Manual do Defensor (com SPOILER)

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Padre Judas
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Padre Judas » 06 Fev 2018, 21:02

BURP, a Vantagem Domínio de Elemento (pg. 22) diz que o elemento precisa estar presente no ambiente. Mas e se o personagem tiver um tipo de dano de Força ou PdF baseado no elemento em questão? Como um PdF (fogo) e Domínio do Fogo? Ele poderia usar o fogo gerado pelo seu PdF para Dominar?

Obrigado pela resposta.
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BURP
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 06 Fev 2018, 21:30

Eu diria que sim. É um loophole de regras? É sim. Mas acho que é meio injusto o cara ter um lança-chamas como arma de PdF e não poder por fogo no cenário pra usar Dominio de Elemento. Essa é uma restrição mais descritiva do que qualquer outra coisa, de qualquer forma.

Mas o mestre pode pensar diferente, se quiser.

herrDoktorat
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por herrDoktorat » 07 Fev 2018, 19:53

Ainda sobre a vantagem Domínio de Elemento, é possível utilizar o poder para emular mais de uma característica no mesmo turno? Por exemplo, criando uma barreira de fogo (A2) que também fere inimigos que tentam passar por ela (F2), por 4 PMs. Essa questão da barreira de fogo está levantando certa polêmica aqui, aliás; uns dizem que qualquer proteção conjurada com domínio de fogo deveria, por padrão, ferir quem a toque, e descritivamente isso faz certo sentido, mas mecanicamente não.

Outra coisa, meio que uma extensão da pergunta do Padre Judas: esse personagem com Domínio do Fogo e dano baseado em fogo teria que primeiro botar fogo em alguma coisa pra então poder exercer o domínio, ou poderia fazer tudo numa mesma ação? Digamos, apertando o gatilho do lança chamas (no máximo, o equivalente a um movimento, eu acho) e imediatamente utilizando o fogo gerado pra criar uma barreira.

Obrigado! :>

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BURP
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 07 Fev 2018, 20:23

Cada uso do DdE pode emular uma característica. Se tu tá criando uma barreira, não tem como também disparar um jato de fogo. Uma vez que a característica tá criada, tu não precisa mais gastar ações pra manter ela, só os PMs (então tu pode criar uma barreira em uma rodada, e depois atacar com os jatos de fogo). As características do DdE também não funcionam pra fazer qualquer coisa que elas não fariam normalmente. Criar uma barreira de fogo pra servir de Armadura em princípio só serve pra defender; seria possível ferir alguém apenas se tu tivesse Toque de Energia. Os golpes inimigos enfraquecem ao passar pela barreira, mas eles próprios não sofrem dano, no máximo umas queimaduras leves (e puramente descritivas). Mas tu sempre pode gastar 1 PE e usar um Poder Surpreendente pra, bem, surpreender eles.

A segunda pergunta, eu diria que primeiro o elemento tem que estar no ambiente. Se tu usa um lança-chamas pra criar fogo pro teu DdE, não adianta tentar controlar antes de apertar o gatilho, né? No mínimo eu pediria um movimento pra isso, certamente não faria tudo na mesma ação.

herrDoktorat
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por herrDoktorat » 07 Fev 2018, 20:28

Entendi! Não tinha pensado nessa do Toque de Energia também, faz muito sentido...

Um movimento pra apertar um gatilho (ou acender uma chama no dedo, o que for) parece justo, acho que vou utilizar isso.

Muito obrigado, BURP! Domínio de Elemento é uma vantagem com a qual eu tinha sonhado por algum tempo, haha. Antes eu tentava emular algo parfecido customizando o tipo de dano, mas não era a mesma coisa.

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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por Shion » 07 Fev 2018, 20:52

A única coisa que eu mudaria é que ele fosse um custo de PMs sustentável ao invés de sustentado por turno, ou dar um número de turnos para a duração igual a H por exemplo, antes de ter que gastar PMs novamente.
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 07 Fev 2018, 21:01

Isso foi bem discutido na produção do livro, na verdade. A impressão que tivemos é que deixar só sustentável deixaria a vantagem muito forte, permitindo que um personagem substituísse as outras características pela Habilidade (que determina o máximo de PMs que podem ser gastos), além de ser um Poder Oculto mais rápido e eficiente. Foi uma escolha difícil, porque ser sustentável por turno é um peso e tanto, mas achamos que tornava ela mais equilibrada.

Mas se quiserem, podem testar usar ela só como vantagem sustentável e tirar suas conclusões também.

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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por herrDoktorat » 07 Fev 2018, 21:20

Em tempo: um personagem com um tipo de dano igual ao elemento que ele domina adiciona a F ou PdF dele a um ataque gerado pelo domínio?

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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por BURP » 07 Fev 2018, 21:28

Não, tu sempre cria uma característica à parte quando usa o DdE.

herrDoktorat
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Re: Manual do Defensor (com SPOILER)

Mensagem por herrDoktorat » 07 Fev 2018, 21:33

Entendido! Uma última pergunta: a descrição da vantagem diz que ela tem um alcance de 50m. Vamos supor que um personagem manipule a terra a 40m de distância dele para gerar um ataque de PdF4. Esse ataque possui seu próprio limite de distância, ditado pelo PdF, ou está sujeito ao alcance original da vantagem? Em outras palavras, ele teria um alcance de mais 40m, ou apenas 10m?

Obrigado pela paciência respondendo tudo isso, BURP. :>

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