deixar o personegem um pouco atordoado.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 12 Out 2017, 17:09

Shion escreveu:Pode-se desligar uma perícia com Ataque Direcionado? Sei que soa estranho, mas podemos desligar vantagens mágicas e outras coisas incomuns, como resistência à magia ou magia irresistível também.
Normal. Uma Perícia nada mais é que um tipo de Vantagem.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Shion » 12 Out 2017, 17:47

É que no livro é dito apenas características e vantagens, não cita perícias nem poderes de kit, então queria ter certeza.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Lord Seph » 12 Out 2017, 18:33

Ao meu ver perícia e poderes de Kit são vantagens.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 12 Out 2017, 18:53

Eu entendo perícias e poderes de kits como uma classificação específica de vantagem. Então, na fria letra da regra, seria possível sim. Como justificar isso fica a cargo do mestre (ele bateu a cabeça e não consegue pensar direito, etc etc). Mas, como sempre, o mestre tem o direito de interpretar diferente se quiser.

Responder

Voltar para “3D&T”